Minilua

Maiores rivalidades da história: Coca-Cola x Pepsi #1

Hoje inicio a série “Maiores rivalidades da história”, onde iremos abordar disputas que tomaram proporções gigantescas e que até hoje movimentam o planeta Terra. Para inaugurar a edição, falaremos de duas gigantes do segmentos de bebidas, a Coca-Cola e a Pepsi.

Essa disputa começou na década de 70, quando a Pepsi começou a divulgar propagandas que criticavam a Coca-Cola de forma aberta e que deixavam claro a rivalidade que havia entre as duas marcas.

Para retribuir os ataques da Pepsi, a Coca-Cola usou uma propaganda da própria concorrente como forma de defesa. Para isso, a empresa pegou o famoso “Desafio Pepsi” e comparou a dois chimpanzés que decidiam qual bola de tênis tinha mais tecido.

Esse foi o estopim para que a guerra fosse declarada, visto que as duas empresas passaram a disputar o mercado centavo a centavo. A Coca-Cola resolveu investir em parcerias com grandes redes de fast food, já a Pepsi procurou continuar atingindo a rival com a campanha “Pepsi x Coca-Cola”.

Com o passar dos anos, a disputa foi se acirrando cada vez mais, até que ganhou os tribunais. A Pepsi processou a Coca-Cola por um motivo bem simples. A bebida energética, Powerade, fabricada pela Coca-Cola, segundo a Pepsi, era incompleta para os atletas.

As duas empresas tiveram seus pontos altos, a Coca-Cola elevava suas faturas quando investia em propagandas para o Natal, onde o Papai Noel, ursos polares e um caminhão da empresa todo enfeitado de pisca-pisca eram os personagens principais das campanhas.

No caso da Pepsi, seu diferencial veio na época da famosa cominação entre refrigerante e limão, o que resultou na Pepsi Twist. A bebida bateu recordes de vendas e deixou a Coca-Cola comendo poeira por algum tempo, principalmente no verão.

Por isso, a Pepsi solicitou que a justiça proibisse os comerciais do produto, uma vez que alegava o caso de o Powerade não ser melhor do que o Gatorade, bebida essa produzida pelo Grupo Pepsico.

Atualmente, a Coca-Cola abastece o MC Donald’s, enquanto a Pepsi é parceira do Burger King. Lembrando que até alguns anos, a Coca-Cola era quem atendia essas duas marcas, mas a Pepsi conseguiu superar o rival e pegou esse contrato milionário.

Vamos ver até onde vai essa imensa rivalidade entre “Coca-Cola e Pepsi”.

Gostou do artigo? Clique em curtir!