Minilua

Maiores rivalidades da história: DOTA x League of Legends #9

Mais um capítulo da série “Maiores rivalidades da história”, onde iremos falar um pouco mais sobre essa disputa que existe entre dois dos jogos mais famosos da atualidade. DOTA e League of Legends travam um duelo diário para conquistar novos jogadores, sendo que os que jogam um, normalmente detestam o outro game.

Muitos dizem que o League of Legends é uma cópia de DOTA, no entanto a verdade é que ambos os games tiveram seu início bem lá atrás. Tudo começou em 2003, quando a Blizzard lançou Warcraft III, um título para PC que era considerado um dos jogos mais aguardados do ano.

Embora possuísse gráficos modestos, o jogo contava com uma jogabilidade e variações muito interessantes. A possibilidade de criação de mapas para o game, com certeza, era o que mais atraía os jogadores.

Diversos MOD (modificação de jogo feita por usuários) surgiram, no entanto um chamou a atenção dos jogadores. Chamado de Defense Of The Ancients, ou simplesmente, DOTA, o mapa era o primeiro MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) da história dos games.

O projeto foi iniciado por usuários do fórum da Blizzard, principalmente por Eul, Guinsoo e IceFrog, esse último o mais famoso e considerado o pai de DOTA e League of Legends. Mais para frente, vocês irão entender o motivo dessa denominação para esse cara.

IceFrog pegou o projeto de DOTA e o aperfeiçoou, além disso criou um site para que os jogadores fizessem o download das novas versões do game, balanceou os heróis e adicionou alguns detalhes ao jogo.

Com o tempo, o número de jogadores foi crescendo e o Warcraft III: The Frozen Throne (uma expansão de Warcraft III) virou simplesmente uma espécie de hospedeiro para o DOTA, visto que o “MOD” era muito mais jogado que o próprio game da Blizzard.

Com o sucesso de DOTA, a Valve começou a observar de perto o crescimento do MOD. Passado algum tempo, a desenvolvedora de jogos anunciou em nota que havia comprado a ideia de IceFrog e que faria um verdadeiro Defense of The Ancients.

Com isso, o MOD passou a ser chamado de DOTA 1 e o lançamento da Valve, de DOTA 2. DOTA 2 é atualmente um dos games mais jogados e conta com a concorrência pesada de League of Legends. Falando nisso, chegou a hora de falar um pouco mais sobre LOL.

League of Legends foi lançado em 2008 pela Riot Games, uma desenvolvedora de games independente que possui em seu quadro de colaboradores, veteranos do DOTA e ex-funcionários da Blizzard.

Entre os profissionais mais famosos que integram o quadro da Riot Games está Guinsoo, um dos criadores de DOTA, ao lado de Eul e IceFrog. Por esse motivo é que League of Legends segue a mesma linha do seu rival, no entanto quem tem a oportunidade de jogar ambos os games percebe que existem algumas diferenças.

Ambos possuem o mesmo estilo, no entanto os gráficos, denominações, mapa, modos de jogo, jogabilidade, entre outros são distintos. A verdade é que quem joga DOTA, também joga League of Legends e vice-versa.

Para finalizar fica a dúvida no ar, qual o melhor game? DOTA ou League of Legends?