Minilua

Maiores rivalidades da história: Ford x GM #2

Continuamos hoje a série “Maiores rivalidades da história” com uma disputa que já perdura por mais de um século. Trata-se da disputa entre Ford e GM, duas gigantes do mercado automotivo e que diariamente lutam pela preferência dos consumidores.

A Ford é mais antiga, fundada em 1903, a montadora surgiu cinco anos antes da sua eterna rival, a GM, por isso que no início do artigo eu citei que essa disputa já se arrasta por mais de um século.

Além de ser grandes montadoras, Ford e GM possuem mais um motivo para tamanha rivalidade, a proximidade entre as duas. Para entendermos melhor, a sede da Ford fica em Dearborn, no Estado de Michingan, cerca de 17 km do centro de Detroit, onde está localizada a sede da General Motors.

Em um mercado tão gigantesco como é o automotivo, Ford e GM possuem quase que um desafio entre cidades, de tão perto que uma fica da outra. No entanto, para quem acha que essa proximidade acontece apenas nos Estados Unidos, está muito enganado, aqui no Brasil as sedes também estão lado a lado, a Ford em São Bernardo e a GM em São Caetano do Sul.

Entre 2000 e 2010, uma grande crise mundial afetou o planeta, o que fez com que tanto a Ford como a GM começassem a entrar em uma queda impressionante. Esse fato esfriou a rivalidade entre as duas montadoras, mas fez florescer uma outra rivalidade, Toyota e Honda, duas empresas que, embora muito tradicionais e antigas, apareceram nessa época como possíveis ameaças para a dupla norte-americana.

Exemplo dessa trégua entre Ford e GM, foi de que o diretor-presidente da Ford, Alan Mulally, foi até Washington em 2008, para ajudar a convencer o governo de liberar uma espécie de pacote de socorro para GM e também para a Chrysler.

Atualmente, ambas estão saudáveis e produzindo bastante, a GM tem crescido mais que a Ford, o que aumentou ainda mais a tensão e a rivalidade entre as duas. A disputa é tanta que os funcionários das empresas costumam não se falar e tratam um ao outro como se fossem pessoas más.

Algumas propagandas circularam na televisão e internet, onde a GM atacava a Ford e vice-versa. Isso causou um grande mal-estar e só tem feito com que a rivalidade entre as duas torne-se como uma disputa entre clubes de futebol.

E você? Prefere os carros da Ford ou da GM?

Se gostou do artigo, clique em Curtir!