Minilua

Maiores rivalidades da história: Vasco x Flamengo #7

Em mais um capítulo da série “Maiores rivalidades da história”, veremos uma dos clássicos mais comentados e disputados do futebol brasileiro e também do esporte mundial. Trata-se dos jogos históricos entre Vasco e Flamengo, os dois clubes mais populares do Rio Janeiro e que travam duelos de tirar o fôlego.

Iniciado em 1910, a rivalidade entre Vasco e Flamengo vem desde os tempos das competições de remo, esporte esse onde os dois clubes são fortes e já conquistaram diversos títulos. Na década  de 20, essa disputa veio para os campos, quando o Vasco da Gama subiu para a primeira divisão do campeonato carioca.

A primeira partida oficial entre os dois clubes terminou com vitória rubro-negra, onde o Flamengo venceu por 1 a 0. O jogo foi disputado nas Laranjeiras (campo do Fluminense) e valeu pelo Torneio Início do Rio de Janeiro.

O Clássico dos Milhões é bastante disputado, isso se reflete nos números, visto que os jogos normalmente são disputados e no número de vitória é equilibrado. Abaixo, você confere todos os dados desse grande confronto.

Número de jogos: 384

Vítórias do Flamengo: 144

Vitórias do Vasco: 129

Empates: 111

Número de gols: 999

Gols marcados pelo Flamengo: 508

Gols marcados pelo Vasco: 491

Existe muita gozação por parte da torcida do Flamengo em relação aos vice-campeonatos acumulados pelo Vasco da Gama. A verdade é que até 2000, o cruzmaltino tinha mais títulos cariocas que o rubro-negro, no entanto com uma série de disputa de títulos entre os dois clubes, vencidos pelo Flamengo, o Gigante da Colina acabou por ser considerado freguês e eterno vice-campeão, mas isso não se reflete nos números, como podemos ver abaixo.

Competição Disputas diretas Títulos do Flamengo Títulos do Vasco da Gama
Campeonato Carioca 22 12 10
Copa do Brasil 1 1 0
Quadrangular Internacional do Rio 1 0 1
Taças Cariocas 22 11 11
Torneio José Fernandes 1 0 1
Torneio Rio-São Paulo 1 0 1
Troféu Quarto Centenário da Cidade do Rio de Janeiro 1 0 1
Total 49 24 25

Os clássicos entre Vasco e Flamengo também reúnem diversas polêmicas relacionadas a arbitragem, sendo o Vasco, o mais prejudicado pelos erros dos árbitros e bandeiras. O caso mais recente foi a da final do Campeonato Carioca de 2014, onde o cruzmaltino estava sendo campeão até os 47 minutos do segundo tempo, e o juiz e bandeira assinalaram um gol irregular para o Flamengo, visto que havia impedimento claro na jogada.

Como todo grande clássico, Vasco e Flamengo sempre realizam grandes partidas, por isso a expectativa é sempre de casa cheia e muita rivalidade entre as torcidas e jogadores. O importante é que a disputa seja saudável e que o futebol seja exaltado.

Gostou desse artigo? Clique em Curtir!