Minilua

As maiores sociedades secretas #2

As sociedades secretas são tipicamente grupos cujos rituais e atividades são escondidas de não-membros. Desde o tempo das cruzadas, centenas de sociedades secretas foram formadas em diferentes partes do mundo para diversas finalidades políticas, sociais e religiosas. Aqui está uma lista com as maiores sociedades secretas que já existiu, bem como um olhar sobre as teorias de conspiração que lhes estão associados. Enquanto alguns deles são acreditados para ser fictício ou já foram dissolvidos, os traços de sua existência ou sua lenda permanece visível até hoje.

A Ordem melhorada dos homens vermelhos

A Ordem melhorada dos homens vermelhos foi fundada em 16 de dezembro de 1773 por alguns membros para promover a liberdade, bem como para desafiar a tirania da monarquia da Inglaterra. Durante todo o curso da Guerra Revolucionária, os membros dos homens vermelhos entraram para o Exército Continental para ajudar na queda da coroa. Os rituais de seus membros são modelados sobre os rituais praticados pelos nativos americanos.

A Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Santuário Místico

Comumente conhecidos como Shriners e AAONMS, foram fundados em 1870, e são um organismo dependente da Maçonaria. Em 2010, A Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Santuário Místico, bem como os Shriners da América do Norte, mudaram seu nome para Shriners International, que agora cobrem cerca de 200 templos em toda a América do Norte, América do Sul, Europa e Sudeste Asiático.

Woodmen

Fundada em 1883 por Joseph Cullen Root, Woodmen está entre as maiores sociedades de benefício fraterna hoje com cerca de 845 mil membros no mundo inteiro. Os membros desta organização são chamados de vizinhos e conduzem projetos fraternos para várias comunidades. Seus serviços incluem a doação de equipamentos para a polícia e unidades de incêndio e resgate, bem como a prestação de assistência aos idosos, órfãos e vítimas de desastres. Conhecido hoje como o Woodmen moderno da América, a sociedade usa um machado, besouro e cunha como seus símbolos primários.

Os Cavaleiros da Águia Dourada

Os Cavaleiros da Águia Dourada é uma sociedade fraterna fundada em Baltimore, Maryland, em 1873. No auge da adesão, em 1900, esta organização era ativa em 20 estados, com cerca de 20.000 membros. Ele começou a declinar cerca de 1943-1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Alguns historiadores acreditam que esta organização fraternal tinha-se tornado extinta.

Ordem do Templo do Oriente

A “Ordo Templi Orientis” ou a “Ordem do Templo do Oriente” foi fundada no início do século 20 como uma organização fraterna e religiosa internacional dedicada a ter a Lei de Thelema como seu princípio orientador. A associação desta organização é como na Maçonaria, onde um sistema de iniciação seguida por uma série de dramas rituais secretos é um dos pré-requisitos. A finalidade do sistema é reforçar os laços fraternos, bem como para introduzir seus ensinamentos espirituais.

O Priorado de Sião

O Priorado de Sião é uma sociedade composta por vários grupos menores, que visam permitir que todos seus membros participem de estudos e ajuda mútua. Considerada a sociedade secreta mais controverso que já existiu no mundo cristão, o Priorado de Sião se diz ter sido fundada em 1099 por um homem chamado Godfrey de Boullion no Monte Sião.

Thule Society

Inicialmente chamado de “O Grupo de Estudo para germânica Antiquity”, a Sociedade de Thule é uma organização secreta formada em Munique, Alemanha, principalmente criada para devolver o poder para a Alemanha depois de sua derrota na Primeira Guerra Mundial e da queda do Tratado de Versalhes. Seu nome foi derivado de um país fictício do norte da mitologia grega, Thule. Desde 1917, as pessoas que procuram tornar-se membros desta sociedade secreta foram obrigadas a passar por uma “declaração de fé e sangue” antes de serem admitidos.

Os Filhos da Liberdade

Os Filhos da Liberdade era um grupo constituído de patriotas americanos que se originaram nas colônias britânicas da América do Norte pré-independência. O grupo foi formado para proteger os direitos dos colonos e para tomar as ruas contra os impostos pelo governo britânico. Eles ficaram mais conhecidos na realização do Boston Tea Party em 1773, o que levou a intoleráveis ​​atos (uma repressão intensa pelo governo britânico), e um contra-mobilização pelos Patriotas.

Rosacruzes

Dedicada à busca da sabedoria esotérica, os Rosacruzes é uma organização secreta fundada entre os séculos 16 e 17 para espalhar doutrinas ocultistas e poderes ocultos. Até o início do século 17, foram publicados dois livros para aludir aos rituais de Rosacruzes, que geralmente reúnem elementos de hermetismo egípcio, o gnosticismo, bem como cabalismo judaica. Acredita-se que Isaac Newton foi um membro desta organização secreta.

Skull and Bones

Informalmente conhecido como “Bones,” Skull and Bones é uma sociedade secreta que evoluiu a partir de um grupo de alunos do último ano da Universidade de Yale. A classe sênior de Yale fundou a organização em 1832 para mostrar a sua resistência às sociedades de debates da universidade – Linonia, Brothers in Unity e a Sociedade Calliopean. Muito parecido com os Illuminati, esta sociedade, por vezes, teorizou desempenhar um papel crítico em conspirações globais que visam dominar o mundo.