Minilua

As maravilhas do universo #1

Nosso Universo é terrivelmente grande, escuro e cheio de lugares onde a vida jamais existiria. Mesmo assim, esse local guarda algumas das coisas mais belas que podemos encontrar:

Nebulosa M1-67

A nebulosa M1-67 é uma das paisagens mais belas de nossa galáxia. Localizada a 10 mil anos-luz, essa nebulosa é diferente, pois tem uma estrela em seu coração.

A Hen 2-427 é uma Estrela Wolf-Rayet, um tipo raríssimo de corpo celeste. Esse tipo de estrela é gigante (20 vezes a massa do Sol) e expele seu conteúdo no espaço a volta muito rápido, criando uma cortina de gás quente. Graças a isso, essa estrela não é apenas mais um pontinho no espaço, ela é uma grande nuvem brilhante.

A luz e o calor da estrela fazem com que a neblina em volta fique aquecida e cria um efeito de iluminação incrível.

APM 08279+5255

O APM 08279+5255 é um quasar, localizado a 10 bilhões de anos luz da Terra. Quasar é o tipo de corpo celeste que mais emite energia, tendo um núcleo parecido com de uma Galáxia, porém não é grande o bastante para ser considerado uma. Os quasares são grandes fontes de campos eletromagnéticos e emissão de luz. Um quasar sozinho é capaz de emitir mil vezes mais luz do que uma galáxia inteira.

O APM 08279+5255 foi descoberto em 1998 e possui um depósito de 140 trilhões de vezes a quantidade de água que temos na Terra. Por ser um local que emite muita energia, a luminosidade dele é enorme, juntando isso com a nuvem de detritos em sua volta, nós temos uma das mais incríveis visões do Universo.