Minilua

Melhores games de todos os tempos #29 Gran Turismo 2

Semana passada falamos sobre o Resident Evil 2, um game que marcou seu tempo e definiu o gênero de survival horror. Hoje falaremos sobre outro jogo que definiu um estilo completo:

No final de 1997, a Polyphony Digital lançava Gran Turismo 1, que pretendia ser um simulador de corridas para o primeiro console da Sony. Em pouco tempo, o enorme sucesso desse game fez com que uma versão europeia e uma americana fossem produzidas, pois as vendas eram extraordinárias, totalizando mais de 10 milhões de cópias no mundo, o que deu ao GT1 o título de game mais vendido de PS1.

Claro que todo esse sucesso fez com que a Sony decidisse lançar rapidamente uma continuação para ele, mas ao contrário de muitos jogos que são lançados apressados, Gran Turismo 2 deu conta do recado e conseguiu criar a base que faz a série de simuladores da Polyphony Digital se tornar respeitada e idolatrada por todos os amantes de games de corrida.

Os jogos que levam o nome de Gran Turismo, ao contrário de grande maioria de games do gênero, tenta ser um simulador e, além disso, ele possui um sistema único, onde o jogador precisa tirar a carteira para conseguir correr em campeonatos, quanto mais alto o nível das corridas, mais difícil é tirar a carteira para acessa-la.

Os games da série davam a oportunidade do jogador, não só correr, mas também administrar sua carreira, comprando carros e os arrumando, vendendo eles, adquirindo carteiras e participando de diversos campeonatos ao redor do mundo, alguns que só eram possíveis de serem acessados com uma determinada marca, tipo ou até mesmo com um modelo exato de carro, o que fazia do game um desafio de gestão.

Um grande destaque de GT2 era o número de carros, que chegava aos 650, das mais diversas montadoras. Porém algumas falhas fizeram com que os gamers mais exigentes acabassem reclamando da qualidade do jogo, contudo esses pequenos problemas não foram grandes o bastante para diminuir o sucesso dele, que vendeu mais de 9 milhões de cópias, tornando-se o terceiro mais vendido do PS1, perdendo apenas para seu antecessor e para Final Fantasy VII em segundo lugar.

Gran Turismo 2 foi o grande game de corrida do PS1, que firmou a marca e fez milhões de fãs, que até hoje continuam jogando os jogos da série.

Para matar a saudade desse grande clássico fique com alguns vídeos:

Intro – versão americana

Gameplay

Tirando a carteira

Gameplay do famoso Escudo

Gran Turismo 2 em HD no emulador