Minilua

Melhores games de todos os tempos #33: Crash Bandicoot

Semana passada falamos sobre o grande clássico de tiro em primeira pessoa do Nintendo 64 e de toda uma geração: 007 GoldenEye. Hoje falaremos sobre um dos melhores jogos de aventura que surgiram para PlayStation 1:

Diversos games no estilo aventura foram feitos para o primeiro console da Sony, alguns conseguiram alcançar um bom sucesso, contudo apenas um foi recordista de vendas e se tornou um clássico absoluto do gênero. Crash Bandicoot, lançado em 31 de agosto de 1996, foi muito bem recebido pela crítica, que sempre destacava os controles dele e os cenários bem feitos. A recepção dos gamers foi ainda melhor, o que fez com que o game vendesse quase 7 milhões de cópias, sendo 500 mil no Japão, o que tornou ele o primeiro jogo não japonês a receber o "Prêmio de Ouro" lá na terra do sol nascente.

A história do game gira em torno do herói Crash, que foi capturado pelo malvado Neo Cortex, um cientista maluco que pretende criar um exército de bichos mutantes, mas como a máquinas de transformar animais estava incompleta, sua tentativa de transformar Crash em um ser mal ao seu serviço dá errado e nosso herói consegue fugir da prisão, contudo ele teve que deixar sua namorada para trás.

Dessa maneira Crash tem que passar por 32 fases, sendo 6 chefes, para conseguir reaver sua amada. Além disso, é possível abri duas fases secretas, que são abertas caso o jogador pegue os diamantes especiais, o que não é uma tarefa fácil, pois é preciso passar as fases pegando todas as caixas e ainda sem morrer.

Com todo o sucesso Crash acabou ganhando duas continuações para PS1, além de outros games que não eram de plataforma, mas que levavam o nome dele, tais como: Crash Team Race e Crash Bash. Outras versões para outros consoles também foram feitas, contudo o sucesso jamais foi o mesmo das três primeiras edições desse jogo.

Para matar a saudade desse grande clássico de plataforma fique com alguns vídeos:

Introdução

Gameplay

Chefes do game

Gameplay do segundo game da série

Versão de corrida do Crash