Minilua

Melhores games de todos os tempos #37: Syphon Filter

Semana passada falamos sobre o grande game de terror lançado para o PS1: Silenth Hill. Hoje falaremos sobre um jogo de ação inovador, que criou muitos fãs no mundo todo:

No ano de 1999, a 989 Studios lançava para PlayStation o primeiro game da série Syphon Filter, que viria a ser um grande título dessa produtora, colocando-a no rol das grandes criadoras de jogos de ação.

Syphon Filter era um game em terceira pessoa, onde se controlava Gabriel Logan, um agente especial, que tinha como principal missão deter o terrorista Erich Rhoemer, possuidor do vírus que dá nome ao jogo. Apesar de aparentemente a história ser mais um clichê de ação, ela na verdade possuía uma trama bastante complexa, que contava com muitos personagens importantes. Tanto que o final do game já era uma janela para o início de um próximo, pois o vírus acabava caindo nas mãos de uma traidora inesperada.

Apesar dessa boa história, o que realmente levou esse jogo para sucesso foi sua jogabilidade refinada, que apresentava elementos de diversos gêneros e mudanças interessantes de abordagem de uma fase para a outra. Syphom Filter podia ser rotulado como game de ação completo, onde o jogador participava de tiroteios espetaculares, usando armas pesadas, mas também existiam lugares onde a sutileza é a melhor estratégia.

Essas fases, onde os inimigos não podem ver Logan é o ponto alto desse game, pois elas criam uma tensão especial, dando ao jogo um clima realístico, como se realmente estivéssemos invadido uma base inimiga ou seguindo alguém em uma festa. Além disso, essas missões mostram que um agente especial realmente precisa ser bom em tudo, desde tiroteios até o trato com as pessoas.

Outro ponto interessante do game são os pequenos puzzles que aparecem de vez enquando, que dão ao jogo um desafio a mais e fazendo o jogador ter que pensar um pouco, antes de apenas entrar correndo em uma sala, ou tentar subir em uma parede.

Os gráficos de Syphon Filter não deixam nada a desejar para nenhum concorrente, com alguns detalhes nos cenários que podem ser destruídos. Os personagens também foram bem desenhados, a pesar de correrem de uma maneira meio rebolada.

Enfim, Syphon Filter é um game de ação completo, que dá ao jogador uma ótima sensação de imersão e possui uma jogabilidade incrível, que ajuda nas fases de tiroteio, tanto quando nas missões onde a sutileza é prioridade, dessa maneira ele conseguiu vender mais de 1,5 milhões de cópias no mundo e criou uma legião de fãs, que sentem muitas saudades até hoje.

Para relembrar desse grande clássico fique com alguns vídeos:

Intro

Gameplay

Comercial do jogo

Fase stealth

Gameplay do segundo jogo da série