Minilua

Melhores games de todos os tempos #4 Pac-Man

Semana passada nós falamos sobre o primeiro grande game de aventura da história, Pitfall. Hoje contaremos a história de um dos games mais clássicos de todos os tempos:

Pac-Man além de ser um dos jogos mais famoso da história é um ícone da cultua pop, tamanha é sua influência, que ele foi o primeiro game da história a dar lucros com produtos (camisas, revistas, bonés, etc) que traziam seu famoso personagem amarelo estampado.

Lançado em 1980, Pac-Man rapidamente se tornou uma febre mundial, fazendo com que fossem vendidos milhares de máquinas de fliperama. Logo o game foi adaptado para os consoles, o que também impulsionou as vendas.

Gameplay do clássico:

Propaganda da época:

Com o sucesso enorme em 1982, a primeira continuação, na qual se joga com uma versão feminina do Pac-Man, foi lançada, tendo como grande destaque o acréscimo de novos labirintos. Outra versão com mais um personagem, chamado Pac-Man Jr. novo foi lançada em seguida, mas sem um grande destaque.

Somente no ano de 1994 um novo “Come-Come” de verdade surgiu: Pac-Man 2: The New Adventures, que foi lançado para Super Nintendo e Mega Drive. Infelizmente a jogabilidade original foi totalmente modificada, transformando o clássico em algo totalmente diferente. No fim essa mudança acabou não ajudando, por isso o game não foi um sucesso como seu antecessor.

Várias versões de Pac-Man foram lançadas ao longo dos anos, mas nenhuma chegou a lembrar o sucesso do pioneiro “Come-Come”. Alguns games até agradaram o público, tais como:

Pac-Man World para PS1

Pac-Man World 3para PS2

Pac-Man Party para Wii

Até hoje Pac-Man é um dos jogos mais idolatrados do mundo, conhecido por muitos e lembrados por todos saudosistas, que ainda jogam esse que é um dos maiores games de todos os tempos.

No próximo post falaremos de um clássico do Nes, que marcou uma geração: