Melhores games de todos os tempos #9 Castlevania

Semana passada nós falamos sobre o primeiro game de uma série de sucesso: Ninja Gaiden. Hoje falaremos sobre um jogo que iniciou uma das franquias mais importante da história dos videogames:

castlevania1nestitlescreen_thumb

Lançado em 1986, Castlevania não foi um sucesso imediato, tendo sérios problemas de vendas fora do Japão nos primeiros anos. Somente após um relançamento, dessa vez convertido para NES e com um novo nome, o game conseguiu atingir o sucesso, se tornando uma referência do gênero arcade.

Gameplay do clássico

Virada do clássico para matar a saudade:




Esse jogo ganhou destaque graças a sua história, muito bem elaborada, baseada no livro “Dráculade 211188-castlevania_1_superBram Stoker. E também por sua bela jogabilidade, que apesar de ser um ponto polêmico, foi a base do sucesso da franquia.

Essa polêmica existente se baseia no fato de que alguns movimentos não eram realizáveis, como pular estando em uma escada ou retornar no meio de um salto, isso acaba sendo considerado uma falha por alguns gamers, porém outros adoram isso, pois deixa o jogo mais difícil, tornando o desafio mais empolgante.

Mesmo com essa discussão, o game se tornou um dos maiores sucessos de sua época, sendo a base sólida para uma franquia que ganha praticamente um novo jogo a cada ano, somando mais de 30 títulos desde seu lançamento, fora algumas versões para celulares que não estão contabilizadas.

Castlevania_nes_03

Ao contrário de muitas outras franquias, Castlevania conseguiu repetir o sucesso dos primeiro jogo em lançamentos posteriores, como esses grandes games que você pode conferir:




Castlevania: Symphony Of The Night




Castlevania: Curse of Darkness

Castlevania: Lords of Shadow

Semana que vem vamos relembrar outro grande game que marcou seu tempo:

Sky Blazer (U) [!]021

  1. Marcelo Afonso

    23 de setembro de 2014 em 04:47

    Eu lembro, de uma época em que a Sega criou uma versão muito semelhante ao Casttlevania, intitulada Master of Darknes. Também muito bom.

  2. Anônimo

    25 de fevereiro de 2012 em 19:38

    fiko faltando o 
    castlevania legacy of darkness!
    o do nitendo 64!

  3. Jonas Uzumaki

    14 de janeiro de 2012 em 22:57

    > > Castlevania curse of darkness eu jogo ate hoje! Muito foda esse jogo!

  4. Jefferson Oliveira

    5 de dezembro de 2011 em 17:53

    melhor Franquia de jogos é Castlevania sem duvidas alguma..

  5. Matheus Souza

    2 de setembro de 2011 em 13:27

    castlevania pra mim não é mais um jogo e sim uma religião, o primeiro que joguei foi o legends para game boy color desde la sempre tentei jogar todos os da serie tirando aquele de arcade finalizei todos que sao possiveis emular 

  6. Dave

    23 de junho de 2011 em 01:15

    Symphony of the Night é perfeito =)

  7. Muller Lira

    1 de fevereiro de 2011 em 00:09

    Jogo até hoje!! É meu game preferido 😀

  8. J Saadeh

    31 de janeiro de 2011 em 00:28

    concordo com a maioria aqqq!!!!!!p quem jogou castlavania symphony of the night pela jogabilidade comparado com esses deps2 e xbox …na minha opiniao esse umilha!!!!! 

  9. Andreza Souza

    13 de janeiro de 2011 em 20:16

    Ei Diego! Você nem falou do Castlevania do N64, foi o único que joguei! (eu acho que tem Castlevania no N64… será? o.O) rsrsrs
    e mais uma coisa… não coloca o Skyblazer nessa série de post porque ele não tá na categoria de “melhores” (nem tem sequência em outras plataformas), não que ele não seja bom (ele é ótimo) mas é um jogo curto porém tem lá o seu grau de dificuldade (tem uma torre maldita que PQP!)rsrsrs
    Coloca o Skyblazer em outra categoria tipo clássicos da Nintendo, jogos não conhecidos e tal.
    Valeu Diego ^.^

    • Icaro

      13 de janeiro de 2011 em 20:53

      Saíram 2 Castlevanias pro N64, o Castlevania (sim é só isso o nome) e o Castlevania Legacy Of Darkness, porém, apesar de vc poder ter gostado, assim como eu e outros na época, ambos são considerados os piores Castlevanias =/

      • Andreza Souza

        13 de janeiro de 2011 em 21:26

        Eu joguei o Castlevania (só isso mesmo o nome) do N64, era legal, pra mim que ainda não conhecia o do PS1! =D rsrsrs

        • Icaro

          14 de janeiro de 2011 em 02:19

          asuhusa Eu lembro que meu primo tinha  N64 e alugou a fita do Castlevania Legacy Of Darkness, achei mtoo legal, tanto que fui na loja e, leigo como eu era, comprei o Castlevania pra ps1 (que eu tinha)pensando que era o msm do N64 e sem querer acabei comprando o melhor jogo da série xD Tenho o CD guardado com carinho até hoje comigo. Acho que nenhum jogo da série pecou com a trilha sonora, mas SotN foi simplesmente brilhante *.* Fiz o download de tds as músicas e ouço elas sempre, e sabia que se vc colocar o CD no rádio o Alucard fala alguma coisa e começa a tocar uma música exclusiva que não foi ao game?

      • Andreza Souza

        13 de janeiro de 2011 em 21:04

        Eu sei que é ruim! ruim não.. péssimo! rsrsrs
        Mas era pra ter falado do fracasso no N64 até chegar no sucesso que chegou no PS1 com o Symphony Of The Night, aliás a trilha sonora desse jogo é muito boa ^.^
        Bjok!

  10. Icaro

    13 de janeiro de 2011 em 14:34

    Vejamos, Castlevania 1 foi lançado no Japão em 86, então logo pela frente, ateh onde eu conheço, ainda veremos, Street Fighter (87) Mortal Kombat (92), Resident Evil (96), Pokémon (96), Castlevania Symphony Of The Night (97), GoldeEye (97) Resident 2 (98), pq é ainda melhor que o primeiro, Zelda Ocarina Of Time (98), Silent Hill (99)…Sei lá, lembrei desses aí só. Se bem que a lista já tá feita não é, Diego?

  11. TKD kyosanim

    13 de janeiro de 2011 em 08:45

    Minha trilogia favorita do Nes … continuo jogando ate hoje …. o meu titulo favorito da serie eh o Synphony of the Night do PS1 … o classico dos classicos da Konami. 

  12. David Melo

    13 de janeiro de 2011 em 00:02

    Muito massa esse jogo !!! Vlw Diego  , por ter relembrado esse jogo que marcou a vida de muitas pessoas que jogaram e ainda jogam !!! 

  13. Icaro

    12 de janeiro de 2011 em 23:55

    Castlevania fez e ainda faz a minha infância. Symphony Of The Night foi o melhor em minha opinião.

    “Essa polêmica existente se baseia no fato de que alguns movimentos não eram realizáveis, como pular estando em uma escada ou retornar no meio de um salto.” Apesar de ser ruim n realizar tais movimentos, isso deu mais “realismo” ao jogo pois, já experimentou pular de/em uma escada? Vc se esborracha td, e é fisicamente impossível vc pular pra um sentido e no meio do pulo mudar pro outro lado.

    Esse “Lords Of Shadow” estragou a série =/
    Nunca ouvi falar de Skyblazer xD

    • TKD kyosanim

      13 de janeiro de 2011 em 08:42

      Vc ja jogou o Lords of Shadow ? … comprei recentemente o original … e posso afirmar q o jogo eh muito bom, feito pela equipe do Kojima … o unico problema eh q ele eh bem diferente dos tradicionais castlevanias … realmente o Symphony of the night eh tambem o meu favorito … se vc visitar o meu blog vai ver como gosto da serie castlevania …

      • Icaro

        13 de janeiro de 2011 em 12:41

        Então cara, já joguei sim, n falei que o jogo é ruim, pelo contrário, me diverti mto, só acho q como Castlevania ele falhou =/ Acho mto mais “Castlevania” o jogo em 2D, sem frescurinhas de apertar botões na hora certa igual GoW. Os Castlevanias de PS2 (Lament Of Innocence e Curse Of Darkness) foram já “3D” e foram bons, conseguiram manter o estilo Castlevania, porém já estava se perdendo. Acho que assim como Resident Evil (que o 5 como jogo de Ação é bom, porém como jogo de Resident Evil é um lixo) foi, infelizmente, uma série mto boa que não soube a hora de acabar =/

19 Comentários
Topo