Minilua

As melhores imagens científicas de 2014

A evolução da ciência, nos mais variados ramos, tem nos feito enxergar o mundo de maneira diferente. Cada vez mais, nós conseguimos ver coisas menores e também temos a possibilidade de vermos dentro do corpo humano. Tudo isso possibilita avanços ainda mais incríveis e fornece belas imagens.

Por isso, esse ano está sendo disputado, em Glasgow na Escócia, o prêmio que promete encontrar a mais belas ou estranha imagem científica de 2014. Confira alguns dos concorrentes:

Dentro do corpo

Essa imagem mostra um corpo humano, que possui uma bomba mecânica dentro do coração (parte azul). Essa foto só foi possível graças a uma técnica chamada dual energy computed tomography (algo como tomografia computadorizada de energia dupla). Usando as propriedades dos átomos, os cientistas conseguiram criar essa tomografia, que analisa cada retorno de energia enviada para o corpo, conseguindo diferenciar o material do qual cada parte é composta, gerando essa imagem altamente fiel do que temos dentro de nós.

As fibras do cérebro

Uma parceria do Instituto McGovern com o MIT permitiu que essa incrível imagem do cérebro fosse criada. Ela revela as fibras nervosas que nós temos dentro da cabeça.

Pedra no rim

Essa bela imagem mostra algo que parece um planeta de filme de ficção, mas, na verdade, é a imagem de uma pedra encontrada em um rim.

Piolho

Essa imagem revela como um ovo de piolho se gruda em nosso cabelo. A parte verde é o ovo e o marrom é o cabelo.

Dentro do bicho

Essa imagem usa uma técnica chamada tomografia computadorizada 3D, que permite a criação de imagens altamente fiéis de partes internas de um ser.

Flor

Essa imagem, que parece algo de outro mundo, é apenas o corte transversal de uma flor chamada Lilium.

Câncer

Essa bela imagem revela uma situação dramática. Nela vemos um câncer de mama passando por tratamento quimioterápico.