Mensagens contraditórias em músicas românticas

Quando você pensa em música romântica, o que você pensa? Provavelmente em alguma música com a letra que retrate o cantor(a) endeusando o seu amor. Bem, vamos ver a seguir algumas letras um pouco diferentes.

Algumas pessoas acham que realmente estão sendo românticas com letras ressaltando seus defeitos. Confiram.




Apontando as falhas de seu parceiro

370664_v1

Cantar sobre como seu amante é perfeito e angelical é besteira pura. Mas cantar sobre como imperfeito ele é, é ainda pior, especialmente porque normalmente acaba sendo algo passivo-agressivo e ofensivo.

Esta variação desse tipo de música começou com The Crystals. A cantora admite que seu amante “não se parece com uma estrela de cinema e não dirige um carro Cadillac “, o que soa bom e maduro. Mas então ela começa a falar sobre o seu desemprego de tempos e como “ele nunca vai ser um grande empresário,” e como ele “sempre compra a prestações”.

Outros trechos da música que são marcantes: “Ele não pendura diamantes em volta do meu pescoço” e “ele com certeza não é o menino que eu tenho sonhado”.

Será que ela gosta de alguma coisa sobre ele?

Nos anos 80, Deniece Williams também seguiu a linha “anti-romantismo” com a música “Let’s hear it for the boy” (“Vamos ouvir o garoto”). A música fala sobre um sujeito que “se veste como um vagabundo, não pode cantar, e nunca tem nada de interessante para dizer”.

Williams demonstra todo seu amor com frases como: “Meu amor não fala coisas bonitas, ele não tem muito o que dizer”, “E talvez ele não se vista bem” e “Talvez ele não seja nenhum Romeu”.

  1. Gabriel Frigini

    9 de março de 2015 em 22:21

    Interessante! gostei!

  2. Reinaldo

    9 de março de 2015 em 11:20

    Galera, mudei o nome da matéria. Realmente não tinha reparado no detalhe da palavra.

  3. Destro Direitoso

    9 de março de 2015 em 04:47

    Aproveitando que o assunto aqui é música vou dar minha opinião sobre música: eu ouço musica sertaneja (não confundir com as modinhas atuais de sertanojo universiotario) e um pouco de rock, eu ODEIO FUNK, isso pode parecer coisa de rockeiro modinha mas não é bem isso não, eu detesto funk porque eu ODEIO BANDIDO e ADMIRO MUITO O TRABALHO DOS POLICIAIS, como eu odeio bandido eu odeio apologia ao crime portanto odeio funk também.

    • Destro Direitoso

      9 de março de 2015 em 05:03

      PS: Eu também odeio os tipicos rockeiros modinha que só conhecem os lixos atuais da música brasileira e ja saem dizendo “tenho que ser deportado”, “tenho vergonha da cultura brasileira”, etc. Antes de sair dizendo merda deveriam estudar mais sobre a nossa cultura e ver como algumas obras dos antigos artistas brasileiros que chegam a ser melhores e mais inteligentes que esses rock do exterior, por exemplo, “Couro de Boi” (que é bem comovente), “Terra Roxa” e “Rei da Pecuaria” (que ensinam a não julgar as pessoas pela aparencia), etc.

  4. Nicole Eppi

    8 de março de 2015 em 23:14

    Oi! Visito o minilua desde 2011, mas nunca tinha comentado nada.

    Então, eu queria dizer que parece que o minilua está ficando mais vazio. Desde 2011 para cá parece que as postagens são menos interessantes. Desculpa, não quero ofender ninguém, mas é que eu nem estou mais visitando o site com tanta frequência. Minha irmã também sempre entra no minilua e ela tem 11 anos. Muitas vezes ela entra e se depara com uma foto de uma mulher daquelas séries de 30 belos motivos… Sei que não tem nada haver, mas antes não era toda hora que tinha isso. Agora quase sempre só tem matérias adultas… Ou coisas sem importância. O site também é visitado por mulheres, várias amigas minhas entram do minilua. Eu só queria dizer isso porque eu amo o minilua demais. Eu entro todos os dias no minilua. Eu já li todas as matérias daqui. Vcs estão perdendo leitores pela falta de matérias mais interessantes. Vcs também precisam perceber que o publico alvo não é só os homens. Eu já vi várias pessoas comentarem aqui se queixando de o minilua estar assim, se queixando pela falta de matérias… Falando que o minilua mudou… E todo mundo só criticou. Eu só quero ajudar, dizer o que precisam melhorar. Afinal, é para isso que servem os leitores, para criticarem e dizerem o que querem que façam para que o site esteja cada vez melhor.

    Obrigada.
    Espero que entendam.

    Agora, sobre a matéria, eu achei até interessante. Mesmo eu tendo achado que ia ser a mesma coisa que o André Silva falou. Pensei que iam ter mensagens subliminares escondidas na letra da música, e tal. Mas ficou bom, na verdade. Gostei mesmo.

    • Blue

      10 de março de 2015 em 02:57

      Quase todos nós sentimos a mesma coisa, saudade dos velhos tempos.

    • Reinaldo

      9 de março de 2015 em 11:20

      Olá, Nicole. Entendi perfeitamente o que quis dizer. E esse tipo de feedback é muito construtivo para nós, redatores. Que tipo de matéria tu acha interessante ler no Minilua?

    • André Silva

      9 de março de 2015 em 01:38

      Concordo que o minilua precisa melhorar e tá meio parado, a galera quase não comenta mais, não interagem mais nos comentários. Mas discordo que a queda seja de 2011 pra cá, pra mim a coisa começou a desandar em 2014. Além disso, a série 30 belos motivos não é nem de longe algo ruim pro site, depois que a série parou muita gente pediu pra ela voltar, e ela voltou bem recentemente, simplesmente atenderam aos pedidos. E essa série tem uma restrição de idade, informando que o conteúdo é adulto, então só clica nela quem quer.

  5. Blue

    8 de março de 2015 em 23:08

    Não são perturbadoras, música também serve para expressar as emoções e sentimentos do compositor, o que essas pessoas querem dizer é: “A pessoa que eu amo é um lixo, feio, vagabundo que nem serve pra levar o lixo pra fora, mas eu amo essa pessoa”.

    • Carolina Bastos

      10 de março de 2015 em 15:25

      Isso me lembra aquela música do Calcinha Preta “Você não vale nada mas eu gosto de você,não vale nada mas eu gosto de você, tudo o que eu queria era saber porque,tudo o que eu queria era saber porque, tudo o que eu queria era saber porque!”

  6. Andrew Rox

    8 de março de 2015 em 21:48

    Ahhh, eu vim só para ouvir alguma musica da Xuxa, que decepção.

  7. Karamelo

    8 de março de 2015 em 21:45

    Não tem nada de perturbador nisso o.O
    Só não é como as músicas romanticas convencionais…

  8. Rodrigo Duarte

    8 de março de 2015 em 20:06

    Título meio sensacionalista, mas a sonzera compensa, só pra não passar em branco vai aí uma mensagem perturbadora em uma bebida :
    [img]http://www.ateliercasadotrem.com.br/imagens_trabalhos/1233teste-Coca-Cola.jpg[/img]
    Ao contrário lê-se “Alô Diabo”, notem como a frase está convenientemente em português, essa língua universal.

  9. André Silva

    8 de março de 2015 em 19:08

    Que sem graça, pensei que mostrariam algumas músicas românticas com mensagens pertubadoras escondidas na letra.

    • Paulo Roberto

      8 de março de 2015 em 20:01

      Tipo as músicas da Xuxa quando tocada ao contrário?

      • Jeff Dantas

        9 de março de 2015 em 02:57

        Não mais! Agora, teremos cânticos de louvor… hehehehe

    • Renan Vinicius

      8 de março de 2015 em 19:14

      N

19 Comentários
mais Posts
Topo