Minilua

As mentiras mais contadas para crianças

Quando éramos crianças acreditávamos em tudo o que nossos pais nos contavam, desde aquelas historinhas “sem pé nem cabeça” até as proibições com explicações malucas. Muitas vezes demoramos anos para descobrirmos a verdade, e nos sentimos verdadeiros bobos… Sem contar a decepçãozinha com os nossos pais

Confira algumas das mentiras que nos foram contadas:

 

"Se você tomar friagem vai ficar gripado”

A gripe é uma doença respiratória causada por vírus. Sendo assim, nada comprova a contaminação da doença devido a baixa temperatura. Porém, alguns vírus se multiplicam mais no inverno, fato que explica o grande número de pessoas gripadas nessa estação.

“Comer chocolate dá espinha”

Essa mentira é muito contada e muitas crianças, adolescentes acabam acreditando e abrindo mão dos deliciosos chocolates! O que realmente conta no aparecimento das espinhas é predisposição genética e alterações hormonais.

O deu essa má fama ao chocolate foi o fato de muitas pessoas comerem chocolate quando estão ansiosas, mas nessas situações os hormônios ficam “à flor da pele”, deixando as espinhas tomarem conta.

“Se não usar o óculos, seu grau vai aumentar”

As lentes servem apenas para corrigir o problema ocular que atrapalha a visualização da imagem. O aumento do grau independe do uso ou não do óculos, o que realmente depende deles é a visão de quem já possui algum grau.

 

“Se está com dor de garganta não pode tomar sorvete”

É o mesmo caso da gripe, a inflamação da garganta é causada por vírus ou bactéria, não tem nada a ver com o sorvete. Pelo contrário, o sorvete até alivia a dor e alguns médicos até o indicam para alguns tratamentos nessa região.

 

“Se engolir o chiclete ele vai grudar no estômago”

Apenas em casos raros o chiclete pode obstruir a saída do estômago ou do intestino. E isso só se você engolir uma grande quantidade. Caso contrário, ele saíra normalmente nas fezes. Sem grudar suas tripas e sem criar um pé de chiclete no seu estômago.

 

“Não pode entrar na piscina depois de comer”

Quantas vezes fomos enganados por nossos pais? Ficamos esperando alguns minutos depois das refeições para entrarmos na piscina?

Então… Fomos enganados! Só devemos evitar se a água estiver extremamente gelada ou quente. Mas se estiver numa temperatura ambiente, não tem nenhum problema. Sem contar que o perigo é de realizar atividade física, nadar muito após a refeição. Entrar na piscina, não tem nada demais!

 

Não deixe curtir a matéria!

Siga-me no Twitter: (@Nandy Martins)