Minilua

O “milagre” do coração fantasma

Um dos maiores objetivos da ciência moderna é estender a vida humana ao máximo, só que, ao mesmo tempo, um dos maiores problemas que ela possui nessa luta é a falta de órgãos humanos para substituirmos as partes nossas com problemas, mas isso pode mudar, muito em breve.

Coração doente

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo, pois basta uma pequena falha para que alguém morra ou sofra com sequelas graves. Por essa “fragilidade”, existe um número gigantesco de mortes ocasionadas pelo coração, chegando a 30% de todos os falecimentos no Brasil, um número que fica perto dos 300 mil por ano!

A grande maioria dos problemas existentes com o coração poderiam ser curados com um simples transplantes, porém não existem muitos corações disponíveis para a operação e muitas vezes, quando há o órgão disponível, ele não é compatível com a pessoa que precisa receber. Só que agora a ciência pode, enfim, ter encontrado a solução para esse grande problema.

O coração fantasma

Esse coração não tem nada de sobrenatural, na verdade, os cientistas usam técnicas que removem todas as células musculosas do órgão, deixando apenas as fibras, o que gera um coração branco, remetendo a um fantasma. Depois eles injetam células coronárias da pessoa, que pretende receber órgão, nesse “molde” natural. Com a passagem de alguns dias, essas células se reproduzem e geram um novo coração, o qual não sofrerá com problemas de rejeição.

O melhor é que isso já foi conseguido em corações de ratos. Agora os pesquisadores pretendem reproduzir a técnica em porcos, pois o coração desses animais é praticamente igual a um humano. Se tudo der certo, em breve, viveremos em um mundo onde não faltarão corações para que precisa.