Minilua

Minilua Debate: Intolerância Religiosa #1

Sejam bem-vindos ao Minilua Debate, nesta série queremos saber sua opinião a respeito dos mais diversos assuntos que compõem a nossa sociedade. Toda semana lançaremos um tema central a ser discutido para vocês ampliarem seus conhecimentos, compartilharem ideias e pontos de vista, afinal opinião é para ser respeitada, mas não para ser aceita como verdade absoluta.

Tema da semana: Intolerância Religiosa

Algumas pessoas acreditam que religiões são um atraso para o mundo atual, algumas para sobreviverem estão tentando forçadamente implementar seus valores na sociedade e perderam seu foco central, servindo apenas na maioria dos casos como grandes empresas sugadoras de dinheiro, tirando vantagem da fé das pessoas.

Em contrapartida, as religiões se defendem dizendo estarem sendo perseguidas pela mídia e privadas do seu direito a liberdade de expressão, pois muitas vezes acabam sendo julgadas genericamente por ações de grupos menores, fazendo as pessoas terem uma visão errada sobre o meio religioso que busca ajudar as pessoas.

Qual sua opinião a respeito da Intolerância Religiosa?

Nunca na história da humanidade houve uma explosão tão intensa no surgimento de novas religiões e crenças pelo mundo. O homem interpreta sua própria fé de acordo com o seu bem-estar físico e espiritual, vivenciando sua própria doutrina onde os pensamentos a respeito de Deus são subjetivos e diversificados. Não há problemas em relação a esse fato, até o momento em que esses ideais tornam-se fanatismos exacerbados e atingem a integridade alheia.

Quando isso acontece, a intolerância religiosa se manifesta provando que o ser humano não consegue ainda viver em harmonia com o próximo. Alguns segmentos de fé vivenciam sua crença tão severamente que desejam unificar e expandir os seus próprios pensamentos; para alguns, todos os indivíduos em apenas uma religião seria o passo mais importante para um mundo perfeito.

Claramente, provamos todos os dias que a intolerância do homem o impediria de pensar de uma única forma. Religiosidade é um parâmetro extremamente subjetivo e pessoal. Por isso, há tantas religiões pelo globo. O respeito e a compreensão pela fé alheira são essenciais para um convívio pacífico.

Infelizmente, a paz ainda não é predominante entre as religiões. No mês de junho de 2009, foram presos dois integrantes de uma crença no Rio de Janeiro que foram acusados de intolerância religiosa. Os dois rapazes atacaram um Centro Espírita quebrando todos os pertences do local e após isso, divulgaram na internet um vídeo explicando o motivo do ataque.

Esse não é o primeiro e nem o último caso desse tipo que será presenciado na sociedade. Contudo, é inegável a singularidade de todo ser humano para criar um modo de ver o mundo espiritual próprio e único. Cada pessoa tem o direito de escolher livremente sua religião, sem sofrer intolerância. Respeitar o pensamento espiritual alheio é o segredo para o fim de qualquer tipo de violência religiosa e porta para um convívio social saudável.

Enquete encerrada.

De sua opinião sobre o assunto, lembrando sempre de respeitar as opiniões dos outros usuários. Nunca julgue apenas compreenda!

Fonte: Oficina de redações