Minilua

O mistério dos Tulpas

De acordo com crenças do Tibet, Tulpa é uma “criatura materializada pelo pensamento humano que deve servir ao seu criador”.

Mas essa não é uma atividade muito fácil, já que de acordo com monges tibetanos “existe uma fórmula certa para isso”.

O livro “Magic and Mystery in Tibet”, de Alexandra David-Neel, fala sobre as experiência da escritora com Tulpas. Segundo Alexandra, a criação de um Tulpa trás consigo algumas consequências, pois depois de formada, esta criatura tem vontade própria, se desenvolve como qualquer indivíduo e pode ficar violenta e até mesmo matar o seu criador.

Segundo a crença tibetana, em grande parte dos casos, o Tulpa tende a desaparecer com a morte de seu criador, mas há relatos de algumas criaturas criadas com tanta vontade que acabam sobrevivendo.

Muitos acreditam que o conhecido “Bicho Papão”, terror das criancinhas, seja na verdade um Tulpa, ou seja, uma criação inconsciente da criança quando está sozinha e assustada no escuro.

A existência de Tulpa também poderia explicar alguns relatos sobrenaturais, como fantasmas vistos em lugares abandonados, nos quais ouve alguma tragédia, monstros e o aparecimento de diversas criaturas sobrenaturais.

Em livros do escritor H. P. Lovecraft, criaturas como os Tulpas são descritas como ”Shoggoths”, pois que segundo o autor, antes do surgimento dos seres humanos o mundo era habitado por alienígenas. Essas criaturas podiam adquirir qualquer forma para executar cada função específica. Assim como os Tulpas, os Shoggoths tiveram “rompantes de consciência” e se rebelaram contra seus criadores, resultando em uma guerra que acabou com parte da população.

A existência de Tulpas já foi abordada também em algumas séries de sucesso, como: “Arquivo X”, “Supernatural”

Adaptado de theafraidl