O mistério do Sudário de Turim

O Sudário de Turim é uma das peças mais polêmicas da história da fé cristã, possuindo diversos defensores e um número semelhante de opositores dentro da própria crença. Mas será que esse pano é real ou apenas uma mentira bem contada?




O Sudário

face-de-jesus-santo-sudario-30x40-nota-fiscal_MLB-F-3070103939_082012

O Sudário, que algumas vezes é chamado de mortalha, nada mais é do que um pano onde, aparentemente, alguma pessoa com diversos ferimentos no corpo foi enrolada após a morte. Por algum motivo, alguém guardou aquela pano e o sangue, suor e as marcas corporais ficaram gravadas no linho. O passar dos anos deu um tom amarelado ao pedaço de pano, mas ainda era possível ver os traços da pessoa que foi enrolada com ele.

Durante muito tempo, a Igreja Católica guardou esse pano, sem nunca afirmar que ele era de Cristo, porém, foi em 1898, que tudo mudou e a mortalha chamou a atenção do mundo.

Após tirar uma foto do pano, o fotógrafo Secondo Pia levou o filme para a revelação (sim crianças, antigamente não existiam câmeras digitais e as fotos não eram impressas). Dentro de sua câmara escura, o fotógrafo descobriu que o negativo mostrava uma imagem muito mais clara do homem e ele se parecia demais com a imagem de Jesus adotada pelos católicos. Após essa descoberta, o Sudário de Turim ficou famoso no mundo inteiro, levando fiéis a atravessar o oceano para ver o pano onde o corpo de Jesus teria sido enrolado após a crucificação.

Durante 8 décadas, a Igreja Católica guardou sua nova relíquia, mas a necessidade de aprender mais sobre o pano, para que ele pudesse ser melhor guardado, fizeram com que o Sudário acabasse nas mãos da ciência, que prontamente começou um estudo aprofundado, que resolveria de uma vez por todas a questão: O Sudário de Turim foi o pano que cobriu Jesus após a crucificação?




Os testes

Sudario3

O primeiro teste a ser conduzido no Sudário foi a datação por carbono 14. Para ele, três laboratórios distintos foram chamados, sendo eles: Universidade de Oxford, Universidade do Arizona e Instituto Federal de Tecnologia, na Suíça.

Os três testes apresentaram resultados semelhantes, que colocavam o Sudário como sendo do Século XIII ou XIV. Essa datação é interessante, pois foi por essa época que o Sudário fez sua primeira aparição oficial. Porém, muitas pessoas não aceitaram a validade dos testes, dizendo que ele poderia ter sido contaminado ou mesmo que o pedaço de material retirado para o exame era uma parte da Mortalha que havia sido remendada.

Especialistas em tecido também tiveram que dar seu parecer. No fim, todos concordaram que um tecido como aquele não poderia ser reparado sem deixar marcas visíveis, por isso a ideia de remendo foi descartada e a validade da datação continuou em pé.




Comparando Sudários

Detail of Shroud of Turin

Outra tentativa de validar o Sudário de Turim envolveu o Sudário de Oviedo, um pedaço de pano que supostamente cobriu a cabeça de Jesus. Mas essa mortalha também passou pelo teste de carbono 14, que revelou a idade dela como algo em torno de 1300 anos, muito nova para a época de Cristo. Além disso, essa datação é semelhante a data do primeiro aparecimento desse pano.

Contudo, uma coisa em comum foi encontrada entre as mortalhas: As duas tinham pólen de uma mesma flor, que é muito comum no Oriente Médio.




A imagem

sudário05

Outro problema com a Mortalha é a própria imagem em si. A face de Jesus com cabelo comprido e olhos azuis remonta a Idade Média, pois essa era a cara dos Europeus ricos na época onde houve aquele “boom” de pinturas religiosas pagas pelo Vaticano. Contudo, Jesus viveu há 2 mil anos e nasceu no Oriente Médio, por isso acredita-se que sua aparência seria mais similar ao um homem que nasceu por lá nessa época:

face-of-jesus-01-0312-de




As brigas

Full_length_negatives_of_the_shroud_of_Turin

Mas a luta pela falsificação e veracidade da Mortalha não parou por aí. Atualmente, existem pessoas, cientistas, cristãos e todo tipo de gente, com teorias dos dois lado.

Médicos defendem que o Sudário é anatomicamente muito correto, outros falam que existem discrepâncias extremas, como braços compridos demais e pedaços do corpo desproporcionais.

Existe também uma disputa quanto ao pigmento do tecido. Alguns pesquisadores afirmam ser sangue, outros dizem que, na verdade, aquilo vem de uma pintura, usando um determinado tipo de tinta.

E não para por aí, em cada um dos pontos estudados sobre o Sudário de Turim existem discordâncias. A verdade é que, enquanto novos estudos com o pano não forem feitos com as tecnologias modernas, as brigas vão continuar.

  1. Grazi Nogueira

    26 de abril de 2014 em 15:23

    Como assim, Jesus era a cara do ex presidente Lula!

  2. Plinio Fabrycio Chrono

    26 de abril de 2014 em 09:34

    parece o nicolas cage ‘-‘

  3. larissa

    25 de abril de 2014 em 17:55

    Se essa imagem que divulgam de jesus for real, se parece muito com Diego.. Será que Diego é Jesus testando nossa fé?????? kkkkkkk ok, parei!

    • Valdolirio Soares

      3 de julho de 2015 em 06:26

      Ainda bem que somos seres humanos, portanto semelhantes, Se tivéssemos vindo dos primatas não estariamos aqui nos questionando, não é verdade?

    • larissa

      25 de abril de 2014 em 20:00

      [img]http://http://i.imgur.com/aW4l94R.jpg[/img]

      Continuando a zueira,kkk

      • Shu

        26 de abril de 2014 em 16:42

        Jesus voltou, mas voltou ateu… maldita revolução ateista

        • Diego Martins

          27 de abril de 2014 em 11:55

          “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida”, chupa XD

      • Night Angel

        25 de abril de 2014 em 21:37

        Semelhança incrível =O

      • Wagner

        25 de abril de 2014 em 20:46

        Óia moça, tá muito zoera.
        Vai levar um ban.

  4. Marlucio Brasil

    25 de abril de 2014 em 17:26

    Gostei muito bom obrigado

  5. bruno severo

    25 de abril de 2014 em 16:50

    jesus tem cara de mendigo

    • Valdolirio Soares

      3 de julho de 2015 em 06:05

      Pôxa Bruno, que conclusão! Prá quem nasceu em uma manjedoura, foi carpinteiro e viveu 3 anos basicamente de doações… ser pobre socialmente falando é pouco “o filho do homem não tem onde repousar a cabeça” Mateus 8:20

    • Lhama Charmosa

      25 de abril de 2014 em 17:58

      esta sendo mto

      [img]http://img341.imageshack.us/img341/1981/harrypotter3ra1.jpg[/img]

    • Anubis

      25 de abril de 2014 em 17:29

      Cara, ele era pobre, você esta sendo muito “severo”.

      • Death

        25 de abril de 2014 em 17:37

        NOSSA CARA,SEVERO ATÉ NO NOME

        • Anubis

          25 de abril de 2014 em 18:02

          Pois é…
          kkkk

  6. Death

    25 de abril de 2014 em 15:06

    E QUAL SUA OPINIÃO,DIEGO?

    • Diego Martins

      25 de abril de 2014 em 16:05

      Que é uma falsificação medieval. A maior parte das pesquisas aponta para isso.

      • Luís Felipe

        25 de abril de 2014 em 23:11

        Até pq existiam milhares de pessoas com essa aparência naquela época (ou n), pq teria de ser justamente Jesus!?

        • Valdolirio Soares

          3 de julho de 2015 em 06:01

          E verdade! O interessante é que ele é único! Algum rico, muito excêntrico, com acesso a uma tecnologia ainda desconhecida e super evoluída até para os dias atuais deve ter produzido o mesmo, ou então de fato é algo fantástico, especial, no mínimo milagroso,

  7. Forasteira

    25 de abril de 2014 em 14:37

    Mesmo que tenham muitos poucos relatos sobre a existência de Jesus (fora da Bíblia, cuja não acredito, então desconsidero), eu acredito que ele existiu, mas não foi um ser divino. Isso sou EU. EU, e EU, baseada nas MINHAS conclusões (antes que comece o “Ah, mas a Bíblia diz que Jesus é divino. Então ele é divino e ponto final. Mimimimimimi” Fui criada em família católica, fiz primeira comunhão, já frequentei a igreja espírita, mas, aos 13 anos, me encontrei no deísmo. E nele eu descobri mais sobre mim e sobre o mundo que vivo. Sempre segui pelo lado lógico da coisa, então sempre duvidei muito das coisas. E foi duvidando das coisas que procurei me informar e respeitar a opinião alheia. Mas, para esclarecer o que todos deviam saber, deixo aqui um vídeo que achei num site ateu. Sim, ateu. Esses seres incompreensíveis que vão contra a Bíblia e merecem ir para o Inferno (cujo, em maioria, nem acreditam) e queimar eternamente por se revoltar contra Deus, todo poderoso. [Ironic mode: ON]
    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=aAICugVTg3U

    • Valdolirio Soares

      3 de julho de 2015 em 05:55

      Liberdade é o grande privilegio do ser humano! Considerar-se ateu nas coisas espirituais também é uma contribuição para a verdade. Fantasticamente Ele existiu! O que vem depois faz parte de nossa vã filosofia. Infelizmente nossa excelente e evoluída ciência, ainda não apresentou seu veredicto final e os ateus precisaram contar com muita fé, para manter seus pontos de vista.

    • Bruna Gonçalves

      6 de janeiro de 2015 em 03:17

  8. [email protected]

    25 de abril de 2014 em 12:14

    Não consigo entender….qual a importância de saber a aparência de Jesus.

    • Bruna Gonçalves

      6 de janeiro de 2015 em 03:03

      Acho que querem encontrar qualquer coisa, por menor que seja, pra comprovarem a existência de Jesus.

  9. TRETAS

    25 de abril de 2014 em 09:39

    Imagem 5 Serio cara ? já não tinha motivos o suficiente pra ser ateu ? CADE SEU DEUS AGORA SEUS CRENTES FILHOS DE MERETRIZ

  10. Noob Saibot

    25 de abril de 2014 em 09:18

    Jesus negão, sangue bão… (8)

  11. Wagner

    25 de abril de 2014 em 08:40

    No pano não tinha a img de Gezuis, mas sim a do Diego HEUEHUEHUEHEUEHBREHUEHEUHEUE

  12. ultramen Tiga

    25 de abril de 2014 em 08:37

    A igreja não permite que sejam feitos estudos atuais no sudário? D:

  13. Lucas Rodrigues

    25 de abril de 2014 em 08:00

    Ah, que pena, seria um bom post pra colocar nos Maiores Mistérios :/
    Sobre o assunto aí: Só digo uma coisa: Não digo mais nada. E digo mais: Só digo isso.

    • Marvelunatico

      25 de abril de 2014 em 09:12

      Sobre a sua opinião, nem concordo nem discordo, muito pelo contrário, e vice-versa u_u

  14. Ophelia Soares

    25 de abril de 2014 em 06:59

    Materiazinha ”interessante”

    • Mask fears (Valter)

      25 de abril de 2014 em 14:26

      Você me parece ”interessante” também.

      • Marvelunatico

        26 de abril de 2014 em 16:08

        IRONIA DETECTED!!!!!!!!!!!!!

  15. Makarov Dreyar

    25 de abril de 2014 em 01:40

    Tantas indulgências vendidas pela Igreja Católica na idade média, tantos pedacinhos da cruz de Cristo que dariam para construir uma nau…

    É bem difícil acreditar na veracidade deste “Sundário”, talvez seja uma tentativa desesperada para provar a existência de Jesus, mas para quem tem fé coisas como essas são apenas boubagens.

    • Valdolirio Soares

      3 de julho de 2015 em 06:09

      Tentativa desesperada? o Sudário é único, inexplicavel sua produção até o momento, no minimo uma obra de arte muitas vezes superior a Monalisa,

  16. Nicolau Paulino

    25 de abril de 2014 em 00:19

    legal os mistérios, mas incrível como só são destacadas as evidencias de falsidade do artefato, enquanto não é bem assim, ou foi falta de pesquisa sobre a matéria ou foi intencional, mas……..

  17. Jeff Dantas

    24 de abril de 2014 em 23:50

    Bom… a respeito do post, até hoje, eu tenho minhas dúvidas. E olha, que não são poucas!!! 🙂

    • Gato Endiabrado

      25 de abril de 2014 em 23:31

      Corrigir as mensagens na caixa de entrada que é bom nada

      • Marvelunatico

        26 de abril de 2014 em 16:08

        kkkkkkkkkk verdade

        • Gato Endiabrado

          5 de julho de 2015 em 22:57

          Volta Marvel.

    • Anubis

      24 de abril de 2014 em 23:52

      Acho que até quem acredita, não acredita totalmente.

      • Forasteira

        25 de abril de 2014 em 14:56

        Exacto. Só os religiosos fanáticos. Acho que SE, por acaso, eles PENSAREM, na MÍNIMA CHANCE, de NÃO existir um Deus, já batem na madeira, tapam a boca e lacram os pensamentos. É daí que surgiu a ignorância. Você acredita? Legal. Você não acredita? Legal. Mas procure saber mais sobre o seu mundo, não importa sua crença ou não-crença.

        • Valdolirio Soares

          3 de julho de 2015 em 06:12

          Sim, o Sudário existe e faz parte no minimo das curiosidades universais e conhecer suas particularidades uma questão de inteligencia.

        • Forasteira

          25 de abril de 2014 em 14:58

          Se questionar não significa não acreditar. Assim como se questionar não significa acreditar (no caso dos ateístas), então sem medo. Pensar não dá câncer.

          • Anubis

            25 de abril de 2014 em 17:25

            Você é inteligente e sagaz, gosto de você.

          • Forasteira

            25 de abril de 2014 em 17:32

            Muito obrigada. Ter a mente aberta ajuda muito.

  18. Fantasma Renegado

    24 de abril de 2014 em 23:41

    Só sei de uma coisa: Quando encontram algo que supostamente tem relação com Jesus, as pessoas passam a meio que adorar aquela coisa e com certeza fazer isso vai contra as leis Dele.

  19. el chupacabra

    24 de abril de 2014 em 22:40

    [img]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/t1.0-9/10289836_274883702690040_1075366503626195179_n.jpg[/img]

    • Jeff Dantas

      24 de abril de 2014 em 23:49

      Um mito, uma lenda! Faço questão de conhecer ele… 🙂

    • Fantasma Renegado

      24 de abril de 2014 em 23:38

      O que será que se passa na cabeça deste ser, hein? xD

      • Anubis

        24 de abril de 2014 em 23:41

        Cara, pra mim ele é o dono do mundo, na verdade qualquer doido eu acho que é o dono do mundo…

    • Anubis

      24 de abril de 2014 em 22:41

      kkkkk
      Aposentou o jumento.

  20. Anubis

    24 de abril de 2014 em 22:29

    Cara, to nem ligando se esse “pano” ai foi enrolado em Jesus ou não, só queria ter ido a uma festa com ele de barman e Lúcifer de organizador, pensa que louco, sair chapadão, porque bebida não ia faltar, e com varias perversas do lado, porque o irmão dele é das potarias.

    • Valdolirio Soares

      3 de julho de 2015 em 06:18

      Que houve com sua cabeça cara? Ser maluco é direito de cada um, mas ridículo acreditando fazer sucesso, creio ser pior! Sua existencia deve fazer sentido, existir é um grande privilegio.

  21. André Silva

    24 de abril de 2014 em 22:20

    E enquanto o Diego nao transformar todos os usuarios do minilua em ateus, as brigas vao continuar :p

    • Marvelunatico

      24 de abril de 2014 em 23:32

      Mas esse post me surpreendeu, pois não houve uma tendência para o lado do ateísmo. Simplesmente mostrou os dois lados da moeda, apresentando os fatos, sem ‘puxar’ para lado nenhum. Sou muito mais esses posts do que os tendenciosos.

      • Night Angel

        25 de abril de 2014 em 09:55

        Vdd, bem Bolado o texto, se alguem começar com treta é pq é retardado mesmo >.>

        • Marvelunatico

          26 de abril de 2014 em 16:07

          Pois é, começaram kkkkkkkkkkkk

      • André Silva

        24 de abril de 2014 em 23:57

        Tambem gosto desses posts, eu tava mais satirizando a ultima frase do texto, pois esses posts costumam causar muita briga entre ateus e religiosos nos comentarios.

  22. Amilton BP

    24 de abril de 2014 em 22:19

    Para alguns isso é sagrado, para outros é motivo pra zueira! Estou apontando pra voce!

    • Thiago.

      24 de abril de 2014 em 22:30

      Só você ver os dois lados da moeda…
      Sagrado: Acreditam que o manto não é falsificação, que é da data de cristo e que os testes podem estar errados por causa de um tal incêndio ( não sei a história ao certo ), origem milagrosa, essas coisas. Também que tem um pouco de pólen imagens sobre ele que são de plantas encontradas apenas na região do Mar Morto de Israel, que o sangue encontrado é tipo AB.

      Falsificado: O que citei ali a cima mais o texto… A cabeça tem o tamanho exagerado em 5% em relação ao corpo, o nariz é desproporcional e os braços são longos demais. Também tem que o mercado para esse tipo de coisa é enorme…

      • Amilton BP

        24 de abril de 2014 em 22:32

        Mas qual a sua opinião?

        • Thiago.

          24 de abril de 2014 em 22:41

          Não acredito que Jesus tenha existido e também que esse Santo Sudário seja verdadeiro. 😉

          • Amilton BP

            24 de abril de 2014 em 22:43

            Ok!

          • Thiago.

            24 de abril de 2014 em 22:58

            E você, qual sua opinião sobre isto ?

          • Amilton BP

            24 de abril de 2014 em 23:17

            Acredito sim em Jesus e nos seus ensinamentos. Quanto ao sudário eu não tenho uma opinião formada. Em alguns casos mexe com a fé dos católicos, e se for de forma positiva eu não ligo quanto a ser verdadeiro ou não. Apenas não quero ser precipitado.

          • Thiago.

            24 de abril de 2014 em 23:33

            Hum, entendo… ^^

  23. Terrorista

    24 de abril de 2014 em 22:08

    isso dai geral ja viu po

    • Amilton BP

      24 de abril de 2014 em 22:49

      [img]http://3.bp.blogspot.com/-wtEndWimBIw/Uhlvi3wciNI/AAAAAAAAB9w/qR1KNBnGVqo/s1600/02.jpg[/img]

    • el chupacabra

      24 de abril de 2014 em 22:41

      igual as suas opiniões

      • Diego Martins

        27 de abril de 2014 em 11:55

        Wins!

  24. Thiago.

    24 de abril de 2014 em 22:07

    ” No livro ” Nas pegadas do Sudário “, Gian Maria Zaccone explica que as primeiras menções ao sudário surgiram no final do século XIV, através de uma série de documentos redigidos por Pierre d’Arcis, Bispo de Troyes, afirmando que a relíquia é uma obra artesanal. ”
    .
    Mas também a textura do tecido é típica das que os Judeus ricos teriam na época de Jesus. O tecido do Judeu rico não parece coerente com o tipo de pessoas com que Jesus supostamente convivia, sendo assim ele não poderia ter acesso a tal item… 😉

    • Terrorista

      24 de abril de 2014 em 22:10

      Ue
      se ele podia transformar água em vinho
      multiplicar os pães
      e andar sobre a água
      isso dai seria mole pra ele

  25. katsuragi keima

    24 de abril de 2014 em 22:07

    Muito interessante essa matéria, lembro-me de já ter ouvido falar desse pano no fantástico (sim eu vejo a Globo me crucifiquem agora) e realmente a matéria está de acordo com o que vi lá, apesar de nunca ter pesquisado pelo assunto não posso afirmar nada.
    A unica coisa que posso afirmar é vai ter treta
    #Treta

    • Marvelunatico

      25 de abril de 2014 em 06:32

      Huuum….Esse Katsuragi “Keima” ein…

    • Siegfried

      25 de abril de 2014 em 00:59

      Esse Keima em, fala que daria pra todo mundo que é famoso, só fala viadage, adora Keima e agora fala que assiste Globo. Aprendiz de moonlight issai, só pode.

80 Comentários
mais Posts
Topo