Minilua

Os mistérios da Era do Gelo

Querendo ou não, de tempos em tempos, a Terra passa por uma Era do Gelo, onde a neve se espalha por todos os cantos, fazendo até os lugares mais quentes ficarem frios e inabitáveis. Mas o que será que ocorre quando essa terrível coisa acontece?

O que é Era do Gelo

O Planeta Terra não é estático, ele está sempre passando por mudanças. Diversos fatores acabam o levando, em intervalos de tempo bastante regulares, a uma Era do Gelo, onde as coisas ficam bem frias por aqui, tornando a vida complicada.

Ainda não se sabe exatamente o que faz uma Era do Gelo ocorrer, entretanto acredita-se que tenha a ver com a variação da órbita da Terra em volta do Sol, correntes marítimas, composição da atmosfera e algumas outras coisas.

Grandes e pequenas

As Eras do Gelo podem ser divididas em duas: Pequenas e grandes. As grandes ocorrem em intervalos de muitos milhões de anos e duram também milhões de anos. A última vez que a Terra sofreu com um congelamento desses, foi há 60 milhões de anos, numa época em que os humanos ainda nem existiam.

Mas no intervalo entre as grandes Eras do Gelo, existem as pequenas, que ocorrem a cada milhares de anos, ou até mesmo em intervalos menores. A última dessas ocorreu por volta do século XII, congelando diversos lugares na Europa e países mais frios.

Animais

Eles morrem. Animais pequenos e com pouca proteção contra o frio perecem nessas épocas da Terra. Normalmente animais grandes e peludos acabam indo bem, pois já são mais adaptados a lugares frios, dessa maneira eles apenas ganham mais espaço para viver.

Como nós também somos animais, obviamente somos capazes de sobreviver as Eras do Gelo, pelo menos as menores. Contudo, há 200 mil anos atrás, quase que a coisa ficou feia para a humanidade e por poucos que nos salvamos.

Nessa época ocorreu uma Era do Gelo particularmente forte, que deixou boa parte da Terra inabitável para gente, mas alguns pequenos grupos de humanos sobreviveram a ela. Eles viveram na África durante esse período, onde o gelo não conseguia chegar. Essa teoria ainda não é provada, contudo é muito aceita, pois ajudaria a explicar a pequena diversidade genética existente em nossa espécie.

O pior cenário

As Eras do Gelo, apesar de assustarem por sua regularidade e poder de esfriamento, não são tão ruins assim, pelos menos para pequenos grupos de pessoas.

No pior dos casos, nosso planeta teria um terço de sua superfície coberta de neve. Isso, obviamente, não mataria a todos, mas caso acontecesse agora, bilhões morreriam por falta de lugar e principalmente de alimentos.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/