Os mistérios da Matéria Escura

A matéria escura é um dos principais componentes do Universo. Calcula-se que 26% de tudo que existe no Universo seja matéria escura, mas a humanidade jamais conseguiu detectar sua presença diretamente. Nós só sabemos que ela existe, devido à influência dela nas coisas a sua volta. Um bom paralelo mais mundano é comparar a matéria escura com o vento, pois mesmo não enxergando o vento balançar os galhos de uma árvore, nós sabemos que ela está lá. Por isso é que a humanidade sabe que a matéria escura existe, pois sua gravidade é vista em todos os lugares, mas ela nunca foi vista diretamente.




Extinções em massa e a matéria escura

Extinction_Event

Da mesma maneira que a Terra gira em torno do Sol, nossa estrela gira em torno do centro da Via Láctea. Esse movimento do Sistema Solar leva 250 milhões de anos para completar uma volta. Mas toda essa movimentação não é perfeitamente plana, por isso, a cada trinta milhões de anos, o Sistema Solar passa por um lugar chamado disco galático, onde existe uma grande concentração de estrelas, poeira e também meteoros soltos no espaço.

Colocando esses dados em comparação com dados de meteoros grandes batendo na Terra existe uma relação clara. De tempos em tempos, algo em torno de 30 milhões de anos, a Terra sofre com o impacto vindos do céu de maneira mais frequente que o normal e talvez isso seja um fruto da matéria escura.

A matéria escura praticamente não interage com a matéria normal, ou seja, não podemos vê-la, nem medi-la de alguma maneira. Porém existe um único ponto pelo qual somos capazes de saber que ela existe e onde está. A matéria escura possui uma capacidade gravitacional enorme, dessa maneira, mesmo que não sejamos capazes de detectá-la diretamente sabemos quando ela influência algo a sua volta.

Por isso, quado o Sistema Solar passa pelo disco galático, a matéria escura que vai com ele, cria um distúrbio na gravidade dentro do disco, fazendo com que objetos de lá se movam em direções inesperadas. Por sua vez, algum desses meteoros por vir de encontro a Terra e causar uma extinção em massa.




Energia e matéria escura

skascience_darkenergy_300dpi

O Universo, até onde se sabe, é composto em sua maior parte de energia e de matéria escura, sobrando apenas pouco mais de 4% para o resto. Ou seja, de tudo que existe a nossa volta, nós só conseguimos ver e interagir com 4% das coisas. Mesmo assim, nós temos como descobrir o comportamento dessas “coisas” apenas pela sua influência nessa pequena parte do Universo onde estamos contido.

E o cenário não é nada bonito. Segundo obervações nas variações da gravidade no universo afora, a energia escura está vencendo a matéria escura. A briga entre ela é mais ou menos assim: a energia escura afasta as coisas, como se tivesse uma propriedade antigravidade, já a matéria escura mantém as coisas unidas, usando sua força gravitacional.

Só que, aparentemente, a energia escura está destruindo a matéria escura de alguma maneira e o equilíbrio do Universo está acabando. Cada vez mais, pendendo para o lado de energia escura, ou seja, se tudo continuar assim, chegará um momento que o Universo não terá gravidade o bastante para manter as coisas juntas e todas as galáxias se separarão, depois os sistemas, até que cada corpo celeste vague sozinho por uma imensidão de nada.

  1. Antonio Fernando Somavilla Duarte

    13 de julho de 2015 em 21:38

    Quer um psiquiatra ?

  2. Near Ghale

    28 de março de 2015 em 20:03

    tanto faz ,não vou estar lá mesmo

  3. La No Posto Ipiranga

    22 de março de 2015 em 08:02

    Fazer um filme com isso dirigido pelo Michael Bay,ó ia ficar um dilisia

  4. Gabriel Frigini

    22 de março de 2015 em 00:11

    Assunto polêmico!

  5. Blue

    21 de março de 2015 em 18:18

    Eu também sempre tive essa dúvida, sempre achei muito estranho que fosse simplesmente nada, por isso ainda tenho minhas dúvidas em relação ao Big Bang, é difícil imaginar que algo que nunca existiu apareceu de uma hora pra outra, o que existia antes de tudo?

    • chapolim do mal

      22 de março de 2015 em 10:30

      Pra mim esse universo é apenas a sucessão de um mesmo universo que se “encolheu” e depois expandiu e continuará assim pra sempre mas pensar no inicio é bem difícil.

    • Kuwabara

      21 de março de 2015 em 20:34

      Nada

  6. Romulo Augusto

    21 de março de 2015 em 12:11

    O racismo começa….quando a energia que ta destruindo a gravidade é chamada de ”energia escura”

  7. chapolim do mal

    21 de março de 2015 em 10:06

    Massa o post, sempre tive curiosidade de saber de onde vinha a gravidade, pra mim existia um grande buraco negro no “meio” do universo que regia como o universo se movia mas com a descoberta da matéria e energia afro-descendente, meio que caiu por terra essa hipótese.

    • Mutley

      21 de março de 2015 em 22:56

      ”afro-descendente” kkkkkk

      • chapolim do mal

        22 de março de 2015 em 10:27

        Hoje em dia não se pode falar a palavra negr… sem vir alguém dizendo que vc é racista, então eu usei o afro-descendente.

  8. Xablau

    21 de março de 2015 em 00:36

    Matéria escura- é tipo Deus na ciência: não se pode detectar ou medir, mas acreditam que está lá e que influencia em determinadas coisas.

    • Raphael Oliveira

      21 de março de 2015 em 06:29

      é, só que pra matéria escura tem provas e até hoje não temos de Deus

      • Xablau

        21 de março de 2015 em 17:42

        Na vdd, nem são tão “convincentes” assim, essas provas

  9. Greengineer

    21 de março de 2015 em 00:23

    Poxa, pensei que iam mostrar o mistério por traz das matérias 18+ que ficam escuras.

  10. Rodrigo Duarte

    20 de março de 2015 em 22:41

    Como dizem que Deus é onipresente, sempre achei que ele estava associado à gravidade. Analisando o texto chego a conclusão de que Deus é a matéria escura e o Satanás é a energia escura, então precisamos mandar energia pra Deus fazer a Genki Dama!!!

    • Jeff Dantas

      21 de março de 2015 em 02:41

      Hahhaah e que comece a treta!!! 🙂

    • Paulo Roberto

      21 de março de 2015 em 00:10

      Muito engraçado… sqn

    • PlayStation

      21 de março de 2015 em 00:06

      hu3

    • Kuwabara

      21 de março de 2015 em 00:05

      Vamos levantar as mãos irmãos \o/

20 Comentários
mais Posts
Topo