Minilua

As misteriosas conexões que deixam sua internet lenta

A internet parece ser um lugar incrível e belo, cheio de comunicação e pessoas se expressando sem serem oprimidas pelas grandes mídias. Mas bem no fundo, em um lugar escuro que poucos conhecem, a internet nada mais é que um mar de bits e dinheiro, onde grandes empresas jogam suas cartas e fazem fortuna enquanto você assiste a seus vídeos no Youtube.

A coluna dorsal

Obviamente, a internet não vem do nada. Ela precisa de grandes servidores para funcionar, onde os dados são guardados e lugares por onde tudo que fazemos possa trafegar sem problemas. Por isso existe uma coluna dorsal da internet, comandada por meia dúzia de empresas privadas, que possuem o poder para ter tais equipamentos funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Só que elas não fazem isso só por caridade, afinal é um trabalho que demanda gastos. E lá no fundo da internet existem acordos obscuros, trocas de favores e tráfego, tudo isso para que ela possa funcionar de maneira satisfatória. Contudo nem sempre esses acordos são fechados e muitas vezes quem acaba pagando por isso são os usuários.

A briga nos bastidores

A internet possui sua base em cima de grandes servidores que são chamados de Tier 1. Eles gerenciam quase todo o tráfego de dados existente e cobram por esse serviço. Em certas ocasiões, as empresas não são pagas em dinheiro, mas sim trocam seu tráfego por tráfego de outras empresas, dessa maneira as duas se beneficiam com o resultado.

As donas de alguns desses servidores, também são donas de serviços que usam muito tráfego, como por exemplo o Netflix. Essa empresa não vai querer ajudar uma outra que tenha um serviço concorrente ao seu, assim cria-se um problema que só pode ser resolvido com muito dinheiro.

E as vezes não existe acordo, por isso o usuário acaba vendo seus vídeos ficando cada vez mais lentos, mesmo que ele tenha uma ótima internet em casa.

Os grandes vilões

Segundo pesquisas, atualmente o Youtube e o Netflix juntos consomem quase 50% de todo o tráfego que existe na internet, sendo assim são alguns dos serviços mais afetados por essas brigas profundas na base da internet.

Por consumirem tantos recursos, esses dois sites sofrem vários problemas, desde a rivalidade entre serviços semelhantes, até o preço necessário para que seu conteúdo viaje livremente pela internet. Por isso, em muitas ocasiões, um vídeo carrega muito devagar e não é nem problema com sua empresa de internet, mas algo mais profundo. Sem a possibilidade de usar os melhores canais, esse vídeo tem que fazer caminhos mais longos, que são mais demorados e menos potentes, por isso ele carrega lentamente.

A internet é uma grande ferramenta, porém também é um grande negócio. E nem sempre os negócios são os melhores para gente, simples usuários, que mal sabem dos grandes segredos dos poderosos donos da internet mundial.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/