Minilua

O misterioso Efeito Mpemba

Responda rápido: O que congela mais rápido, água fria ou quente? Se sua resposta foi a primeira opção, saíba que você pode estar bem errado.

Água, a estranha

A água é uma coisa muito estranha, além de ser um dos ingredientes básicos da vida, ela também é conhecida como o “solvente universal” graças a sua capacidade de se misturar e dissolver os mais variados elementos que podemos imaginar.

Além disso, ela é uma das poucas coisas que encontramos no três estados (líquido, sólido e gasoso) na natureza. E ela também tem algumas características estranhas, como o fato de expandir quando congelada, algo totalmente contrário ao normal.

Mas tudo isso é pouco perto de uma das coisas mais bizarras que essa substância faz:

Efeito Mpemba

Todo mundo sabe que, a zero grau, a água congela. Logo nós pensamos que, quanto mais perto dessa temperatura, mais fácil de congelar a água, só que isso não é uma certeza.

Em 1969, na Tanzânia, um aluno do segundo grau, chamado Erasto Barthlomeo Mpemba, notou algo muito interessante enquanto fazia sorvete: A água parecia congelar mais rápido quando ele a usava morna. Vendo aquilo, ele foi conversar com seus professores, que até mesmo riram do rapaz.

Contudo ele não desistiu da ideia e enfim sua descoberta foi aceita pela comunidade científica, e esse estranho fenômeno ficou conhecido como Efeito Mpemba.

Só que aí que está o problema, até hoje ninguém faz ideia do motivo que leva a água a congelar mais rápido quando está quente, afinal isso não faz sentido algum. Existem até algumas teorias, mas nada que possa nos dar a compreensão desse estranho fenômeno descoberto por um garoto fazendo sorvete.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/