Minilua

Monte a sua matéria: A guerra civil minilunática #11

Guerra Minilunática! Sim, você não leu errado. Quem comenta dela, aliás, é um dos nossos leitores mais participativos: Leonardo Martins. Uma boa leitura!

                                                                 A guerra civil minilunática

Por: Leonardo Martins

No final de 2011 para o início de 2012, o Minilua atingiu uma posição firme que nenhum outro site jamais sonhou em alcançar. Enquanto os administradores estavam satisfeitos com o programa Megacubo e o blog Minilua, que prosperava cada vez mais, os usuários estavam contentes com o conteúdo do site. Mas havia uma série de fatores que mudaria para sempre a história do blog:

· Os usuários procuravam ganhar cada vez mais fama com a série “Monte a Sua Matéria”, aumentando a influência de cada usuário nos comentários e tentando firmar-se de tal forma que fossem mais reconhecidos do que os moderadores.

· Ocorreu o período do “Bella Minilua”, em que os usuários tentaram instaurar a paz após as “Guerras Floodadoras” (causada quando uma série de floodadores ameaçou tomar o lugar da maioria dos usuários nos comentários), enquanto, secretamente, formavam-se alianças para a guerra.

· Os usuários se dividiram em alianças. De um lado, a Tríplice XD, composta pelos senhores Wagner Cezário, Pedro Estrella e Jim the Pathfinder; e, do outro, a Tríplice Hell: composta pelos senhores (as) From Hell, Fore e Rocky Jr.

· Havia o Revanchismo Martins: em que a moderadora Fernanda Martins tentava vingar-se de Diego Martins por ele ter tomado o controle da parte “Assustadora” do site, fazendo com que ela amaldiçoasse os usuários e botasse a culpa no criador do blog.

· E, por fim, ocorreu o Caso Lisboa: em que o dono do Minilua, Edenilson Lisboa, perdeu sua influência no site quando Jeff Dantas ganhou uma guerra de popularidade e o proibiu de comentar, reduzindo-o à ter apenas influência sobre o programa Megacubo e poder postar poucas coisas no blog.

Tal guerra de popularidade também afetou as moderadoras Raquel Lisboa e Gerusa Luiz, proibindo-as de comentar, e fazendo com que Adriano Saadeh e Fabrício Almeida tenham que ser restritos à um número determinado de comentários. 

A guerra eclodiu no momento em que Fernanda Martins (conhecida como Nandy Martins), percebendo que logo os usuários descobririam que ela amaldiçoou o site e botou a culpa em Efox (Edenilson Lisboa), devido aos relatos de Pedro Estrella e de Sara, atacou Diego para recuperar a área “Assustadora”, tentando aumentar o alcance da maldição para que ela atingisse todos os leitores.

Com a eclosão da guerra, no momento em que Fernanda tomou o controle da série de posts “O lado negro” e, aproveitando o fato da maioria de posts da área “Curiosidades” estar desprevenida com Nandy tentando destruir seu aliado, Jeff iniciou o ataque e tomou o controle da série “As Imagens mais Fofas da Web”, reduzindo a influência de Fernanda sobre os leitores e diminuindo o poder da maldição.

Diego e Jeff, embora aliados, tendo percebido que Nandy havia convencido Edenilson Lisboa, Adriano Saadeh, Fabrício Almeida, Raquel Lisboa e Gerusa Luiz a lutar ao seu lado (sendo que estes procuravam vingança contra Jeff), pediram ajuda e convenceram a Tríplice Hell unir-se aos seus exércitos. Utilizando a mesma estratégia, Nandy tomou o controle da Tríplice XD. Iniciou-se, assim, a Guerra de Invasões (ganhou esse nome porque os membros de ambas as alianças tentavam reunir cada vez mais usuários para seus lados e, como precisavam diminuir a concorrência, passavam horas hackeando os computadores de seus inimigos).

A Guerra de Invasões ocorreu da seguinte forma:

· Fernanda Martins ataca a área “Assustadora”.
· Jeff Dantas ataca a área “Curiosidades”, especificamente nos posts de Fernanda.
· Diego Martins utiliza a área “Nostalgia” e invade as “Tirinhas da Semana”.
· O avanço dos exércitos de Diego sobre as “Tirinhas da Semana”, é interrompido após a tomada das “Tirinhas da Semana #45”.

Após a tentativa de Diego de tomar as “Tirinhas da Semana”, o avanço das tropas da divisão “Nostalgia”, criada por Jeff Dantas, foi interrompida com o retorno dos floodadores que, procurando tomar o controle do site com o enfraquecimento da maioria das tropas e sendo liderador por Henry, tentaram trazer o exército dos Maneiros para o seu lado, mas estes se mantiveram neutros na guerra entre a Aliança XD e a Aliança Hell, fazendo com que os floodadores tivessem de recuar antes que pudessem causar danos sérios.

Com Jeff conseguindo convencer Edenilson Lisboa a vir para seu lado e mostrando para Adriano Saadeh que ele conseguiria vender mais livros que ensinavam a hackear (pelo fato de muitos usuários não saberem fazê-lo) para seu lado do que para o lado de Fernanda, este viu iniciar-se a Guerra Consumista (recebeu este nome porque ambos os lados se dividiram e criaram seus próprios blogs de recrutamento, tentando reunir o máximo possível de parcerias com outros blogs e um número maior de soldados ao lançar aplicativos de recrutamento para smartphones).

Com o início da Guerra Consumista, iniciou-se o prejuízo. Originalmente, a Aliança XD e a Aliança Hell pensaram que conseguiriam acabar com a guerra facilmente, mas, logo perceberam o grande erro que haviam tomado. Antes, as batalhas ocorriam de duas formas: a primeira tratava-se de os usuários entrarem em um post qualquer e iniciarem uma reivindicação por ele, comentando inúmeros xingamentos; e a segunda tratava-se dos usuários tentando hackear os computadores uns dos outros, de tal forma que ambos os lados acabaram enfraquecendo.

Contudo, nenhum dos moderadores previu que, com o enfraquecimento da maldição de Fernanda após Pedro Estrella e seus aliados (que saíram da Aliança XD quando descobriram que Fernanda que havia amaldiçoado o Minilua, e não o Efox) conseguirem derrotar o palhaço que assombrava o blog, sem contar com a derrota da Boneca Assombrada por Jim the Pathinfinder; e com muitos usuários que saíram da guerra por terem seus computadores infestados de vírus espalhados pelos hackers e a tentativa de recrutar mais blogs e soldados ter fracassado, como consequência dos exércitos ficarem sem muitos computadores disponíveis para lançarem novas atualizações dos aplicativos de recrutamento; a guerra levaria ao empate.

Mas havia algo mais preocupante. Adriano parara de distribuir livros para os usuários, devido aos moderadores não terem mais como pagá-lo, o que fez com que os hackers em treinamento da Aliança Hell tivessem de parar suas atividades. A Aliança XD ainda tinha mais soldados disponíveis, sendo que muitos eram hackers experientes, o que garantiria a derrota da Aliança Hell. Ao ver que se a Aliança XD ganhasse a guerra, isso iria impedir que ele pudesse comentar no Minilua e publicar posts novamente, Saadeh voltou a distribuir livros para a Aliança Hell, sendo que estes foram pagos pelos “Maneiros”, que também não poderiam mais comentar se a Aliança XD ganhasse a guerra, pelo fato de eles terem permanecido neutros até agora, o que irritara Fernanda.

Como a Aliança Hell fez com que os exércitos da Aliança XD declarassem armistício, a guerra estava no fim. Saadeh e os “Maneiros” apareceram com o Tratado de Estrella, por este ter sido escrito por Pedro Estrella. O tratado iria dar aos moderados a chance de criar novos blogs, cada um sobre um determinado tema, fazendo com que o blog Minilua deixasse de existir, para surgir a rede de blogs Minilua. Assim que os blogs da rede já estivessem famosos o bastante, estes se uniriam no Novo Minilua. Os usuários também poderiam contribuir, pois o “Monte a Sua Matéria” passaria a ser um dos blogs da rede Minilua. Mas havia uma série de implicações:

· Os Maneiros, por terem decidido pagar os livros no lugar dos moderadores da Aliança Hell, ainda não tinham juntado dinheiro suficiente para pagar Adriano, o que faria com que os outros usuários e moderadores, de ambos os lados, tivessem de contribuir para o pagamento, gerando dívida com Saadeh, que ficaria encarregado com o blog sobre humor.

· Fernanda, derrotada, ainda desejava vingança por Diego ter ficado com a área “Assustadora” no lugar dela. Por isso, ela recusou a proposta inicial do tratado.

Como muitos concordavam com ela, insatisfeitos pelo Minilua ter de ser uma rede de blogs, e não poder continuar como um blog só, Pedro Estrella teve de criar outro tratado. Este novo tratado iria botar a culpa da guerra na área “Assustadora”, fazendo com que ela fosse retirada do site por tempo indeterminado, podendo só voltar quando o blog estivesse completamente recomposto.

Os posts começaram a ficar carentes, pelo fato dos moderadores terem de reformar a equipe, entregando novas séries de posts para cada moderador e tendo de apagar os comentários que contribuíram para a guerra. Edenilson Lisboa teve de sair do blog como forma de encerrar a dívida dos moderadores com Adriano, dando a ele o lugar de Edenilson. O Minilua demoraria muito tempo para recompor da guerra, visto que um dos melhores blogs do Brasil estava, agora, arruinado.