Monte a sua matéria: Ainda há como mudar o mundo? (parte II) #135

E sim, para participar, é muito fácil! Para tal, envie o seu texto para: [email protected]! A todos, uma excelente leitura!




Ainda há como mudar o mundo? (parte II)

Por: Amilton Brandão

cats

Sim, a sociedade encontra-se em um momento que não reflete o melhor “lado” do ser humano. Mas estamos aqui há muito tempo e sempre houve épocas com menos intensidade, iguais ou até piores que os malefícios causados atualmente. Mas até quando?

Fato! Alguns estudiosos (e alguns não) dizem que a culpa é do homem e seu modo de ser. Outros que o planeta é que está entrando em uma época de transformação. E até mesmo alguns dizem que é chegado o período da extinção da humanidade.

Bem… O ser humano… Melhor dizendo, nós seres humanos, tivemos a chance de existir, desenvolver, crescer, caminhar e mudar a nossa vida e de outros. Somos responsáveis por nossos atos, e pelo que produzimos, deixamos e mudamos neste mundo. Então sempre há tempo para novas mudanças.

Acredito que temos sim algo (seja ruim ou bom) que já nasce conosco, mas acredito também que o ambiente que temos para interagir e construir nosso caráter também influi em nossas atitudes futuras. Olho para os lados e vejo muita desgraça, mas ainda vejo compaixão e tentativas de mudar o mundo. A atitude de um não tem força se essa atitude não influir diretamente nas atitudes de outros, pois assim teremos uma bola de neve que terá uma força capaz de mover outros e para mais longe.

Temos que acreditar nessa mudança. Quem disse que não podemos acreditar nas pessoas? E nossos pensadores, filósofos e homens de fé? Pessoas que mudaram o mundo com suas palavras e atos e outros que ainda continuam? Não servem de inspiração? Cito alguns e as palavras que proferiram tantas vezes com a intenção de transformar, mudar.

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.” – Albert Einstein

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita. Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.”  –  Mahatma Gandhi

“Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem… a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.”  – Karl Marx

marx

“O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso. É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.”  – Madre Teresa de Calcutá

madre-teresa-1-784x1024

“O que queres que os homens façam por ti, faça igualmente por eles. Todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.”  – Jesus Cristo

Jesus Cristo 07

“Tem gente famosa que não é importante. A passagem de cada um pela vida deve contribuir para que, ao final, o mundo não esteja pior do que era antes. As pessoas são lembradas pelo comportamento que tem no trabalho, com os amigos, na família.” – Mário Sérgio Cortella

Temos um mundo controverso em nossas mãos onde a maioria manda e enriquece e a minoria obedece e sofre, fica abatida e/ou tenta fazer algo. É hora de resgatar valores antiquados, mas justos e buscar criar novos valores para os novos tempos, nos atualizar.

Então? O que você esta fazendo no momento para mudar essa situação? Faça política (diferente de praticar politicagem). Conheça novas pessoas. Forme grupos de discussão. Realizem viagens, conheçam e gritem o que vocês querem. Crie, participe e pratique uma ideia, projeto ou ideal social! Se não tem força, dê força a quem pode mais!

Já disse Chico Xavier: “Nem Jesus Cristo, quando veio a Terra, se propôs a resolver os problemas pessoais de todas as pessoas em particular. Ele se limitou a nos ensinar o caminho que necessitamos palmilhar por nós mesmos.”

Obrigado pela atenção!

  1. Amilton BP

    22 de abril de 2014 em 23:49

    Que bom que este post trouxe a reflexão que eu imaginei passar. 🙂

    • Marvelunatico

      23 de abril de 2014 em 23:01

      Ótima matéria!

  2. Marvelunatico

    22 de abril de 2014 em 17:32

    “Alguns estudiosos (e alguns não) dizem que a culpa é do homem e seu modo de ser. Outros que o planeta é que está entrando em uma época de transformação. ”

    Essa “transformação” no planeta nós que estamos causando. E não é pro bem. O planeta sempre nos deu tudo que precisamos, mas não cuidamos dele.

    • Amilton BP

      22 de abril de 2014 em 23:47

      A época de transformação que me referi seria a era glacial ou mudança de temperatura do sol com as manchas solares. Mas também o homem é causador disso, citando o comentário da sabrina, “o homem é o lobo do próprio homem.”

      • Marvelunatico

        23 de abril de 2014 em 23:00

        “O homem é o lobo do próprio homem” e vice-versa!

  3. Thiago.

    22 de abril de 2014 em 17:28

    ” A gente se adaptou ao mundo feroz, agora é a hora de fazer com que o mundo se adapte a nós! “

  4. Renato Russo

    22 de abril de 2014 em 17:14

    ” Há tempos nem os santos têm ao certo a medida da maldade. E há tempos são os jovens que adoecem. E há tempos o encanto está ausente e há ferrugem nos sorrisos.
    Só o acaso estende os braços a quem procura brigo e proteção.”

    • Renato Russo

      22 de abril de 2014 em 17:17

      *brigo
      “Eu erro também…”

  5. Terrorista

    22 de abril de 2014 em 16:50

    citação de karl marx
    ja vi q é burrice

  6. Shun

    22 de abril de 2014 em 15:29

    Acho que temos que começar por nós mesmos, mas principalmente pelas crianças, pq elas serão a sociedade do futuro… cada vez eu fico mais espantado em como as crianças estão amadurecendo rápido, só que de uma forma ruim

    • Death

      22 de abril de 2014 em 15:45

      EDUCAI AS CRIANÇAS,PARA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO PUNIR OS ADULTOS-PITÁGORAS

  7. Death

    22 de abril de 2014 em 14:42

    Foi legal colocar uma frase de Cristo e ninguém vim com hostilidade
    Boa matéria,Jeff!

  8. André Silva

    22 de abril de 2014 em 14:40

    Bela materia!
    ”Nao adianta apenas a minoria fazer coisas boas e a maioria cruzar os braços ou fazer o mal, devemos nos unir e cada um fazer sua parte para reverter nossa atual realidade, que acabará com nos mesmos.”
    – André Silva

  9. Lucas Rodrigues

    22 de abril de 2014 em 14:35

    As vezes eu penso sobre como seria um mundo onde não existissem seres humanos, somente animais e plantas. Seria diferente? Sim, muito. A raça humana está em um período de retrocesso mental notoriamente revoltante. Não vou dar exemplos pra não gastar mais ainda meu empoeirado teclado. Dias melhores podem vir? Quem sabe… Ainda há uma esperança, uma luz no fim do túnel para purificar mentes malignas que assolam as mais inocentes? Bem, talvez haja… Acho muito errôneo quando pessoas dizem que o MUNDO está ruim. Não é o mundo, e sim os seres que nele habitam. O planeta está em mesmo estado desde sua formação. Então, acredito em uma esperança.
    Temo pelas futuras gerações, penso em como as coisas vão estar mudadas em um futuro próximo, se tudo vai piorar ou vai melhorar, não sei… só quero apenas que haja esperança.
    E se não houver esperança, quem irá nos socorrer?

    • Amilton BP

      22 de abril de 2014 em 23:43

      Sim, quem irá nos socorrer? É no momento dessa pergunta que voce fará algo ou ficará indiferente.

    • André Silva

      22 de abril de 2014 em 14:45

      O Chapolin Colorado!

      • Lucas Rodrigues

        22 de abril de 2014 em 14:48

        Legal, agora todo mundo vai vir responder meu comment com um herói em mente, que previsível. ¬¬ qual será o próximo? Chuck Norris?

        • André Silva

          22 de abril de 2014 em 14:56

          Não, acho que sera o Homem de Ferro ou o Capitao America

  10. O Mentalista

    22 de abril de 2014 em 14:27

    Como mudar o mundo?Ao envés de ensinar o pior do mundo para seus filhos, ou dizer “O mundo é sujo, você terá que lutar para sobreviver a ele”, diga que o mundo é um lugar bom, aliás o mundo não é ruim, as pessoas é quem fazem ele parecer. Você já deve ter ouvido esse discurso, do mundo sujo, de seus pais, ou familiares, isso faz com que nos acostumemos com essa sujeira, e acabamos sendo sujos para viver na mesma, se os pais ensinarem o melhor do mundo(por pior que eles sejam) as crianças vão cada vez mais buscar o melhor dele, e tentar concertar a besteira que fazemos. Isso passa de geração à geração, então está na hora de mudarmos esse ciclo vicioso.

    • Sabrina

      22 de abril de 2014 em 14:28

      Sim, mas quem pré se dispõe?

      • O Mentalista

        22 de abril de 2014 em 14:30

        Eu farei isso, eu mesmo busco o melhor do mundo, e não me rebaixo a ele, caso tenha um filho falarei para ele fazer o mesmo.

        • Sabrina

          22 de abril de 2014 em 14:33

          Está certo, parabéns pela iniciativa. Embora os humanos de hoje em dia não acrescentem muito… Mas enfim, nunca mais te vi por aqui, aconteceu algo?

          • O Mentalista

            22 de abril de 2014 em 14:37

            Ficou meio chato, então sai um pouco, mas continuo escrevendo matérias e avaliando-as. Sempre entro aqui quando posso, só não comento rs.

          • Sabrina

            22 de abril de 2014 em 14:50

            Entendo. Eu também não estou com muita vontade de logar aqui ultimamente. Esse post me chamou a atenção porque tem conteúdo, não menosprezando os outros, mas foi um dos que me deram a real vontade de expor minha opinião.

          • O Mentalista

            22 de abril de 2014 em 14:55

            Também me interesso por esse assunto, só não gosto de ficar falando muito, porque nunca chegamos ao ponto de começar a fazer algo que realmente mude, por isso a mais simples das soluções pode ser a mais importante.

          • Sabrina

            22 de abril de 2014 em 15:02

            Exatamente. Por isso os poucos que se dedicaram à isso se destacam, porque fizeram coisas de que os demais temiam, praticaram a bondade sem nenhum pingo de superficialidade, interesse e ego. Coisas que nós, não somos capazes de fazer totalmente, corrompidos pelo comodismo e egocentrismo de nossos seres mesquinhos. Mas, sempre há pessoas feito você que pré se dispõem à pratica do bem, e isso a vida recompensa.

          • O Mentalista

            22 de abril de 2014 em 15:21

            Bem, a minha ideia a longo prazo funcionaria muito bem, mas se querermos algo de imediato teríamos que começar desde já, deixar as coisas materiais de lado, e começar a pensar em nós mesmo, no nosso destino. Mas não adianta poucas pessoas tentarem fazer isso, pois seriam engolidas pelo sistema na qual faz de tudo para dependermos dele. Trabalhamos mais do que vivemos, nascemos já no trabalho, com se as coisas materiais fossem mais importantes, antes de tudo devemos nos libertar de nós mesmos, pois a sociedade quem faz somos nós e se ela está da forma que está é porque nós queremos ela dessa forma, ou não nos importamos de viver nessas condições. A ideia da sociedade perfeita não é impossível, afinal a sociedade pode ser da forma que as pessoas pensarem, por isso que eu disse para vermos o mundo maravilhoso, pois se pensarmos em um mundo maravilhoso, faremos um mundo maravilhoso.

          • Sabrina

            22 de abril de 2014 em 15:40

            Mas as vezes a “sociedade perfeita” pode ser apenas para nós. :/

  11. Comentarista que comenta comentários

    22 de abril de 2014 em 14:27

    Paz Mundial, isso dai pode ser, mas é complicado, se eu te dizer uma coisa, o consumismo, o capitalismo, trouxe paz ao mundo que antes vivia em guerra!!!! nada foi melhor aos pobres e a todos nós que o capitalismo

  12. Sabrina

    22 de abril de 2014 em 14:19

    “O homem é o lobo do próprio homem.” Como dizem, mas, se ele quiser, também pode praticar bons atos. Tudo é questão de querer. Somos como um ying yang, temos nosso lado bom e mal por natureza, somos pecaminosos e perversos por natureza, mas isso não quer dizer que não podemos praticar e aprimorar nosso lado bom, assim, nos tornando pessoas melhores. Independente de religião, você será lembrado por quem você realmente é, sendo assim, por quê não sermos lembrados como pessoas de boa índole e bom coração? 🙂

    • Lucas Rodrigues

      22 de abril de 2014 em 14:46

      “O homem é o lobo do próprio homem.”
      Ouvia muito essa frase nas aulas de filosofia e sociologia.

      • Sabrina

        22 de abril de 2014 em 14:51

        E faz total sentido. Porquê afinal, só o homem que pode “derrubar” aos seus semelhantes.

    • Lobo Alfa

      22 de abril de 2014 em 14:43

      gostei da parte “O homem é o lobo do próprio homem.”
      belo comentário

      • Sabrina

        22 de abril de 2014 em 14:52

        Obrigada, este post realmente me chamou a atenção.

        • Amilton BP

          22 de abril de 2014 em 23:39

          Obrigado pelo comentário sincero.

  13. Jeff Dantas

    22 de abril de 2014 em 14:18

    Concordo, e assino embaixo: “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita. Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.”

    http://static.minilua.org/wp-content/uploads/2014/04/cats4.jpg

    • Comentarista que comenta comentários

      22 de abril de 2014 em 14:28

      Para começar, xixi no banho!!!!!

      • Jeff Dantas

        22 de abril de 2014 em 14:35

        Hhahahahah, depende da vontade!!! Tem horas, que não tem como evitar… 🙂

        • Comentarista que comenta comentários

          22 de abril de 2014 em 14:35

          kkkkkkk

39 Comentários
mais Posts
Topo