Minilua

Monte a sua matéria: Ainda há como mudar o mundo? (parte II) #135

E sim, para participar, é muito fácil! Para tal, envie o seu texto para: equipe@minilua.com! A todos, uma excelente leitura!

Ainda há como mudar o mundo? (parte II)

Por: Amilton Brandão

Sim, a sociedade encontra-se em um momento que não reflete o melhor “lado” do ser humano. Mas estamos aqui há muito tempo e sempre houve épocas com menos intensidade, iguais ou até piores que os malefícios causados atualmente. Mas até quando?

Fato! Alguns estudiosos (e alguns não) dizem que a culpa é do homem e seu modo de ser. Outros que o planeta é que está entrando em uma época de transformação. E até mesmo alguns dizem que é chegado o período da extinção da humanidade.

Bem… O ser humano… Melhor dizendo, nós seres humanos, tivemos a chance de existir, desenvolver, crescer, caminhar e mudar a nossa vida e de outros. Somos responsáveis por nossos atos, e pelo que produzimos, deixamos e mudamos neste mundo. Então sempre há tempo para novas mudanças.

Acredito que temos sim algo (seja ruim ou bom) que já nasce conosco, mas acredito também que o ambiente que temos para interagir e construir nosso caráter também influi em nossas atitudes futuras. Olho para os lados e vejo muita desgraça, mas ainda vejo compaixão e tentativas de mudar o mundo. A atitude de um não tem força se essa atitude não influir diretamente nas atitudes de outros, pois assim teremos uma bola de neve que terá uma força capaz de mover outros e para mais longe.

Temos que acreditar nessa mudança. Quem disse que não podemos acreditar nas pessoas? E nossos pensadores, filósofos e homens de fé? Pessoas que mudaram o mundo com suas palavras e atos e outros que ainda continuam? Não servem de inspiração? Cito alguns e as palavras que proferiram tantas vezes com a intenção de transformar, mudar.

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.” – Albert Einstein

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita. Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.”  –  Mahatma Gandhi

“Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem… a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.”  – Karl Marx

“O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso. É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.”  – Madre Teresa de Calcutá

“O que queres que os homens façam por ti, faça igualmente por eles. Todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.”  – Jesus Cristo

“Tem gente famosa que não é importante. A passagem de cada um pela vida deve contribuir para que, ao final, o mundo não esteja pior do que era antes. As pessoas são lembradas pelo comportamento que tem no trabalho, com os amigos, na família.” – Mário Sérgio Cortella

Temos um mundo controverso em nossas mãos onde a maioria manda e enriquece e a minoria obedece e sofre, fica abatida e/ou tenta fazer algo. É hora de resgatar valores antiquados, mas justos e buscar criar novos valores para os novos tempos, nos atualizar.

Então? O que você esta fazendo no momento para mudar essa situação? Faça política (diferente de praticar politicagem). Conheça novas pessoas. Forme grupos de discussão. Realizem viagens, conheçam e gritem o que vocês querem. Crie, participe e pratique uma ideia, projeto ou ideal social! Se não tem força, dê força a quem pode mais!

Já disse Chico Xavier: “Nem Jesus Cristo, quando veio a Terra, se propôs a resolver os problemas pessoais de todas as pessoas em particular. Ele se limitou a nos ensinar o caminho que necessitamos palmilhar por nós mesmos.”

Obrigado pela atenção!