Monte a sua matéria: Bonsai – Uma arte milenar #79

Pois é, e desde já, contamos com vocês. Para tal, envie o seu texto para: [email protected]! A todos, uma excelente leitura!




Bonsai - Uma arte milenar

Por: Wagner Cezário

Para quem ainda não sabe, o bonsai é uma arte milenar que consiste em cultivar árvores em pequenos vasos ou bandejas, tornando-se “miniaturas” das quais são representadas na natureza. Com o passar do tempo, o cultivo de bonsai não seria apenas uma arte, mas também um hobby praticado por quase todo o mundo.




História

Não se sabe ao certo sobre sua história, muito menos as datas para o início de seu cultivo. Algumas histórias relatam que sua origem é japonesa, outras ainda contam que se originou na Índia. Porém, a história mais aceita entre os cultivadores é de que sua ascendência seja chinesa, iniciada milhares de anos atrás.

As pessoas mais ricas e cultas das cidades, assim como os monges budistas e taoistas  saíam de suas habitações e dirigiam-se até as montanhas para contemplar fenômenos naturais, visando tranquilidade e a busca pela paz. Muitas árvores-anãs eram encontradas em meio ao caminho e por sua longevidade ser alta, também eram adoradas como uma representação na luta pela sobrevivência e superação da ação do tempo.

Como possuíam uma idade bastante elevada para a região e condições desfavoráveis (por isso tinham o tamanho reduzido), várias daquelas pessoas as retiravam do local e colocavam-nas em vasos. Passariam a ser chamadas de pun-sai.

Inicialmente, eram mantidas do jeito que foram encontradas e em vasos sem nenhuma paisagem. Com o passar do tempo, foram tratadas através de técnicas que visavam uma boa aparência e formato, sempre se especializando com o decorrer dos anos, assim como os recipientes onde eram plantadas, recebendo o nome de pun-ching.

Todo esse cultivo se baseava na harmonia entre o céu e a terra, e como eram necessários muita atenção e cuidado, acabava ajudando na meditação e concentração das pessoas. Teorias demonstram que estavam relacionados à religião e não como uma forma de divisão de classes, ou seja, como um cultivo para pessoas ricas.




Da China para o Japão   

Assim como a história de sua origem, a saída do bonsai da China para o Japão também não é precisa. A primeira menção de seu transporte para outro país foi durante a Era Kamakura no Japão, entre os anos de 1192 e 1333.

Provavelmente levada por monges chineses, o bonsai desvincularia da religião e passaria a ser notado como uma arte, sendo que apenas os mais nobres tinham o direito de cultivá-lo, porém disseminou-se com o tempo. Essa arte era vista como a expressão do homem interpretando a natureza e logo adotariam formas na maior perfeição possível.

No período da Era Edo, entre 1615 e 1867, sua popularidade aumentou muito. Tal período foi marcado pela evolução de técnicas de cultivo e introdução dos estilos básicos. No final dessa Era, árvores que possuíam características um tanto quanto “estranhas”, eram consideradas como bons modelos de bonsai. Porém isso não passara de um engano e posteriormente, o cultivo ressurgiu como sinal de saúde e beleza.




Do Oriente para o Ocidente

Somente no século 18 ocorreu tal passagem, quando ingleses retornaram do Japão espantados e admirados com as pequenas árvores que possuíam a mesma aparência quando encontradas na natureza. Tal notícia repercutiu por toda a Europa e logo aderiram ao seu cultivo.

Algumas exposições foram feitas, como em Paris no ano de 1878 e posteriormente em Londres no ano de 1909. As duas feiras foram organizadas pelo Japão. Somente em 1914 foi organizada a primeira exposição nacional de bonsai em território nipônico e 20 anos mais tarde, passaria a ser apresentada anualmente.




O Bonsai no Brasil

Rumores relatam que chegou em território brasileiro no ano de 1908, através de imigrantes japoneses que haviam trazido consigo pertences que os fariam lembrar de suas terras.

Porém segundo Chuji Takeguma, autor do artigo “História do Bonsai no Brasil”, o cultivo não teria começado juntamente com a chegada de imigrantes. O autor conta que alguns imigrantes foram trabalhar em culturas agrícolas de café, atrasando o cultivo de bonsai no Brasil. Só mais tarde, na década de 30, quando os japoneses conseguiram uma estabilidade financeira, que iniciaram as técnicas de bonsai em nosso território.




Outras Teorias

Diversas histórias surgiram sobre a origem do bonsai, como quando famílias perdiam suas árvores durante o inverno. Por tal motivo, acabavam colocando as mudas em pequenos recipientes e os cuidados eram feitos dentro da própria residência.

Conta-se também que surgiu na Índia, em que os curandeiros locais utilizavam-se da técnica de redução de plantas, para transportar as medicinais. Porém, tal técnica não era chamada de bonsai.

  1. Dark J

    9 de maio de 2013 em 20:25

    Que Bonsai! Ulálá! Vem nim mim bebe.

  2. Greg

    9 de maio de 2013 em 19:58

    No bonsai tem que amarrar partes da arvore para que não cresca, mas isso na minha opinião é um injustiça, tem que deixar o coração da arvore decidir pra onde crescer e não impedir isso … 🙂 fica a dica …kk

  3. Nameless

    9 de maio de 2013 em 19:27

    Ideal pra quem quer cultivar um pomar dentro de seu apartamento. Já imaginou você colhendo sua própria uva, no parreiral feito dentro de sua casa?

    • Greg

      9 de maio de 2013 em 19:55

      a uva seria do tamanho de um feijão, rsrs

  4. Karin

    9 de maio de 2013 em 17:45

    Não sei se é pq sou uma mulher muita alta mais quase tudo q é pequeno eu acho atraente kkkkk quero um bonsai! – O `povo` aq da minha cidade diz q é normal pessoas altas gostar de coisas pequenas- XD

  5. Bushido

    9 de maio de 2013 em 16:20

    Eu tenho cotas, não preciso ler!

  6. Xion

    9 de maio de 2013 em 16:15

    Legal.

  7. Lucas Rodrigues

    9 de maio de 2013 em 15:45

    Gostei do texto, ótima matéria, bem melhor que o “Monte a sua matéria” anterior u.u

  8. Wagner

    9 de maio de 2013 em 15:45

    Olha, texto meu =)
    Valeu Jeff o/

    • Iago Fernandes

      10 de maio de 2013 em 20:58

      legal Wagner curti essa sua matéria muito interessante

    • Bushido

      9 de maio de 2013 em 16:32

      Olá, você tem um minuto para satanás ?

    • Muller Montreal Canadiens

      9 de maio de 2013 em 16:09

      porque escolher esse tema?

      • Wagner

        9 de maio de 2013 em 16:31

        É uma tema interessante e legal de pesquisar.

        • Jeff Dantas

          9 de maio de 2013 em 18:52

          Não sei pq, mas me lembrei do “Mundo da Lua”. Tinha um episódio que falavam deles..hehehe

  9. Estudante

    9 de maio de 2013 em 15:44

    Eu tenho um bonsai .-.

    [img]http://marvinoandroideparanoide.com/wp-content/uploads/bilbo-bonsai.jpg[/img]

    • Capitão Jack Sparrow

      9 de maio de 2013 em 19:56

      Isso parece de plástico…

  10. Muller Montreal Canadiens

    9 de maio de 2013 em 15:43

    tenho um bonsai em casa ajuda bastante pra tirar o stress

18 Comentários
Topo