Monte a sua matéria: Caras novas para uma música nova #116

E sim, desde  já, contamos com a sua participação. O e-mail de contato: [email protected]! A todos, uma excelente diversão!




Caras novas para uma música nova

Por: Vinícius Salfer

Bandas brasileiras novas que a mídia deveria dar uma olhada melhor.
Para quem achava que os refrões brasileiros de hoje em dia se limitam a sílabas desconexas como: “Tche tche rê” ou “Tchu Tcha”, sinto em lhe informar que você caro ou cara amigo ou amiga, mas não é bem por ai. Então você me pergunta “Beleza, mas em que buraco estão escondidas essas novas pérolas da nova musica brasileira?”, ai eu respondo: “Bem de baixo do seu nariz caro leitor ou cara leitora. E as outras estão logo abaixo.”.

Os Outros

Não meu amigo, Nicole Kidman não está no elenco, muito menos eles são o inferno de alguém. Direto da terrinha do pão de açúcar lhes apresento a banda os Outros. A banda carioca deu as caras em 2007 quando lançou seu primeiro álbum de estúdio “Nós somos Os Outros”, mostrando o mesmo estilo que esticariam até o seu segundo disco, “Pacote Felicidade”. Só pelas melodias animadas e bem encaixadas que te fazem assoviar para alguns, ou assobiar para outros, a tarde inteira, já valeria a pena. Mas as letras provocantes, irônicas, até as mais inocentes têm o seu lado perverso lhe convidam a entrar nesse rock dançante e inteligente.

Boas partes das letras, quando não compostas por Vitor Paiva (Baixo), são compostas pelo vocalista Botika, que também é escritor. Você deve se lembrar do episódio, que até foi documentado pelo fantástico, sobre quando o prefeito do Rio e seus seguranças agrediram o musico e sua mulher. Os Outros atualmente estão com um projeto em conjunto com Teresa Cristina onde fazem releituras de musicas de Roberto Carlos. Deixo aqui um gostinho, recheado de arte do ultimo clipe lançado pela banda para a musica “Meados de Futuramente”.

Graveola e o Lixo Polifônico

Para os íntimos e para que quer ser íntimo, simplesmente Graveola. Para quem gosta de samba, poesia, talvez um pouco de tango, ironia e algumas experimentações com tudo isso, Graveola é para você. Em 2009 a banda disponibilizou para o mundo o seu primeiro álbum de estúdio onde mostravam essa salada de ritmos que encantava os tropicalistas mais severos.

Com influencias dos tios que fugiam do cassetete da ditadura, o grupo consegue mostrar para o que veio nos três álbuns que já lançaram, o mais recente, “Eu preciso de um Liquidificador”, em 2011. Graveola é uma daquelas bandas que você precisa ouvir para saber, uma daquelas bandas que você pode não gostar dessa ou daquela musica, mas com certeza vai gostar da outra ali. Já fizeram Tour pela Europa de onde receberam elogios e boas críticas por onde passavam. Como degustação, segue o clipe bem humorado da musica “Babulina´s Trip”.

O Terno

Com um nome que trás uma variância mais social da palavra “Três”, essa banda vem abrindo um espaço cada vez maior na cena musical brasileiro. O Power trio comandado por Tim Bernardes apareceu em 2012 ao lançar o disco de estréia “66”, mas ficou mais conhecida pelo clip da musica que trás o mesmo nome do álbum. As composições do álbum são divididas em meio a meio entre a banda e o pai do vocalista, Mauricio Pereira (Mulheres Negras).

A banda é bem influenciada pelo tropicalismo, os arranjos pesados acompanhados por um Fuzz gritante nos lembram disso de uma maneira que há muito tempo não se via. Letras divertidas e com umas sacadas bem interessantes, nos fazem aproveitar o que a banda tem a oferecer. A pouco tempo a banda participou do EP de Tom Zé, “Tribunal do Feicebuque”, junto com outros artista onde Tom Zé respondia questões sobre a sua participação no comercial da Coca-Cola. Confira o clipe da musica “66”.

Holger

Com uma proposta dançante e nova, Holger já conquistou fãs por onde passou, incluindo em terras estrangeiras. O primeiro álbum Sunga de 2010 já nos mostrava uma nova sonoridade, mais baterias do que estamos acostumados a ouvir em uma canção, guitarras que dançam com dedilhados simples, mas intercalados de uma maneira muito bem feita.

Ou seja, tudo para dar errado nas mãos de músicos não tão bons, o que por sorte não é o que se pode dizer da Banda. Composições em inglês encantavam no primeiro álbum, mas no segundo, “Ilhabela”, resolveram tentar arriscar no nosso velho portuga. Deram uma palhinha ao lado de outras grandes bandas na edição desse ano do Lollapalooza. Recebidos bem pelas críticas, Holger é uma aposta certa em musicas diferentes e dançantes. Segue o ultimo clipe da banda da musica “Great Strings” que faz parte do repertório do segundo disco. Um clipe bem caliente, com alguns peitos aqui e ali, acompanhando a excelente musica.

Memórias de um Caramujo

Seguindo a sintonia do nome peculiar, a banda Memórias de um Caramujo leva essa peculiaridade para as suas musicas. Letras animadas, criativas, com um senso de humor que nos contam histórias no mínimo interessantes. Com melodias que dançam com o samba, com o rockabilly, com um espírito circense que faz os seus shows serem um pouco diferentes do que o normal. A banda não possui um álbum de estúdio, mas nesse momento estão trabalhando para resolver logo esse problema.

O que nos resta é um CD registro gravado em uma de suas apresentações ao vivo. Musica como “A vida é um casa alugada” e “Alice”, faz essa banda ser considerada uma grande promessa para novas boas musicas no futuro. Abaixo um vídeo da apresentação ao vivo da bem humorada “A vida é um casa alugada”.

Tibério Azul

Pernambucano, poeta, musico, criativo, são pequenos exemplos na lista de características desse novo nome da musica brasileira. Com o seu disco de estréia, “Bandarra”, Tibério mostra que o seu sotaque misturado com poesias geniais junto com sonoridades que dançam com o jazz e com a surf music apenas tende a dar certo. Musicas apaixonantes, tensas, dançantes, um álbum para todos os momentos. Um bom exemplo é a musica “Veja só” que tem o seu clipe abaixo.

Ganeshas

Flertando com o samba, sambando com o jazz e cobrindo tudo isso com rock se consegue uma banda carioca chamada Ganeshas. Banda criada em 2005, até hoje lançou apenas um álbum de estúdio e está com o segundo, “Cabeça Parabólica”, nas mãos.Lançaram um clipe da nova musica “Da Panela” que trás algumas características de musicas nordestinas, tudo isso na mesma mesa com guitarras distorcidas. Excelentes letras, algumas regadas com alguns copos de scotch e outras mergulhadas naquela malandragem do samba e do bom humor. Assim que é a banda Ganehsas e assim que é o clipe da musica “Rua Araucária” que também estará presente no futuro disco da banda que sairá em breve.

Esses são apenas alguns exemplos da boa musica que temos por ai. Sabendo procurar nos lugares certos acabamos muitas vezes, até mesmo sem querer, achar alguns grandes artistas que nos deixam ansiosos para ver o que vem por ai nesse cenário musical que por enquanto apenas foca em musicas de baixa qualidade artística.

  1. Gabriel Luz

    19 de janeiro de 2014 em 12:58

    Uma das melhores matérias que já li. Seleção fantástica.

  2. Felipe

    17 de janeiro de 2014 em 16:51

    Queria poder compartilhar o nome de mais uma banda brasileira muito boa que ta vindo ae! O conceito do álbum é investigar o que há de divino na tragédia cotidiana, o que há de fé até mesmo na experiência mais mundana. Batista & Bando apresenta um estilo musical diferente, se assemelha a um Blues/folk!

  3. Cibeli Silva

    15 de janeiro de 2014 em 15:21

    Big Hits Beirut

  4. Rhuann rocha santos

    15 de janeiro de 2014 em 13:07

    Uma Otima banda pouco conhecida é a Banda Voltz:
    http://www.youtube.com/watch?v=DIKWB-XiWH0

  5. Lenalee

    14 de janeiro de 2014 em 23:04

    Gosto muito do O Terno. Fui uma vez no show deles. É muito bom. O estilo deles é muito legal.

  6. Um nick de gente

    14 de janeiro de 2014 em 16:29

    essss hipis contriporaniais n setao commm nadasa

  7. Nameless

    14 de janeiro de 2014 em 14:53

    Esse é o tipo de post que eu leio e me sinto pobre de cultura por nunca ter ouvido falar dessas bandas.

    • Gabriel Luz

      19 de janeiro de 2014 em 13:03

      Cara, muita coisa acontecendo no Brasil recomendo o site da Musicoteca. Tem umas bandas legais geralmente pouco conhecidas.

  8. Wagner

    14 de janeiro de 2014 em 14:34

    Parece post do Diego, tá faltando acento em um monte de palavra.

  9. Lucas Rodrigues

    14 de janeiro de 2014 em 14:12

    E eu aqui pensando que a música brasileira já não tinha mais salvação, eis que me aparece esses novos e ótimos talentos, que infelizmente não são divulgados pela mídia televisiva. Mesmo que não sejam tão famosos, é sempre bom apreciar esse grandes talentos ocultos.
    Espero que daqui há alguns a música se renove de uma vez, varrendo todo o lixo que contamina nossos ouvidos atualmente (nem preciso citar quais são né, acho que todo mundo deve saber).

  10. Allen Walker

    14 de janeiro de 2014 em 14:08

    Passando aqui neese post só pra deixar minha banda favorita

    [img]http://www.memelinks.com/nemly-e-nemlerey-2.jpg[/img]

    • Lucas Rodrigues

      14 de janeiro de 2014 em 14:15

      Devia ler, aumenta o conhecimento e diminui a preguiça u.u

      • Allen Walker

        14 de janeiro de 2014 em 14:18

        Cara minha preguiça fica me ameaçando de morte se eu fizer alguma coisa, embora eu duvido se ela vai ter coragem de fazer alguma coisa mas prefiro não arriscar. C:

        • Lucas Rodrigues

          14 de janeiro de 2014 em 14:22

          Vish, preguiça se materializou e se transformou num assassino O.o

          • Allen Walker

            14 de janeiro de 2014 em 14:32

            Sim. E eu tenho que alimentar ela 8 vezes ao dia.

  11. Shun dlç

    14 de janeiro de 2014 em 13:36

    Intelectuais barbudos e moças idealistas…
    Curti essas bandas aí xD

  12. Jeff Dantas

    14 de janeiro de 2014 em 13:32

    No fundo, nem tudo está perdido. Claro, existe muita coisa ruim, mesmo assim, não custa nada pesquisar.. http://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2013/06/rock_guitar1.jpg

  13. Kairos

    14 de janeiro de 2014 em 13:17

    eu gosto de musica brasileira e tal mas nao gosto de musicas cantadas em portugues soh ingles msm <.<

  14. capeta urbano

    14 de janeiro de 2014 em 13:01

    Não vi nada de relevante…rock mesclado com samba ???,musica de playboy rico que fez filosofia e ciências sociais em alguma universidade cara.
    Ainda acho que a boa musica no Brasil,(principalmente o rock)não morreu…más esta à agonizar lentamente…

    • Gabriel Luz

      19 de janeiro de 2014 em 13:48

      Aí tu acha que roqueiro tem que ser ignorante e não fazer faculdade? Palmas pra você!

  15. Mago Urbano

    14 de janeiro de 2014 em 12:58

    só sei que nenhuma música da nova geração vai ser melhor que esta:

    http://www.youtube.com/watch?v=vsl3gBVO2k4

    FATO#

    • Gabriel Luz

      19 de janeiro de 2014 em 12:56

      Muito questão de opinião, eu acho que há grandes músicas e músicos, mas nas sábias palavras de Belchior “É você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem”

    • Shun dlç

      14 de janeiro de 2014 em 13:44

      O melhor é na hora do solo do Brian May

    • Jeff Dantas

      14 de janeiro de 2014 em 13:35

      Aeeee sim, um dos maiores clássicos. Aliás, o Freddie Mercury é uma lenda, né? Um dos maiores mitos do rock 🙂 http://papelpop.com/papelpop/wp-content/uploads/2013/07/Freddie-freddie-mercury-31684755-500-281.gif

  16. Emmanov Kozövisck

    14 de janeiro de 2014 em 12:55

    Espero que a(o) Vayne leia este artigo.

    • Vayne, A Caçadora de Travestis

      14 de janeiro de 2014 em 14:19

      Música brasileira pra mim ainda continua sendo uma bosta mesmo depois de ler

      • Emmanov Kozövisck

        14 de janeiro de 2014 em 16:15

        Ok, então diga-nos o porquê da música brasileira ser ruim.

      • Emmanov Kozövisck

        14 de janeiro de 2014 em 16:13

        Sinceramente, eu não li.

      • Lucas Rodrigues

        14 de janeiro de 2014 em 14:21

        E que tipo de música você gosta?
        (por favor responda com educação)

        • Vayne, A Caçadora de Travestis

          14 de janeiro de 2014 em 14:23

          Classic Rock, Hard Rock, Heave Metal, Alternative Metal, Jazz, Blues, R&B, Soul e POP

          • Gabriel Luz

            19 de janeiro de 2014 em 13:10

            Blá Blá Blá Música Enlatada Wiskars Sachê, Música Nacional Sempre \o/

          • Lucas Rodrigues

            14 de janeiro de 2014 em 14:30

            Ae, gostei de ver ^^ O único citado aí que eu não gosto é o POP.

    • Lucas Rodrigues

      14 de janeiro de 2014 em 14:13

      Ela não gosta de música brasileira, é mais fácil ela dar deslike no post e.e

  17. Derpino

    14 de janeiro de 2014 em 12:54

    Não sei por que, mas me deu uma vontade de ver esse clipe da “Holger” u.u

  18. Zetsu Sen

    14 de janeiro de 2014 em 12:54

    Ainda tem outras bandas boas por aí como Pullovers ou Motorock eu pelo menos considero melhores que as citadas.

    http://www.youtube.com/watch?v=SSzaryMnGUU

    http://www.youtube.com/watch?v=D-ENPYhB7ts

    http://www.youtube.com/watch?v=cT0JI9-EFZY

    Só algumas músicas das bandas citadas.

  19. Estudante

    14 de janeiro de 2014 em 12:53

    tudo universitario de humanas

  20. Mago Urbano

    14 de janeiro de 2014 em 12:48

    se eu não gostei nem da velha, como eu vou gostar da nova?

    • Estudante

      14 de janeiro de 2014 em 12:52

      Eu penso assim com relação às igrejas evangélica e católica 😡

39 Comentários
mais Posts
Topo