Monte a sua matéria: Dissecando um sex symbol às avessas #148

E lembrando, mais uma vez, que é muito fácil participar! Para tal, envie o seu texto para: [email protected]! A todos, uma excelente semana!




Dissecando um sex symbol às avessas

Por: Gabriel Rios

Miley Cyrus. Que fenômeno peculiar. A trajetória da cantora até a fase atual é, pelo contrário, bem genérica. Sem emitir juízo de valor reducionista sobre as implicações dos fatos em seu talento: filha de cantor sub-famoso (talvez sua única “particularidade”), Disney kid, primeiros passos na indústria da música ligados à personagem e boom! A “verdadeira face”. Vanessa Hudgens, os Jonas Brothers (brandamente), Lindsay Lohan, Demi Lovato… Alguns mais estrondosos que outros, de fato, mas a lista continua.

“We Can’t Stop” é bizarra, ressalto que uso o termo sem qualquer carga pejorativa. A garota que há seis anos cantava que “não sabia o que aquecimento global significa”, de repente, não queria mais ser domada e aderiu ao espírito do “é nossa festa, podemos transar com quem quisermos”. O clipe então mostrou o que seriam as marcas da antiga Hannah Montana, subsequentemente: a língua; o twerking, baixo quando feito no funk, mas corajoso e expressão de liberdade quando feito por uma representante da “nossa juventude”” (sim, as duplas aspas são necessárias); a festa desregrada e as demais referências sexuais.

Enfim, há pouco menos de um ano, veio a famigerada apresentação no MTV Video Music Awards. Este que vos fala, como jovem velho careta que é, não fazia ideia do que a Rolling Stone anunciava com a manchete “a língua que lambeu o mundo” e ficou meio atônito com o que viu: uma reedição de tudo que havia no clipe de “We Can’t Stop”, mas ao vivo, para milhões de telespectadores, com participação do não menos bizarro Robin Thicke (okay, um pouco menos bizarro). Nota: conseguir deixar envergonhada a mãe de um tipo como o Robin Thicke, hein, Miley? Que fase! Como diria o Milton Leite.

O ursinho, a língua, a esfregada… Aquilo era a revolução musical anunciada e propagada? Sério? É tudo o que é preciso contemporaneamente? Agora com o fio de juízo de valor que me é permitido: a apresentação foi um gigantesco “antiereção”, desafio encontrarem alguém que, fora da hype sexual criada, ache aquilo sexy ou charmoso de alguma forma.

Voltando da ligeira digressão, Miley se tornou um sex symbol às avessas, possuindo relação mínima com a música (que é só um adereço discreto e pouco relevante), sem a expressividade de algumas “divas” do pop moderno e sem o sex appeal de tantas outras.

A tão “emocionante” “Wrecking Ball” não tem uma palavra escrita por ela (utilizando o próprio encarte do “Bangerz” como fonte), assim como a também “comovente” “Adore You”, e, mesmo assim, é identificada como uma representação do seu término com seu namorado ou noivo (cujo nome, por falta de informação e interesse, não sei), pela mídia e pelos fãs.

Percebam como tudo se encaixa, como todo o “por trás do palco/artista” é produzido. Cada clipe, cada letra, cada foto provocante, cada palavrão, milimetricamente, cirurgicamente planejados. A evolução da Miley como indivíduo (que naturalmente existe) é ofuscada pela evolução grosseira e vulgar da personagem.

A americana ganha as manchetes com exibicionismo barato e conquista os corações das infantes e post-teens da vida (ao menos teórica) cantada por ela e outros, com um falso sentimento de liberdade, uma plástica conexão catártica, que soa (aos meus ouvidos) como um mero clamor pós-adolescente de “já tenho 21 anos e posso fazer tudo que quero”, algo que, além de fútil, não é verdadeiro. A Miley versão “Bangerz” não choca e muito menos está em guerra contra a indústria que a projetou, longe disso, é só outra versão do produto.

  1. rafa

    5 de agosto de 2014 em 09:11

  2. Slim Shady (Eminem)

    4 de agosto de 2014 em 18:08

    Odeio Miley… É tipo Justino… Canta mais ou menos, “mais pra menos”… Usam drogas… Fazem coisas erradissimas…São um pessimo exemplo.
    Meus filhos não vão nem saber que um dia essas porcarias existiram

  3. Adriano Saadeh

    31 de julho de 2014 em 07:56

    Exato! Se as pessoas soubessem realmente o que acontece nos bastidores do Showbusiness…
    Nada acontece por acaso, nenhum acorde, nenhuma imagem…

    • Marvelunatico

      31 de julho de 2014 em 17:43

      Nenhum cosplay…

  4. P Pierrot

    29 de julho de 2014 em 10:03

    Apenas a industria do entretenimento executando seu oficio de promover a degeneração do ser humano. Isso vende infelizmente e o quanto de gente “dormente” que aprecia esse tipo de coisa e absorve seus valores mundanos. Esse e muitos outros motivos são a causa de eu não conseguir mais ouvir música contemporânea e sair garimpando raras musicas do passado com temática melhor.

  5. Kaio Alberth

    29 de julho de 2014 em 09:25

    o pior eh o jeito como ela tenta apelar para a sexualidade de um jeito tosco

  6. Trollmêsis

    28 de julho de 2014 em 23:03

    como muitos já falaram, ela virou porra loka pra aparecer mais e conseguiu… mas até q as músicas dela ficaram mais legalzinhas depois disso

    • Zeref

      29 de julho de 2014 em 20:07

      Uma melhorada minima mas aconteceu,sexo e fim de namoro vende por algum motivo

  7. Celsinho

    28 de julho de 2014 em 21:00

    Já ri quando li “sex symbol”…e pensar que eu também com 21 vi aquela menina fofa “diliça” mostrar a verdadeira forma bizarra,o que não é tão negativo pra mim por que eu me divirto litros com os memes 😀

  8. Li Syaoran

    28 de julho de 2014 em 20:01

    Belo texto, embora não ache que seja necessário falar dela visto que quase desapareceu da mídia .

  9. Felipe Bleichvel

    28 de julho de 2014 em 19:31

    Estou tendo uma overdose de informação inútil… ( Mylei Cyrus… quem afirmar q saber ALGUMA COISA sobre ela vai contribuir em algo na sua vida, por favor, faça um bem pro mundo e corte seus pulsos).
    Pra mim, isso foi nada mais q o minilua inovando o jeito “TV fama” de ser…. kkkk
    claro, só q sem a parte da TV

  10. Marvelunatico

    28 de julho de 2014 em 17:15

    [img]http://geradormemes.com/media/created/hhbcfs.jpg[/img]

    • Adriano Saadeh

      31 de julho de 2014 em 07:57

      Melhor meme!

    • Felipe Bleichvel

      28 de julho de 2014 em 19:39

      “kkkk”
      eu ri 😉

  11. Wald. Angélico Lopes

    28 de julho de 2014 em 16:15

    O que a Miley fez naquela apresentação? Estava exorcizando a Hannah Montana! Hahahaha! Não sei se ela se cansou de ter a imagem sempre associada à personagem da Disney ou sei lá o quê. Acontece que a Miley queria ser a Miley sem a Hannah, queria ser lembrada como Cyrus e não como Montana. E no meu ponto de vista, todo artista teen que sai da Disney possui algum probleminha, de um jeito ou de outro, acabam virando notícia (sendo polêmica ou não). A pressão de estar na mídia desde criança e querer mudar a imagem assim abruptamente é resultado de um crescimento diante dos holofotes. Isso mexe com a cabeça, reparem nos artistas mirins (principalmente do universo musical) que já não deram o que falar? O seu ex namorado é o ator Liam Hemsworth, que faz o Gale em Jogos Vorazes e que atuou com ela no filme “A Última Música”, não sei porque terminaram, mas acho que foi melhor pra ele pular fora do barco antes que ele explodisse. E como citou: “A Miley versão “Bangerz” não choca e muito menos está em guerra contra a indústria que a projetou, longe disso, é só outra versão do produto”. Bela Matéria!

    • Lily

      28 de julho de 2014 em 21:48

      Concordo com você…

  12. bais ou benos

    28 de julho de 2014 em 15:26

    Apenas outra pequena artista querendo aparecer o tempo todo na mídia, típico de Lady gaga e outras merdas que agente encontra….

    • Gato Endiabrado

      9 de agosto de 2014 em 23:11

      Katy Perry também é outra, esses clipes infantis… ela devia fazer um clipe realmente bom! Eu admiraria ela muito, mas ela só faz clipes bestas. Nhé.

    • Rafael Pereira

      28 de julho de 2014 em 17:08

      Se não gosta do estilo de ambas ótimo, apenas não fique denegrindo o trabalho delas, por que enquanto você as difama elas ganham dinheiro com essa publicidade gratuita que haters como você fazem.

      • Marvelunatico

        29 de julho de 2014 em 22:21

        Hater são essas pseudo-cantoras. Haters da boa música.

        • Gato Endiabrado

          9 de agosto de 2014 em 23:08

          Katy Perry também é uma bosta, se fosse boa teria algum Grammy, bjs

        • bais ou benos

          30 de julho de 2014 em 11:08

          Exatamente hu3

      • bais ou benos

        28 de julho de 2014 em 21:21

        Cara, eu procuro o menos possível tocar no nome desse tipo de artista, toquei apenas nome dela por ser o assunto do post..

  13. DCemblemático

    28 de julho de 2014 em 15:08

    Isso me lembrou um episódio de south park que diz que estamos em um mundo onde uma pessoa como Paris Hilton ganha um programa de TV e é uma sensação da mídia! Hey, não dou a mínima se “nas entrelinhas” a mídia faz chacota dela, o fato é que ela aparece, e com certeza influencia garotas ingênuas e/ou imbecis. South Park a mostrou como ela é: Alguém que a cada cinco minutos tosse uma plasta de sêmen.

    • DCemblemático

      28 de julho de 2014 em 15:12

      Agora a nova paris hilton é a miley cyrus ela que tosse uma pasta de sêmen e faz várias fãs pelo mudo todo he-he-he

      • Zeref

        29 de julho de 2014 em 20:05

        Vadia Mimada e Burra

  14. o exterminador de minilunáticos

    28 de julho de 2014 em 14:56

    Por isso eu prefiro o Funk ( irônia), (ou não)

    • DCemblemático

      28 de julho de 2014 em 15:18

      Funk tem que ser do Mandela he-he-he

    • Marvelunatico

      28 de julho de 2014 em 15:08

      Um exterminador de minilunáticos! :O

      Certeza que é do Eutesalvo

      (EUTESALVO <3 S2)

      • DCemblemático

        28 de julho de 2014 em 15:13

        Só fala isso porque tem parceria com o cara do eu te salvo he-he-he

        • Marvelunatico

          28 de julho de 2014 em 15:22

          Não, falo isso porque o toda a equipe do EUTESALVO desenvolve um trabalho magnífico com o agregador e o canal no youtube. u.u

          • Zeref

            29 de julho de 2014 em 20:04

            Vamo no cinema ver Os Gurdiões da Galáxia? Confesso q vo só pq é da Marvel

          • Marvelunatico

            29 de julho de 2014 em 22:23

            Aiiiin, sóssiforagora :3

          • DCemblemático

            28 de julho de 2014 em 15:54

            Um canal do YouTube onde o cara falando da até dor de cabeça por ter uma voz terrível, um agregador de conteúdo não muito bom, e eles são incríveis he-he-he

          • Marvelunatico

            28 de julho de 2014 em 16:55

            Os vídeos podem até ser estranhos, já o agregador é bão dimais sô!

          • o exterminador de minilunáticos

            28 de julho de 2014 em 17:04

            eu vou destruir todos os minilunáticos principalmente os que fazem um nick com um nome obviamente copiado de outro usuário.(você sabe de quem eu falo)

          • Marvelunatico

            28 de julho de 2014 em 17:09

            Tem meu total apoio. Depois de aniquilar todos os minilunáticos, vamos destruir todos os chewbaccas. Depois ficaremos de boa, só Observando O Mundo…

          • o exterminador de minilunáticos

            28 de julho de 2014 em 17:15

            Antes vou dar o aviso: Allen, Henrique, Radioativo e DC se não se tornarem observadores do mundo serão EXTERMINADOS.

          • Allen Walker

            29 de julho de 2014 em 12:40

            Pode vir, eu sou otaku cara, os otakus são as pessoas mais machos desse mundo quiça do universo.

          • o exterminador de minilunáticos

            29 de julho de 2014 em 20:47

            otaku é viado

          • Diabo

            31 de julho de 2014 em 15:18

            Viado ñ poha, respeita, e se ñ ficar quieto te puxo pra cá (vulgo: inferno)

          • DCemblemático

            28 de julho de 2014 em 18:47

            O.o estamos sendo ameaçados de extermínio, o marvel tá tão desesperado que paga alguém para nos exterminar se não entramos pro blog dele he-he-he

          • o exterminador de minilunáticos

            28 de julho de 2014 em 19:04

            Eu vou exterminar todos os chewbaquianos.

          • DCemblemático

            28 de julho de 2014 em 20:32

            Venha a força está do nosso lado he-he-he

          • Marvelunatico

            28 de julho de 2014 em 17:16

            LOL

  15. ultramen Tiga

    28 de julho de 2014 em 14:33

    só discordo da parte de “filha de cantor sub-famoso”
    sei lá o cara foi relativamente famoso para a sua época, é claro.
    ótimo post,apesar da mania de achar que artista pensa em todos os seus movimentos de maneira fria,
    ela pode ser simplesmente uma doida mesmo 😀
    huehuehe

  16. Dr.V

    28 de julho de 2014 em 14:30

    Ótima critica.

  17. Terrorista

    28 de julho de 2014 em 14:21

    Não me importo com Hannah Montana, nem com Demi Lovato e nem com o caralho a quatro.
    Acho que as pessoas também não deveriam se importar. Deixa quem curte essas merdas curtir a vontade. Afinal, não vejo ninguém opinando sobre essas músicas de rock que, na maioria das vezes, falam de beijar pessoas do mesmo sexo na boca. E se opinam, também são burros.

  18. Jeff Dantas

    28 de julho de 2014 em 14:13

    • Ada Jibão

      1 de agosto de 2014 em 21:57

      Eu vi ela cantando um cover de chops suey esses dias, meu deus…

    • Allen Walker

      29 de julho de 2014 em 12:37

      Pegou a pior de todas Jeff, porra essa ai é a mais metida de todas, já tem dinheiro para 2 vidas e fica cobrando para tirar foto com seus fãs? e eles ainda nem podem encostar nela WTF? água vulcanica? porra essa mina ai não merece nenhum respeitos. Para falar a verdade respeito mais a doidona ali de cima do que essa ai.

      • Gato Endiabrado

        9 de agosto de 2014 em 23:11

        Meet and Greet da Lady Gaga>>>>>>>>>>>

      • Lily

        29 de julho de 2014 em 22:39

        Exatamente, Avril só foi legal pra mim na década de 00. Adoro suas músicas antigas. Atualmente se perdeu na música mudou muito, nem sabe o q cantar mais, tá flopada. Muita falta de respeito dela ao tratar os fãs qnd veio para o Brasil…

        • Forasteira

          30 de julho de 2014 em 21:26

          Não poderia ter dito melhor.

          • Marvelunatico

            30 de julho de 2014 em 22:22

            Recalque³ u _u

        • Marvelunatico

          30 de julho de 2014 em 07:09

          Recalque² u_u

      • Marvelunatico

        29 de julho de 2014 em 22:23

        Recalque u.u

    • Marvelunatico

      28 de julho de 2014 em 15:07

      Exatamente *–*

  19. Wagner

    28 de julho de 2014 em 14:04

    Se ela voltasse a cantar como Hannaa Montana o pessoal estaria criticando do mesmo jeito, porém dizendo que ela não mudou na personalidade que criaram pra ela. Penso que ela queria se livrar desse “título” o quanto antes e progredir como Miley ao invés de Hannah.
    Há quem goste (infelizmente) dela cantando falando em transar, fumar, se drogar ou o diabo a quatro.
    Confesso que Wrecking Ball ficou muito boa, mas não acho que ela é esse sucesso todo como diziam por aí (agora ela tá meio sumida).

  20. Lucas Rodrigues

    28 de julho de 2014 em 13:47

    Bela crítica. É exatamente o que penso a respeito dessa pseudo-cantora: uma ousadia adquirida forçadamente para mostrar que virou adulta, pra apagar a imagem de atriz da Disney. Enfim, só espero o fim definitivo desses artistas pop e seus clipes estúpidos e sem conteúdo. Quando esse dia chegar, acho que ainda irei acreditar na melhora do cenário musical estadunidense.

    • Marvelunatico

      28 de julho de 2014 em 15:06

      Saudades do pop anos 90.

      • Zeref

        29 de julho de 2014 em 20:03

        Saudades Michael Jackson

        • Marvelunatico

          29 de julho de 2014 em 22:22

          Saudades Cueio…

    • Terrorista

      28 de julho de 2014 em 14:14

      Vai melhorar como filhote?

  21. André Silva

    28 de julho de 2014 em 13:44

    Se eu fosse o pai de algum desses fãs doentes de Miley Cirus, Justin Bieber, Lady Gaga, etc, eu daria uma surra até aprender a deixar de ser otário. Tudo bem gostar de algumas músicas, mas tratar o artista (principalmente se o artista for um imbecil) como uma divindade, aí é dose viu…dá vontade de dar um soco na cara de cada fã maluco que chora quando vê o artista!

    • Gato Endiabrado

      10 de agosto de 2014 em 15:05

      Você bateria em mim? Choro ;-;

      • Zeref

        11 de agosto de 2014 em 11:34

        Vc é fã do Justin? Eu não bateria em um fã de alguém,mas sim em um FANÁTICO VIDA LOKA

        • Gato Endiabrado

          31 de agosto de 2014 em 21:44

          Sou meio que um fanático, mas não causo treta como a maioria dos fãs da Lady Gaga.

          • Aquele cara la que mora naquele lugar e que faz aquela coisa e tem aquele nome comum la naquele país que tem aqueles caras que fazem aquelas coisas e que são em sua grande maioria grandes hipocritas burros do caralho que só sabem falar merda e odeiam

            1 de setembro de 2014 em 20:42

            Que issae? Dizendo que é bicha em público é?

          • Gato Endiabrado

            1 de setembro de 2014 em 23:53

            Pra te fazer esquecer sobre tudo isso… um quase porn da Nicki Minaj:
            https://www.youtube.com/watch?v=LDZX4ooRsWs

          • Gato Endiabrado

            1 de setembro de 2014 em 23:48

            Não.

          • Zeref

            1 de setembro de 2014 em 20:09

            Geralmente nem são eles q começam a treta,é mais os anti-Gaga

          • Gato Endiabrado

            1 de setembro de 2014 em 23:50

            Madge fans and KatyCats. Provavelmente os únidos que não nos odeiam são os B-armys e fãs da Nicki.

    • Zeref

      29 de julho de 2014 em 20:01

      LOL Quanto ódio dos fanáticos pop,eu também tenho vontade de bate neles menos nos da Lady Gaga,a maioria merece uma surra até FICA BRANCO,principalmente quem é fanático por Justin q viro marginal.

      • Gato Endiabrado

        9 de agosto de 2014 em 23:09

        Por que não nos da Lady Gaga? u-u

        • Zeref

          10 de agosto de 2014 em 11:04

          Pq eles querem a igualdade pros homos,bi e trans o q é uma coisa boa

          • Gato Endiabrado

            10 de agosto de 2014 em 15:04

            Atá. é verdade. Além de QUE a Mother Monster sempre foi uma boa pessoa, com a música dela ” Born This Way ” ela baixou 21% dos suícidios dos EUA, dou uma cadeira de rodas de ouro (tempo que ela tinha quebrado a cintura) pra caridade e um carro também. Tirou uma foto com um mendigo (Ele tinha escrito em um papelão: ” Lady Gaga é uma puta e eu fedo “. E depois disse ” Mas eu sou sujo, vai tirar a foto mesmo? ” e ela ” Não se preocupe, eu também “). E ela deu um dinheiro pra outro mendigo também (Depois disso o mendigo ficou 3% do PIB dos EUA) e o caso mais recente foi que ela tirou uma foto com uma menina fã dela que é cega, a menina ficou se recuperando ouvindo música dela. <3 Muito amor. Diferente da Madonna, Madonna faz tudo perfeito, mas é muito seca com os os fãs. :3

  22. Mutley

    28 de julho de 2014 em 13:40

    Acho que Cyndi Lauper teve um impacto maior na ”liberdade Feminina” com a musica ”Girls Just Want To Have Fun” do que Miley Cyrus.com sua personalidade pré-programada de garota rebelde , mas honestamente , achei que esse post teria peitos ‘-‘

    • DCemblemático

      28 de julho de 2014 em 14:45

      Um post sem peitos não vale a pena ser lido he-he-he

    • Jeff Dantas

      28 de julho de 2014 em 14:10

      Né? Sem contar, que eh lembrada até hoje… 🙂

  23. #Moonlightney

    28 de julho de 2014 em 13:27

    Aplausos pra está matéria q disse simplesmente tudo sobre essa Flop desesperada por atenção. Já tá msm na hora dessa modinha vazar do cenário pop atual.
    [img]http://cdn.teckler.com/images/DeniseTremura/58c154202d3a8952285fd53feabaebd6_thumb.jpg[/img]

    • Gato Endiabrado

      9 de agosto de 2014 em 23:12

      Ela sempre foi vadia, todo mundo sabe, mas não é por isso que sou obrigado a ver isso.
      Mih popi

82 Comentários
mais Posts
Topo