Minilua

Monte a sua matéria: Pokémon – Uma história do futuro? #73

Bem, e antes que me perguntem, não! Eu não excluo nenhum texto. O de hoje, inclusive, um dos mais interessantes. Mais do que isso, um dos mais enigmáticos. Veja só: E-mail de participação: equipe@minilua.com

Pokémon: Uma história do futuro?

Por: Juan Perroni

“Em tempos desconhecidos, criaturas estranhas apareceram nesse planeta. Nós os chamamos de Pokémon. Por muitos anos, incontáveis espécies de Pokémon se desenvolveram. Pesquisadores procuraram e identificaram centenas dessas criaturas. E ainda há muitas mais para serem descobertas.

Muitas histórias foram passadas contando as extraordinárias aventuras que os humanos compartilham com seus amigos Pokémon. Também houveram conflitos, mas através das eras, aprendemos a viver em harmonia e assim a história continua…”

Esta frase, trecho inicial de Pokémon 8: Lucario e o Mistério de Mew, nos mostra muito claramente o que são os Pokémon: criaturas que se desenvolveram ou vieram a conviver com os humanos de forma harmoniosa, de forma que a relação entre treinador e Pokémon se tornasse possível. Então, vem a tona a pergunta: Seria possível esse universo se tornar realidade?

Tirando a teoria do provável coma de Ash, alguns fãs acreditam que o universo Pokémon seja uma forma paralela da Terra, e outros acreditam que esse universo seja o nosso planeta mais evoluído e desenvolvido. Isso explicaria, por exemplo, algumas tecnologias presentes no anime, dentre elas, a Pokébola.

Como seria possível fazer com que algo sólido e vivo se confinasse dentro de uma circunferência? Seria mesmo um desafio.

Outro desafio também seria a liberdade do sistema político que se desenvolve no anime. Um mundo seguro, sem grandes riscos. Como disse agora pouco, o mundo Pokémon seria desenvolvido. Porque não haveria também, um desenvolvimento nos seres humanos, na sua forma de agir e pensar?

Sobre os Pokémons, há dois caminhos: primeiro, no episódio 6 “Clefairy e a pedra da Lua”, surge a teoria de que todos os Pokémon tivessem vindo do espaço, algo que seria fisicamente possível, pelo menos. Já em descrições como a do filme, os Pokémon seriam seres que se desenvolveram ao longo do tempo. Há muito o que pensar.

Mas, se não for possível termos esse universo, pelo menos poderemos pensar como ele seria, afinal, o principal objetivo de Pokémon é fazer nós pensarmos, imaginarmos. Talvez seja por isso que Pokémon seja uma das maiores franquias do mundo. Enquanto nós esperamos por esse momento, vamos imaginar.