Minilua

Monte a sua matéria: Super-humanos na realidade #96

Pois é, e para participar, é muito fácil. Para tal, envie o seu texto para: equipe@minilua.com! A todos, uma excelente leitura!

Super-humanos na realidade

Por: Matheus de Lima

Você certamente já viu heróis com super-poderes nos quadrinhos, na TV e em filmes, e certamente já desejou ter algum poder, como voar ou ser super-forte, mas sabe que não é possível ser forte como o Superman, ou rápido como o The Flash. Mas, existem curiosos casos frutos da genética ou do treinamento intensivo que fizeram pessoas com poderes extraordinários. Confira os “X-men” da realidade:

Os Super – Choques

A eletricidade não é brinquedo, ela realmente machuca e pode levar até a morte, então tome cuidado, a não ser que você seja um super-humano, você pode sofrer gravemente com ela.

Rajmohan Nair e Mu Xiaiang são humanos totalmente “normais”, a não ser pela sua extraordinária capacidade de ser imunes à eletricidade.  

Eles podem colocar um fio de energia em uma parte do corpo, e na mão uma luz, que ela acenderá sem causar prejuízo algum ao corpo dos dois.

O Wolverine:

 Wolwerine é um personagem fictício, que além de ter garras de adamantium nas mãos, tem a incrível capacidade de regenerar qualquer parte do seu corpo. Tirando a parte das garras, o jornalista Vittorio Messori, em 1998 publicou um estudo um tanto quanto peculiar.

Foi documentado um caso extraordinário em Calanda 1640, talvez único em toda História: um camponês, que teve uma perna amputada recuperou a mesma da noite para o dia  miraculosamente depois de mais de dois anos. Este acontecimento extraordinário, até então sobrenatural, foi estudado exaustivamente, com todo o rigor científico, por Messori no seu livro “O grande milagre”.

Entre as dez e onze da noite do dia 29 de março de 1640, enquanto Miguel Juan Pellicer (camponês de 23 anos), dormia em sua casa foi-lhe reconstruída  – repentina e definitivamente – a sua perna direita. A perna, feita em pedaços pela roda de um carro e posteriormente gangrenada, foi-lhe amputada no fim de outubro de 1637 (2 anos e 5 meses antes da impressionante “restituição”), no hospital público de Zaragoza.

Dois fatos levam a crer que a vítima era portadora de uma avançada regeneração celular: o primeiro foi que a perna enterrada não poderia ser a sua nova perna que, segundo diz o povo, foi reimplantada por uma santa,  mesmo após estar despedaçada e enterrada por dois anos e cinco meses e o segundo, foi a recuperação completa, horas após, como se a perna nunca tivesse sido amputada.

O médico da época relata que o  fazendeiro não apresentava cicatrizes no corpo, embora trabalhasse na lavoura e com equipamentos cortantes. Outro fato interessante é que o mesmo reclamava de dores constantes na perna, um formigamento, que fazia a perna esquentar. Na noite do ocorrido, ao acordar com nova perna, o fazendeiro notou uma espécie de mucosa sobre a pele que constituía esse pedaço da perna.

Vittori acredita na hipótese da Santa e o milagre, contudo durante o período em que investigou para escrever o seu livro, teve uma discussão com cientistas, que apresentaram uma suposição do que poderia ter ocorrido: já foi detectado, embora raramente e em pequena escala no organismo humano, uma reação semelhante a regeneração da salamandra, onde uma proteína chamada NAG é secretada por células nervosas e da pele,  iniciando a produção de uma massa de células imaturas, o blastema, que regenera a parte perdida.

O tempo de regeneração das salamandras varia com o dano. Nos humanos portadores dessa habilidade em menor intensidade também foi detectado um período para iniciar a atividade regenerativa, porém nunca alcançaram o patamar de recuperar uma perna, no máximo, uma falange do dedo. Entretanto, o fazendeiro parecia possuir o incrível poder da super regeneração e por algum motivo atingiu o ápice aquela noite, levando o organismo a produção em massa de uma proteína que tem função semelhante a nAG. O acontecimento até hoje é tido como milagre da Nossa Senhora do Pilar.

O Homem-aranha:

O Spider-Man possui o chamado “Senso de Aranha”, uma espécie de sexto sentido que o permite desviar de objetos no ar e, praticamente, prever o que seus inimigos farão.

O japonês (só podia ser) tem uma incrível capacidade de, armado com sua katana, cortar objetos como balas de arma em uma velocidade que até mesmo os olhos humanos são incapazes de perceber. Segundo especialistas, Machii realmente não vê o que está fazendo, é uma questão de reflexos sobre-humanos que são capazes de antecipar todos os movimentos à sua volta. Como um sexto-sentido, ele não precisa ver para saber onde os objetos vão estar e como atingi-los perfeitamente com sua espada.

Os Senhores Incríveis

O Senhor Incrível é um super-herói da DC Comics que possui o poder de ter uma memória sobre-humana, e se lembrar de quase tudo.

O grupo principal que possui esse dote são os “Savants”, a síndrome do gênio, esse seleto grupo de pessoas com uma mente extraordinárias conseguem se lembrar de TUDO que passaram na vida, que leram, que viram, além de fazer enormes cálculos com a cabeça. 

Infelizmente, muitos desse grupo sofrem enormes deficiências, como o autismo ou não conseguirem fazerem tarefas normais (como amarrar o tênis e escolher uma roupa). Um dos mais famosos desse grupo, é Kim Peek, que memorizou impecavelmente 12.000 livros e enciclopédias que leu durante a vida.

Além de se lembrar de tudo que passou pela vida e conseguir ler duas páginas ao mesmo tempo – cada uma com um olho – ele ainda conseguia fazer enormes contas matemáticas de cabeça.

Há também o famoso Daniel Tammet, que ainda está vivo e conversou com Kim Peek. Este recitou 22.514 dígitos de cabeça do PI em menos de 5 horas.

The Flash

Com 6 anos Lu Dei possui uma supervelocidade que chamou a atenção da escola de Kung-Fu que frequenta, na cidade de Guilin, na China.

Segundo o presidente da instituição, os músculos do seu aluno são extremamente diferentes e especiais, que o permite fazer 30 flexões em apenas 10 segundos, ou fazer 10.000 flexões facilmente em três horas e meia. O pequeno “Flash” sonha em ingressar no livro de recordes Guinness. Tendo em conta a velocidade que tem para se mover, não seria muito difícil. 

Supergirl

Um dos fantásticos poderes da versão feminina de Superman, da DC Comics é sua visão de Raio-X, que a permite ver através de paredes, corpos e objetos.

Quem possui essa habilidade na realidade é “O Milagre”, o apelido que a garota de 20 anos, Natasha Demkina possui em Saransk, na União Soviética. Ela possui a habilidade de enxergar o interior do corpo humano, e alega isso desde criança. Ela ajuda pessoas que não conseguem tratamento e muitos alegam que os diagnósticos que ela fez salvaram suas vidas.

O que Natasha mais quer é que acreditem na sua habilidade, por isso concordou a se submeter a exames realizados pelos cientistas mais céticos e respeitáveis do mundo. O Discovery Channel fez um documentário sobre o desafio da garota, chamado de “A Menina com Visão de Raio-X”.

No documentário, ela tinha 7 pessoas na sua frente e deveria dizer qual era o seu problema médico. Se acertasse 5, os céticos estariam convencidos do seu “poder”. Ela acertou 4 e alegou que o ambiente estava muito tenso. Mas ela não ficou afetada por esse resultado, e seu apartamento continuou sendo seu “escritório” onde muitas pessoas fazem suas consultas.

Mercúrio

O personagem fictício “Mercúrio”, da Marvel Comics, possui uma supervelocidade e o poder de não se cansar, ultrapassando até a velocidade do som.

O atleta americano Dean Karnazes é famoso por ter a habilidade de não se cansar. Uma de suas façanhas foi ter corrido 50 maratonas, cada uma em um estado diferente, por 50 dias consecutivos. Certa vez ele correu cerca de 565 km, sem parar, por três dias consecutivos.

O maratonista já foi submetido a um exame médico para verificar o que havia de diferente em seu corpo. Primeiro seu nível CPK (que revela o quanto seus músculos estão desgastados) foi medido. Um maratonista normal atingiria o pico de 2400 CPK após uma prova normal. Dean estava com 447 CPK após 25 maratonas consecutivas.

O estudo concluiu que, não só os músculos do americano sofrem menos com o exercício como param de se desgastar após uma certa quantidade de atividade física – mais ou menos como o Wolverine. Ele também tem mais sangue em seu sistema circulatório, o que o ajuda a ficar hidratado por mais tempo. Assim, ele praticamente não se cansa.

Superman

O icônico personagem da DC Comics, Superman, é um extraterrestre, que veio do planeta Krypton, e provavelmente seu maior poder é sua força sobre-humana.

Tal habilidade pertence à Jin Linlin, um garoto de 4 anos e 20 quilos, e com sua pouca idade é capaz de levantar e transporta pesos de até 50 quilos com grande facilidade. Este “Superman” vive no povoado de Shangqiu, na província central chinesa de Henan. Sua habilidade se manifestou quando estava na casa dos tios e levantou 12 tijolos como se não fosse nada.

Os tios de Linlin lhe deram mais pesos, para ver quanto era capaz de resistir. Longe de morrer esmagado, o garoto levando 2 vezes e meia o peso do seu próprio peso, 50 quilogramas.Os pediatras dizem que os garotos de 4 anos podem levantar NO MÁXIMO 5 quilos. Em um teste controlado por especialistas, o garoto conseguiu levantar 100kg, isso com 4 anos de idade, conseguindo assim levantar 20 vezes mais peso que uma pessoa normal.

Então, esperaremos mais alguns anos, para ver mais proezas do pequeno Jin, e ver se ele conseguirá manter sua super-força.

O Homem de Gelo

O Homem de Gelo é um integrante do X-Men, da Marvel Comics, que consegue produzir gelo com facilidade, e ser imune ao frio

Ignorando a parte de produzir gelo, Wim Hof é provavelmente o Homem de Gelo real. Ele é um holandês que não sente frio. Ele já provou suas habilidades nadando em rios de águas congelantes, sendo enterrado em gelo e escalando o Everest com apenas sua bermuda.

Ao mergulhar em águas que matariam qualquer humano, a temperatura corporal de Hof praticamente não sofre alterações e, mesmo parecendo loucura, os cientistas da Universidade de Nijmegen verificaram que ele realmente consegue controlar seu sistema nervoso e seu calor corporal com um “estado de concentração”

Noturno

Noturno, da Marvel Comics, possuem as habilidades de se teleportar, ter super agilidade e uma visão noturna. Outro garoto asiático com superpoderes é Nong Youhui, o pequeno garoto que nasceu com os olhos extremamente azuis, tem o dote de enxergar perfeitamente no escuto. Nong Youhui, nascido da cidade de Dahua, China, tem olhos que brilham no escuro, e que conseguem enxergar no escuro.

Tudo começou quando o pai contatou um médico dizendo que os olhos do seu filho brilhavam na escuridão, como duas lanternas.

Após fazer alguns exames de rotina, os médicos descobriram que Nong Youhui podia ler e enxergar sem nenhuma dificuldade em COMPLETA ESCURIDÃO, e via com tanta clareza como se fosse dia.

O médico declarou que os olhos do seu filho deixariam de brilhar, e iriam se converter em olhos negros, mas isso nunca ocorreu.

Raio Negro

Raio-negro é um anti-herói da Marvel-Comics, cujos super-poderes são o de emitir gritos devastadores.

Em um simples vilarejo na província de Jiangsu, mais um caso peculiar de um garoto asiático com super poder ocorreu:

A Justiça chinesa sentenciou o pai de um menino de 4 anos a pagar uma indenização de US$ 230 a criadores de galinhas. A corte concluiu que um grito dado pelo garoto provocou a morte de 443 frangos.

O episódio ocorreu durante o verão, quando o pai da criança foi ao vilarejo vender gasolina. O menino se assustou com um cão latindo e gritou desesperado. O barulho deixou em pânico as galinhas criadas no local, que acabaram se pisoteando até a morte.

“Um vizinho contou à polícia que tinha ouvido o menino chorar naquela tarde e um outro morador confirmou os gritos do garoto”, divulgou o jornal local Nanjing Morning Post. A Justiça determinou que o grito do menino foi “o único som anormal inesperado” ocorrido e que os frangos se pisotearam até a morte por medo desse barulho.

O Grito do garoto foi investigado e foi diagnosticado que o menino emite frequências sonoras elevadíssimas, capaz de atordoar animais e deixá-los descontrolados e o mesmo só não acontece com os humanos porque nossa capacidade auditiva não permite escutar essa faixa (os pais deles agradecem).