Minilua

Monte a sua matéria: Windows 8: O melhor sistema operacional #59

Bem, e com tanta disputa, acredite, é sempre bom um comparativo. O de hoje, por exemplo, focado em um dos sistemas mais completos do mercado: Sim, o Windows 8. Uma boa leitura a todos!

WINDOWS 8, O MELHOR SISTEMA OPERACIONAL JÁ PRODUZIDO

Por:Arthur Gadelha

O computador sempre exerceu uma função espantosa na vida dos seres humanos. Por muito tempo, ele definiu os parâmetros da evolução, e, com tamanha importância, o desafio passou a se tornar em “Como agradar ao máximo os telespectadores dessa máquina?”.

A Empresa Microsoft foi quem começou com o pé direito, e, com o passar dos anos, ela não podia deixar que a concorrência lhe pegasse, tendo que ter sempre os melhores lançamentos. Assim foi com a maioria.

O Windows 95 foi revolucionário, permitindo que pessoas com o mínimo de conhecimento pudesse se aprofundar em termos técnicos. Logo depois, a grande novidade que ninguém podia deixar de ter foi o Windows XP. Preferido por muitos até hoje, o sistema se consagrou no mercado pela inovação das cores e do designer, que costumava ser muito quadrado.

A Microsoft sempre gostou de causar inovações. Diferente da Apple, que praticamente a cada semestre lança uma nova versão de seus produtos, ela só lança algo quando realmente tem algo novo em mãos. O Vista, por exemplo, foi mal visto pelos técnicos pela falta de estabilidade, mas apresentando um bom plano gráfico. Depois de correções do mesmo, é lançado o Windows 7, até então, o melhor Windows já produzido, gerando uma grande competição com o antigo Windows XP.

Finalmente com algo inovador em mãos, é lançado o Windows 8. As pessoas, já acostumadas com o XP ou com o 7, resolveram ignorar a novidade. Por tantos anos, todos se acostumaram a utilizar sistemas operacionais muito parecidos. E de repente, chega algo novo, que requer aprendizagem por parte do público. E as pessoas, sedentárias, repulsam o que há de novo, quase sempre sem mexer.

Às vezes até mexem para conferir, mas por orgulho à antiguidade, abrem mão e ainda fazem questão de espalhar mentiras a respeito da novidade. O grande problema do lançamento do Windows 8 não é nada interno, com questões de estabilidade; não mesmo. Os problemas do lançamento do Windows 8 são, infelizmente, as pessoas.

O Windows 8 é, simplesmente, o melhor sistema operacional já produzido pela Microsoft. Por quê? Posso responder. A começar pelo fato de que a base continua sendo a do Windows 7. A barra de tarefas, o media player básico, o Explorer… Eles continuam lá. O Menu Iniciar, passa a se chamar Tela Iniciar. A tela, motivo de tanto alvoroço, traz sutileza ao produto, design, e, como não podia faltar, novidade.

Baseado no Windows Phone, a tela exibi blocos dinâmicos que lhe mantem atualizado de tudo o que está acontecendo. Se alguém lhe enviou um e-mail, uma mensagem no Facebook, no Skype, no MSN.. Se alguém retuitou um tweet seu ou se alguém compartilhou uma foto sua… Tudo está lá.

A nova página de pesquisa do sistema está claramente mais eficaz. Ao ir à Tela Inicar, digite o que você deseja procurar. Automaticamente, uma aba de pesquisa é aberta e por ela, você pode entrar em qualquer aplicativo para finalizar a pesquisa com êxito, sem precisar ter que procurá-los e abri-los.

Os menus escondidos nos cantos da tela proporcionam uma navegação muito clara. O menu que surge nos cantos do lado direito, oferece a opção de pesquisa, funcional em todos os aplicativos, uma opção de compartilhamentos aprimorada – Viu uma foto fantástica? Publique ela no Facebook ou no Twitter facilmente! – Além de que agora, as configurações de todos os aplicativos estão nessa barra. – Muito mais fácil!

 

Nos cantos esquerdos da tela, surge a barra de aplicativos abertos. Por ela, você facilmente navega entre eles, pode fechá-los ou ajustá-los em um pedaço da tela para que você facilmente trabalhe num documento e mexa em um aplicativo ao mesmo tempo.

A Windows Store é outro elemento que é inovador. Facilmente, procura aplicativos úteis e gratuitos oferecidos pela empresa. Até jogos, que quando não gratuitos, muito baratos. Em relação ao tamanho de aplicativos, claro que a Google e a Apple ganham pela experiência na área. Mas é questão de tempo, pois o Windows só está começando…

O sistema é otimizado para as telas sensíveis ao toque, pois é como ela imagina o futuro dos computadores – e realmente é -. Mas essa otimização está sendo vista como um problema do sistema! Como assim? A experiência com um mouse continua sendo ótima…

Por fim, a área de trabalho do computador, finalmente faz jus ao seu nome. Realmente, só serve para trabalhos. Edição de textos, slides ou planilhas, edição de vídeos, fotos, cartazes, etc… Quando for pra diversão, a interface Metro lhe traz todo conforto. As grandes mudanças, de fato, lhe proporcionam uma nova maneira de utilizar o seu Windows.

Abra sua mente. Aprenda. Seja inteligente!