Monte a sua matéria: Entenda mais: Voto em branco e voto em nulo #100

Sim, e desde já, contamos com a sua participação. O e-mail de contato: [email protected]! A todos, uma excelente leitura!




Entenda Mais: Voto em Branco e Voto Nulo

Por: Wagner Cezário

2014 está chegando. Não será apenas um período para a copa, mas também para escolhermos quem representará melhor o nosso país. Em época de eleição, tanto federais como municipais, muitas dúvidas começam a surgir sobre qual candidato votar, quais propostas tem a oferecer. Alguns já têm isso em mente desde o início. Outra dúvida muito comum é sobre votar em branco ou votar nulo.

Quais os significados desses dois tipos de votos? Para que servem? Eles podem fazer alguma diferença na apuração? Essas e mais algumas dúvidas serão esclarecidas no decorrer deste texto.

- Voto em Branco

Esse é o tipo de voto em que se pode dizer que o eleitor se contentará com qualquer resultado da votação, como se fosse um “tanto faz”. Para realizar tal feito, é necessário teclar “BRANCO” na urna eletrônica ou, caso os votos sejam por cédula, o eleitor não especificar nenhum candidato na mesma.

- Voto Nulo

Tendo como base inicial um tipo de “protesto”, significa que nenhum candidato vale a pena ser votado. O voto acontece quando o eleitor digita um número inexistente, que não pertence a nenhum candidato ou partido, e acaba confirmando. Em cédulas, existem vários meios, como, por exemplo, rasurá-las.

Tendo já em mente um conceito básico sobre cada um, pode-se falar sobre quais os impactos que causam nas eleições.

Atualmente, tanto o voto em branco como o voto nulo, só servem para FINS ESTATÍSTICOS, mostrando apenas o quanto a população está conformada com a situação e o quanto está indignada com os concorrentes políticos de sua região, já que os votos NÃO são contabilizados. Algumas notícias surgiram divulgando outras maneiras desses votos implicarem sobre as seleções dos candidatos, mas não passaram de rumores e foram desmentidas.

Uma das teorias que acabou surgindo foi de que os votos em branco eram contabilizados na porcentagem do candidato que estava na frente, ou seja, com mais votos. Isso se deve ao fato da facilidade que era fraudar uma cédula em branco durante a contagem, a qual representava o voto em branco.

Outra especulação é de que se os votos nulos ultrapassassem 50% do total, a eleição seria cancelada e uma nova deveria ser elaborada. Surgiu devido ao duplo sentido que consta em um artigo no Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/art. 224):

“Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.”

A nulidade referente ao artigo não está relacionada à quantidade de votos nulos, mas sim com os votos computados (da votação) anulando-os caso sejam correspondidos a fraudes, corrupções, entre outros. No término, os votos em branco e os nulos, acabam tendo a mesma finalidade, como dito anteriormente: apenas para fins estatísticos. Por conseguinte os votos contados como válidos representarão uma maior porcentagem da população.

Então, pense bem antes de votar. Será que vale a pena jogar sua escolha fora ou não há candidato que mereça ser votado? Lembrem-se: Voto em branco e voto nulo não vão para ninguém. E acima de tudo, não aceite dinheiro e bens materiais em troca de seu voto, não venda a sua opinião.

Vote Consciente!!!

Para esclarecer mais algumas dúvidas sobre as eleições acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  1. Giovany Dias

    16 de novembro de 2013 em 15:36

    Bom, entendo que o voto nulo é o mesmo q jogar o voto fora. Já participei de 3 eleições presidenciais e, nenhum candidato conseguiu me convencer, fui obrigado a anular o voto, e, pelo que vejo ta difícil alguém conseguir levar meu voto ano que vem.

    Não quero e, não vou escolher um candidato que, eu não ache apto para representar o país.
    Acho que o governo só vai mudar quando a população mudar. Infelizmente o brasileiro é egoísta e hipócrita, gosta de “dar um jeitinho para tudo”, todo mundo quer uma vida melhor mas, não quer se esforçar para conseguir isso.

    Nosso governo é um reflexo da população imunda que esse país tem!

  2. Wesley Smithd

    14 de novembro de 2013 em 10:12

    Voto em branco e agora que aprendi a votar nulo com certeza o farei!
    Todos os Lixo>>>>>>>>>>>>>>qualquer político!

  3. Diego Luis

    13 de novembro de 2013 em 16:05

    Ah… é complicado… pois mesmo que você coloque um bom candidato no poder as empresas corruptas irão ameaçar eles, seria algo como: “Jogue nosso jogo e você ficará rico ou nós faremos com que você não acorde mais!”

    Ou vocês acham mesmo que empresas como a Rede Globo iria simplesmente aceitar que o governo elimina-se, algo como, o Big Brother ou outros reality shows da TV aberta?

    Se realmente querem uma solução eficaz para melhorar o país, seria parar de alimentar aquilo que corrompe nosso governo

    [img]https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTPRr6EcXO2Qq0NnqQBoMYhTyNZALGSm6ei20bMG3pTRDKcmoGH[/img]

  4. José Júnior

    13 de novembro de 2013 em 09:42

    Os votos nulos e brancos “ajudam” quem está na frente. Num exemplo hipotético, numa cidade com 100 eleitores, para ser eleito prefeito o candidato precisa de 51 votos (50%+1). Se houver 30 votos brancos e nulos (somados) este mesmo candidato se elege com 36 votos. É o caso de se escolher o menos pior, pois votar no que esta aí e continuar reclamando é, na melhor das hipóteses, burrice.

  5. Leonam

    12 de novembro de 2013 em 10:12

    Tá bom, legal, ate ajudou a me esclarecer uma antiga duvida, só que eu não voto.

    Não porque sou menor, mas, faz cinco eleições que eu nem compareço as urnas, alguns me criticariam por isto, xingariam ou coisa assim.

    Mas, considero um direito meu o direito de escolher se quero fazer parte disto ou não, e eu não quero, nada que venha do mundo politico me interesse, sinceramente, sei que esta parte pode ser ignorância minha, mas, não to nem ai com quem esta no poder, se quiserem podem colocar o pior traficante do pais como presidente, to nem ai, se quiserem, podem colocar um pedófilo como governador, foda-se

    Ano que vem sera mais um que no dia das eleições eu não colocarei um dedo meu para fora de casa.

    Respondendo a algumas duvidas: quando adolescente ouvi algumas lendas de que se você não votar tem que pagar um salario de multa, não recebe salário e por ai vai, nada disto, a multa é só de 14,50 paguei a algum tempo atrás, é só pagar e fica tudo bem como se tivesse votado, outra coisa, o salário só é bloqueado em caso de servidor publico, para mim que não sou servidor e não tenho nenhum interesse em ser não me afeta em nada, é claro que não votando também não posso participar de concursos públicos, mas quem disse que eu quero? As outras limitações são facilmente contornadas com o jeitinho brasileiro.

  6. Mime

    11 de novembro de 2013 em 22:42

    o post é bom, esclarece.. mas sempre justifiquei, e sempre justificarei.. se tem uma galera que nao me dou bem, são esses engravatados, leia-se politicos, advogados e afins

  7. Dawdson Bartelli

    11 de novembro de 2013 em 19:49

    VOTO NULO = 000 + TECLE VERDE ^^

  8. Lucy

    11 de novembro de 2013 em 19:21

    Povo, pense comigo: Se vocês votarem nulo, a Dilma vai vencer. Por que mesmo o número de votos nulos nas estatísticas estar quase no mesmo nível que o de votos dela, não vão parar as eleições por causa disso. Pesquisem, vejam as propostas e o histórico, sejam conscientes! Nunca apoiei o voto nulo. Com essa porcentagem de votos nulos podemos colocar alguém que valha a pena.

    • Terrorista

      12 de novembro de 2013 em 07:41

      Relaxem aí, estou estudando e me preparando para me tornar o Fürher desta nação, eu vou restaurar a glória da nossa nação.

      • artur3855

        14 de novembro de 2013 em 15:54

        Eu quero é saber quando foi nosso tempo de glória, o período que mais chegou perto disso foi o do segundo reinado, em que nosso líder de estado era uma das pessoas mais instruídas da época. Mas não tinha democracia, haviam escravos…. Pra falar a verdade, mudam os nomes, os líderes, mas a população geral continua no mesmo poço. Poço esse que é o da ignorância, do comodismo e da falta de poder político. Se quisermos uma sociedade melhor não podemos olhar para nosso passado como fonte de inspiração, como se houvesse um período em que o Brasil fosse melhor, devemos olhá-lo como fonte de experiência pra saber o que dá certo e principalmente o que dá errado (Eu sei q vc só tava zuando, só queria uma oportunidade de falar o que penso a respeito desse assunto =P)

      • Kira

        12 de novembro de 2013 em 20:49

        me lembrou o Zuko essa ultima parte…

        http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/4/4b/Zuko.png

      • Terrorista

        12 de novembro de 2013 em 12:14

        Führer*

    • Hisoka

      11 de novembro de 2013 em 22:53

      E que tal o cara que não sabe votar escolher o branco e deixar o “trabalho difícil’ pra quem sabe

    • 3 Hits

      11 de novembro de 2013 em 19:47

      é o mesmo que eu penso. penso que não se deve acreditar em pesquisas e nem jogar o voto fora. Mesmo que não haja um melhor, vote no menos pior. Alguem vai ser eleito de qualquer jeito. Então pelo menos que as pessoas se esforcem pra tentar colocar alguem que valha a pena.

      • Lucas Rodrigues

        11 de novembro de 2013 em 21:20

        O problema nem é votar em alguém menos pior, e sim a falta de políticos realmente honestos :/

    • Li Syaoran

      11 de novembro de 2013 em 19:44

      Mas sinceramente, por mais doloroso para mim que seja admitir isso, eu acho a Dilma a opção “menos-pior”.

  9. Fantasma Renegado

    11 de novembro de 2013 em 18:09

    Vish, vai começar a chatice.
    Essa é a maldita época do ano que eu mais detesto. Não tem quem aguente a perturbação dos carros de som com aquelas músicas chiclete irritantes.
    Nunca me esqueço de um dia que um fdp colocou um carro de som próximo a minha casa tocando por cerca de 1 hora e meia mesma música. Detalhe: Eu tinha acabado de chegar do trabalho, era sábado e eu queria tirar um cochilo.
    Vou procurar um candidato entre os desconhecidos para votar.

  10. Wagner

    11 de novembro de 2013 em 17:49

    Matéria minha o/
    Tempo que não mandava textos pra cá.

    • Luís Felipe

      12 de novembro de 2013 em 00:55

      Bem legal a parte explicativa. Mas a parte “conscientizadora”, infelizmente, n conscientiza ninguém.
      Seria melhor se o voto fosse facultativo, ou para quem tivesse o ensino fundamental (ou médio) completo, até pq a maioria (ou todas) das pessoas “sem estudo” n faz questão de votar.
      Parabéns pelo post.

    • Mime

      11 de novembro de 2013 em 22:43

      ficou legal ^^

    • Jeff Dantas

      11 de novembro de 2013 em 20:56

      Ah, fiquei a vontade, viu? Quando quiser, pode mandar + 🙂

      • Wagner

        11 de novembro de 2013 em 21:03

        Talvez ano que vem eu mande outra 🙂
        Valeu por ter postado Matrix o/

    • 3 Hits

      11 de novembro de 2013 em 19:49

      foi muito bom. Esclarecedor. Provavelmente muita gente realmente não sabia disso

    • Terrorista

      11 de novembro de 2013 em 18:05

      Ficou muito boa…

  11. Orochimaru Sama

    11 de novembro de 2013 em 17:43

    por enquanto não tem nenhum candidato que valha a pena ser votado. 😐

  12. Lucas Rodrigues

    11 de novembro de 2013 em 17:37

    Ano que vem vou votar, mas vou votar em branco mesmo, não vale a pena, os políticos nunca tomam jeito, por isso que o Brasil não vai pra frente :/
    Ótima matéria Wagner ^^
    Em breve eu vou fazer a minha… só preciso de um assunto pra abordar.

    • Jeff Dantas

      11 de novembro de 2013 em 20:57

      Nossa, Lucas! Você não gostou de nenhum candidato? Nem da Marina?

      • Lucas Rodrigues

        11 de novembro de 2013 em 21:21

        A Marina eu até boto fé no governo dela, mas não acho que seja a presidente correta pra mudar o Brasil de verdade. Acho que ela contribuiria muito mais para a preservação da natureza, principalmente da Amazônia.

  13. O Gatinho Felix (RED)

    11 de novembro de 2013 em 17:34

    Estes brasileiros são nojentos, ainda bem que sou Gaúcho….

    • Miyamoto Musashi

      11 de novembro de 2013 em 23:04

      Para as pessoas que não entenderam, antigamente uma grande parcela Gaúcha queria que o RS fosse separado do Brasil imperial, e até agora alguns Gaúchos são separatistas… não sei se era a intenção do O Gatinho Felix (RED) mas esse artigo pode explicar o que eu falo http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Farrapos

    • Phoenix Whight

      11 de novembro de 2013 em 18:53

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Gaúcho é o quê?
      Japonês?

      • Lucy

        11 de novembro de 2013 em 19:18

        Sarcástico

        • Phoenix Whight

          11 de novembro de 2013 em 20:26

          Me deixe atarzanar os outros um pouco.

    • Anderson Thiago

      11 de novembro de 2013 em 17:56

      Hum, felix… KKKKKKKKKK

    • Dr. Sheldon Cooper

      11 de novembro de 2013 em 17:47

      Lamento, mas os gaúchos também são brasileiros…

      [img]https://lh4.googleusercontent.com/Ak6NHEP9_Hd_JNMfQsDrES1_lq7YyAnAYFZX1v6lygg=w318-h178-p-no[/img]

      Oh! Agora entendi.

    • Lucas Rodrigues

      11 de novembro de 2013 em 17:37

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa!!!

  14. Terrorista

    11 de novembro de 2013 em 17:30

    Eu voto nulo.

    • lt.kun surge

      11 de novembro de 2013 em 18:22

      [img]http://geradormemes.com/media/created/qgfek1.jpg[/img]

      • Terrorista

        11 de novembro de 2013 em 18:29

        Vai se fode

        • Dawdson Bartelli

          11 de novembro de 2013 em 19:52

          Meu voto também será Nulo 🙂

  15. Kira

    11 de novembro de 2013 em 17:21

    se para candidatos forem esses ai, nem sair de casa vou, agora se aparecer esse cara estou la…
    [img]http://www.pragmatismopolitico.com.br/wp-content/uploads/2013/05/joaquim-barbosa-partido-militar.jpg[/img]

  16. Greg

    11 de novembro de 2013 em 17:13

    O nulo tem um significado melhor eu axo

43 Comentários
mais Posts
Topo