Minilua

Monte a sua matéria: O fascinante universo dos emuladores #68

E conheça abaixo, um pouquinho mais sobre emuladores. Confira ainda, os chamados “Roms”, “Bios” e “Plugins”. A todos é claro, uma excelente leitura. Ah, e-mail de participação: equipe@minilua.com

O Fascinante universo dos emuladores

Por: Evandro Correa

Item 1 – O emulador

Emulador é um software desenvolvido com a função de reproduzir um sistema específico, ou seja, ele “imita” o sistema de instruções de um determinado programa e reproduz o mesmo em outro ambiente.

Segundo a Wikipédia, o primeiro emulador foi criado em 1964 por Larry Moss, na época funcionário da IBM, consistindo em um Software que fazia com que os programas criados para o 7070 mainframe rodassem na mais nova linha de computadores da IBM, os System/360.

O emulador foi um sucesso e ajudou bastante o System/360 a se tornar um best-seller na década de 1970. Emuladores não servem somente para que nós, gamers nostálgicos, possamos desfrutar dos consoles antigos, eles podem ser maquinas virtuais que rodam outro sistema operacional dentro de um nativo, ou o próprio java que nós utilizamos diariamente e nem notamos.

Hoje encontramos emuladores de Atari, Nes, Snes, Playstation, Playstation 2, Xbox, Nintendo 64 e arcades. Esses emuladores tem a capacidade de emular com perfeição esses consoles, muitas vezes superando o original devido a uma infinidade de recursos que os PCs modernos contam.

Outra facilidade apresentada aos gamers é a possibilidade de emularmos os mais diversos consoles, nos celulares e tablets que possuam java, Symbian, Android ou iOS.

BIOS. Esse é o coração de um computador ou de um console de vídeo game. A BIOS é responsável por carregar e inicializar o sistema principal, no caso dos PCs o sistema operacional e no caso dos consoles os sistemas que lerão os jogos.

A BIOS é gravada em memória permanente (firmware) normalmente em um chip. Como no console original os emuladores precisam dessa BIOS para carregar os jogos, as BIOS originais são digitalizadas em arquivos que são adicionados aos emuladores como plug-ins.

ROMS

As Roms são os games originais digitalizados, essas roms são copias exatas ou modificadas dos cartuchos, CDS ou DVDS dos games. Existem muitas controvérsias quanto a legalidade de se possuir ou não roms de jogos, devido a uma serie de fatores dentre eles a lei de direitos autorais que garante aos produtores dos jogos a propriedade de distribuição dos mesmos, sendo ilegal possuir uma rom sem ter o jogo original.

Segue um trecho de lei referente a esse assunto:

LEI Nº 9.609, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 – LEI DE SOFTWARE

Art. 6º. Não constituem ofensa aos direitos do titular de programa de computador:

I – reprodução, em um só exemplar, de cópia legitimamente adquirida, desde que se destine à cópia de salvaguarda ou armazenamento eletrônico, hipótese em que o exemplar original servirá de salvaguarda;
II – a citação parcial, para fins didáticos, desde que identificados o programa e o titular dos direitos respectivos;

III – a ocorrência de semelhança de programa a outro, preexistente, quando se der por força das características funcionais de sua aplicação, da observância de preceitos normativos e técnicos, ou de limitação de forma alternativa para a sua expressão;

IV – a integração de um programa, mantendo-se suas características essenciais, a um sistema aplicativo ou operacional, tecnicamente indispensável às necessidades do usuário, desde que para o uso exclusivo de quem a promoveu.

Segundo esses parágrafos fica garantido o direito a se ter um backup digital de todos conteúdo adquirido.

Plug-ins

São arquivos dll que integram ao emulador as funções básicas que eles precisão para rodar um jogo, os plug-ins, são arquivos especificos para cada emulador. Eles são utilizados para as seguintes funções: Qualidade de som dos games, Configurações de video, identificação e configuração de controle e leitores de cd ou dvd, etc.

Bom, esses foram os tópicos para quem deseja adentrar no maravilhoso mundo dos emuladores. Até a próxima!

Ilustração de capa por Ila Fox

Para mais informações: