Minilua

“O Mundo de Beakman” será reapresentado pela TV Cultura

Saudosistas de plantão, é hora de comemorar! A partir de janeiro de 2011, uma das atrações mais queridas da TV Cultura estará de volta, “O Mundo de Beakman”. Protagonizado pelo ator Paul Zaloom, o programa marcou época na tv brasileira, e foi responsável por ensinar ciência de um modo diferente e divertido para as crianças da década de 90. Relembre abaixo, um pouquinho mais da atração. Uma boa leitura!

 

O início

Produzido nos Estados Unidos pela Columbia Pictures Television e Universal Belo Productions, “The Beakman’s World”, teve sua primeira exibição datada de 18 de setembro de 1992. Com o sucesso conquistado, a atração que era apresentada no TLC (The Learning Channel), passaria a compor, já no ano seguinte, a grade da CBS. No auge de sua popularidade, o programa chegou a ser exibido em 90 países, entre eles, o Brasil.

 

TV Cultura

No Brasil, a atração foi exibida com grande sucesso pela TV Cultura de São Paulo. Sua exibição acontecia de segunda a sexta, sempre ás 19h30. Em termos de audiência, o programa rotineiramente conquistava a vice-liderança no Ibope, com uma média de 04 pontos, com picos de 07. Além da Cultura, o programa ainda seria apresentado pelos canais Classe, Boomerang e Record.

 

Os atores

Paul Zaloom (Beakman): Paul Finley Zaloom, nasceu em Long Island, Estados Unidos, em 1951. No meio artístico, inicou sua carreira no espetáculo “Bread and Puppet”. Zaloom ainda escreveu e roteirizou dezenas de trabalhos, entre eles: “Fruit of Zaloom” “Sick But True” e “The Mother of all Enemies”. O ator ficou conhecido ao interpretar o cientista Beakman no seriado homônimo. No Brasil, sua voz seria dublada por Flávio Dias.

 

Mark Ritts (Lester): Ritts nasceu na Pennsylvania, em 16 de junho de 1946. Iniciou sua carreira atuando em diversos seriados da NBC, ganhando notoriedade a partir de 1992, interpretando o rato Lester no programa “The Beakman’s World”. Com o término da atração, o ator se mudaria para a California. Lá, produziria “Barney The Dinossaur” (Barney, o dinossauro) para a rede Fox. Algum tempo depois, em 1999, realizaria o documentário “Microbiology called Creators of the Future”, apresentado pela rede PBS. Ritts faleceu de câncer, em 07 de dezembro de 2009, aos 63 anos.

 

Josie (Alana Ubach): Allana Noel Ubach, a Josie, nasceu em 03 de outubro de 1975, em Downey, Califórnia. Modelo e atriz, ela ganhou enorme projeção nos anos 90, interpretando uma das ajudantes do cientista Beakman no programa de tv. Alana ainda participou de diversos longas-metragens, entre os destaques estão: “Entrando Numa Fria” e “Mudança de Hábito” 2.

 

Eliza Schneider (Liza): A atriz nasceu 03 de fevereiro de 1978. Além de “O Mundo de Beakman”, ela ainda participou de diversos espetáculos teatrais. Nos últimos anos, ela foi responsável pela dublagem de diversos personagens do desenho South Park, incluindo os personagens Cartman e Wendy.

 

Curiosidades

– O programa é baseado em uma espécie de guia. Nele, entre outras coisas, o usuário poderia aprender o funcionamento de diferentes tipos de objetos.

– Criado por Jok Church, “The Beakman’s World”, seria apresentado entre os anos de 1992 e 1998.

– Ao longo dos anos, o programa receberia a visita de diversos personagens da história, destaque para as aparições fictícias de Albert Einstein e Benjamin Franklin. Além do elenco principal, a atração ainda contava com a participação de dois simpáticos pinguins, Don e Herb.

Site oficial: Beakman's World