Minilua

Músicas covers que superaram suas versões originais #2

Somente escrever uma música com uma letra perfeita e uma melodia boa não garante que ela será aceita pelo público, algumas vezes ela precisa que um outro artista empreste seu talento para torná-la um sucesso.

 

Quando uma música cover torna-se um sucesso, os créditos vão para o artista original, porém muitas vezes as gravadoras acabam “ajudando” o artista que a modificou repartindo parte do lucro.

 

Mas como gosto não se discute, separamos uma lista com algumas músicas covers que simplesmente conseguiram fazer mais sucesso que suas versões originais para você nos dizer qual versão você considera a melhor.
Confira:

Respect

O Cover – Aretha Franklin

Aretha Franklin lançou sua canção, Respect, em 1967. Esta canção lhe garantiu um grammy e foi vista como um grande hino para o movimento feminista além de ser classificada pela revista Rolling Stone como a quinta melhor música de todos os tempos.

A Original – Otis Redding

Respect foi originalmente escrita por um homem, Otis Redding, em 1965, dois anos antes da versão de sucesso de Franklin. Sua versão é um apelo desesperado de um homem disposto a fazer qualquer coisa para agradar sua mulher esperando ser respeitado quando chegasse em casa. E pelo respeito, ele quer dizer… bem… uh… sim. Era um eufemismo. A versão de Aretha Franklin foi basicamente a mesma ideia mas para o lado oposto: se você quer respeito, você tem que respeitá-la.

Cocaine

O Cover – Eric Clapton

&nohtml5=False

Clapton fez esta versão em 1977. Ele recebeu muitas críticas no passado por esta música, mesmo ele afirmando que é uma canção anti-drogas. Devido a isso, ele finalmente inseriu a letra “that dirty cocaine” para tornar a mensagem previamente ambígua e mais clara. Ele alcançou a posição de numero 30 nas paradas da Billboard, no entanto, esta música tornou-se uma de suas canções mais conhecidas e populares de Clapton.

A Original – JJ Cale

&nohtml5=False

Cocaine foi escrita por JJ Cale, um cantor de blues e roqueiro habilidoso, cerca de um ano antes da versão de Clapton. Sua versão alcançou o top 1 nas paradas de sucesso… mas apenas na Nova Zelândia.

Hound Dog

O Cover – Elvis Presley

&nohtml5=False

A maioria das pessoas realmente nunca mais escutou esta canção, mas praticamente todo mundo já ouviu falar dela. Ela foi a marca registrada de Elvis: um dos maiores sucessos do cantor americano. Sua versão da canção ficou em 19º lugar no top 500 maiores canções de todos os tempos pela revista Rolling Stones.

A Original – Big Mama Thornton

&nohtml5=False

Hound dog foi uma canção escrita por Jerry Leiber e Mike Stoller. A primeira gravação da canção foi por Willie Mae “Big Mama” Thornton, uma cantora de blues afro-americana, em 1952. Ele também escreveu a música “Ball and Chain”, que mais tarde se tornou um sucesso para Janis Joplin.