Minilua

Os nanorobôs vão invadir seu corpo

Uma das tecnologias mais promissoras do mundo acabou de entrar em um dos principais laboratórios de pesquisa do planeta, criando uma mistura científica que pode mudar o mundo.

Google X Labs

O Google é uma empresa que nasceu na internet, mas que, a cada dia que passa, investe mais tempo e dinheiro em coisas fora do mundo virtual. Tanto que o Google X trabalha com carros, disseminação da internet, inteligência artificial, projeto de entregas automatizadas por drones e também na área da saúde.

Já faz algum tempo que o Google vem adquirindo empresas pequenas e inovadoras do ramo da saúde. Agora, a gigante possui um time capaz de criar soluções tecnológicas para problemas que atacam milhões de pessoas. E um dos principais projetos da divisão Life Sciences pode revolucionar a medicina.

Nanorobôs

Uma coisa que todo mundo sabe sobre doenças, seja uma gripe ou um câncer, é que quanto mais cedo o diagnóstico é feito, mais simples e eficaz se torna o tratamento. A dificuldade é que nem todas as doenças apresentam sintomas e certos problemas só aparecem quando já não há mais solução.

Sabendo desse problema que mata milhões de pessoas todo os anos, o Google resolveu investir em um projeto que pretende transformar o diagnóstico de milhares de doenças. A ideia deles consiste em analisar o sangue das pessoas em tempo real e assim conseguir detectar doenças em seus primeiros momentos dentro do organismo, ou seja, assim que as primeiras células doentias aparecerem, a pessoa já vai ficar sabendo que está infectada e poderá correr para o médico.

Para conseguir tal feito, o paciente precisa tomar uma pílula com certa frequência. Esse remédio preventivo liberará no sangue alguns nanoagentes, que encontrarão os problemas. Após a varredura ter sido feita, esses nanorobôs enviam mensagens para uma pulseira, dando o diagnóstico ao paciente.

Esses agentes de saúde em miniatura serão programados para ignorar as células saudáveis e ir em busca apenas de células que não são normais. Caso encontrem algum perigo, um aviso é emitido imediatamente, dando o diagnóstico exato. Isso pode fazer com que o tempo entre a pessoa ser infectada e o início do tratamento seja mínimo, aumentando em dezenas de vezes a chance de cura.

Uma das aplicações desse tipo de prevenção é a luta contra o câncer. Um dos grandes problemas com essa doença é o diagnóstico tardio. Muitas vezes, o paciente só descobre o problema quando é irreversível. Mas caso as primeiras células cancerígenas sejam detectadas, as chances de cura são altíssimas.

O projeto ainda está no início, mas com todos os gênios e dinheiro que o Google possui, talvez possamos ver essa revolução acontecendo nos próximos anos.