Narguilé, o estranho “cigarro” do Oriente Médio

O narguilé é uma espécie de cigarro muito mais elaborado, que as pessoas normalmente fumam lá no Oriente Médio. Mas como será que essa geringonça de fumaça funciona? E será que faz mal igual ao cigarro?




O narguilé é menos prejudicial que o cigarro?

HUYG6PNSRN_d15d22bd4d942e9aeab3c6ddedbbc0c1

Fumar narguilé não é mais seguro do que fumar cigarro. Se você pretende parar de ler agora, esta é a mensagem que queremos que você leve para casa deste blog - não importa o que você já deve ter ouvido ou lido, a evidência científica é clara, fumar narguilé não é uma alternativa segura ao cigarro.

Contrariar a muito generalizada, embora equivocada, crença de que fumar narguilé é mais seguro do que o tabagismo é importante, então vamos dar um passo atrás para entender melhor o que o narguilé é, e depois olhar para os fatos e evidências sobre seus efeitos na saúde.

O narguilé funciona através da queima de um carvão, cujo calor é passado através de uma mistura de tabaco e, em seguida, por uma câmara cheia de água e, finalmente, através do tubo para o utilizador inalar. Embora pareça complicado, um cachimbo de água é uma forma engenhosa e relativamente simples de consumir o fumo do tabaco.

narghile_box_43_big

A prática de fumar narguilé remonta quase 500 anos e, provavelmente, começou na Índia. Não existiam os aditivos modernos que fazem a fumaça do tabaco mais suave como hoje, por isso, os usuários do tabaco experimentaram passar a fumaça pela água aquecida em tigelas para tornar mais fácil a inalação da fumaça. A prática se mudou para o oeste muito rapidamente, e dentro de um século, a versão moderna do cachimbo de água estava em uso em todo o Oriente Médio, onde ele foi muitas vezes utilizado em grupos e tornou-se uma atividade social.




Riscos à saúde comprovados

HUYG6PNSRN_562d76d80a65760a9258e05bb5c319e3

Como o fumo do narguilé se tornou popular em todo o mundo, tem havido mais pesquisas sobre seus efeitos na saúde. E aqui estão alguns dos resultados.

A fumaça do cachimbo de água, como a fumaça do cigarro:

● Contém quantidades significativas de ingredientes que causam cancro, tais como o arsénio, o cobalto, o crómio e chumbo;

● Gera monóxido de carbono, causador de doenças no coração, em quantidade igual ou maior que, fumaça de cigarro;

0000

● Tem as mesmas propriedades que causam dependência, que pode levar um usuário do narguilé a começar a usar cigarros, ou tornar-se um duplo usuário de narguilé e cigarro;

Além disso, o uso do narguilé tem várias qualidades exclusivamente insalubres:

● Usuários de narguilé podem inalar mais fumaça do que fumantes de cigarro, porque as sessões de narguilé, muitas vezes duram uma hora ou mais, durante a qual os usuários de narguilé inalam não só a fumaça do narguilé em si, mas também a dos outros com quem eles estão fumando;

● Ao contrário dos cigarros, o fumo do cachimbo de água também pode conter carvão ou madeira, o que pode aumentar a o risco de doenças do coração e câncer;

433514-tumblr_lnay5fubui1qjqt3mo1_500_large

● Compartilhar a mangueira do narguilé pode aumentar o risco de contrair uma doença infecciosa, como a tuberculose, hepatite ou meningite.

Em linhas gerais, ao contrário do que as aparências e as crenças populares dizem, fumar narguilé não oferece refúgio dos perigos do tabagismo. Apesar da atmosfera relaxante em que o narguilé é usado, os seus aromas agradáveis, e seu sabor mais suave, você estará se expondo a um risco semelhante ao fumar um cigarro comum. Clique aqui para saber mais sobre o narguilé.

Post produzido em parceria com o site comofazer.com

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/

  1. Alexandre Padilha

    21 de agosto de 2013 em 11:45

    Ainda me pergunto quando vão deixar de falar dos “males do cigarro” e vão começar a falar dos males que o álcool faz, tanto a quem bebe quanto a quem não bebe…

  2. Soriano

    19 de agosto de 2013 em 21:32

    e as essências fazem mal também?

  3. Arthur VINICIOS DE OLIVEIRA

    19 de agosto de 2013 em 09:07

    Não querendo tomar partido, mas acho válido ressaltar o fato que o cigarro em sí, não faz mal apenas pelo fumo. Dentro do mesmo contem mais de 4600 substancias nocivas a saúde, dentre elas o alcatrão, a nicotina (que o faz tão viciante) e muitos metais pesados que são altamente tóxicos para o corpo, até mesmos ingredientes de pesticidas são encontrados dentro de um cigarro comum.
    Tão pouco também deve-se levar a sério, sobre o que muitos textos que rolam pela net que dizem que ao fumar uma sessão de narguilé, é equivalente a 100 cigarros, porque engole no total de 50 litros de fumaça e etc… Visando que geralmente o uso do narguilé é algo social ( o que raramente irá fazer você fumar os 50 litros de fumaça sozinho ), mas a quantidade de fumaça não é o preocupante e sim as substancias que tem nessa fumaça, que no caso de uma essência ( que é composta de: Melado, tabaco e casca de frutas ) é muito inferior do que o cigarro.
    O carvão sim é o grande vilão, apesar de ter a “agua”, já deixo lembrado que ela não filtra completamente a fumaça, na verdade apenas uma parte ínfima de carvão é filtrada, acabando por inalar o restante.
    Para quem nunca fumou:

    A fumaça do narguilé não é quente ( diferente de muitos textos, que o acusam de queimar as vias aéreas )

    Sobre:

    “Compartilhar a mangueira do narguilé pode aumentar o risco de contrair uma doença infecciosa, como a tuberculose, hepatite ou meningite.”
    Dentro de cada caixa de essência vem cerca de 3 ~ 4 piteiras de plástico justamente para evitar o contato com a boca > mangueira, ai cabe a cada um usar ou não.

    E acho que o mais importante de tudo é que : O narguilé é algo mais reservado, afinal de contas ninguém vê pelas ruas, alguém tirar um narguilé do bolso e sair fumando em quanto caminha, jogando fumaça ( fedida ) na cara dos outros. Isso tornando seu consumo infinitamente menor que o cigarro, que é consumido em qualquer lugar e a qualquer hora.

    Realmente passo longe, eu querer encorajar o uso de narguilé ou do cigarro, só acho que os fatos tem de ser bem apurados, pois com esse sensacionalismo que corre o mundo, tem muitas pessoas falando o que leem sem ter um discernimento ou senso critico para pesquisar sobre o assunto.

    O mini lua para muitos é considerado um formador de opinião, acho que antes de fazer um post sobre algo assim, deve-se fazer uma pesquisa mais elaborada.

  4. Artur Gomes

    19 de agosto de 2013 em 07:26

    Bom, o post e interessante, mas não sei onde vocês pesquisaram os argumentos!!!
    Parte e verdade e outra parte e duvidosa, mas não acredito que o o narguilé e mais prejudicial que o cigarro!!! O cigarro em si e mais prejudicial e quem fuma sabe muito bem disso, alem do mais do cigarro ser algo fácil de ser fumado e as pessoas fumam a qualquer hora e em qualquer lugar, dependendo da legislação do pais. Enquanto o narguilé, ou shisha que e como eu conheço, e uma coisa mais social e se fuma uma vez ou outra, mas conheço gente que fuma todos os dias, pode ser viciante mas não como o cigarro. E verdade que o narguilé, funciona a base do carvão o que faz com que o usuário inale mais monóxido de carbono, porem não acredito que a presença de metais pesados no narguilé seja maior que no tabaco, se e que realmente tenha. Alem disso os testes são feitos com base na quantidade de fumo produzido entre cigarro e narguilé, mas não com base na qualidade do fumo. Eu ainda acredito que a industria do cigarro e que financia os testes para que sejam manipulados os resultados, ou então subornam a OMS ou outra instituição responsável!!
    Ta ai 2 videos para vcs verem e tirem suas próprias conclusões:
    http://www.youtube.com/watch?v=pFzI1yhNtIQ
    http://www.youtube.com/watch?v=R-0KzPoip0c
    Desculpa a falta de acentos, alguns acentos foram adquiridos com o sistema de correção, devido ao meu teclado ser estrangeiro!!!

  5. Luís Felipe

    18 de agosto de 2013 em 18:27

    Pra fazer isso
    [img]http://static.minilua.org/wp-content/uploads/2013/08/0000_thumb.jpg[/img]
    É só encher os pulmões de fumaça e falar bem devagar:
    – C.u

  6. Dark J

    18 de agosto de 2013 em 12:18

    Os carros conseguem ser mais poluidos do que isso.

  7. RooHx

    18 de agosto de 2013 em 12:00

    Um monte de ant-social falando merda, narguilé n é pra se furmar o tempo inteiro, é pra se usar socialmente, nunca foram em uma festinha de amigos onde tinha uns narguilés la? É igual beber vinho, vc n bebe o vinho o tempo inteiro… Agra se tem retardado q insiste em se viciar é outra história porém n é so o narguilé q faz mal em excesso, outras coisas como passar o dia todo na net tirando conclusões precipitadas tb fazem.

    • Marcos Artuso

      28 de agosto de 2013 em 00:10

      Narguilé faz mal em qualquer quantidade, vinho faz bem para a saúde. Comprovadamente, uma taça por dia traz inúmeros benefícios ao passo que narguilé, não traz nada de bom

    • Felino

      24 de agosto de 2013 em 01:22

      Correto!

    • Luís Felipe

      18 de agosto de 2013 em 18:25

      Calma jovem, tá exaltado. Mas tá mais q certo.

  8. Luiz Ricardo

    18 de agosto de 2013 em 11:31

    ainda bem que detesto essa porcaria

  9. Trevor

    18 de agosto de 2013 em 00:20

    Eu usava narguille, nunca fiquei viciado, mas já fiquei chapadão

  10. Riddle Boy®

    17 de agosto de 2013 em 23:56

    Teve um encontro dos amantes desta p. aqui na minha cidade.
    http://imageshack.us/a/img266/6528/tumblrmmigbsue4s1qflb4c.gif

    • Kairos

      18 de agosto de 2013 em 11:35

      suas gifs sao mais sem noçao q as minhas LOL

  11. Little Uchiha™

    17 de agosto de 2013 em 22:05

    Se tem uma coisa que eu odio é ver essas porcarias em filmes e séries, força barra da porra, falando sobre dar um tapinha pra relaxar.

  12. Yago Hissahiro

    17 de agosto de 2013 em 21:36

    O cigarro matou mais do que as duas guerras mundiais juntas , e conheci pessoas que morreram por causa do cigarro , e o narguile ? pior materia

    • Luís Felipe

      18 de agosto de 2013 em 18:22

      Na guerra as pessoas morrem por causa de frescura das autoridades, no tabagismo por frescura própria.

    • Kairos

      18 de agosto de 2013 em 11:34

      isso nao muda o fato do narguile ser prejudicial a saude .-.

  13. Melhor Alone do Mundo

    17 de agosto de 2013 em 21:20

    Num mundo onde até açúcar refinado é droga, nada muito impressionante.

  14. Noob Saibot

    17 de agosto de 2013 em 20:59

    O cara usa narguilé e já se acha o noia do bairro…

    • Luís Felipe

      18 de agosto de 2013 em 18:23

      Até pq ser nóia é um orgulho q nem todos podem ter.

  15. Lucas Rodrigues

    17 de agosto de 2013 em 20:55

    Essas porcarias nem deveriam existir.

  16. Coringa

    17 de agosto de 2013 em 20:38

    Só li o titulo o/

  17. eduardo (eduh)

    17 de agosto de 2013 em 20:29

    vey minha tia tem um desse em casa,agora vou pra casa dela todo dia.

  18. Euller Neves

    17 de agosto de 2013 em 20:28

    Cara, eu já não gostava agora que eu odeio!

  19. Lord Knight (Elsword)

    17 de agosto de 2013 em 20:28

    É mais seguro, mas de certa forma, é tudo cigarro
    Meu pulmão agradece minha escolha ;-;

  20. Lhama Charmosa

    17 de agosto de 2013 em 20:27

    Me lembra aquele episódio do Pica-pau 😀

  21. Nepeta Leijon

    17 de agosto de 2013 em 20:16

    cruscredo! nunca vou usar

  22. Wagner

    17 de agosto de 2013 em 20:14

    Nunca usei isso aí e nem pretendo voltar a usar.

    • Anderson De Souza

      4 de setembro de 2013 em 20:02

      Se você nunca usou, como você pretende não voltar a usar uma coisa que você nunca usou ? o.O

      • Wagner

        4 de setembro de 2013 em 20:06

        Manjando dos paranauê

    • Diego Martins

      18 de agosto de 2013 em 01:19

      Eu pretendo usar XD. Mas como estou há uns quatro anos sem fumar, melhor esperar mais.

      • Wagner

        18 de agosto de 2013 em 11:57

        Sua saúde agradece.

    • Lord Knight (Elsword)

      17 de agosto de 2013 em 23:23

      Realmente cara, discordo

    • Ponto.

      17 de agosto de 2013 em 21:37

      Puxa cara nao concordo nem discordo de voce, muito pelo contrário…

35 Comentários
mais Posts
Topo