Minilua

Narguilé, o estranho “cigarro” do Oriente Médio

O narguilé é uma espécie de cigarro muito mais elaborado, que as pessoas normalmente fumam lá no Oriente Médio. Mas como será que essa geringonça de fumaça funciona? E será que faz mal igual ao cigarro?

O narguilé é menos prejudicial que o cigarro?

Fumar narguilé não é mais seguro do que fumar cigarro. Se você pretende parar de ler agora, esta é a mensagem que queremos que você leve para casa deste blog – não importa o que você já deve ter ouvido ou lido, a evidência científica é clara, fumar narguilé não é uma alternativa segura ao cigarro.

Contrariar a muito generalizada, embora equivocada, crença de que fumar narguilé é mais seguro do que o tabagismo é importante, então vamos dar um passo atrás para entender melhor o que o narguilé é, e depois olhar para os fatos e evidências sobre seus efeitos na saúde.

O narguilé funciona através da queima de um carvão, cujo calor é passado através de uma mistura de tabaco e, em seguida, por uma câmara cheia de água e, finalmente, através do tubo para o utilizador inalar. Embora pareça complicado, um cachimbo de água é uma forma engenhosa e relativamente simples de consumir o fumo do tabaco.

A prática de fumar narguilé remonta quase 500 anos e, provavelmente, começou na Índia. Não existiam os aditivos modernos que fazem a fumaça do tabaco mais suave como hoje, por isso, os usuários do tabaco experimentaram passar a fumaça pela água aquecida em tigelas para tornar mais fácil a inalação da fumaça. A prática se mudou para o oeste muito rapidamente, e dentro de um século, a versão moderna do cachimbo de água estava em uso em todo o Oriente Médio, onde ele foi muitas vezes utilizado em grupos e tornou-se uma atividade social.

Riscos à saúde comprovados

Como o fumo do narguilé se tornou popular em todo o mundo, tem havido mais pesquisas sobre seus efeitos na saúde. E aqui estão alguns dos resultados.

A fumaça do cachimbo de água, como a fumaça do cigarro:

● Contém quantidades significativas de ingredientes que causam cancro, tais como o arsénio, o cobalto, o crómio e chumbo;

● Gera monóxido de carbono, causador de doenças no coração, em quantidade igual ou maior que, fumaça de cigarro;

● Tem as mesmas propriedades que causam dependência, que pode levar um usuário do narguilé a começar a usar cigarros, ou tornar-se um duplo usuário de narguilé e cigarro;

Além disso, o uso do narguilé tem várias qualidades exclusivamente insalubres:

● Usuários de narguilé podem inalar mais fumaça do que fumantes de cigarro, porque as sessões de narguilé, muitas vezes duram uma hora ou mais, durante a qual os usuários de narguilé inalam não só a fumaça do narguilé em si, mas também a dos outros com quem eles estão fumando;

● Ao contrário dos cigarros, o fumo do cachimbo de água também pode conter carvão ou madeira, o que pode aumentar a o risco de doenças do coração e câncer;

● Compartilhar a mangueira do narguilé pode aumentar o risco de contrair uma doença infecciosa, como a tuberculose, hepatite ou meningite.

Em linhas gerais, ao contrário do que as aparências e as crenças populares dizem, fumar narguilé não oferece refúgio dos perigos do tabagismo. Apesar da atmosfera relaxante em que o narguilé é usado, os seus aromas agradáveis, e seu sabor mais suave, você estará se expondo a um risco semelhante ao fumar um cigarro comum. Clique aqui para saber mais sobre o narguilé.

Post produzido em parceria com o site comofazer.com

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/