New Songdo: A cidade do futuro já existe

No futuro nossa vida nas cidades será totalmente diferente do que estamos acostumados, diversas pesquisas mostram os muitos aspectos que serão mudados com as inovações que vem surgindo. Inovações sobre a qual falamos em três post:




A cidade do futuro #1




A cidade do futuro #2




A cidade do futuro #3

Mas todas essas tecnologias serão aplicadas em uma cidade que está em construção na Coreia do Sul e deve ficar pronta em 2015. E será um marco na evolução da vida humana nos meios urbanos, algo que poderá ser o modelo para o futuro de toda a humanidade. Então conheça um pouco sobre New Songdo - A Cidade do Futuro:

60728




Tecnologia de informação

414636

New Songdo trará para a realidade o conceito de "Ubiquitous City”, um local onde existe uma total interação entre os sistemas de informação, ou seja, todo objeto eletroeletrônico estará de alguma maneira interligado a toda a rede existente na cidade.




População e tamanho

64068

Inicialmente ela será bastante pequena, tendo apenas 6KM², tendo como população algo em torno de 65 mil pessoas. Inclusive já existem apartamentos sendo vendidos no local, mas a procura é enorme, tendo mais de 10 pessoas interessadas por imóvel.




Vida digital no mundo real

casa2

Cada casa de New Songdo terá milhares de chips espalhados, de maneira que a própria residência cuidará do morador. Por exemplo: se o leite da geladeira estiver acabando, ela te avisará para colocar mais; caso alguém caia na casa existirão sensores que interpretarão o tombo e chamará a emergência, mesmo com a pessoa desacordada. Muitas outras coisas serão feitas automaticamente pelos computadores.




Trânsito

VeículosInteligentesFord_01 [1024x768]

Todo carro da cidade estará ligado a um sistema de informação central, que dará ao motorista toda a informação necessária para evitar congestionamento, e até mesmo dirá onde existe uma vaga para ele estacionar o mais próximo possível de seu destino, poupando assim o tempo de procura.




Smart Card

smart-card-security

Pretende-se implementar na cidade uma nova ferramenta, que irá substituir desde chaves de sua casa até seu histórico médico. Cada pessoa terá um cartão, que servirá como chave da casa, como cartão de crédito, identidade, e também guardará diversas informações do seu dono, que poderão ser usadas pelo próprio usuário ou por terceiros, como médico para descobrir se a pessoa possui alguma alergia.




Aprendizado do futuro

educacao-do-futuro1

A cidade contará com uma escola e uma faculdade que devem ser modelos para o mundo. Não pouparão investimentos na contratação dos melhores professores e compras dos mais avançados materiais para os estudantes da cidade. O investimento por aluno será muito maior do que é feito nas melhores escolas do mundo.




Sustentabilidade

hedenSquare

Não é possível falar do futuro sem abordar esse tema e como era de se esperar essa cidade será exemplo nesse quesito. Tudo que for construído lá terá que receber certificados internacionais de sustentabilidade.

Água do mar será utilizada na cidade, poupando assim água potável. Além disso, as chuvas serão muito bem aproveitadas pelos telhados especiais que todas as moradias terão.

Aparentemente a cidade do futuro está em construção, porém muitos críticos não acreditam que ela vá funcionar igual aos planos. Mesmo com essas dúvidas o governo da Coreia do Sul não recua e pretende investir no total 25 bilhões de dólares até o fim da construção. Só resta esperar e ver se a cidade do futuro realmente funcionará ou será apenas uma tentativa pré-matura de alcançar o futuro.

  1. João Dorigueto de Oliveira

    6 de novembro de 2012 em 12:35

    Eu vi o post e na hora me vieram à memória aqueles filmes em que as pessoas delegam tudo aos computadores e máquinas, que posteriormente dominam e escravizam os humanos.

  2. Lorenzo Vicari

    27 de março de 2012 em 16:47

    Simbolo de civilização, tomara que no futuro todas as cidades sejam assim , parabens Korea!

  3. Gustavo Mota

    13 de fevereiro de 2012 em 18:22

    Cara, eu juro que sempre pensei nesse tal Smart Card, um cartão que fosse ao mesmo tempo todos os documentos que vc precisa e mais algumas coisas

  4. Cancio

    8 de setembro de 2011 em 04:15

    olha o BBB ai gente!!! essa porra desse BBB e so pra condicionar nossa mente pq qundo vier o verdadeiro ninguem ira se opor ,faça uma leitura em apocalipse.. so vai comprar e vender quem tiver a marca , no inicio sera um cartao ,mas depois …. .estao tirando nossa liberdade, privacidade e ainda tem gente que ta gostando  putz.

  5. Kloss

    29 de junho de 2011 em 15:57

    Essa cidade e nem um pouco avançada mas para a Ztms89 é avançada

  6. João Maciel

    20 de junho de 2011 em 16:49

    Eu torço para que dê certo o projeto, afinal já tava na hora de um projeto desse porte viesse à tona.

  7. O Astro (Alone)

    16 de junho de 2011 em 15:50

    E a causa do fim do mundo será dominação total dos robôs e computadores.

  8. Vanderley Ricardo

    11 de junho de 2011 em 08:55

    Nao sei para que isso tudo ja que o mundo vai acabar exatamente no dia 21 de Dezembro de 2012.

    • Helles Modeline

      24 de setembro de 2014 em 16:47

      serio?

  9. Juliane Vale

    6 de junho de 2011 em 19:40

    Parece que aqueles filmes de ficção estão ganhando vida…

  10. Hugo Barbosa

    5 de junho de 2011 em 19:01

    o homen esta evoluindo rapido de mais cada coisa tem seu tempo,pode acontecer igual ao exterminador do futuro poder pode logo logo um mundo pos-apocalipitico.

  11. Lucas Toith

    5 de junho de 2011 em 02:52

    Isso ta mais com cara de controlar a população isso sim !

    • Helles Modeline

      24 de setembro de 2014 em 16:46

      prison technological

    • Douglas Da Costa

      13 de junho de 2011 em 12:36

      Tem dúvida!? O pior é que isso vai acontecer mesmo. e aqueles que se opuserem ao governo, ai deles.

    • Handre Hermann

      5 de junho de 2011 em 08:06

      Gostei muito dessa cidade! Vou querer morar nela.

      • Helles Modeline

        24 de setembro de 2014 em 16:47

        kk,vc tem grana

      • Maurício Freitas da Silva

        5 de junho de 2011 em 18:24

        Sonha que a Pepsi paga!

17 Comentários
Topo