Newton, místico e esotérico

sir-isaac-newton-lived-from-1642-to-1727

Não existia, no tempo de Newton, a distinção atual entre ciência e misticismo. Mas mesmo na época, as pessoas já olhavam com maus olhos e desconfiança para a pseudociência. Tanto que o primeiro biógrafo de Newton preferiu omitir esse lado esotérico na obra, em 1752. Afinal, pseudociência, charlatanice e esoterismo, não cairia bem ao grande gênio científico, não é mesmo?

Em 1936, foi encontrado um lote de manuscritos, com mais de 200 anos, que pertenciam ao gênio. Mas nos documentos não haviam estudos sobre física e astronomia, e sim teorias sobre como transformar metais em ouro.

Na década de 1670, Newton resolveu isolar-se da comunidade e se dedicar aos estudos da alquimia e à analise do Antigo Testamento. Passava dias misturando substâncias em panelas e cadinhos. Em 1693, acreditou ter encontrado a fórmula e descreveu-a:

Podeis multiplicar cada pedra quatro vezes porque é bom para usos mágicos.

Quando morreu, em 1727, Newton deixou uma biblioteca de 138 livros de alquimia e outros 31 de química, provavelmente a mais extensa biblioteca sobre pseudociência.

newton2

Além da alquimia, Newton era obcecado por prever grandes acontecimentos do cristianismo. Reconstruiu a planta do Templo de Salomão, acreditando que nela encontraria sinais de quando Jesus Cristo voltaria à Terra. Com base em seus cálculos, o físico acredita que em 2370 haverá a ressurreição e o Juízo Final.

  1. Dr.V

    18 de agosto de 2014 em 14:38

    Legal.

  2. O Mentalista

    17 de agosto de 2014 em 11:11

    Engraçado, alquimia e cristianismo em uma pessoa só, é como ser um nazista judeu…

    • Linkoln Sveensgard

      17 de agosto de 2014 em 15:35

      A alquimia era considerada uma ciência, de fato ela é a mãe da química e no período renascentista o significado dos termos “alquimia” e “química”, se misturam.

      E mais, na Idade Média até a astrologia foi utilizada por cristãos, São Tomás de Aquino e muitos de dentro da Igreja Católica chegaram a recomendar o estudo de astrologia como complementar, apenas posteriormente Isidoro de Sevilha criar a noção de separar Astrologia de Astronomia.

      Alquimia é nada mais que química antiga.
      Astrologia nada mais é que astronomia antiga.

      Tycho Brahe (médico e astrônomo), Galileu, Kepler e Newton estudaram e usaram a astrologia.

      • O Mentalista

        17 de agosto de 2014 em 16:13

        Alquimia era considerado bruxaria amigo.

    • Camilla

      17 de agosto de 2014 em 12:13

      Como ser um nazista judeu – Dr Esperanto.

      Podia ser pior. Como esse típico carinha abaixo:

      [img]http://images.uncyc.org/pt/thumb/a/a4/Negronazista.jpg/180px-Negronazista.jpg[/img]
      Um típico ”nazista” da atualidade <.<

      • Nol

        17 de agosto de 2014 em 17:19

        Vai ver que ele é induísta, e acho que fosse o olho de Ganesha.

  3. Li Syaoran

    17 de agosto de 2014 em 10:46

    Em entrevistas e documentos de punho próprio ele dava belas e humildes afirmações como “Creio que eu seja como uma criança numa praia que coleta um seixo mais brilhante ou outro sem perceber a vastidão do oceano à sua frente.”
    Mas documentos de outras pessoas que conviveram com Newton (colegas, empregados,etc) davam outra versão do gênio: Isaac Newton era extremamente arrogante. Ele odiava ser questionado ou corrigido (mesmo que estivesse errado) e acreditava não ser apenas diferente dos demais humanos, mas também superior. Algumas fontes relatam que ele se considerava um presente do próprio Criador para guiar os homens.

    • Adriano Saadeh

      18 de agosto de 2014 em 08:42

      Meio forçado, mas o legado do cara foi indiscutivelmente indispensável essencial para nós!

  4. Ophelia Dilaurentis Soares

    16 de agosto de 2014 em 23:22

    Nossa um cientistas que se deu ao luxo de conhecer o cristianismo. Bacana 🙂

    • O Mentalista

      17 de agosto de 2014 em 10:57

      Em uma época que podia ser preso por não ser cristão….acho que ele não teve muita escolha.

    • Garota Infernal

      16 de agosto de 2014 em 23:32

      O.o

  5. Terrorista

    16 de agosto de 2014 em 23:12

    Não sei porque associar misticismo com charlatanismo.

    • Diego Martins

      18 de agosto de 2014 em 20:51

      Porque são duas coisas que enganam as pessoas.

      • Terrorista

        18 de agosto de 2014 em 20:55

        Você pode…PROVAR?

        • Diego Martins

          18 de agosto de 2014 em 20:58

          Basta ver o trabalho de James Randi. Há cinquenta anos eles desmente misticismos, mostrando que são todos charlatães. Inclusive ele dá um milhão de dólares para quem provar qualquer coisa mística ou sobrenatural, mas até hoje nada…

          • Terrorista

            18 de agosto de 2014 em 21:05

            Vai provar como?
            Com métodos científicos?
            Métodos científicos só podem testar o que pode ser observado.
            É o mesmo que pedir pra provar a existência de Deus, pra você observar, você tem que estar fora, distante. E Deus não pode ser observado justamente por isso, porque não estamos fora dele.

          • Diego Martins

            18 de agosto de 2014 em 21:10

            Primeiro que qualquer coisa que afeta a realidade pode ser mensurada. E se não afeta, qual a diferença entre ela existir ou não?

    • Reinaldo

      17 de agosto de 2014 em 16:53

      Na época era associado, na verdade.

  6. Luís Felipe

    16 de agosto de 2014 em 23:01

    Muito curto.

  7. Litzen Vampiro

    16 de agosto de 2014 em 22:59

    Legal, mas pensei que ia ter mais algumas coisas sobre ele…

  8. cara anonimo

    16 de agosto de 2014 em 22:31

    Aqui estão 8 fatos sobre Issac Newton :
    1 – Newton se sentia um pecador em tempo integral

    Na tenra idade de 19 anos, o futuro matemático carregava uma lista de papel com 48 pecados pelos quais ele se sentia culpado. As “gravíssimas” transgressões pecaminosas variavam de impertinência para sua mãe até pensamentos e palavras impuras. Roubar cerejas, fazer tortas na noite de domingo (dia sagrado), “comer maçã no Seu dia” e bater na irmã também estavam entre os pecados considerados por ele, que se mostrava com uma personalidade um tanto infantil.

    2 – Ele enfiou uma agulha em sua órbita ocular de propósito

    Naquela época, pouco se sabia sobre as propriedades da visão e da luz. Curioso, Newton embarcou em seu próprio estudo detalhado de óptica, agindo como sua própria cobaia e testando o seu olho com uma agulha. Sobre o feito, ele escreveu em seu diário:

    Eu peguei a agulha e a coloquei entre meus olhos e o osso perto da parte de trás, pressionando o meu olho no final de modo a alcançar a sua curvatura. Então apareceram vários círculos brancos e coloridos…

    3 – Ele foi garçom

    Como um estudante da Universidade de Cambridge, Newton teve que servir mesas no refeitório. Ele era um estudante de graduação que recebia ajuda financeira em troca de executar tarefas. No caso de Newton, ela era garçom e também cuidava dos quartos de outros alunos.

    4 – Ele era um cara solitário

    Alguns especulam que Newton sofria de uma doença mental (talvez transtorno bipolar) ou autismo. No entanto, esse fato é difícil de saber com certeza, mas uma coisa que está clara é que Newton era cronicamente solitário. É possível constatar isso com mais destaque pelos fatos de sua infância e velhice.

    5 – Ele escapou da Grande Peste

    Quando um surto devastador de peste bubônica atingiu Cambridge em 1665, Newton e seus colegas de universidade foram mandados para casa para enfrentar a epidemia. Mas o matemático que nascia dentro de Newton fez bom uso de seu tempo, sendo nessa época que ele inventou o cálculo.

    6 – Ele praticou alquimia

    Célebre por sua genialidade científica, Newton também se envolveu na alquimia — uma pseudociência —, e ele queria alcançar o objetivo de transformar chumbo e outros metais em ouro.

    7 – A maçã não caiu na cabeça dele

    “A maioria das pessoas pensa que Newton foi atingido na cabeça com uma maçã. Mas provavelmente não foi isso o que aconteceu”, disse o historiador James Gleick ao Huffington Post. Ele afirma que o que talvez tenha acontecido é que Newton percebeu que a mesma força invisível que causou a queda das maçãs no chão também afetou os movimentos da Lua.

    8 – Ele morreu virgem

    Newton nunca se casou e, embora seja impossível verificar, é amplamente conhecido que ele nunca teve relações sexuais, pois claramente odiava as mulheres.

    Fonte: Megacurioso

    • Italo Martins

      20 de agosto de 2014 em 22:10

      Bom… Tem um pequeno erro ai fera. rsrs… Ele AMAVA as mulheres
      Normal esse erro acontecer, a maioria das pessoas não conhecem o Priorado de Sião,

      Sir Isaac Newton foi Grã-Mestre da sociedade secreta Priorado do sião de 1691–1727, onde a doutrina BASICAMENTE era
      a adoração ao sagrado feminino, eles acreditavam que a mulher era perfeição criada por Deus, eles adoravam a Ísis(Deusa da fertilidade no Egito) Vênus (Deusa do amor e perfeição em roma) entre outras, eles adoravam mulheres pelo simples fato delas gerarem vida, tornando-as Divindades… A mais conhecida divindade do Priorado seria MARIA MADALENA, que deu fruto a um filho de Jesus segundo as teorias do priorado… Eles acreditavam que Maria Madalena não era uma prostituta e sim uma filha da casa de Benjamin, que é uma das doze tribos de Israel, gerando assim um rei ao casar com Jesus, que era da casa de Davi, os Judeus queimaram os indícios do evangelho de Maria Madalena com medo de servir ao um novo rei, e de acordo com ele os catolicos modificaram nossa bíblia atual. O Priorado tem em seu poder o Chamado GRAAL ou SANTO GRAAL, Mas que é a junção de SANG REAL, dai você entende que o Graal seria a prova de que Jesus e Maria eram casados e tiveram uma filha, cujo nome era SARAH.
      O objetivo do priorado é proteger essas provas da Igreja, para um dia revela-las ao mundo.

      Bom isso é o básico. Tem mil tretas nessa história…. Vlw FLws

    • Garota Infernal

      16 de agosto de 2014 em 22:46

      Zoa-lo por morrer virgem ou idolatra-lo por seu grande feito para a humanidade? Sexualmente fracassado ou intelectualmente deus? Estou confusa…

      • artur3855

        17 de agosto de 2014 em 13:38

        Sexualmente fracassado? Pode ser que ele foi sexualmente bem sucedido como homossexual, quem sabe? =V

        • Nol

          17 de agosto de 2014 em 16:47

          Ou então ele poderia ser celibatário.

      • cara anonimo

        16 de agosto de 2014 em 22:55

        O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.

        • cara anonimo

          16 de agosto de 2014 em 22:56

          ” O sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. ” – Isaac newton

      • Nol

        16 de agosto de 2014 em 22:55

        O fato de ele morrer virgem não quer dizer que ele tenha sido sexualmente fracassado.

        • Gato Endiabrado

          31 de agosto de 2014 em 23:56

          Morreu virgem, mas ainda fode muita gente.’-‘

        • Garota Infernal

          16 de agosto de 2014 em 23:16

          Talvez ele odiasse as mulheres porque as mulheres o odiavam.

          • Diabo

            19 de agosto de 2014 em 22:15

            Então eu deveria odiar as mulheres, as minas da escola me olham com nojo. ;-;

    • Nol

      16 de agosto de 2014 em 22:37

      Ainda não desisti da ideia de que é impossível transformar pedras em ouro.

      • artur3855

        17 de agosto de 2014 em 13:37

        Impossível não é, os alquimistas estão certos quando afirmam que pode-se transformar qualquer coisa em ouro, só que para tal é necessário alterar o núcleo e a eletrosfera dos átomos. O problema é que para tal é necessário um grande consumo de energia e pressão, provavelmente impossível até nos dias de hoje.

        As estrelas são as maiores e melhores alquimistas de todo o universo, pois elas “transmutam” hidrogênio em todos os elementos da tabela periódica, inclusive o ouro.

        • eduvbs

          17 de agosto de 2014 em 20:49

          Hoje os cientistas conseguem reproduzir em pequena escala a “transmutação” com reatores de fusão nuclear, mas é só entre hidrogênio e hélio.

        • Nol

          17 de agosto de 2014 em 16:49

          Quem sabe daqui um tempo (um longo tempo provavelmente) isso seja possível.

  9. Nol

    16 de agosto de 2014 em 22:28

    “Quando morreu, em 1727, Newton deixou uma biblioteca de 138 livros de alquimia e outros 31 de química, provavelmente a mais extensa biblioteca sobre pseudociência.”
    Eita, química virou pseudo ciência?

    • Reinaldo

      16 de agosto de 2014 em 22:48

      Na verdade boa tarde do texto foi tirado do livro “Guia politicamente incorreto da história do mundo” de Leonardo Narloch, e essa frase consta exatamente assim no livro. Certamente ele quis se referir à alquimia quando falou em pseudociência, visto que ninguém em sã consciência diria isso da química. Mas concordo que a frase ficou aberta a essa interpretação.

      • DCemblemático

        17 de agosto de 2014 em 03:13

        ” boa tarde do texto ” uati? Tarde que tarde? He-he-he

        • Reinaldo

          17 de agosto de 2014 em 09:02

          boa parte* no caso lol

          • Adriano Saadeh

            18 de agosto de 2014 em 08:40

            Boa tarde!

        • King Bradley

          17 de agosto de 2014 em 04:27

          boa parte* e sim eu chamo aula de quimica de aula de alquimia. é a mema caralhada.

          • Reinaldo

            17 de agosto de 2014 em 09:05

            Sim, eu sei que a química surgiu da alquimia, mas não, não é a mesma coisa, cara.

          • King Bradley

            25 de agosto de 2014 em 04:23

            claro que não é a mesma coisa, mas quase tudo da quimica veio da alquimia.

          • DCemblemático

            17 de agosto de 2014 em 07:41

            Então você deve ser muito ruim na aula de alquimia, já que homúnculo não pode usar alquimia *Bam Dum Tss* he-he-he

          • Edward Elric

            17 de agosto de 2014 em 17:37

            Eu não consigo mais transmutar tbm ;'(

  10. Beliel

    16 de agosto de 2014 em 22:23

    “Reconstruiu a planta do Templo de Salomão, acreditando que nela encontraria sinais de quando Jesus Cristo voltaria à Terra. Com base em seus cálculos, o físico acredita que em 2370 haverá a ressurreição e o Juízo Final.” na verdade Jesus não vai voltar, porque ele nem existe. Vlw flw.

    • Cacuety Comment

      16 de agosto de 2014 em 22:45

      O pior é que ele não acredita em Deus e a fake dele é de um demonio… até poser de satanismo ta tendo nessa bagaça

      • Beliel

        16 de agosto de 2014 em 22:55

        Eu não sou satanista nem poser, só uso esse nick porque achei o nome legal (e a imagem também).
        E eu acredito que exista um Deus, só não creio que a história de Bíblia seja real.

        • cara anonimo

          16 de agosto de 2014 em 23:05

          Sinto um cheiro de treta !

        • Beliel

          16 de agosto de 2014 em 23:00

          PS: Não creio na Bíblia por causa das incoerencias cientificas.

          • Nol

            16 de agosto de 2014 em 23:08

            Não acho que incoerências científicas são motivos para não acreditar na bíblia, primeiro pelos infinitalhões de interpretações possíveis da bíblia. E segundo por não conhecermos praticamente nada sobre ciência, levando em consideração quantas coisas ainda não sabemos.

          • Beliel

            16 de agosto de 2014 em 23:21

            Alguns acontecimentos biblicos estão bem claros, e não aparentam ser um tipo de matafora (ou algo assim), por exemplo, o diluvio.

          • Beliel

            16 de agosto de 2014 em 23:23

            E o diluvio tem incoerencias cientificas. (esqueci de escrever isso)

          • artur3855

            17 de agosto de 2014 em 13:41

            Cara, como tu acredita na bíblia e não acredita na existência de Jesus? Se só acredita no antigo testamento e não no novo, deixa isso claro ou então será tachado de incoerente véi

          • Beliel

            16 de agosto de 2014 em 23:26

            Agora se me dão licensa, infelizmente tenho que revesar esse computador com outras pessoas.

          • artur3855

            17 de agosto de 2014 em 13:43

            Como que tu acredita na bíblia não acreditando na existência de Jesus? Se tu só crê no antigo testamento e não no novo, deixa isso claro ou então será tachado de incoerente véi

      • Nol

        16 de agosto de 2014 em 22:48

        Logo logo tretar por religião pela internet vai virar religião, ai todos são tretar pelas próprias tretas, então o universo vai se desfazer numa nuvem esbranquiçada de lógica.

      • Marvelunatico

        16 de agosto de 2014 em 22:46

        kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Cacuety Comment

      16 de agosto de 2014 em 22:43

      Parece que criar fakes de capirotos só pra julgar religião virou moda…

      • Diabo

        19 de agosto de 2014 em 22:16

        Eu apenas acho o demo mais interessante, mas ñ fico zuando religião.

    • Gustavo Amorim

      16 de agosto de 2014 em 22:29

    • Nol

      16 de agosto de 2014 em 22:25

      O que não existe é a não existência das coisa. Vlw flw.

      • ErlyJy

        16 de agosto de 2014 em 22:51

        putz…

      • Beliel

        16 de agosto de 2014 em 22:27

        ta sertu

  11. Jeff Dantas

    16 de agosto de 2014 em 22:22

    Sem dúvida, uma das pessoas mais cultas de seu tempo! Aliás, devemos e muito a ele… 🙂

  12. Thanatos

    16 de agosto de 2014 em 22:20

    Só em 2370? Ahh, eu queria ver os monstros do apocalipse…

    • Nol

      16 de agosto de 2014 em 22:26

      A matéria não cita em que calendário, portanto vc pode criar um calendário que comece 2370 anos atrás, e então vc veria os monstros do apocalipse.

      • artur3855

        17 de agosto de 2014 em 13:44

        Obviamente o calendário cristão, o mais usado na europa na época dele. Seu argumento é invalido! >:V

        • Nol

          17 de agosto de 2014 em 16:31

          Só por ser o mais usado não quer dizer que foi o que ele usou.

          • artur3855

            17 de agosto de 2014 em 21:46

            Mas por ser o mais usado na comunidade científica como um todo o torna o mais provável de ter sido usado

          • Nol

            18 de agosto de 2014 em 00:21

            Ele usaria se tivesse a intenção de que isso viesse a público, mas vai saber.

      • Thanatos

        17 de agosto de 2014 em 10:38

        Ótima constatação, tinha me esquecido disso.

  13. cara anonimo

    16 de agosto de 2014 em 22:16

    Newton disse que “dois corpos não ocupam o mesmo espaço”. Ele disse isso porque nunca pegou um ônibus da minha cidade ! -_-

    • DCemblemático

      17 de agosto de 2014 em 07:46

      [img]http://crieseumeme.com/media/created/frhepr.jpg[/img]
      He-he-he

    • Nol

      16 de agosto de 2014 em 22:49

      É o que você pensa.

    • Cacuety Comment

      16 de agosto de 2014 em 22:45

      kkkkkk

  14. cara anonimo

    16 de agosto de 2014 em 22:10

    Esse sim foi um brilhante cientista, matemático e físico ! 😉

    • Terrorista

      16 de agosto de 2014 em 22:17

      pnc do first

      • cara anonimo

        16 de agosto de 2014 em 22:20

        Em que momento eu disse ” first ” ???? ._. ce é maluco ?????

        • Cacuety Comment

          16 de agosto de 2014 em 22:44

          não, é apenas o satanás se manifestando no corpo dele..

          • Nol

            16 de agosto de 2014 em 22:50

            Ou é ele se manifestando no corpo de satanás (se é que satanás, tem corpo, vai ver o seu corpo é o corpo de satanás, então ele estaria se manifestando no seu corpo).

          • Cacuety Comment

            16 de agosto de 2014 em 22:54

            [img]http://1.bp.blogspot.com/-Sg-v-o6Ynrg/UfwEVcxylBI/AAAAAAAAEZs/7VKb_KowjDA/s400/what+3.gif[/img]
            Lá no fundo eu entendi…

          • Nol

            16 de agosto de 2014 em 22:59

            Ei pare com essas imagens que se mechem, isso é do demônio.

          • Cacuety Comment

            17 de agosto de 2014 em 10:12

            É pra ficar parecido com o jornal do Héurri Poter

          • Nol

            17 de agosto de 2014 em 16:29

            O serto é Harry Potter.

          • Kuzan

            16 de agosto de 2014 em 23:31

            Gifs?

86 Comentários
mais Posts
Topo