Minilua

Nos bastidores do Minilua: Resultados da pesquisa #4

Seguindo a dica do leitor Lucas, hoje iremos analisar os resultados da pesquisa feita com os leitores do Minilua em abril deste ano. Muita coisa mudou de lá pra cá, como por exemplo o visual, a formação da equipe, além do próprio crescimento do blog.

A pesquisa possuia as seguintes 14 questões:

 

1. Qual sua idade?

A grande maioria do público é formado por adolescentes. Me pergunto se estes números ainda seriam parecidos hoje ou mesmo se os mais jovens tiveram mais paciência para responder a pesquisa, pois estes dados diferem um pouco dos dados fornecidos pela Boo-box sobre a audiência do site.

 

 

2. Há quanto tempo você conhece o Minilua?

Legal saber que a maioria já acompanhava o Minilua há muito tempo, significa que a grande maioria dos leitores que conheceu o blog gostou e ficou conosco.

 

3. O que mais lhe agrada no Minilua?

Recentemente este assunto foi discutido novamente aqui no blog. O resultado na época foi:

Nos resultados imperaram as categorias curiosidades e humor, seguidos dos “mindfucks” e nostalgia. Aliás, sabemos que está um bocado raro saírem novas postagens de “mindfucks”, mas anime-se, acabou de sair mais uma aqui.

Note também que a pergunta permitia selecionar mais de uma resposta, por isso a soma das porcentagens ultrapassa 100%.

 

4. O que você detesta no Minilua?

Ficamos muito satisfeitos que a resposta mais comum foi “nada, gosto de tudo”. A segunda resposta mais comum foi “muita propaganda”. Na época utilizávamos o sistema de afiliados mais popular entre os blogueiros para exibir anúncios em sites e blogs e para assim rentabilizar o Minilua. No entanto o rendimento era muito baixo para o número de visitas e por conta disso colocávamos propagandas em diversos pontos do site para melhorar a renda, como por exemplo embaixo dos títulos, na barra lateral, no fim dos títulos, etc… Mas um belo dia, fomos banidos deste sistema de afiliados por conta de um motivacional, um motivacional bem conhecido inclusive (imagem abaixo).

Ficamos um tanto revoltados por essa imagem ser muito popular entre diversos blogs conhecidos, os quais utilizam este sistema de afiliados até hoje, no entanto não seremos hipócritas dizendo que a imagem não é nem um pouco irregular.

Poderíamos remover a imagem da postagem e fazer um pedido de reconsideração para este sistema de afiliados. No entanto, uma vez que o rendimento já era baixo e sabíamos que isso poderia ocorrer novamente por qualquer outro motivo, preferimos encontrar uma alternativa que nos deixasse mais “livres”… e encontramos.

Se você observar em nossa barra lateral, embaixo dos títulos, no final dos artigos, verá que não há nenhum banner, nenhuma propaganda piscando, nenhum anúncio onde você clica sem querer, enfim. Isso por que desde então optamos por trabalhar somente com o que chamamos de artigos e links patrocinados, este serviço pode ser conhecido nesta página, é rápido, prático e seguro de ser contratado e já fidelizou diversos anunciantes, o que só contribui para o crescimento do blog.

Com esta prática conseguimos limpar muito o visual do site e melhorar o carregamento da página. Melhor para o anunciante, que tem resultados mais expressivos em termos de tráfego sem ser visto como uma “poluição visual” no blog, que é como geralmente são vistos os banners, e melhor para o leitor que navega mais tranquilamente pelo site sem ficar cuidando onde clica. Minilua WINS!

 

5. Como você conheceu o Minilua?

A maioria veio de outros blogs, certamente esse ítem se destacaria mais hoje com o nosso novo sistema de parcerias com outros blogs.

 

6. Se você se tornasse o dono do Minilua, qual seria a primeira coisa que você mudaria no site?

Como essa questão não possuia opções não há estatísticas, podemos somente analisar as respostas de alguns usuários, veja algumas das mais curiosas:

“apenas diminuiria o numero de propagandas do site.”
Sim, diminuímos!

“so uma parte do mini lua para as pessoas mandarem coisas para o site”
Agora é só clicar em “Mande sua dica” no topo do site.

“O layout da página, deixaria ela mais atraente”
Creio que conseguimos, estamos constantemente acertando detalhes no visual do site.

“mais atualizações diarias”
O Minilua é um dos blogs que mais possuem atualizações diárias relevantes, digo “relevantes” por que só colocar uma imagem com um comentário embaixo não conta, não é. ^^

“Mais Imagens e Menos Textos kkkkk *—*”
Que preguiça de ler hein… mas tudo bem, o Minilua hoje tem diversas postagens com coletâneas de imagens ou vídeos, basta clicar neste link para conferir todas.

“O nome do Dono!”
Engraçadinho…

“o número de parceiros, tem poucos”
Hoje temos 1816 parceiros cadastrados. Não há como colocarmos todos na barra lateral, então colocamos sempre os 16 que mais estão enviando visitas na barra lateral da página inicial.

“Colocaria um local para se fazer uma busca dentro do próprio blog, […]”
Já havia um campo de busca, mas ele ficava meio escondido no visual do blog, agora a opção “Pesquisar” fica fixa no topo ao descer a página, além de aparecer na barra lateral.

“Bom, eu evitaria fazer publicações de assuntos religiosos, pois pode, de certa forma, acabar ofendendo alguns leitores. […]”
A partir deste mês combinamos entre nós editores a política de evitar assuntos mais, digamos, “desconfortáveis”, afinal queremos que todos se sintam bem no blog. Mesmo nós editores possuímos orientações religiosas variadas, católicos, ateus, evangélicos, agnósticos, enfim…

“Faria uma pesquisa para sempre buscar a melhora do site.”
Então estávamos no caminho certo…

“trocaria a mascote!!!aushuahsuahsuhs”
Caramba, como pode alguém não gostar da Pam, carismática e com sua luazinha na testa (não, não é uma espinha).

Mas se mesmo assim não agradar, bem, quem sabe assim…

 

7. Você acessa outros blogs ou agregadores além do Minilua?

Muitos (estimamos que cerca de 35%) disseram que não visitam outros blogs com frequência ou simplesmente nem acessam. O blog mais lembrado na pesquisa foi o Não Intendo seguido dos blogs Testosterona, Não Pode Rir, Ah Negão, Dr. Pepper e Não Salvo. Aliás, todos são ótimos blogs, fica a dica!

 

8. Qual seu sexo?

 

9. Qual sua orientação religiosa?

 

 

10. Quais destas redes sociais você utiliza?

Ultimamente com o crescimento do Facebook creio que estes números já estariam bem diferentes, esta rede social é a que mais nos envia visitas atualmente. Inclusive nós blogueiros torcemos pelo crescimento do Facebook, pois é uma rede bem menos “mão de vaca” quando o assunto é envio de visitas para blogs.

 

11. Normalmente como você chega ao Minilua?

Imaginamos que muitos iam responder que vinham do Twitter, Facebook ou de algum agregador.

 

12. As matérias são divididas em categorias no site, quais suas categorias preferidas?

 

 

13. O que você acha da seção de comentários do site?

Preguiça de comentar 42%? WTF!?

 

14. Qual navegador você mais utiliza para acessar o Minilua?

Como comentamos ontem, o Google Chrome domina aqui no Minilua. o/

 

E aí, o que você curtiu que mudou desde então ou acha que ainda deveria mudar no Minilua? Comente!