Minilua

Nos tempos da “Polaroid”: Câmera analógica X Câmera digital

Breve histórico da Fotografia:

Com o passar dos anos, a arte de captar imagens vem evoluindo desde os tempos das cavernas, onde os registros eram impressos através de desenhos nas paredes de cavernas, passando pela pintura e finalmente desencadeando na própria fotografia e ao cinema.

Não se pode dizer que a fotografia foi inventada por uma pessoa, pois ela é fruto de constantes descobertas realizadas desde o século V a.C até a atualidade, que se deve principalmente à necessidade que o ser tem de registrar imagens.

Os princípios básicos da câmera fotográfica tem origem na Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

Porém a primeira fotografia conhecida foi uma imagem feita em 1825 na França. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz do sol por oito horas.

Atualmente, os sistemas fotográficos modernos sofreram diversos mudanças e melhoramentos. Hoje em dia impera a fotografia digital, deixando para trás os rolos fotográficos e os negativos.

A primeira câmera digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Câmera Analógica

É um sistema que está há mais tempo no mercado, por isso oferece uma maior opção de modelos, tipos de câmeras e filmes para fotografias específicas (sol, nublado, movimento, slides, preto e branco).

Encontra-se câmeras com valor mais acessível. Pode-se fazer a escolha do tamanho da revelação depois de tirada a foto.

Hoje existem revelações com opção de escaneamento rápido e com custo acessível, que digitalizam as imagens diretamente do negativo possibilitando colocar na internet, guardar em cd ou colocar textos e efeitos.

Lembro me bem da minha infância, quando as máquinas eram todas assim, tinha que por o filme e às vezes demorava décadas para se revelar as fotos, sem falar que tinha nº de “poses”, e nós criávamos uma expectativa louca para saber como saíam as fotos, coisa que hoje não acontece com as câmeras digitais.

Câmera Digital

Dispensa o uso de filmes fotográficos, utilizando apenas um cartão de memória para registrar as imagens; com variadas capacidades (quantidades de fotos) de armazenamento.

As imagens podem ser guardadas no HD do computador ou em mídias.

As imagens podem ser visualizadas instantaneamente e selecionadas antes de serem passadas para o papel fotográfico.

As imagens podem ser facilmente transferidas da câmera para o computador, através de um cabo USB, facilitando a colocação das imagens na internet.

A maioria das câmeras grava pequenos vídeos com som.

Hoje já se pode revelar em papel fotográfico tradicional com durabilidade de ate 100 anos ao custo das revelações convencionais.

Você pode enviar a foto diretamente do seu computador na tranqüilidade da sua residência e receber em casa.

Adaptado: Fotolab