Minilua

Os números do mundo da fantasia

Nossa realidade é mensurada das mais diversas maneiras. Mas normalmente não damos tanta atenção aos detalhes de mundo irreais, criados em filmes ou livros, porém eles também tem seus números bem calculados:

Mortes – 24 horas

24 horas foi um dos seriados de maior sucesso da história da TV. Durante os nove anos em que ficou no ar, a série ganhou 18 prêmios, sendo 5 Emmy’s e dois Globos de Ouro.

As características mais marcantes da série eram a violência e reviravoltas incríveis, onde nem mesmo os personagens principais eram poupados. Então, se as principais caras não costumavam durar muito no seriado, os personagens secundários eram eliminados sem dó. Tanto que, durante todas as temporadas, Jack Bauer matou 309 pessoas. Fazendo a média é uma morte a cada 40 minutos, mais de uma por episódio.

Longa caminhada – O Hobbit

Lançado recentemente na forma de uma trilogia, o Hobbit é baseado em um livro de mesmo nome, que foi publicado em 1937. Escrito por Tolkien, o livro é uma história anterior a que se passa em “O Senhor dos Anéis”.

O enrendo se desenrola na Terra Média, um mundo com diversas criaturas, como elfos, orcs e hobbits… Lá, em meio a Terceira Era, um Hobbit chamado Bilbo sai em uma aventura com 13 anões e um mago. A ideia deles é atravessar o mundo mágico e recuperar o tesouro dos anões. Mas para isso, eles percorrem 2863 quilômetros!

Castelo de Hogwarts – Harry Potter

Um dos lugares mais famosos da mitologia moderna é o Castelo de Hogwarts, onde boa parte da história de HP se passa. O local conta com muitas salas, corredores, escadas que se movem e todo tipo de bruxaria que se pode imaginar.

Deixando de lado as coisas mágicas, uma empreiteira resolveu fazer um orçamento para saber o quanto custaria fazer o tal castelo no mundo real. O valor ficaria em 204 milhões de dólares, mais de 500 milhões de reais.

Voando rápido – Star Wars

Segundo guias oficiais de Star Wars, as naves mais rápidas que existem na galáxia podem chegar a 23 vezes a velocidade da luz. Como exemplo, vamos pegar a famosa Millennium Falcon e sua viagem entre Tatooine e Alderaan. Segundo o mapa oficial lançado por George Lucas e sua trupe, entre o dois planetas existe uma distância de 45 mil anos-luz.

Sendo assim, a 23 anos-luz por hora, a nave de Han Solo levaria 82 dias para chegar ao destino. Porém o filme dá a entender que poucas horas se passaram nessa viagem. Imaginando que o percurso possa te levado 24 horas, a nave teria que ter “voado” a 1875 anos-luz por hora! O que daria 2.023.125 quilômetros por hora!

Humanos e computadores – Star Trek

Em um episódio de Star trek, Data, um robô inteligente que tem uma espécie de vida sintética, revela sua capacidade de processamento. Segundo os dados daquele episódio, o incrível robô consegue fazer 60 trilhões de cálculos por segundo, o que é mais de 60 vezes o que o melhor computador da época conseguia.

Hoje em dia, apenas 26 anos depois, o melhor computador do planeta consegue fazer 34 petaflops, que é 500 vezes mais do que o antigo robô superinteligente conseguia e nós nem chegamos perto de termos uma inteligência artificial.