O arquivo negro: A farsa de Santos Dumont #2

Você conhece a verdadeira história do Brasil? Você sabe quem são os reais ídolos dessa pátria? Ou você apenas sabe do que eles querem que saiba? Talvez a história que leia nos livros da escola e as reportagens que passam na sua TV não mostrem todas as verdades.




A farsa de Santos Dumont

26 - Santos Dumont

No Brasil se tem a imagem de Santos Dumont como o grande inventor do avião e do relógio de pulso, mas a verdade é que ele nunca chegou perto de ser isso e seu “objeto voador” se quer serviu para deixar um legado posterior para a aviação. DUMONT CONTORNA A TORRE EIFFEL COM O DIRIGIVEL N 6 E VENCE O PREMIO DEUTSCH 19 DE OUT 1901

Dumont nada mais era que filho de um grande produtor que café, que gostava de ter uma boa vida e se meter a inventar coisas, enquanto passava as tardes com príncipes e princesas francesas. Claro que não se pode tirar dele o fato de ter criado o dirigível, mas suas grandes invenções param por aí.

O primeiro voo registrado de Dumont ocorreu exatamente no dia 12 de novembro de 1906, quando ele voou 220 metros a altura de 6 metros, algo que foi registrado pelos jornais em toda a França.

O problema é que os irmãos Wright já tinha voado muito mais do que isso e muito antes, só que ao Flyer I, 17 de Dezembro, 1903contrário de Santos Dumont, que gostava de aparecer na mídia e receber elogios nos jornais, eles queriam criar uma máquina voadora e vende-la para ganhar dinheiro, por isso jamais fizeram grande testes com centenas de pessoas, pois tinha medo de que alguém lhe roubasse as patentes, mas mesmo assim existem registro e provas de seus voos anteriores.

No dia 17 de dezembro de 1903 (quase três anos antes do 14 Bis decolar) os irmãos fizeram quatro voos que foram de 36 até mais de 250 metros, fato que foi registrado no jornal Dayton Daily, que inclusive citou Dumont, pois naquela época ele já voava, mas com balões.

2

No ano seguinte, quando os irmãos já haviam voado quase uma hora, enfim chamaram repórteres para verem demonstrações de sua máquina de voar. No ano de 1905, eles já haviam conseguido voar mais de 36 quilômetros em pouco menos de 40 minutos em voo único, quebrando todos os recordes. A coisa era tão boa e funcionava tão bem, que eles conseguiam dobrar e fazer todo o tipo de movimento necessário para manobrar um avião. Por isso enviaram uma carta para o Departamento de Guerra Americano, tentando vender sua ideia e prometendo demonstrações, como você pode ver na transcrição de uma das cartas entre os inventores do avião e o governo:

1

Além disso, meses antes de Santos Dumont conseguir tirar o 14 Bis do chão, os Irmãos Wright já tinha conseguido patentear seu avião, em um processo que levou três anos, ou seja, ele foi iniciado em 1903 e no ano de 1906 a patente foi liberada e pôde ser conferida aqui nos mínimos detalhes: http://invention.psychology.msstate.edu/i/Wrights/WrightUSPatent/WrightPatent.html

Resumindo: Enquanto Santos Dumont ainda estudava aerodinâmica, os irmãos Wright já vendiam seu avião e eram capazes de realizar grandes voos.

irmaos-wright-voar-g

Até mesmo a Franca, que amava Dumont e o chamava de inventor do avião, se curvou diante dos irmãos americanos, pois eles chegaram lá em 1908 e mostraram para eles o que era um avião de verdade, conseguindo voos enormes, com curvas, muito mais do que os 200 e poucos metros em linha reta do brasileiro.

E ainda existe aquele papo: Mas os irmãos Wrigth usavam uma rampa para voar. Isso era verdade, mas só era utilizada para facilitar a decolagem, tanto que nas vezes em que foram questionados por causa disso, eles simplesmente decolavam seu avião do chão, sem nenhuma ajuda, mostrando que ele era um avião completo.

wright_brothers_orville_wilbur2

Há também a história do relógio de pulso, que também não foi invenção dele, pois o verdadeiro inventor foi Abraham Louis Bréguet, que fez um sob encomenda para Carolina Murat, irmã de Napoleão, isso no ano de 1814, muito antes do brasileiro fazer tal coisa. Santos Dumont pode ter sido quem popularizou tal objeto, mas está longe de ser o inventor.

Curta e fique de olho para o próximo post da série, acabando com mais um falso mito de nossa história e revelando as mais estranhas história do Brasil.

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/

  1. Rodrigo Duarte

    7 de agosto de 2016 em 16:31

    Nossa este post nos fez lembrar como aqui era animado, cadê toda essa gente, morreu?

  2. Elson De Angelis

    6 de agosto de 2016 em 17:34

    ISSO SEM CONTAR,QUE DUMONT ERA UMA BOIOLAÇO,…UM ROSCA FROUXA,…GOSTAVA DE SENTAR NO KIBE DOS OUTROS.

  3. Gilberto Nedel Junior beto

    15 de novembro de 2015 em 22:19

    ESQUEÇAM IRMÃOS WRIGHT É POSSIVEL ENUMERAR MAIS DE 30 CONTRADIÇÕES EM UM TRABALHO ÁPENAS, O DELES. NUNCA FOI COMPROVADA CATEGORICAMENTE A CAPACIDADE DE VOAR DELES ANTERIOR A DUMONT, ELES APARECERAM REALMENTE VOANDO E PROVANDO TUDO PUBLICAMENTE EM 1908, FOTOS E FILMAGENS QUE PROVARAM TUDO TAMBEM 1908. A PRECARIEDADE ERA TANTA QUE SURPREENDEU OS ESPECIALISTAS FRANCESES QUE FORAM LÁ REGISTRAR TUDO. DEPENDIAM DE CATAPULTA, VENTO CONTRÁRIO E DESCIAM MORRO ABAIXO O MOTOR ERA BARRYQUAND AND MARRE SIMILAR AO DE DUMONT, EM 1907 ELES PEDIRAM A PLANTA DO 14 BIS A CARTA INCRIMINADORA EXISTE É A CARTA AO CAPITÃO FERBER. LEIAM WRIGHT BROTHERS TWO IMPOSTORS THE UNITED STATES PROUD OF. É SUPERINTERESSANTE CONTRADIZ EM TUDO ESTA PUBLICAÇÃO.. A TRADUÇÃO PARA O PORTUGUES FICA BOA.

  4. Gilberto Nedel Junior beto

    15 de novembro de 2015 em 22:12

    É IMPRESSIONANTE O ANINAL QUE PUBLICOU N NISTO FALOU QUE A PATENTE ELES QUE DEMOROU TRES ANOS PRA SAIR SE REFERE AO AVIÃO, ESTA MALDITA PATENTE TEM MAIS DE 130 ITEMS E NENHUM ITEM MOSTRA A EXISTÊNCIA DO AVIÃO CONFIRAM POR FAVOR, VOCES FICARAM DE QUEIXO CAÍDO E TEM MAIS TEM OUTRA PATENTE DELES NUMERO 6732 DA INGLATERRA 1904 QUE TAMBEM NÃ CITA UMA MÁQUINA QUE CORRIA DECOLAVA E TUDO O MAIS, PERGUNTA CADÊ O AVIÃO???? VOCE SABIA QUE ESTES DOIS NÃO TEM ABONO GOVERNAMENTAL DE VÔOS EM 1903 05 1904:? HAVIA UMA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA A 350 METROS DELES E UM QUARTEL A DOIS QUILOMETROS – NÃO EXISTEM REGISTROS DE VÕOS DA PARTE OFICIAL OU SEJA O GOVERNOM MAS ALI ELES DECLARARAM 38 KM DE VÕO SÓ SE FOI COM AVIÃO INVISIVEL, TENHO CERTEZA DE UMA COISA A PORTA DA CASA DELES IRIA PARAR NA LUA NO MESMO DIA QUE O GOVERNO TIVESSE A CERTEZA QUE ELES REALMENTE VOAVAM.

  5. Nicolas Almeida Ferreira

    7 de julho de 2014 em 19:58

    Quantas merdas vocês irão inventar? OS E.U.A não vai pagar para vocês mentirem ai!
    Santos Dumont foi um dos maiores heróis da história brasileira..

    O avião dos Wright NUNCA voou sem ajuda de catapultas, ventos altos. Isso n significa voar, Significa PLANAR, O AVIÃO dos Wrights pode até ser mais BONITO, mas não foi mais COMPLETO que o de Dumont.

    Em 1903, Eles usaram uma catapulta que fez com que o PLANADOR deles ficasse mais ou menos alguns minutos no ar.
    Em 1904, Era inventado o LIER, ops FLYER-2, Que melhorava o desempenho do 1, E tinha um planador melhor.
    Em 1905, Era lançado o LIER-3, ops , Wright Flyer III, q tentou aperfeiçoar o segundo, Mas falhou quase miseravelmente, Melhorando apenas o desempenho do planador. Fazendo com que ele ficasse cerca de 30 ou 25 minutos no ar, Com ajuda de vento , e catapulta.

    EM 1906, Era lançado, o completo e quase perfeito 1 avião da história, se chamando Ave de Rapina, ou 14 BIS, Que voou cerca de 7 metros do chão, por 10 minutos, sem AJUDA de nada, decolando totalmente sozinho. Voando 60 metros com curvas ligeiramente boas. Sem nenhuma falha.

    Em 1907, Era aperfeiçoado o 14 Bis, com um motor ligeiramente melhor, e mais avançado, Que permitiu triplicar ou mesmo QUADRI o recorde, aumentando ele para 260 metros.

    Em 1908, o LYER, ou Flyer, veio para a França, Com uma catapulta nos escombros, né ? Tenta esconder mas todos viram….E com o ”aperfeiçoamento” do ”motor”, ou planador, Conseguiu voar 20 ou 25 minutos com ajuda dos ventos, que estavam bem fortes e com catapultas.

    Em 1909, Bériot deu inicio a era moderna dos aviões.

    Santos Dumont foi um herói, UM HERÓI! Assim como você o zoou no artigo, vou zoar os Wright.

  6. Kairos

    14 de maio de 2014 em 03:06

    vish…
    nandy disse uma coisa, diego outra…
    ae fode :/

  7. Guilherme Ferreira

    18 de abril de 2014 em 02:47

    que contradição em… em um post dizem que foi Dumont em outro dizem que foi os irmãos,
    DECIDA-SE ANTES DE POSTAR NÉ…
    http://minilua.org/invencoes-brasileiras-que-mudaram-mundo/

  8. Jackson Dias Christ

    11 de março de 2014 em 13:30

    a própria Nasa diz que o primeiro voo de um avião foi o de Santos Dumont
    o “avião” dos irmãos não tinha força de levantar voo sozinho, ficando mais para o termo de planador e não avião

    segue um link do site da Nasa mencionando Santos Dumont
    http://www.nasa.gov/exploration/thismonth/this_month_september.html

    para saber mais, escute esse podcast http://www.nasa.gov/exploration/thismonth/this_month_september.html

    e veja os links da leitura de email nesse outro link http://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-288-papo-de-gordo/

  9. Kastor Polux

    28 de fevereiro de 2014 em 20:18

    O mundo considera Santos Dumont o inventor do avião, e o E.U.A consideram os irmão Wright, agora o Minilua também.

  10. Bruno Ferreira

    28 de setembro de 2013 em 22:20

    Afinal de que lado vc esta ?

  11. Jefferson Lima

    8 de agosto de 2013 em 16:22

    Como sempre, os americanos querem levar vantagem em tudo. fo#$-se os irmãos Wrigth, pra mim Santos Dumont é o inventor do avião e do relógio de pulso.
    Esse post deve ter sido escrito por algum descendente de americano, só pode, tudo aqui é apelado pro lado deles.

  12. Henrique Craveiro

    8 de agosto de 2013 em 06:04

    Brasileiro brazileirando

  13. Esmael Silva

    4 de agosto de 2013 em 20:41

    Este artigo é o mais falacioso que já li em toda história deste site! Vocês estão indo ao abismo, e no mesmo caminho daquele site horrível chamado Tecmundo e Megacurioso.
    Vocês afirmam demais sem mostrar as fontes.
    É bom lembrar de uma coisa: O Wright, voavam com uma espécie de catapulta, usando a lei de ação e reação, um exemplo aplicando a ação e reação nos irmãos Wright é onde qualquer corpo jogado com uma certa força sobre algo irá atingir altura e velocidade, fazendo assim que se for atirado pelo céu ele irá voar (LÓGICO!!), Domont voou TOTALMENTE diferente.
    Meu Deus, nunca mais volto neste site!

  14. Garota Infernal

    26 de julho de 2013 em 20:39

    irmãos Wrigth precisavam de verdade da catapulta, Santos Drumond não.

  15. Juliano

    4 de junho de 2013 em 14:32

    materia totalmente errada. Quem inventou o avião foi Leonardo da Vinci.

  16. Harry Alone Potter

    28 de maio de 2013 em 03:33

    Acredito eu que todo mundo saiba que isso é uma bela de uma mentira, né?! Oushi, imagina depois que você inventa algo, faz umademonstração para um número grande de pessoas aparece duas pessoas mostrando para todos sua mesma invenção, só que melhorada, como se já tivesse feita a tempos?

  17. leonardo coelho teixeiira

    9 de maio de 2013 em 21:49

    legal mais ainda acredito no santos

  18. Guilherme Delpupo

    3 de março de 2013 em 11:03

    11° ou 12° paragrafo, quando você diz: “Mas os irmãos Wrigth usavam uma rampa para voar.” o correto não seria “os irmãos Wright”?

  19. Matthaeus Braga da Silva

    30 de janeiro de 2013 em 11:52

    Gente!Que matéria mais tendenciosa!Santos Dummond foi pioneiro em vôo autônomo(sem catapulta e essas coisas). Os brasileiros são craques em chupar os americanos,por isso que muitos tem essa imagem do nosso país.

  20. Lucas Godoy

    2 de janeiro de 2013 em 13:04

    Errado! Os irmãos Wright só conseguiram voar, usando uma catapulta para lançar seu avião e conseguir voar. Mais nunca levantaram voo do chão como o 14 bis

  21. Mime

    29 de dezembro de 2012 em 20:15

    uma das materias mais idiotas do minilua! 

  22. Gabriel Rodriguez

    29 de dezembro de 2012 em 18:35

    Agora exagerou, essa dos americanos terem inventado o aviao eh furado, pois quem sabe de historia de verdade, sabe que o verdadeiro inventor de um aviao motorizado e que se pode chamar de aviao, FOI Santos Dummont, a maior prova disso, se passa quando Santos Dummont, se suicida pois estava ARREPENDIDO DE SUA INVEÇAO, pois via os avioes bombardeiros destruirem cidades com a guerra……

    DOA A QUEM DOER, A VERDADE EH ESSA….
  23. Hermann Delgado

    12 de dezembro de 2012 em 12:11

    malditos sejam quem renega seu país pra adorar o que está mais forte ¬¬… os irmãos usravam uma catapulta não uma simples rampa…

  24. Mario Litayfe

    11 de dezembro de 2012 em 11:17

    Essa patente que vocês colocaram aqui com os mínimos detalhes foi uma piada que estragou toda a matéria e a veracidade dos fatos….

    Vocês deveriam te lido antes de postar…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  25. santos dumont

    11 de dezembro de 2012 em 09:57

    Merda eu inventei o avião,mas não o povo brasileiro não pode ser patriota, ai deu no que deu,malditos irmãos americanos.

     

  26. Marquinhos Junior

    8 de dezembro de 2012 em 01:02

    Sobre a decolagem sem nenhum auxílio dos irmãos americanos,
    não há nenhum registro, sendo este único e exclusivamente de Santos Dumont. Há
    uns anos um protótipo dos irmãos falhou em uma cerimônia pública nos EUA,
    caindo e se despedaçando no chão. Mesmo havendo as controvérsias, Santos Dumont
    saiu na frente justamente por popularizar seu invento, já que ele não ligava
    muito para patentes.

  27. Drons

    7 de dezembro de 2012 em 00:18

       Completamente ridículo esse tópico, o inventor do avião foi Santos Dumont,pois ele criou o primeiro avião com motor,a invenção desses americanos não seria válido como avião pelo fato de utilizarem uma catapulta para ajudar o equipamento a voar. 

       É complicado viver em um país que as pessoas gostam de aparecer falando e escrevendo coisas idiotas,que na minha opinião,quer aparecer. E também que defende aquilo que vem de fora sem saber a verdadeira história,simplesmente vai e fala ou escreve,nem procura saber como foi. 
      Com esse tópico o site perdeu moral na minha visão,ignorância total… Lamentável!
  28. Renato Souza filho

    2 de dezembro de 2012 em 01:50

    La vem esse povo com essa de “somente conspiração” vocês vivem num pais podre e cheio de mentiras, porque vocês acham que hoje temos tudo para sermos um pais exemplar porem só o que manda é a MENTIRA? Porque nossa historia foi feita em cima da MENTIRA e sempre sera assim. E é claro que não é só o brasil neh os EUA tbm tem a “fama” que tem hoje em cima de mentiras e pior em cima do sangue alheio. Mas é como dizem neh o povo tem os heróis que MERECEM!!!

  29. Cristian Pavan

    2 de dezembro de 2012 em 00:48

    Santos Dumont nunca foi uma farsa, como vocês mesmo disseram , o projeto dos dois irmãos era secreto, então o senhor Dumont tirou a engenhoca voadora da sua cabeça, acreditou e não teve medo de testar sua invenção na frente do mundo.Viva ao nosso engenheiro brasileiro.

  30. Leonardo Correa

    1 de dezembro de 2012 em 14:31

    eu tambem sou igual o Drummond…já menti demais

    • Bruno Furtado

      1 de dezembro de 2012 em 19:03

      Carlos drumontt de andrada,o escritor?

  31. Bruno Furtado

    1 de dezembro de 2012 em 11:55

    Os irmãos wrighte apenas planaram o avião(pode observar que as v ftos do vôos deles eles afzemcima de montanha),já o santos dumontt conseguiu levantar vôo,oque os irmão wright  não fizeram.Se cosiderar os irmãos wright inventores do avião,podemos falar que Asa delta é um avião.

  32. Halana Lustosa

    1 de dezembro de 2012 em 11:29

    o primeiro Latino  ‘-‘ 

  33. Paulo Silva

    1 de dezembro de 2012 em 11:22

    Gosto muito do minilua mas essa materia parece que foi feita por americano. Querendo impor uma mentira

  34. Dionatan Felipe

    1 de dezembro de 2012 em 01:15

    AI AI esse povo que quer da uma de metido fazendo matéria sem ao menos analisar os fatos e puxa o saco de estadunidense.
    se analisasem os fatos de o que torna avião e o diferencial dela para com os outros dois não falariam asnera dessas.
    quem falou vergonha de ser brasileiro tem de ser de com quem faz essas materias baratas.

  35. rata del desierto

    1 de dezembro de 2012 em 01:14

    mini lua, vc ja foi melhor 🙁

  36. Marcelo Assis

    1 de dezembro de 2012 em 00:37

    Tô nem aí.. não ando de avião mesmo!

  37. Akane Tendo

    30 de novembro de 2012 em 21:51

    Então se isso for verdade, o Dumont seria igual a o Latino, um copiador.. O.õ

  38. Guilherme Vigário

    30 de novembro de 2012 em 20:53

    Um site FORMADOR DE OPINIÃO como o Minilua tem a OBRIGAÇÃO de verificar as informações antes de posta-las e ainda assim, se não o fizer, também tem obrigação de expor estas notícias como especulações e não como verdades. Vi nos comentários inúmeras pessoas que acham os irmãos norte-americanos super gênios e o brasileiro um farsante boçal. O “avião” norte-americano era catapultado e não voava contra o vento; o brasileiro decolava,  voava e depois aterrissava, o que descreve um avião moderno.

    As vezes a verdade deve ser prezada ao invés de se dizer qualquer coisa por um pouco de “fama instantânea”, ou se não souber a verdade deve-se calar.
  39. Ana Catarina

    30 de novembro de 2012 em 20:51

    Legal, agora você poderia citar uma fonte que não seja norte americana. Para poder atestar mesmo os fatos, certo?! Afinal… Puxar sardinha para o lado deles é o que o povo dos EUA mais fazem, e inventor por inventor, estoria mal contada, por estoria mal contada, eu prefiro a de que, sim um brasileiro com a ajuda dos franceses fez o primeiro avião movido por um motor. Caso seja mentira, que seja, afinal, essa porcaria de mídia não inventa coisas só para os brasileiros mesmo…

  40. Vicente Estevão

    30 de novembro de 2012 em 18:35

    Você considera ele inventor do avião se considerar que os irmãos fizeram algo que plana, já que é impulsionado por outra coisa…

  41. Antonio Beteli

    30 de novembro de 2012 em 17:48

    Ser o segundo ou não ser propriamente o inventor, não tira o mérito de Dumont, pois ele não criou uma cópia, ou plagiou os Wright, o fator tempo fez a diferença, mas não lhe tira a genialidade. É graças a essas mentes inquietas que evoluímos tanto no século 20. Parabéns a Santos Dumont!!

  42. Chris Brandao

    30 de novembro de 2012 em 16:22

    Essa verdade eu já sabia há muito tempo!

  43. Gabriella

    30 de novembro de 2012 em 15:52

    Qual o propósito de fazer um post só pra destrinchar a cultura brasileira? .-. Tudo bem, o Brasil tem aspectos muito poucos louváveis, mas vamos ser mais patriotas né galere 

    • [email protected] Marchiorato

      3 de junho de 2014 em 17:40

      Concordo

    • Maloqueiro popai

      26 de agosto de 2013 em 14:12

      Você abre então mão da verdade afim de manter um patriotismo vago e sem conhecimento?

    • Rita Salgado

      30 de novembro de 2012 em 17:10

      Diego Martins e sua falta de cultura.

  44. Arthur Mello

    30 de novembro de 2012 em 14:52

    post babacas para pessoas babacas

  45. Soul Eater Evans

    30 de novembro de 2012 em 14:48

    Em quem o Minilua acredita:

    Nos EUA que fazem de tudo para aparecerem, querem dominar o mundo e fazem de tudo para parecerem os “caras heróis e bons” ou no Brasil, país onde o Minilua foi criado e nunca se importou em aparecer? Pelo visto, já sabemos a resposta…
  46. Frederico Santos

    30 de novembro de 2012 em 14:00

    PARABÉNS!!!! Vocês acabaram de bater o record mundial de babação de ovo dos Estados Unidos!!!!!!

    Ah, quanta idiotice escrita aí, o avião dos Wright(como repetido várias e várias vezes nesse post) só voava com lançadores e a favor do vento, como já ouvi, não lembro quem, dizer: “um simples planador com motor e mai precisão na hora de controlar”. 
    O avião dos Wright ainda só passou a ser demonstrada capaz de voar sem ajuda após a decolagem do 14-bis ser noticiado, podendo dar brecha para cópias()notável isso já que os aviões voavam bem menos se lançados do chão)  o primeiro voo deles também só aconteceu no topo de uma montanha, de onde fica fácil planar por longos períodos graças a correntes de ar ascendentes, e ainda assim, sem provas a não ser a testemunha dos dois.
  47. Weon Kenedi

    30 de novembro de 2012 em 13:12

    F­o­d­a-se quem inventou isso ou aquilo! O importante é que inventaram!

    E por que não citam o fato dele ter se suicidado quando viu os aviões sendo usados como veículos de guerra?

  48. samuel pimentel

    30 de novembro de 2012 em 12:24

    ele naum se matou eu matei ele

  49. Shun

    30 de novembro de 2012 em 12:22

    Eu só acho que esse post menosprezou muito Dumont, não precisava rebaixá-lo tanto.

  50. Super

    30 de novembro de 2012 em 12:19

    A ULTIMA COISA DO QUAL O BRASILEIRO TINHA PRA SE ORGULHAR É UMA MENTIRA! 

  51. Hisoka

    30 de novembro de 2012 em 12:00

    LOL, recebi um email da Nasa: Spot The Station! Time: Thu Nov 29 8:19 PM, Visible: 4 min, Max Height: 86 degrees, Appears: SW, Disappears: NE

  52. Rita Salgado

    30 de novembro de 2012 em 11:45

    A conduta dos Wright era bem diferente da de Santos Dumont, que publicava seus projetos. E ao contrário dos americanos, que consideravam sua invenção relativamente acabada, o brasileiro estava sempre testando novas engenhocas. Antes do 14 Bis, ele se esforçara para aperfeiçoar o dirigível. Até 1905, construiu mais oito aparelhos do tipo, sem contar um helicóptero que não decolou e um aeroplano que foi abandonado no meio. Só então voltou-se para o desenvolvimento de uma máquina “mais pesada do que o ar”. O próprio Santos Dumont explicou mais tarde a razão da demora: “É que o inventor, como a natureza de Lineu, não faz saltos: progride de manso, evolui”. Ele sabia que a decolagem dependia de um motor potente, e enquanto não havia um, seguia explorando os balões.

    Curiosamente, o primeiro projeto de Santos Dumont era parecido com um avião moderno, mas diferente dos aviões da época. Porém, devido às críticas, ele abandonou a idéia. A cautela estava ligada também a um evento que abalou os pioneiros da aviação: a morte de Otto Lilienthal, cujo avião se espatifou em 1896. “O episódio lançou uma onda de medo entre os inventores, que resolveram adotar a configuração chamada canard”, conta Henrique. Canard quer dizer “pato” em francês e refere-se à posição das asas na parte de trás e o bico na frente. Nessa configuração, o profundor – leme horizontal que ajuda a erguer o nariz da aeronave para que ela possa levantar vôo – fica na frente, enquanto nos aviões atuais é localizado na traseira. Os Wright foram os principais divulgadores do canard e influenciaram o próprio Santos Dumont, que adotou a configuração no 14 Bis.

    Em 1908, os Wright finalmente levaram o Flyer para a Europa e apresentaram pela primeira vez as fotos do vôo de 1903. “A essa altura, todos estavam interessados nos recordes de distância, e os Wright, que de fato tinham desenvolvido melhor a parte de aerodinâmica e controle no ar, sabiam que, nesse ponto, poderiam se sair bem”, diz Henrique. Os americanos causaram sensação no Velho Mundo com vôos de mais de 100 quilômetros. Tornada pública, sua invenção ajudou a impulsionar o desenvolvimento da aviação, que atingiria um marco com a travessia do Canal da Mancha (entre França e Inglaterra) pelo francês Louis Blériot, em 1909.

    Na comparação, do ponto de vista aerodinâmico, o avião brasileiro sai perdendo. Baseado no conceito das células de Hargrave (caixotes vazados como em pipas japonesas), o 14 Bis acabou ultrapassado. Porém, trouxe inovações importantes: o trem de pouso e os ailerons, que permitem a inclinação para os lados, conferindo maior estabilidade. E há quem defenda que a aeronave dos Wright sequer possa ser considerada um avião. “O que eles inventaram não passa de um planador motorizado. Muita gente se surpreende ao saber sobre a catapulta”, diz Marcos, que dá palestras sobre o tema.

    A polêmica está cercada de ufanismo, e é provável que jamais possamos dizer com certeza quem foi o primeiro homem a voar. Porém, há um fato curioso. Quase 100 anos depois do feito de Santos Dumont, o 14 Bis voltou a ganhar os céus. Ou quase: trata-se de uma réplica, construída pelo coronel paulista Danilo Flôres Fuchs, que pilotou seu avião diversas vezes, inclusive uma em São Paulo, em 1989, e outra em Paris, em 1991. “Ele é bastante estável e é possível atingir distâncias maiores de 1 quilômetro”, diz Fuchs. Nos EUA, sonha-se fazer o mesmo com o Flyer. Existe até uma fundação, a Discovery of Flight Foundation, que se dedica a estudar a façanha dos Wright, construindo réplicas e tentando fazê-las voar. Até hoje, não conseguiram.

    • DeadPool®

      30 de novembro de 2012 em 12:41

      Esse texto foi mais explicativo e confiável do que o do post.

      • Rita Salgado

        30 de novembro de 2012 em 12:47

        Obg…

    • 3 Hits

      30 de novembro de 2012 em 12:33

      Joinha nos dois comentários. Excelentes comentários Rita

  53. Rita Salgado

    30 de novembro de 2012 em 11:44

    Enquanto isso, os irmãos Wright mantinham segredo sobre sua invenção, apesar dos convites para que fossem demonstrá-la na Europa. “Um dos motivos pelos quais os americanos se recusavam a participar dos eventos franceses era que seu avião, para decolar, usava uma catapulta, com um peso de 700 quilos que descia de uma torre e impulsionava o aparelho para o vôo, algo totalmente fora do parâmetro dos europeus”, afirma Marcos. Outra razão para mistério era o medo de que sua idéia fosse roubada. Em 1904, a Feira Mundial de Saint Louis ofereceu prêmio para quem conseguisse voar, mas eles não compareceram. Em 1905 e 1906, tentaram vender o projeto da máquina voadora para o Ministério da Guerra dos EUA e depois para o governo francês, mas recusaram-se a fazer demonstrações e por isso o negócio não foi para a frente.


    *vai estudar Diegooo…antes de postar coisas só pq vc é do contra… não gosta do Brasil… vai para fora.
    • 3 Hits

      30 de novembro de 2012 em 12:31

      Penso o mesmo que vc. é a mesma coisa que eu penso do Diego. Ele é contra e exagera, em tudo só pra provar o ponto de vista dele

      • Rita Salgado

        30 de novembro de 2012 em 12:39

        Sim… quero ver nos post anti catolicismo… ele se empenhou tanto em falar de coisas q todo mundo tah careca de saber… só pq é ateu… ateu por ateu, eu tbm sou… e nem por isso dou de dedo na cara de quem crê e fico dizendo vc crê em mentiras… oh, teu deus é uma fraude, sua igreja é santa e pecadora… isso é coisa de gente mesquinha que se posiciona num pedestal e fica jogando lixo nas pessoas…

  54. The little PAULA

    30 de novembro de 2012 em 10:18

    isso eu sabia desde a época em que eu assistia camundongos aventureiros… rsrsrs

    mas não acho certo chamarem Santos Dumont de farsa… tanto os irmãos Wright como o Santos Dumont foram muito importantes para a história da aviação!
    e se me permitem dizer achei esse post uma verdadeira lambeção de cu dos estadunidenses…
    O maior mau dos Brasileiros é a apatia… só sabem falar mau do próprio pais e puxar o saco de outros, o Brasil é um pais maravilhoso! e os Brasileiros não enxergam os pontos positivos, somente os negativos… se todos ao invés de ficarem reclamando do país, tentassem melhorar a nossa pátria o Brasil já seria uma potencia mundial, estou falando sério, parem de ficar sentados reclamando de como o país é uma merda! você nasceu aqui e não em outro país então pelo menos aceite e respeite o próprio pais ao invés de ficar puxando o saco de gringo!! não tá contente com país? então levante a sua bunda gorda daí e faça alguma coisa para melhora-lo!
    • Li Syaoran

      30 de novembro de 2012 em 10:54

      Eu ainda assisto Camundongos Aventureiros quando encontro passando na TV ^^

      • The little PAULA

        30 de novembro de 2012 em 10:58

        eu também! o desenho é legal! rsrsrsrs…

        alias eu assisto vários desenhos até hoje, acho que todo mundo assiste mas poucos admitem! rsrsrs
        • Li Syaoran

          30 de novembro de 2012 em 11:07

          Talvez devessem fazer um desenho dos grandes inventores da história da humanidade, e em um dos episódios o Santos Dumont e os Irmãos Wright disputariam a patente do avião.

          • The little PAULA

            30 de novembro de 2012 em 11:20

            tem um episódio que os irmãos Wright aparecem, eles até voam no avião e talz..

          • Li Syaoran

            30 de novembro de 2012 em 11:25

            Eu lembro, eles não tinham como voar porque as gaivotas roubaram uma roda dentada para colocar em seus ninhos.

          • The little PAULA

            30 de novembro de 2012 em 11:39

            isso mesmo!

  55. Li Syaoran

    30 de novembro de 2012 em 10:15

    Irmãos Wright não inventaram o avião; realmente merecem respeito, mas algo que precisa de uma catapulta para voar não é um avião.

    • Bruno Costa Barbosa

      30 de novembro de 2012 em 11:13

      Tambem concordo, catapultado ate eu voo. Nesse caso eu sou um avião ou o superman?

      • Li Syaoran

        30 de novembro de 2012 em 11:23

        Vai ser astro do próximo “As Pessoas Mais Inteligentemente Burras da Terra” do Mundo Canibal.

  56. Capirotos capirotos

    30 de novembro de 2012 em 10:03

    Brasil é uma merda

  57. Fernando Rodiney

    30 de novembro de 2012 em 10:02

    Minilua , o santos Dumont foi o primeiro homem a criar uma máquina voadora sem ajuda de aparelhos para ajuda ele a voar ao contrario dos  irmãos Wright que teve ajudas de aparelhos para poder voar 

    desculpe mas brasileiro nunca elogia os que os outros brasileiros fazem pensam que tudo e uma m**da . Sejam mais Patriotas e deixem o fanatismo pelo E.U.A para lá .
  58. Cleysson Alberto

    30 de novembro de 2012 em 08:52

    minilua ta desprezivel na boa toda materia temtando afundar o brasil posta maravilhas dos outros paises mais kuando vem uma materia do brasil so vem merda nao ta satisfeito vaza daq voce e o tipo de pessoa q nao precisamos aq sei q temos muitos problemas mais q pais nao tem? se eu estou com um problema nao vou fikar xingando ele vou tentar concertar mais esses bostas ai so reclamam mais nao tentam mudar nada se tu nao gosta do brasil nao xinga vaza do pais vai la trabalhar de atendente do mc donalds

    • Luciano Lobato

      30 de novembro de 2012 em 09:44

      cara na boa

      tu é analfabeto é quer falar do país que criou um merda que nem você

      te mata cara na boa puta que paril alguma vez na tua vida tu estudou analfabeto do demônio??

      algum dia deixou de lado essa merda de vaidade e se esforçou para ajudar alguém ???

      você sabe o que é república ???

      você sabe como ela foi introduzida no Brasil ??? você conhece a história do seu país ???

      seu analfabeto do diabo eu fico dia e noite estudando porque eu tenho um sonho de algum dia ajudar esse pais a crescer a evoluir e vem um analfabeto do demônio com seu patriotismo pífio e diz que quem está incomodado que se retire

      pelo amor de deus seu poço de ignorância vai te tratar doente mental

      queria ter encontrado seu pai ou sua mãe antes de tu nascer e eu ia mostrar pra eles que bela bosta que eles iriam criar para o futuro

      estuda porra nunca vai ser ninguém nesse país a nossa república privilegia os ricos desde a queda da monarquia

      sabe o que é monarquia sem usar o google ???

      sabe o que foi o positivismo ??? sabe qual foi o 1 partido político desse pais ??? 

      sonho com o dia em que débil mentais como você deixem de existir vocês são uma vergonha para vocês mesmos

      sua existência é tão insignificante que se você morresse hoje as pessoas variam festa pois seria mais uma merda pra adubar essa terra infértil de mentiras 

      • Cleysson Alberto

        30 de novembro de 2012 em 10:04

        da pra ver como tu e foda um cara com a foto de um personagem de um desenho animado tentando me dar sermao rsrs tudo q tu citou ai eu aprendi na 8 serie mano tu deve te uns 14 anos no maximo so pode

        • Luciano Lobato

          30 de novembro de 2012 em 10:38

          ¬¬

          provavelmente sou mais velho que você minha idade pouco importa 

          8 série ¬¬

          que mentir pra mim que tu chegou nela ???

  59. Joo (jcrmnml)

    30 de novembro de 2012 em 08:47

    Mano, o Arquivo Negro do Brasil não é isso, mas sim a Ditadura de Getúlio e a Militar – a perseguição contra a massa que lutava pelos direitos do povo, exílio, torturas etc, a Balaiada, Sabinada, Guerra dos Farrapos, Guerra dos Canudos, Revolta da Vacina, a verdadeira história da Abolição da Escravatura (com influência dos ingleses), a influência da mídia no Impeachment do Collor, entre tantas outras coisas…

    Não acho que essa matéria (ótima por sinal) seja um aspecto sobre “arquivo negro” nacional, porque foi um caso de um cidadão que nem no Brasil morava que fez um projeto e conseguiu içar seu avião em Paris. Mas enfim, gosto dessa série e espero que continue nesse ótimo nível. 😀
  60. Cleysson Alberto

    30 de novembro de 2012 em 08:41

    esse minilua ta uma paga pauzisse pra esses norte ameribostas ta loko daq uns dias muda nome pra little moon e claro q foi o santos do morro q invemtou porra os irmaos gays la so inventaram a porra de um planador q precisava de 1 milhao de cincurstancias pra poder voar com a a juda da midia norte americana eles popularisaram q os gays aviam ivemtado os aviao e a msmo coisa q falar q as guerras dos eua la no oriente medio e por causa des politica etc mais todo o cralho do mundo sabe q  e por causa do pretroleo porra esse estaduniguyzes sao uns egocentricos se axam superiores mais nao passam de uns cancer do universo povo de merda viva santos du morro viva o 14 bis 

    • Luciano Lobato

      30 de novembro de 2012 em 09:33

      você estava lá??? você viu quem foi que fez primeiro ???

      a conversa acaba aqui

      função fática wins 

      • Cleysson Alberto

        30 de novembro de 2012 em 09:36

        entao tu acredita em tudo q os eua fala? tu fala q os outros sao alienados mais tu e o pior coloka foto do tio sam e vaza daq

        • Luciano Lobato

          30 de novembro de 2012 em 09:45

          seu analfabeto burro 

          eu não acredito em nenhuma das versões n~]ao sou um estúpido como você

          estude seu monte de bosta

  61. John Constantine

    30 de novembro de 2012 em 08:32

    Li e por mais que os irmãos Wright tenham patenteado o e até mesmo criado um avião que voava, o brasileiro não pode ser tão desmerecido. Quem de nós teria cérebro pra fazer o que ele fez naquele tempo?

  62. Jonathan Specian

    30 de novembro de 2012 em 08:21

    E eu achando que pelo menos nisso o Brasil tinha credito…
    Na verdade brasileiro é muito bom em fazer copias mal feitas de outras coisas, não ve o Latino!?

  63. João Sampaio

    30 de novembro de 2012 em 07:14

    senhores ai em cima lhes apresento o demoselle, o segundo avião de Santos Dumont , totalmente monobravél  e voava a 96 km/h, tambem considerado o primeiro ultra-leve do mundo.

  64. João Sampaio

    30 de novembro de 2012 em 07:04

    Ficheiro:Santos Dumont Demoiselle.jpg

  65. João Sampaio

    30 de novembro de 2012 em 07:03

    Tudo bem ,os americanos inventaram o avião então seguindo o projeto deles imaginem o tamanho da catapulta ou rampa que seria necessária para tirar um Antonov do chão e se eles levantavam voo por conta própria como foi dito acima então eles devem ter inventado um helicóptero já que o avão deles não tinha trem de pouso me parece um pouco improvavel que um aviaõ sem rodas saia do chão sozinho, mas tem um titulo que eu deixo  pros iramãos wrigth o de serem os causadores da primeira morte em um acidente de avião, não foi dito ai encima mas um General americano morreu em um acidente com o avião deles.

  66. Leo Henrique S

    30 de novembro de 2012 em 03:23

    Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont

    • Leo Henrique S

      30 de novembro de 2012 em 03:36

      A controvérsia gera ibope pro minilua .com só pode os americanos já confirmaram que Santos Dumont é pioneiro seus bestas \o/ Santos Dumont sempre foi 1° e melhor basta ver a História.. e lógico que precisa ser rico não tenho um avião porque to sem dinheiro.. poO! é até vergonhoso este poste!!!

  67. JASON NATALINO

    30 de novembro de 2012 em 03:13

    so falta dizer que o brasil  foi descoberto pelos americanos tambem

  68. Raphael Henrique

    30 de novembro de 2012 em 02:05

    Claro, mais uma vez vamos rebaixar o Brasil e puxar o saco dos Estados Unidos. Tipico “Eu adoraria ter nascido em nova york”

    • King Bradley

      30 de novembro de 2012 em 02:22

      Cara sua foto se mexe ou é o efeito do meu sono chegando?

  69. Douglas Rodrigues

    30 de novembro de 2012 em 01:39

    Em 2003 foi feita uma réplica em tamanho natural e atributos equivalentes do Flyer nos EUA (eles estavam comemorando os 100 anos do avião), mas, mesmo com a ajuda de uma catapulta, ele não voou. No mesmo ano, uma edição da Scientific American Brasil publicou um artigo sobre o assunto: o avião dos Wright foi uma “deadline”, a tecnologia usada nele não é a mesma usada nos aviões das décadas posteriores (dos aviões que hoje dominam os céus), mas as tecnologias usadas por Santos Dumont são as que vingaram na aviação. Enfim, as evidêcia de que tenho conhecimento sobre o vôo dos Wright são somente textos, de modo que deveria haver uma disputa sobre a paternidade do avião (não uma certeza como pregam a favor dos Wright ou de S.D.) e mesmo que eles tenham mesmo voado primeiro, o avião deles não foi o precursor dos aviões modernos (os de S.D. o são), ou seja, o brasileiro foi muito mais importante para a história da aviação que eles.

  70. Erza Scarlet

    30 de novembro de 2012 em 00:48

    PSIU… deixa baixo…

    brasil só da desgosto..sempre levou no rabo..e um dos poucos orgulhos q a gente teve agora vaza q e mentira
    ABAFA O CASO U.U
    • The little PAULA

      30 de novembro de 2012 em 10:10

      na realidade só o Brasil e os franceses acham que Santo Dumont foi o inventor do avião… os outros países consideram os irmãos Wright  como os verdadeiros inventores…

      • Bruno Furtado

        1 de dezembro de 2012 em 12:01

        Os franceses,não acham que santos dumontt seja o inventor do avião,mas sim o inventor do planador.

        O resto do mundo acha que e os irmãos wright,só pela imposição da midia dos EUA(e quase todo mundo é baba ovo dos EUA).
  71. Raduuh

    30 de novembro de 2012 em 00:44

    VOU ESFREGAR ISSO NA MALDITA CARA DA MINHA PROF DE PORTUGUÊS, AQUELA VAGABUNDA

  72. Bernardo

    30 de novembro de 2012 em 00:35

    Eu não posso acreditar nos livros mas posso acreditar em um site que acredita em um apocalipse zumbi. ¬¬

    Mesmo assim o site é ótimo.
    • PATROCINADOR

      30 de novembro de 2012 em 00:44

      UM SITE DIVERSIFICADO POSTA COISAS DIVERSIFICADAS

      ¬¬
      E DEPOIS METADE DO QUE TEM NOS LIVROS DE HISTÓRIA É MENTIRA MESMO
      • Bernardo

        30 de novembro de 2012 em 01:25

        É mesmo? Prove!

        Ta certo que nos livros eles dão uma forçada mas eu prefiro acreditar neles do que em um site da Internet.
  73. Luciano Lobato

    30 de novembro de 2012 em 00:35

    falou galerinha do barulho que apronta altas aventuras nesse site que é bom pra cachorro em clima de muita zoação

    vou começar a estudar agora umas matérias do balacobaco que só vai terminar daqui a 7 horas o que vai me causar muita confusão

    vlw… 

    • Narrador Sessão Da Tarde

      30 de novembro de 2012 em 00:40

      Esse usuário endiabrado vai deixar de fazer altos comentários nesse site do barulho, agora ele vai viver uma eletrizante jornada com esses estudos de outro mundo nessa aventura que é coisa de cinema !

  74. PATROCINADOR

    30 de novembro de 2012 em 00:19

    FALLOW PRA VCS MEROS MORTAIS

    SE NÃO TRABALHAM EU TRABALHO
    • Pedro

      30 de novembro de 2012 em 00:24

      caçar peixes com arco e flecha?

      • PATROCINADOR

        30 de novembro de 2012 em 00:29

        E VC VAI TOMAR BALA PERDIDA

        ALIÁS COMO ESTÁ SEU PAI DEPOIS DOS TIROS QUE TOMOU EM NITERÓI
        • PATROCINADOR

          30 de novembro de 2012 em 00:31

          E DEPOIS EU TRABALHO NO IATE CLUBE

          • Pedro

            30 de novembro de 2012 em 00:40

            ui iate clube, isso deve ser algum tipo de óca sofisticada com tambores da pesada que até fazem chover…

            lol bom dia pra você por que aqui no brasil já é noite…
          • PATROCINADOR

            30 de novembro de 2012 em 00:45

            A PACIFICAÇÃO DOS MORRO DEVE TÁ DE BOA.

            AGORA PODE ANDA PELA FAVELA TRANQUILAMENTE ONDE VC NASCEU
    • Luciano Lobato

      30 de novembro de 2012 em 00:23

      vai lá o senhor orochimaru está te esperando as 7:30 da manhã hein

      hoje chegou um carregamento de tijolos da vola da nuvem e precisam de alguém que fique de olho na entrega se é que você me entende

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  75. Narrador Sessão Da Tarde

    30 de novembro de 2012 em 00:18

     Esse carinha da pesada diz que inventou esse avião de outro mundo, e agora essa duplinha de irmãos do barulho vai aprontar poucas e boas tentando provar que foram eles que fizeram esse invento eletrizante nessa aventura que tá na boca do povo !

  76. Luciano Lobato

    30 de novembro de 2012 em 00:14

    re postando pela terceira vez

    afirmar cegamente que uma pessoa fez algo sem provas concretas é cegueira

    tanto há provas de que foi ele como também há de que não foi

    tomar um lado nesta discussão é imbecil pois ninguém estava lá para saber o que realmente aconteceu

    história é cheia de falsos heróis e nesta época o Brasil precisava criar um simbolo nacional e ainda precisa

    • Vault Boy

      30 de novembro de 2012 em 00:33

      pô, primeira vez q vejo vocês falando algo inteligente..

      • Luciano Lobato

        30 de novembro de 2012 em 00:39

        não a necessidade de mostrar argumentos inteligentes nos meus comentários a maioria é criança por isso sempre faço piadas com imagens pois isso cria um ambiente mais alegre e divertido no site

        flw tenho que estudar mais 7 horas \o/

    • Narrador Sessão Da Tarde

      30 de novembro de 2012 em 00:20

       Esse pestinha vai te deixar confuso pra cachorro postando vários comentários pra lá de divertidos nessa emocionante jornada que vai dar o que falar !

  77. Nameless

    30 de novembro de 2012 em 00:10

    Não vou defender nenhum dos lados. Não conheço tanto a história pra isso. Tenho que pesquisar mais antes de sair falando bobagem.

  78. Anderson Silva

    29 de novembro de 2012 em 23:57

  79. Cleiton

    29 de novembro de 2012 em 23:54

    Ia fazer piada com o Latino + perdeu a graça de tanto coments acima.

    • PATROCINADOR

      30 de novembro de 2012 em 00:05

      180E PUCOS TÁ PAIA.

      PODE FAZER SUA PIADA MANOLO
  80. La No Posto Ipiranga

    29 de novembro de 2012 em 23:52

    o di baixo é viaod legs 😉 tocomeçanu a vacalha cuminilua.

  81. Pedro

    29 de novembro de 2012 em 23:47

    li e não gostei…

    os americanos são conhecidos por quebrar patentes e roubar ideias e vocês ainda ficam do lado deles que horror…
    eu sou brasileiro, quem inventou o avião foi Santos Dumont…
    • Joo (jcrmnml)

      30 de novembro de 2012 em 08:59

      Sim, eu também não gostei, pelo fato de que não mostra um real ‘arquivo negro’, mas sim a história de um homem que INVENTOU o avião e querem distorcer isso.

      Brasileiro tem mania de rebaixar seu povo e sua cultura, pagando pau pra americanos, ingleses, espanhóis, alemães, holandeses, franceses, italianos, japoneses e os carai a quatro, só que não sabem o que cada um desses países fizeram pra chegar ao ‘patamar’ que estão, não sabem a destruição em massa e a colonização exacerbada que os mesmos fizeram no mundo ao passar do tempo, se esquecem que são os principais responsáveis pelo Efeito Estufa, por exemplo. 
      O Brasileiro tem essa cultura erronia de se menosprezar diante dos outros pelo fato do Brasil ter sido concebido de forma errada, onde pregavam apenas o “VENHA NÓS”, que acontece até hoje, pois a população que saber apenas do seu bem-estar – “se eu tenho OK, se o outro não tem, FODA-SE!”
      Complicado, cara…
      • Metalborn (saudades do ano passado)

        30 de novembro de 2012 em 09:29

        Aff cara, mas vocês falam com tanta convicção que ele inventou…..

        O fato é que tem um jornal que diz que foram os Wright fizeram um avião primeiro, então fica dificil acreditar no Dumont por um motivo RACIONAL com essa grande prova CONTRA ele…..
        Vocês estão ‘convictos’ que foi ele por pura patriotismo, sem motivos lógico pra acreditar, mas importa mesmo quem inventou? Isso não muda nada cara, o Brasil não vai ficar melhor nem pior se ele inventou ou não….
        Você ainda pode idolatrar ele por ter sido um dos primeiros, ou por ter sido o primeiro a ter construido um sozinho, o que também foi um feito enorme de qualquer forma…..
        Eu digitei um texto enorme mas eu só quero que vocês entendam que não faz realmente diferença quem foi o inventor, e que eu não estou menosprezando o Brasil por acreditar nos Wright, só to levando em consideração aquele jornal que é uma prova enorme pros irmãos .-.
        • Joo (jcrmnml)

          30 de novembro de 2012 em 09:33

          Cara, pela convicção em livros, ninguém seria tão mentiroso para forjar livros de História ao redor do planeta sobre isso. 
          Sim, concordo com você, a invenção do Santos Dumont não vai mudar em nada para a população, claro, disse isso em outro post lá pro final, mas para ter um enriquecimento de nossa cultura sim, conta sim..,

          Respeito sua opinião e acho bastante inteligente, com argumentos legais, e como disse, concordo em partes com ele. 
          • Luciano Lobato

            30 de novembro de 2012 em 09:50

            velho a história é repleta de mentiras não acredite em tudo apenas leia e entenda mas sempre acredite com um pé atrás 

            tomar um lado nesta discussão é estúpido pois ninguém estava lá para saber o que realmente aconteceu

            e se foi o brasil o 2 a inventar e está roubando a fama dos outros ?? e se foi os eua que estão tentando mudar a história ???

            é burrice tomar um lado nessa discussão seria o mesmo que você ter 2 portas fechadas na sua frente e dizer que atrás desta tem o que você procura mas você nunca esteve do outro lado para saber

          • Joo (jcrmnml)

            30 de novembro de 2012 em 10:05

            Uhum, concordo.

            Vou pelo o que aprendi na escola e o que a maioria da livros e matérias dizem, acho que aquele INVENTOU em maiúsculo foi meio equivocado da minha parte, pois não tem a convicção na qual o Metalborn citou.
            E aquilo, cada um tem sua própria conclusão sobre determinada coisa. Que nem na história de Ateus x Cristãos, não se chegará a uma conclusão porque cada uma vai puxar sardinha para o lado que segue.
          • Metalborn (saudades do ano passado)

            30 de novembro de 2012 em 09:37

            E você acha que o livro de história americano não deve falar do Wright também? .-.

            PS: realmente, agora eu vi que tem um povo xingando o Brasil por causa disso…. o que é uma grande…… idiotice -.-
    • Metalborn (saudades do ano passado)

      30 de novembro de 2012 em 00:05

      O objeto em questão não é quebra de patentes, mas é a própria invenção mesmo….

      Já que eu não posso comprovar pessoalmente quem foi o inventor eu vou acreditar nos wright mesmo…..
      • Pedro

        30 de novembro de 2012 em 00:10

        eu não te respeito por isso….:/

        a politica do brasil só é ruim por que falta patriotismo…no dia que os brasileiros se lembrarem novamente do que é ser brasileiro o país toma jeito…
        • Metalborn (saudades do ano passado)

          30 de novembro de 2012 em 00:27

          A política do país é ruim porque o povo é ruim, eu não odeio o Brasil, acreditar no Dumont ou não não vai mudar nada, na verdade eu não to nem ai pra quem foi o primeiro, não faz diferença nenhuma pra mim, mas já que eu não tenho motivos pra acreditar em nenhum, eu vou acreditar no que as datas dizem….

          Se um jornal publicou o 1° voo três anos antes do Dumont, então que assim seja…..
          • Pedro

            30 de novembro de 2012 em 00:37

            bla bla bla…

            vocês tão muito certos…só que não….minha pipoca acabou adeus…
          • Metalborn (saudades do ano passado)

            30 de novembro de 2012 em 00:43

            Não disse que estava certo…..

            Mas você também não pode provar que está…..
        • Luciano Lobato

          30 de novembro de 2012 em 00:20

          não é falta de patriotismo é falta de amor ao próximo mesmo isso nós brasileiros só demonstramos ter no facebook com aqueles retarda mostrando fotos do bob marley e frases que nem eles sabem o que quer dizer

          o brasil não é um pais que precisa emergir mas sim o brasil é um pais que precisa se desafogar de seu passado falso e alienador 

          • Pedro

            30 de novembro de 2012 em 00:23

            tirar o avião do dumont não vai ajudar :/

            vamos perder turismo e notoriedade com isso ://
            seu americano :///
          • Luciano Lobato

            30 de novembro de 2012 em 00:27

            as pessoas não vem pro nosso pais para saber da nossa história elas vem é pra tomar a nossa cachaça mijar nas nossas praias e comer nossas mulheres ou gravar seus filmes mostrando que nós somos um povo atrasado

            nosso país é uma tremenda casa da praia gigante onde poucos são privilegiados e os que são somem daqui

            e sim sou latino – americano

          • Pedro

            30 de novembro de 2012 em 00:36

            essa discussão não terminou…-.-

            me encontre no próximo post….e traga seus padrinhos…
          • Pedro

            30 de novembro de 2012 em 00:24

            se mata o dumont o tiradentes o don pedro e o zumbi o que sobra do brasil?

            um estados unidos sem dinheiro…:///
          • Luciano Lobato

            30 de novembro de 2012 em 00:29

            tiradentes foi um dos poucos da história do brasil que se salva

            don pedro kkkkkkkkkkkk o cara foi mais odiado do que qualquer outro no tempo em que estava aqui tanto é que quando foi embora levou muitooooooooooooooo muitooooooooo dinheiro e riquezas do Brasil junto com ele

            Brasil cresceu sobre mentira

            vai dizer que acredita que a princesa isabel também é uma herói nacional ???

          • Joo (jcrmnml)

            30 de novembro de 2012 em 09:00

            E a influência da Inglaterra sobre ela, conta? 🙂

    • Vault Boy

      29 de novembro de 2012 em 23:57

      foi o Drummont de Andrade lá xD

      • Pedro

        30 de novembro de 2012 em 00:00

        lol mds…

    • Luciano Lobato

      29 de novembro de 2012 em 23:53

      repostando o que eu disse:

      afirmar cegamente que uma pessoa fez algo sem provas concretas é cegueira

      tanto há provas de que foi ele como também há de que não foi

      tomar um lado nesta discussão é imbecil pois ninguém estava lá para saber o que realmente aconteceu

      reveja seus conceitos a história é cheia de falsos heróis e nesta época o Brasil precisava criar um simbolo nacional e ainda precisa 

      • Pedro

        30 de novembro de 2012 em 00:00

        olha eu não quero saber se foi ele ou não.

        eu só fico irritado, com a maneira como os brasileiros tem facilidade de menosprezar a própria história…
        olha esse texto como foi escrito tendenciosamente pra glorificar os feitos dos americanos geniais enquanto o brasileiro vagabundo tava na frança tomando drogas e fazendo sexo..
        isso sem falar da riqueza de detalhes “Até mesmo a Franca, que amava Dumont e o chamava de inventor do avião, se curvou diante dos irmãos americanos” isso é mentira pode procurar os franceses idolatram dumont…se bobear nem lembram desses 2 aí…
        chega de escrever…
        • Luciano Lobato

          30 de novembro de 2012 em 00:05

          é fato mas a história do Brasil é toda marcada por falsos heróis

          Não da para acreditar em 1 virgula do que diz a história do Brasil sem se questionar o que aquilo significaria mais pra frente o Brasil em si foi construído em cima de mentiras e promessas 

          eu não tomo parte de nenhum dos lados pois tanto o Brasil é mentiroso como os eua são “latinos”
           

          • Pedro

            30 de novembro de 2012 em 00:08

            véi, eu não quero saber da vida dos caras, mas alguém criou certo?

            então na duvida eu como brasileiro apoio o brasileiro é só isso…nada mais, por que enquanto a gente caga na nossa história fudida, os americanos criam guerras horrendas e fazem as pessoas chorarem no cinema alguns anos depois…
          • Luciano Lobato

            30 de novembro de 2012 em 00:12

            esse texto foi todo kibado do guia politicamente incorreto do brasil

            o livro em si destrói com a história do brasil mais ainda do que ela já é 

            é um livro para acusar polêmica simplesmente isso 

          • Pedro

            30 de novembro de 2012 em 00:18

            então acreditar num relato sensacionalista criado pra causar polêmicas não faz de mim nem inteligente e nem reacionário..

            faria de mim um bunda-mole, babador de americanos..nada mais…eu sou bem patriota não sou fanático mas acredito na força da história brasileira…embora tbm não possa provar só apoiar…
          • Luciano Lobato

            30 de novembro de 2012 em 00:32

            Brasil é ruim porque somos brasileiros no momento em que deixarmos de ser brasileiros e formos mais humanos seremos um povo de orgulho

        • Vault Boy

          30 de novembro de 2012 em 00:03

          Cofcofolhacofquemcrioucofopostcof é meio típico dela..

          • Pedro

            30 de novembro de 2012 em 00:11

            dela? oõ

      • PATROCINADOR

        29 de novembro de 2012 em 23:58

        TEMOS O PELÉ COMO SIMBOLO

        QUER COISA MELHOR
        • Luciano Lobato

          30 de novembro de 2012 em 00:10

          Brasil é um país que nasceu falhado 

          tem chance de achar a cura mais pra frente mas ainda estamos doentes

  82. Pedro

    29 de novembro de 2012 em 23:42

    agora eu vou ler pra ver se eu concordo…

    • PATROCINADOR

      29 de novembro de 2012 em 23:52

      SASQUE DISSE: MESMO QUE DESCORDE SUA OPINIÃO

      NÃO TEM VALOR NENHUM.
      PALHAÇO
      AS 21:54 HORÁRIO DE MANAUS
      • Pedro

        30 de novembro de 2012 em 00:02

        você mora em qual aldeia?

        • PATROCINADOR

          30 de novembro de 2012 em 00:08

          RESPEITA MANAUS

          É DA QUI QUE SAI SEUS TABLET
          SEUS EQUIPAMENTS ELETRONICO
          ENTÃO FIKA XIU FALLOW
          • Pedro

            30 de novembro de 2012 em 00:12

            eu não tenho tablét cacique…

            mas minha tv panasonic foi feita aí…
          • PATROCINADOR

            30 de novembro de 2012 em 00:18

            TRIBO DE MANAUS. E A 6º CITY MAIS RICA DO BRASIL
          • Pedro

            30 de novembro de 2012 em 00:21

          • PATROCINADOR

            30 de novembro de 2012 em 00:25

            PALHAÇÃO

          • Pedro

            30 de novembro de 2012 em 00:13

            aliás meu monitor led 18pl  philips tbm…

    • Adelmar Santos

      29 de novembro de 2012 em 23:44

      chances de fapar nao sao iguais a 0

      • Pedro

        29 de novembro de 2012 em 23:48

        na verdade eu quase fapei pros documentos da patente mas tavam meio embaçados…

  83. Dionatan Vargas Colombo

    29 de novembro de 2012 em 23:31

    Poderiam pesquisar  antes de falar bobagens aqui. Os irmaos wright realmente voaram antes, mas era apenas um planador, sem motor, sem trem de pouso e sem autonomia de voo que precisava de uma catapulta gigante pra decolar. O primeiro aviao (pela definição da palavra: máquina motorizada, com autonomia de voo, de aterrisagem e de decolagem) foi inventado pelo santos dumont.

    • Dionatan Vargas Colombo

      29 de novembro de 2012 em 23:39

      Muito prazer otário, e o seu sobrenome qual é?

      • Luciano Lobato

        29 de novembro de 2012 em 23:46


        PEDRO DE ALCÂNTARA FRANCISCO ANTÔNIO JOÃO CARLOS XAVIER DE PAULA MIGUEL RAFAEL JOAQUIM JOSÉ GONZAGA PASCOAL CIPRIANO SERAFIM DE BRAGANÇA E BOURBON

      • Adelmar Santos

        29 de novembro de 2012 em 23:42

        deve se virgem

        • Dionatan Vargas Colombo

          29 de novembro de 2012 em 23:47

          Sério adelmar santos??…sério?? tem quantos anos? 10?

          Bem feito pra mim por tentar falar sério com crianças

          Abraço

          • The Killer Shredder

            30 de novembro de 2012 em 17:04

            nossa … olha como eu sou adulto…

          • Luciano Lobato

            29 de novembro de 2012 em 23:52

            afirmar cegamente que uma pessoa fez algo sem provas concretas é cegueira

            tanto há provas de que foi ele como também há de que não foi

            tomar um lado nesta discussão é imbecil pois ninguém estava lá para saber o que realmente aconteceu

            reveja seus conceitos a história é cheia de falsos heróis e nesta época o Brasil precisava criar um simbolo nacional e ainda precisa 

          • Dionatan Vargas Colombo

            30 de novembro de 2012 em 13:13

            Amigo o que eu escrevi não foi inventado, é baseado em relatos de historiadores e pesquisadores sérios sobre o assunto. Vc não pode discutir com fatos. Se fosse só uma grande mentira brasileira a França e Portugal não reconheceriam o santos dumont como criador do avião, apenas o Brasil reconheceria. Vc acha que os Estados Unidos, como grande potência mundial influente e manipuladora admitiria que um brasileiro tivesse feito o primeiro voo autonomo?

          • Rita Salgado

            30 de novembro de 2012 em 17:21

            Eu concordo com vc Dionatan… e acho que o nome disso é cultura americanizada, e falta de leitura decente, além do que os jovens costumam ler. Mas isso sim é uma vergonha para o Brasil, mas as pessoas preferem desenterrar assuntos sem noção e sem embasamento para fazer mediazinha de anarquista, que usa galaxy, que toma cerveja importada e quer lucrar com o site… garanto que é falta de cultura.

          • Dionatan Vargas Colombo

            30 de novembro de 2012 em 18:01

            Falou tudo!

    • Luciano Lobato

      29 de novembro de 2012 em 23:36

  84. Iron Man

    29 de novembro de 2012 em 23:17

    Bem, quem inventou o avião ? 

    Santos dummont  e os irmãos wright , afinal nem um dos dois sabia sobre o projeto dos outro .
    • Metalborn (saudades do ano passado)

      30 de novembro de 2012 em 00:08

      Diga isso pra Apple……

      • Iron Man

        30 de novembro de 2012 em 00:17

        LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

  85. Cris *-*

    29 de novembro de 2012 em 23:17

    eu acho que já vi essa história…

    • Noob Saibot

      29 de novembro de 2012 em 23:24

      Gata, quando Deus te desenhou, ele usou o Photoshop CS5.

      • Drubscky

        29 de novembro de 2012 em 23:29

        Vault não curtiu esse comentário SAHUHUSUSHAUSAUH

        • Cris *-*

          29 de novembro de 2012 em 23:35

          gaaau, deixa o menino quieto…

        • Vault Boy

          29 de novembro de 2012 em 23:30

          Para de falar de mim paiaço!

    • Luciano Lobato

      29 de novembro de 2012 em 23:21

      • Cris *-*

        29 de novembro de 2012 em 23:35

        não gosto de chaves –‘

  86. Rap­osa Furry

    29 de novembro de 2012 em 23:07

    sim, isso dos americanos eu ja sabia, a novidade é ele tambem nao ter inventado o relogio de pulso

  87. Noob Saibot

    29 de novembro de 2012 em 23:05

    [email protected]_life

  88. Luciano Lobato

    29 de novembro de 2012 em 23:00

     +

    =

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Frozen Fire

      30 de novembro de 2012 em 01:03

      o do meio tem nada a ver

    • TENSEI

      29 de novembro de 2012 em 23:04

      vá ao oculista mais próximo…

      • Luciano Lobato

        29 de novembro de 2012 em 23:05

        OLÁ MINHA 8 CONTA

    • Krusty O Palhaço

      29 de novembro de 2012 em 23:02

      mais uma soma com ibágens fail…XD

      • Luciano Lobato

        29 de novembro de 2012 em 23:05

        KKK

  89. Slash

    29 de novembro de 2012 em 23:00

    Não sei se posso confiar em cara que escreve:

    enquanto passava as tarde com príncipes e princesas francesas”
    • Pedro

      29 de novembro de 2012 em 23:54

      rrsrsrsr cara eu te amo…

  90. Vault Boy

    29 de novembro de 2012 em 22:53

    Bom, os irmãos Wright podem ser considerados os pais da aviação mais a poréns, porque dizem que ele foi lançado por uma Catapulta e além do mais o voo deles não foi público então não a provas concretas de que eles foram os primeiros voar com um avião, enquanto o voo do Santos Dummont foi um voo publico então prefiro ficar quieto em relação a isso, só sei que prevejo que os proximos arquivos negros vão ser cheios de lambeção de cú Estadunidense..

    • 3 Hits

      29 de novembro de 2012 em 23:03

      Concordo c vc. esses posts devem ser assim como os iluminati. buscar contestar tudo e tentar por A + B q aquilo nao era verdade e pronto ta chei de gente cética q vive acreditando em tudo que aparece por ai na internet

      • Dark Night

        29 de novembro de 2012 em 23:08

        Os sites buscam estabelecer uma relação entre os iluminati, maçonaria, números, tudo o que der com acontecimentos importantes, mortes, tudo desse estilo. Já encheu o saco esse tipo de matéria.

        • Vault Boy

          29 de novembro de 2012 em 23:17

          Verdade, alias, as pessoas ficam muito.. paranoicas em relação a esses assuntos, elas relacionam tudo e qualquer coisa e ja culpam algo que não sabem nem se existem, vêem uma esquina em visão aérea e já pensam que tem um pentagrama ali, acho que deviam ser mais críticas e perceber que tem tudo é oque parece, ao invés de dar crédito a algo que nem tem a existência comprovada…

    • Dark Night

      29 de novembro de 2012 em 23:00

      Eu concordo com você Vault, seu ponto de vista faz com que você e a Ariane( não tenho certeza se esse é o nome dela) sejam meus usuários preferidos do Minilua.

      Vocês do Minilua já publicaram algo entre o Edison e o Tesla? Seria um bom post.

      • Vault Boy

        29 de novembro de 2012 em 23:10

        Seria legal um post sobre o Tesla! se eu tiver tempo tento fazer algo sobre ai mando pro jeff ou pra nandy..

        • Cleysson Alberto

          30 de novembro de 2012 em 09:33

          bobinas de tesla sao legais

      • Adelmar Santos

        29 de novembro de 2012 em 23:02

        baba ovo puxa saco detected

        • Ghost Rider

          29 de novembro de 2012 em 23:09

          Pfvr, deixa o cara ser feliz. ~Olhardapenitência~

        • Drubscky

          29 de novembro de 2012 em 23:09

          baba ovo puxa saco detected²

        • Dark Night

          29 de novembro de 2012 em 23:05

          Não sou baba ovo , só elogiei o cara, O que eu ganharia com isso,para puxar o saco dele? Nem conheço o cara

  91. Akabane Kuroudo

    29 de novembro de 2012 em 22:53

    Voltando Pro Minilua, Algm lembra d min ou fui completamente esquecido ? 

    • Akabane Kuroudo

      29 de novembro de 2012 em 23:41

      Completamente Esquecido T.T

  92. John Constantine

    29 de novembro de 2012 em 22:52

    Depois eu lerei 

    • Ghost Rider

      29 de novembro de 2012 em 23:06

      Com certeza o patrão já conheceu estas crianças haha

    • Princesa Kitana

      29 de novembro de 2012 em 23:02

      Que bruxaria é essa ? HSUAHSHASUAHSA

    • Krusty O Palhaço

      29 de novembro de 2012 em 23:00

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Jerema

      29 de novembro de 2012 em 22:58

      morre DEABO

  93. Adelmar Santos

    29 de novembro de 2012 em 22:51

    a mãe diná falou q ele vai conseguir construir um avião ano q vem se tiver persistencia

  94. Luan Brazuka

    29 de novembro de 2012 em 22:47

    Matéria sensacionalista! Santos Dumont não é farsa e ponto!

    • Dark Night

      29 de novembro de 2012 em 22:52

      Esse tipo de matéria está bem comum, principalmente na internet.

  95. Luciano Lobato

    29 de novembro de 2012 em 22:47

    – Fui eu quem inventou a dancinha do oppa gangnam style também

    KKKKKKKKKKKKKKK

    • Vault Boy

      29 de novembro de 2012 em 22:58

      Seus comments são tão repetitivos quanto os comentários do vault boy sobre apple maps ou os comments do vault boy dizendo que seu comment é tão repetitivo quanto os comments do vault boy sobre apple maps

      • Metalborn (saudades do ano passado)

        29 de novembro de 2012 em 23:50

        REPEATCEPTION!

    • Noob Saibot

      29 de novembro de 2012 em 22:57

      AIOIOAEIOIAEIOAIOEIAEIOAEOAE

  96. Grim Reaper O ceifador solitario!

    29 de novembro de 2012 em 22:44

    Quem inventou o avião planador foi os asiaticos a registro desde 100 A.C(antes de chuck norris) de que eles ja faziam origamis de avião e se contorciam dentro do avião de papel fazendo assim voarem.

    *Reaper Drogado*
  97. Zóio verde/Príncipe Vegeta,Chame como quiser

    29 de novembro de 2012 em 22:44

    Meu avatar natalino fica torto no minilua  =/

  98. Grim Reaper O ceifador solitario!

    29 de novembro de 2012 em 22:41

    Santos dummont e o Tony Stark..o primeiro Homen de ferro

    mal sabe ele que o Robocop veio primeiro.
    *Reaper Drogado*
  99. Hideki Hinata

    29 de novembro de 2012 em 22:35

    O “avião” dos irmãos precisava de trilhos, rampas e, para distancias maiores, até catapultas.

    Além de quase não voar contra o vento, tornando-o mais um planador que um avião.

    Santos Dumont pode não ter voado uma hora, mas ele decolou, voou uma grande distancia, contra e a favor do vento, e ainda pousou sozinho.

    E essa história de que a frança se curvou aos irmão americanos é mentira, até hoje se é ensinado lá que foi Santos quem inventou o avião.

    Tem até uma homenagem a ele na base da Torre Eiffel.  

    • Adelmar Santos

      29 de novembro de 2012 em 22:39

      total verdade 3

  100. Luciano Lobato

    29 de novembro de 2012 em 22:34

    quem  inventou o avião foi eu

    e acabou o assunto

    • 3 Hits

      29 de novembro de 2012 em 22:35

      VOCÊ NAO INVENTOU O AVIAO. O MAXIMO QUE CONSEGUIU FOI INVENTAR O NARRADOR  DA SEÇAO DE TARDE. Contente-se com isso. kkk brinks

      • Narrador Sessão Da Tarde

        30 de novembro de 2012 em 00:00

        Le Lobato

        NARRADOR
        EU SOU SEU PAI
  101. Adelmar Santos

    29 de novembro de 2012 em 22:33

    qm invento o aviao foi o leonardo da vinte e o resto e tudo plagiadores safados q tentam apagar o brilho do maior jenio da humanidade

    • Roger Jefry

      30 de novembro de 2012 em 07:52

      “leonerdo da vinte” !?

       o pó de Leornado da Vinci deve ter se revirado agora. 
  102. Pedrão e as batata

    29 de novembro de 2012 em 22:33

    Algo super relativo ao post……

    Pão
    de
    Batata
    Pronto….
  103. jeff zika Mc

    29 de novembro de 2012 em 22:33

    Depois de um post polemico,fiquem agora com uma raposinha. 

    • Rap­osa Furry

      30 de novembro de 2012 em 00:53

      http://i2.kym-cdn.com/photos/images/original/000/296/849/4b5.jpg

      • Weon Kenedi

        30 de novembro de 2012 em 12:59

        kkkkkkkkkkkk

    • Big Boss

      29 de novembro de 2012 em 23:26

      firefox

  104. Adelmar Santos

    29 de novembro de 2012 em 22:32

    q diferança fais qual dos virjens invento o aviao ta inventado e pronto nao vai faze diferença pra ninguem os cara ja morreram o importante e q a tecnologia avanço e a humanidade comseguiu um meio de trans porte rapido e eficiente

  105. Kevin Mogetti

    29 de novembro de 2012 em 22:31

    brasil né…

  106. Hideki Hinata

    29 de novembro de 2012 em 22:29

    O “avião” dos irmãos precisava de trilhos, rampas e, para distancias maiores, até catapultas.

    Além de quase não voar contra o vento, tornando-o mais um planador que um avião.

    Santos Dumont pode não ter voado uma hora, mas ele decolou, voou uma grande distancia, contra e a favor do vento, e ainda pousou sozinho.

    E essa história de que a frança se curvou aos irmão americanos é mentira, até hoje se é ensinado lá que foi Santos quem inventou o avião.

    Tem até uma homenagem a ele na base da Torre Eiffel. 

    • 3 Hits

      29 de novembro de 2012 em 22:33

      Total verdade(2)

  107. Mauricio P. Rodrigues

    29 de novembro de 2012 em 22:28

    Santos Drummond- Quase um Latino de 100 anos atrás,a diferença é que até o plágio dele servia pra alguma coisa.

  108. WAAAZAAAP

    29 de novembro de 2012 em 22:27

  109. Jose Neto

    29 de novembro de 2012 em 22:27

    Besteira ele e um orgulho para o brasil e pronto

    • Krusty O Palhaço

      29 de novembro de 2012 em 22:59

      como o Latino

      • Chico Mascate

        30 de novembro de 2012 em 10:31

        Vc come o Latino???

        Então manda ele parar de fazer merda

  110. Psycho The Cat

    29 de novembro de 2012 em 22:26

    p7

    • Rita Salgado

      30 de novembro de 2012 em 14:21

      Outro hipócrita que rejeita as origens… mas não faz nada para mudar, além de só ficar sentado com a bunda quadrada na frente de um PC… esperando a morte chegar, sem ter coragem de ver a vida de frente.

      • Psycho The Cat

        30 de novembro de 2012 em 16:59

        Desnecessário. 

        • Rita Salgado

          30 de novembro de 2012 em 17:04

          Nem é… é a realidade…

          • The Killer Shredder

            30 de novembro de 2012 em 17:05

            talvez… vai saber

          • Rita Salgado

            30 de novembro de 2012 em 17:16

            É assunto antigo… entre Psycho e Eu… coisas além Minilua.

    • Noob Saibot

      29 de novembro de 2012 em 23:01

      CHESSUIS

      • Joo (jcrmnml)

        30 de novembro de 2012 em 09:04

        PQP. @.@

      • Psycho The Cat

        29 de novembro de 2012 em 23:45

        srssrsrrsrsrss sexo livre!!!

      • Iron Man

        29 de novembro de 2012 em 23:20

        VEIOOOOOOOO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

  111. Lucas

    29 de novembro de 2012 em 22:26

    Muito legal o post 

  112. Drubscky

    29 de novembro de 2012 em 22:25

    Minilua da onde vocês tiram essas Histórias ?????

    • Joo (jcrmnml)

      30 de novembro de 2012 em 09:05

      Deep Web. (y)

    • Bardock

      30 de novembro de 2012 em 06:42

      De sites americanos…

    • Lucas

      29 de novembro de 2012 em 22:29

      Talvez de livros , historias ocultas ou internet mesmo hehe

      • Drubscky

        29 de novembro de 2012 em 22:36

        Ou talvez , quem postou esse post é um ex-illuminate que ta revelando as verdades para o brasil O_O

        • Lucas

          29 de novembro de 2012 em 22:37

          Pode cre mano O_O

          • Drubscky

            29 de novembro de 2012 em 23:00

            Vou investigar fundo , se é que você me entende srssrsr

          • Lucas

            29 de novembro de 2012 em 23:06

            LoL kkkkkkkkk

          • Drubscky

            29 de novembro de 2012 em 23:17

            Perae , tu é o detetive , você deveria investigar LOL

            O_O
          • Lucas

            29 de novembro de 2012 em 23:51

            Já estou investigando esse caso , mas você poderia ajudar se quiser hehe

          • Emmanov Kozövisck

            30 de novembro de 2012 em 01:46

            Eu sou mais detetive que você, e nem sou o Batman. 

          • Lucas

            30 de novembro de 2012 em 15:20

            Se você dz que melhor detetive que eu , me ajude nesse caso então hehe

  113. Psycho The Cat

    29 de novembro de 2012 em 22:24

    Algumas informações eu sabia, mas agora esta um pouco mais completo. Que esta serie continue. Compartilharei. 

  114. Leonardo Novais Rodrigues

    29 de novembro de 2012 em 22:19

    Ótimo post.

  115. arara da vida loka na umbrella

    29 de novembro de 2012 em 22:19

    Santos Dumont, o Latino do Século 20

  116. Killbill Amatsuokami Oobito, "Let's do the Harlem Shake!"

    29 de novembro de 2012 em 22:19

    A unica coisa que eu vou falar é:
    Interessante (Porra que bosta eu pensei que ele foi um criador :/)

    #DecepcionadaSQN

    • The Vaca Jairo

      30 de novembro de 2012 em 12:07

      Os irmãos Wright voaram com um avião precisando de trilhos, rampas, catapultas e ajuda de terceiros além de, como disseram acima, ele não voava contra o vento, sendo assim mais um planador.

      Já o 14-Bis contava com um motor próprio e, além disso, voava contra o vento e pousava sozinho.
  117. Hideki Hinata

    29 de novembro de 2012 em 22:19

    O “avião” dos irmãos precisava de trilhos, rampas e, para distancias maiores, até catapultas.

    Além de quase não voar contra o vento, tornando-o mais um planador que um avião.
    Santos Dumont pode não ter voado uma hora, mas ele decolou, voou uma grande distancia, contra e a favor do vento, e ainda pousou sozinho.
    E essa história de que a frança se curvou aos irmão americanos é mentira, até hoje se é ensinado lá que foi Santos quem inventou o avião.
    Tem até uma homenagem a ele na base da Torre Eiffel.
    • Bardock

      30 de novembro de 2012 em 06:41

      Provavelmente eles pegara essa história em um site americano e traduziram, pq  para os americanos só falta ajoelhar e faze um bola-gato pros irmãos Wrigth, de tanto q pagão pau pra eles.

      • Rodrigo Santos

        30 de novembro de 2012 em 08:45

        vey, os americanos para você ter uma noção, eles são tão patriotas que só aprende coisa sobre o próprio país, se perguntar alguma coisa que n tem nada a ver com o país ou a história deles eles não vão conseguir responder.

    • 3 Hits

      29 de novembro de 2012 em 22:31

      total verdade

  118. Alicia Fernandes

    29 de novembro de 2012 em 22:15

    Brasileiros……sempre envergonhando, difícil se achar um brasileiro de verdadeiro respeito.

    • jejé

      30 de novembro de 2012 em 08:16

      não acho certo afirmar que ele não mereça nosso respeito,mesmo com tudo isso,ele não deixa de ser importante. 

    • SerjTankian

      29 de novembro de 2012 em 23:36

      Carlos Chagas.

    • Dark Night

      29 de novembro de 2012 em 22:19

      Para de falar assim. Esse defeito não é exclusivo do Brasil,ok?

      • Alicia Fernandes

        29 de novembro de 2012 em 22:36

        Eu ñ disse q esses defeitos se atribuem apenas ao Brasil. Mas com o post  fala sobre isso, disse minha opinião, É difícil de se encontrar brasileiros diginos de respeito como pode ser difícil em outros países tbm.

        • Dark Night

          29 de novembro de 2012 em 22:40

          Desculpe, interpretei mal seu comentário. Mas no Brasil temos muitas pessoas de respeito, só que essas estão escondidas entre várias outras que não são.

          • Alicia Fernandes

            29 de novembro de 2012 em 23:06

            Sim, essa é a verdade do Brasil os dignos são desvalorizados enquanto vilões viram heróis ao olhar do povo.

          • Dark Night

            29 de novembro de 2012 em 23:10

            Verdade. Mas isso acontece sempre e em todo lugar, não adianta, O humano em geral é assim.

  119. Big Boss

    29 de novembro de 2012 em 22:15

    nao vo nem mais escuta minha professora de historia entao

  120. Melhor Alone do Mundo

    29 de novembro de 2012 em 22:14

    Santos Dumont >>>>> Latino

    • Dark Night

      29 de novembro de 2012 em 22:17

      Dumont pelo menos fez uma cópia descente né 

      • Dark Night

        29 de novembro de 2012 em 22:18

        *Decente

  121. The Dead

    29 de novembro de 2012 em 22:13

    tudo isso é invenção brasileira

  122. Luís

    29 de novembro de 2012 em 22:13

    se tirarem o Dumont da história, o Brasil vira um lixo de uma vez … okay

  123. jeff zika Mc

    29 de novembro de 2012 em 22:11

    Os Brasileiros são humanos.Voces nao vai entender oque eu quero dizer.

  124. Zóio verde/Príncipe Vegeta,Chame como quiser

    29 de novembro de 2012 em 22:11

    Afinal existe alguma invenção brasileira? Eu já ouvi falar na asa delta(essa eu duvido muito q seja),escorredor de arroz,placar eletrônico,frescobol,futsal e futvolei

    • Julherme Ferreira

      7 de dezembro de 2012 em 14:37

      o Cambio automático é uma invenção brasileira. 

    • Gabriel Nassor

      30 de novembro de 2012 em 23:55

      sim existe
      e muito famosa aqui
      se chama CORRUPÇAO INJUSTIÇA entre outras coisas

    • DeadPool®

      30 de novembro de 2012 em 12:13

      O Dirigível, tá escrito ali no texto champz.

    • 3 Hits

      29 de novembro de 2012 em 22:30

      O Walkman(axo q é isso) foi por um brasileiro.

  125. DarknessTime

    29 de novembro de 2012 em 22:11

    Boa Matéria

  126. WAAAZAAAP

    29 de novembro de 2012 em 22:11

    14 BIS

    • La No Posto Ipiranga

      29 de novembro de 2012 em 23:55

      Veio do Feiciboca

    • Krusty O Palhaço

      29 de novembro de 2012 em 22:58

      esse santos dumont não fez…

    • Dark Night

      29 de novembro de 2012 em 22:14

      Eu não acredito que contei pra ver se têm 14 bis aí…E têm

      • WAAAZAAAP

        29 de novembro de 2012 em 22:21

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Big Boss

        29 de novembro de 2012 em 22:16

        depois do seu comentario eu fui conta tambem

  127. TENSEI

    29 de novembro de 2012 em 22:10

    ainda sim, não deixou de ser um brasileiro importante

    • jejé

      30 de novembro de 2012 em 08:14

      também concordo. È muita injustiça chama-lo de farsa.

  128. Paul McCartney

    29 de novembro de 2012 em 22:08

    Os irmãos yankees usavam de catapultas, trilhos e se aproveitavam do vento para realizar as decolagens, já Dumont fez o 14-bis decolar por conta própria, e seu voo foi o primeiro registrado.

    • The Vaca Jairo

      30 de novembro de 2012 em 12:05

      Exato. O 14-Bis foi o primeiro a decolar a partir de autopropulsão (motor).

      • Leviathan

        30 de novembro de 2012 em 14:52

        Não o primeiro avião a voar com motor foi o Aole de Clement Ader, em 1890, maquina essa que foi feita em secreto militar Frances, só que tinha um problema, ela nãorealizava curvas seguia apenas em linha reta que foi solucionado no 3º modelo do Avião Aquilon que ja possuia 2 motores e fazia curvas leves. Mas ainda assim considero Santos Dummont um Heroi, pois ele mesmo projeto o 14-bis e tambem pelos seus dirigiveis, o cara era Fera.

    • Dark Night

      29 de novembro de 2012 em 22:12

      Sei lá em Paul… Não vou nem opinar pois meus conhecimentos sobre tal área são bem superficiais.

  129. Nepeta Leijon

    29 de novembro de 2012 em 22:06

    é pra ACABAR com o BRASIL… U_U

    • Tio Madara

      30 de novembro de 2012 em 18:15

      concordo o engraçado q teve 1 monte de matérias falando para valorizar o Brasil e agora tem isso 

    • jejé

      30 de novembro de 2012 em 08:12

      o principal objetivo

      • Nepeta Leijon

        30 de novembro de 2012 em 12:44

        TRÁGICO 

  130. 3 Hits

    29 de novembro de 2012 em 22:06

    Mesmo lendo o que li, não tirarei a imagem que tenho de Santos Dumont de minha cabeça. És um exemplo pra mim, e RUMO AO ITA. Serei conhecido como 3 Hits, o maior engenheiro aeronautico da historia. 

    • John Entwistle

      30 de novembro de 2012 em 00:36

      Boa sorte cara, você vai conseguir

    • SerjTankian

      29 de novembro de 2012 em 23:30

      O ITA é o que mesmo?

      • 3 Hits

        30 de novembro de 2012 em 00:47

        ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica

        • SerjTankian

          30 de novembro de 2012 em 01:04

          Interessante, eu vou pro IME…

    • SerjTankian

      29 de novembro de 2012 em 23:29

      ok, já que o pessoal tá conspirando contra a argentina ali…

      eu vou ser o general do exército e os carai, e de preferência irei criar algumas bombas napalm lançadas por morteiros…
    • John Fruscidepoi

      29 de novembro de 2012 em 22:19

      Boa Sorte mano, tu chega lá (yn)

      • 3 Hits

        29 de novembro de 2012 em 22:37

        Valeu cara

    • The Dead

      29 de novembro de 2012 em 22:16

      É isso ae /o/

      Irá fabricar os aviões que irão fazer parte do meu exército rumo a dominação da  argentina 
      • 3 Hits

        29 de novembro de 2012 em 22:27

        não vai sair de graça

        • The Dead

          29 de novembro de 2012 em 22:36

          Isso é o que vamos ver…

          • Adelmar Santos

            29 de novembro de 2012 em 22:38

            do 12 xerosas em troca da vida da minha familia e comunidade

          • The Dead

            29 de novembro de 2012 em 22:40

            mora na Argentina?

          • Adelmar Santos

            29 de novembro de 2012 em 22:45

            yo ablo españo muy talentosament casuse my prentes living in la vida loka 

          • The Dead

            29 de novembro de 2012 em 22:51

            Hum… vou querer 15.000 obamas

      • Narrador da Tela Quente

        29 de novembro de 2012 em 22:25

        …E esse terrorista sanguinário não irá descansar enquanto não transformar a vida de todos os que moram naquele país num verdadeiro inferno.

        • The Dead

          29 de novembro de 2012 em 22:50

          Um terrorista do barato vai sair em uma aventura do barulho que até deus duvida em ritmo de muita gozação

          • Narrador Sessão Da Tarde

            30 de novembro de 2012 em 00:27

             E essa turminha pra lá de sapeca vai aprontar uma encrenca tamanho família fazendo essa narrações alucinantes nessa aventura que é coisa de cinema !

    • Dark Night

      29 de novembro de 2012 em 22:09

      Boa sorte cara, também sonho em seguir uma carreira assim…
      Autografa umas coisas aí e dá pra mim vender quando você for famoso,fmz?

      • 3 Hits

        29 de novembro de 2012 em 22:11

        kkk, blz.

  131. Pedro

    29 de novembro de 2012 em 22:06

    • Shun

      29 de novembro de 2012 em 22:12

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • SAMSUNG

        29 de novembro de 2012 em 23:16

        associe o numero de POSTES que tem na cidade de são paulo ao POSTES aqui do minilua,,,

  132. Zóio verde/Príncipe Vegeta,Chame como quiser

    29 de novembro de 2012 em 22:05

    Do avião eu sabia,mas o relógio de pulso eu ainda achava q foi ele quem inventou

  133. Shun

    29 de novembro de 2012 em 22:05

    Aff… é muito comprido… mas isso não é desculpa, mesmo com sono lerei até o fim.

  134. John Fruscidepoi

    29 de novembro de 2012 em 22:04

    Santos Dumont na verdade invetou apenas isso  e isso já o coloca na frente dos dois irmãos kkkkkkk 

    • Rosana Oliveira

      1 de dezembro de 2012 em 21:18

      Não sei se você percebeu, mas há 14 Bis aí nesse aviãozinho. kkkkkkkkkkkkkkk

    • John Fruscidepoi

      29 de novembro de 2012 em 22:11

      inventou*

  135. Dark Night

    29 de novembro de 2012 em 22:04

    Você estuda vários anos língua portuguesa, para o acordo ortográfico mudar as regras.
    Você estuda vários anos geografia para vários países serem criados e desatualizarem os atlas.
    Você estuda vários anos história para descobrir que tudo era mentira.

    Que mancada com nós estudantes é essa?Ensina certo logo,porra

    • Elyane

      29 de novembro de 2012 em 22:44

      Sabe quanto mais eu estudo mais eu vejo que eu não sabia, não sei e não saberei quase nada…

      • Dark Night

        29 de novembro de 2012 em 22:46

        Já tem tanta coisa pra gente aprender, e o que ensinam para nós está errado.Concordo contigo também

    • TENSEI

      29 de novembro de 2012 em 22:20

      considerando que todo país tem uma “história negra”

      seria traumatizante as pessoas saberem que os heróis nacionais
      não passam de farsas, criadas para influenciar o povo
      • Dark Night

        29 de novembro de 2012 em 22:22

        Seria traumatizante, mas pelo menos saberiam da realidade do país.

        • TENSEI

          29 de novembro de 2012 em 22:39

          fora de cogitação…

          o povo precisa ser burro(principalmente no brasil)
          se o povo for ignorante é fácil de ser manipulado, nenhum governo
          quer o povo questionando e tendo ideias
          • Dark Night

            29 de novembro de 2012 em 22:45

            Pelo que vejo você está pensando na realidade como era na época do pão e circo de Roma(população entretida e ignorante).Entendo seu ponto de vista e concordo com ele. Mas seria muito bom (para nós, massa sem nenhum poder político) ter conhecimento.Para a Elite seria um pesadelo enorme

    • Luís

      29 de novembro de 2012 em 22:19

      rsrs não existe outro modo de estudo, fazer o que… 🙂

  136. Big Boss

    29 de novembro de 2012 em 22:03

    sempre soube

  137. Mano Brown

    29 de novembro de 2012 em 22:01

    Agora so faltam me falar que goku não existiu, que e tudo uma farsa! 

    • jeandeassis

      29 de novembro de 2012 em 22:58

      Goku existe,e sempre existirá.

    • Kenpachi nashe(Antigo desenhista da Igreja Universal do Reino de Goku)

      29 de novembro de 2012 em 22:03

      não goku existiu graças a deus, \o/ ele moro perto de casa 

  138. Shun

    29 de novembro de 2012 em 22:01

    Interessante.

    • Matthews Blank

      7 de dezembro de 2012 em 19:32

      Nunca foi novidade o Carlos Drummond não ter inventado o avião, ele nunca disse isso.
      Mas ele fez a maior decolagem, e provou que o homem podia voar, provando assim que os irmãos seiláoque não eram uma farça.

      • Danilo Freire

        7 de dezembro de 2012 em 21:33

        CARLOS DRUMMOND??? Ele era poeta e não aviador! Lê primeiro o título do post pô p depois comentar. Trágico, trágico!!!

        • Matthews Blank

          7 de dezembro de 2012 em 23:21

          Troquei as palavras, engano, amigo.

  139. Sherlock Holmes

    29 de novembro de 2012 em 22:00

    Guia Politicamente Incorreto do Brasil mandou um abraço.

    • Edmar Jr

      3 de junho de 2013 em 01:16

      Exatamente o que eu pensei ..

    • TENSEI

      29 de novembro de 2012 em 22:25

      ainda não li, mas tenho

      todo o guia completo no pc!
      a maioria é conspiração sem muito fundamento, mas da pra
      passar o tempo
      • Edmar Jr

        3 de junho de 2013 em 01:18

        não leu e diz que ”a maioria é conspiração sem muito fundamento” pelo amor né … todos as afirmações do livro tem fundamentos e provas.

  140. RipRoperu HK

    29 de novembro de 2012 em 22:00

    HOPACANASTA

    • Roger Jefry

      30 de novembro de 2012 em 07:43

      O brasil é como a igreja católica, mistura de várias religiôes e culturas, lideres Corruptos, forjada na mentira, e as pessoas que defendem geralmente são cegas intelectualmente.

      • MCesquilo

        30 de novembro de 2012 em 20:26

        Não compare religiao com naciinapidade meu caro.

    • MCesquilo

      30 de novembro de 2012 em 01:24

      Vergonha, vergonha, vergonha,de ser brasileiro…
      N porque talves isso seja uma farça,mais por a maioria dos brasileiros ter uma excessiva falta de patriotismo.
      Enquanto americanos se enxem de orgulho do pais,os brasileiros estao vendo a pohhha do lado negativo do pais,aponto de falar mal da propria historia,falar mal das pro proprias conquistas ,brasileiro n vai pra frente por que ele e burrosuficiente pra achar q nunca ira conseguir por q n acredita no pais.
      O brasil esta economicamente bem,melhor q muitos paises europeus ,eentre as 10 melhores do mundo,so n sei pq continuam arrumando problmas ja q temos muito a agradecer. Eu acredito em santos dummont como criador do aviao,foi o primeiro aviao autonomo do mundo ,ja os americanos inventaram o planador n o aviao ,os irmaos americanos usavam de ramps e catapultas ,sem contar q eles sempre voavam com vento contra,dando mais força de empuxo do vento nas assas ,mas quem realmnte teve a ideia do aviao foi o genio leonardo davinte que desenhou projetos geniais feitos de madeira e corda,mas o primeiro a voar autonomaticamente foi ALBERTO SANTOS DUMMONT.

      Meus amigos minilunaticos essa e minha opiniao e eutenho 99% de certeza do q eu falo, porque afinal,voces vao acreditar em americanos???o povo mais caozero do mundo? Kkkk
      Ainda mais quando se junta com o minilua o site mais kaozero tbm,aki e tudo apenas para ter acesso nada e seriamente flado ,cansei de acreditar nessa pohha de sit manipulador e emganador esse site e igual os eua.
      Pq man… Se vc acredita nessa prada de possicvel apocalipsse zumbi..kkkk se tem problema.

      Fuis essa e minha opiniao ,respeito diversas opinioes ,essaminha e apenas mais uma mais espero ter te dado para alguem alguma ideia dessa minha opiniao abraço pa geral, fuis

      PATRIA AMADA BRASIL!!

      Lol escrevi praticamente uma materia inteia aki kkk e isso tudo escrevendo no meu celula,pq assim fiko mais criativo .

      Salve salve! Brasil

    • Noob Saibot

      29 de novembro de 2012 em 23:06

      Respeita!

    • Harima Kenji

      29 de novembro de 2012 em 22:01

      Maldito kkkkkk … vou te deixar de guest só por causa disso xD

      • Kenpachi nashe(Antigo desenhista da Igreja Universal do Reino de Goku)

        29 de novembro de 2012 em 22:02

        ultimo \o/ 

    • Dark Night

      29 de novembro de 2012 em 22:00

      Ganhou do facção

370 Comentários
mais Posts
Topo