Minilua

O arquivo negro: O Brasil nazista #4

Você conhece a verdadeira história do Brasil? Você sabe quem são os reais ídolos dessa pátria? Ou você apenas sabe do que eles querem que saiba? Talvez a história que leia nos livros da escola e as reportagens que passam na sua TV não mostrem todas as verdades.

Brasil Nazista

Nos anos 30, o Brasil estava muito ligado à Alemanha, pois esse país era um dos principais compradores de nossos produtos. Os dois eram tão próximos que membros da polícia e do Exército Brasileiro treinaram com a famosa Gestapo (polícia secreta alemã).

Porém não foi apenas isso que o Brasil fez com Hitler. Há documentos que revelam a entrega de judeus para os alemães antes da Guerra, além de uma passeata com mais de dois mil nazistas uniformizados em Santa Catarina no ano de 42.

Inclusive, depois que alguns arquivos secretos chamados Circulares Secretas foram revelados nos anos 80, foi possível ver que o Brasil estava contra os judeus, tanto que pedia aos diplomatas no exterior a não conceder vistos a eles e a outras minorias.

Para nossa sorte, Getúlio Vargas acabou se separando do governo alemão e escolheu os Aliados, graças a fatos econômicos e culturais, caso contrário poderíamos ter ajudado Hitler na Guerra Mundial.

Contudo, mesmo depois de ter deixado de lados os pensamentos mistas e a parceria com a Alemanha, o governo brasileiro ainda usou táticas desumanas utilizadas por Hitler e seus aliados.

Uma das coisas que fizeram os nazistas serem odiados por todos foram os campos de concentração, mas nosso país também fez a mesma coisa. Durante a Guerra, o Ministério da Justiça manteve mais de 30 campos de concentração espalhados pelo país, onde presos eram obrigados a trabalhar até a exaustão, muitas vezes sem alimentação. Pessoas suspeitas de serem nazistas não podiam receber visitas e eram torturadas. Durante a guerra, mais de cinco mil foram presos nos campos de concentração brasileiros, que só eram diferentes dos nazistas porque não tinham câmara de gás.

Esse é mais um capítulo obscuro da história brasileira, que poucos conhecem…

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/