Minilua

O grande olho de Sauron

Os fãs de Senhor dos Anéis certamente pensaram que iríamos falar aqui sobre o Olho de Sauron que fica sobre a Torre de Barad-dûr ou Lugbúrz na língua de Mordor (que não ousarei pronunciar aqui), mas na verdade vamos falar de uma estrela distante.

A estrela Fomalhaut, localizada na constelação de Piscis Australis, fica há 25 anos-luz de distância do nosso planeta e foi descoberta há pouco tempo (2008) pelo poderoso Telescópio Espacial Hubble. A estrela, que aparentemente é recém-formada devido a grande quantidade de poeira em sua volta, se parece muito com o Olho de Sauron:

Por esse motivo ela acabou ganhando esse apelido, mas não foi só isso que deu destaque  a essa  grande estrela. Na órbita dela, existe um planeta, que é o primeiro que a humanidade consegue enxergar diretamente, sem ter observá-lo quando passa entre a estrela e a gente, o que é um grande marco para a astronomia.

Fomalhaut também é uma das estrelas mais brilhantes no céu noturno e tinha antigamente o apelido de boca da baleia, mas depois de novas observações, o novo apelido surgiu e parece muito mais apropriado, como você pode conferir no vídeo:

Essa é a Fomalhaut, também conhecida como O Grande Olho de Sauron, uma das mais incríveis estrelas próximas ao nosso planeta!

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/