Minilua

O ranking dos 25 países mais respeitados do mundo

Todos os anos o Reputation Institute libera um ranking dos países de acordo com a forma que eles são percebidos no exterior. Eles medem cada nação em três grandes dimensões: economia avançada, ambiente atraente e um governo eficaz.

A economia lida com a forma que as pessoas percebem os produtos, marcas e tecnologia daquele país. É uma força de trabalho confiável? São produtos de boa qualidade? O ambiente lida com tudo, desde a simpatia do povo até o quão bonito é o país.

E, finalmente, as taxas de dimensões governamentais que lidam com a forma das pessoas se sentirem seguras em sua cidade, suas percepções de políticas sociais e econômicas, como é a ética do país, e assim por diante.

Veja abaixo uma lista com os 25 países mais respeitados do mundo segundo o instituto.
Confira:

Taiwan

Pontuação: 56,2

Embora só seja reconhecida como uma nação por 22 países (principalmente devido as razões políticas que envolvem a China continental), Taiwan é vista como um lugar com uma boa liberdade de imprensa, econômica e com um bom desenvolvimento humano.

República Checa

Pontuação: 56,5

A República Tcheca hoje tem seus sistemas de economia e política visto como um modelo para outras nações que estão tentando fazer uma mudança.

Polônia

Pontuação: 56,8

Embora a República Checa tenha ficado famosa pela Primavera de Praga, foi a Polônia que inaugurou o primeiro governo pós-comunista da Europa. Desde então, ela tem feito grandes progressos. Em 2009, enquanto o resto da Europa estava tendo dificuldades econômicas, a Polônia era o único país em crescimento.

Estados Unidos

Pontuação: 57

Embora a reputação dos Estados Unidos no exterior tenha ligeiramente dado uma melhorada sob a administração de Obama, devido às suas guerras contínuas, espionagem, e uma sensação geral de superioridade / imperialismo, os Estados Unidos conseguiram isolar até mesmo alguns de seus aliados. Além disso, eles tem uma reputação grande de violência, falta de segurança, cobertura de saúde para os pobres e uma desigualdade maciça. Fora isto, os Estados Unidos ainda são visto como “a terra das oportunidades”.

Tailândia

Pontuação: 57,7

Popular como um destino turístico, a Tailândia é um dos poucos países asiáticos em nossa lista. Ele recebeu uma pontuação alta na categoria de ambiente atraente (beleza natural, uso, etc).

Cingapura

Pontuação: 61,1

O tigre asiático é visto como tendo uma economia forte, um governo eficaz, e com um nível muito baixo de corrupção.

França

Pontuação: 64,4

Devido às políticas de crise e de restrições econômicas, a França foi um dos países europeus cuja reputação caiu ligeiramente.

Portugal

Pontuação: 64,4

Com alguns indicadores começando a melhorar, os países do sul da Europa como Portugal tiveram suas reputações melhores este ano.

Espanha

Pontuação: 67,8

A Espanha é o primeiro país na nossa lista cujos próprios cidadãos têm uma visão mais baixa de sua nação do que os estrangeiros. A maioria dos países (especialmente a Rússia, China e Índia) tem uma visão inflada de si mesmos em relação ao resto do mundo.

Japão

Pontuação: 69

O país asiático mais respeitado na nossa lista, Japão teve a pontuação mais alta em economia avançada (tecnologia, produtos de alta qualidade, marcas bem conhecidas).

Alemanha

Pontuação: 69

Empatada com o Japão em 69 pontos, a reputação da Alemanha sofreu alguns reveses, juntamente com a França, devido às recentes pressões sobre a União Europeia e a situação financeira com a Grécia.

Itália

Pontuação: 69,4

Embora tenham se saído mal em seu governo e em seu ambiente de negócios, a Itália foi muito bem em quase todas as outras categorias – estilo de vida, beleza natural, simpatia, cultura, marcas populares, etc. Além disso, os italianos parecem ser os mais humildes classificando seu país significativamente abaixo do resto do mundo sem se queixar dele.

Reino Unido

Pontuação: 69,5

O Reino Unido se saiu ligeiramente superior em todos os indicadores, mas deixou a desejar na educação. Ele ficou atrás do Canadá, Suíça, Austrália e os países nórdicos sobre a estrutura de sua educação.

Áustria

Pontuação: 71,2

Famosa por sua beleza original, sua economia forte, seu governo eficaz e sua boa infra-estrutura, a Áustria é o primeiro dos países “invejáveis” na nossa lista. Este país é economicamente desenvolvido, tem um baixo nível de corrupção, uma boa educação, cuidados de saúde eficientes, uma alta qualidade de vida e as suas redes de segurança são eficazes.

Irlanda

Pontuação: 72

A reputação da Irlanda subiu mais uma vez após os indicadores econômicos começarem a melhorar. Ela sempre marcou bem em termos de ambiente atraente e um governo eficaz.

Bélgica

Pontuação: 72,3

Com uma alta pontuação em segurança, ética, governo responsável, eficiência e políticas progressistas, a capital da União Europeia é conhecida por mais do que apenas seus saborosos waffles.

Países Baixos

Pontuação: 73,7

A Holanda é o primeiro país na nossa lista a ficar no top 10 em todas as 3 categorias (ambiente atraente, economia avançada, o governo eficaz).

Dinamarca

Pontuação: 74,5

O primeiro de vários países nórdicos em nossa lista, o resultado surgiu sem nenhuma surpresa ja que a Dinamarca é vista como um dos melhores lugares para se viver, trabalhar e estudar.

Nova Zelândia

Pontuação: 75

Graças a sua extrema beleza natural, sua economia forte e uma infra-estrutura social muito eficiente, a Nova Zelândia é vista por muitos como um lugar muito agradável para se viver e trabalhar.

Finlândia

Pontuação: 75,1

Outro país nórdico, a Finlândia pontuou extremamente bem em todas as três categorias principais. Talvez a única desvantagem para a maioria das pessoas seja o frio.

Austrália

Pontuação: 76,3

De todos os países da lista, a Austrália teve, de longe, a mais alta reputação interna (a maneira como seus próprios cidadãos e residentes enxergam a sua nação). Ela foi seguido por Canadá, Rússia, Índia, Alemanha e Estados Unidos.

Suíça

Pontuação: 76,4

Pontuando extremamente alto em quase todas as categorias, juntamente com a Austrália, Suécia e Canadá, a Suíça está sempre no top 4.

Suécia

Pontuação: 76,6

Não surpreendentemente, a Suécia está no topo do ranking de quase todas as dimensões, mas foi especialmente bem considerada pela qualidade de suas instituições.

Noruega

Pontuação: 77,1

Existem poucas coisas que a Noruega faz mal. Assim como a Suécia, que pontuou extremamente bem logo atrás.

Canadá

Pontuação: 78,1

Aparentemente, o Canadá é considerado o melhor lugar para se viver e com uma boa imagem dos seus cidadãos sobre sua nação (perdendo apenas para a Austrália). O mundo concorda, o Canadá é atraente, tem um governo eficaz, uma economia avançada além de uma qualidade de vida invejável.