Minilua

Os obscuros planetas anões

Depois que o coitado de Plutão foi rebaixado, sobraram oito planetas na formação titular do Sistema Solar. Contudo não são apenas eles que formam esse sistema, pois existem alguns outros planetas espalhados, que são conhecidos como planetas anões.

Pequenos notáveis

Nós temos o grande e poderoso Sol, que tem 99% de toda a massa do sistema. Depois nós temos os planetas, indo desde os maiores como Júpiter até o pequeno Mercúrio. Só que existem objetos ainda menores, tais como as Luas de diversos planetas grandes. E para completar ainda temos mais um classe de corpos celestes, que são bem pequenos, mas não vivem na sombra de nenhum planeta grande. Esses são os planetas anões.

Conhecendo os desconhecidos

Tirando Plutão que todo mundo conhece de sua época de glória no rol dos planetas normais, os outros planetas anões do Sistema Solar são bem desconhecidos, por isso vamos conhece-los um pouco melhor:

Éris – Nos limites da nossa vizinhança podemos encontrar Éris, um pequeno planeta gelado, que tem 2320 km de diâmetro. Ele fica tão longe do Sol que para completar apenas uma volta, Éris leva 570 anos.

Makemake – Localizado no Cinturão de Kuiper (local do sistema solar que é cheio de objetos chamados de transneptunianos), Makemake se destaca por ter um diâmetro de mais ou menos 1500 Km, bem maior do que os objetos a sua volta. E como também fica bem longe do Sol, um ano lá valem 370 aqui.

Haumea – Esse é o mais estranhos planeta anão de nosso sistema. Além de não ser redondo, ele possui duas pequena Luas. Quem o olha lhe acha mais parecido com um asteroide do que com uma planeta, mas seu tamanho lhe dá tal status. Para completar uma volta no Sol ele leva 283 anos.

Plutão – Bem conhecido de todos, Plutão é um pequeno planeta também localizado no cinturão de Kuiper. Por muito tempo foi ele quem deu o limite de nosso sistema solar, mas novas descobertas revelaram que ele é só mais um no meio de muitos. Um pouco mais próximos que os demais, Plutão leva “apenas” 248 anos para dar uma volta no Sol.

Ceres –  Esse é o mais interessante de todos, pois apesar de estar relativamente perto da Terra é pouco conhecido. Esse pequeno planeta orbita entre Marte e júpiter, sendo assim quase nosso vizinho cósmico. Ele foi descoberto há séculos, tanto que durante muito tempo todo mundo achava que ele era apenas um asteroide. Somente com tecnologia avançada foi observa-lo com mais detalhes e determinar sua verdadeira natureza. Com um diâmetro de pouco menos de 1000 Km, esse pequeno leva pouco mais de 4 anos para dar um volta completa no Sol.

Confira as órbitas deles no sistema solar:

Essas são os planetas anões, pequenos notáveis que vivem em nossa vizinhança, mas que normalmente são ignorados. E além deles, ainda existem mais 23 corpos celestes que estão tentando ganhar esse título. Sendo assim, daqui há algum tempo o Sistema Solar será formando por uma estrela, oito planetas e duas ou três dezenas de planetas anões.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/