Obsolescência Programada: Programado para quebrar

The Light Bulb Conspiracy Quando você compra um alimento, arroz, feijão, biscoito… na embalagem vem impresso a data de validade, essa é a data limite para o consumo do alimento, se passar a validade o alimento é considerado inadequado para o consumo.

Já ouviu falar de obsolescência programada? É mais ou menos o que descrevi acima, mas a obsolescência programada não acontece com os produtos perecíveis e sim com qualquer produto. Pense na seguinte situação: Você compra uma impressora jato de tinta, imprime, imprime, imprime. De uma hora para outra ela para de imprimir, você pensa que a tinta do cartucho acabou, vai na loja e compra um cartucho novo (sim, um novo, porque sua impressora não aceita um recarregável). Chegando em casa você instala o cartucho novo na impressora, mas mesmo assim não funciona. EUREKA! QUEBROU! Não, não quebrou, a impressora tem um chip dentro dela que faz a mesma parar de funcionar quando atinge um número máximo de impressões.

A história acima é uma das contadas no documentário espanhol The Light Bulb Conspiracy (A Conspiração da Lâmpada). A obsolescência programada é simples: o produto tem uma “data de validade”, é feito para durar x anos. Quando ele quebra compramos outro e ponto. Quem nunca passou pela situação de um produto quebrar, você leva para concertar, e a autorizada fala que não vale a pena, que é melhor comprar um novo? Para indústria isso é ótimo, pois gera venda e consequentemente lucro para a empresa.

Essa história de obsolescência programada não é recente. O documentário mostra a indústria de lâmpadas, que na década de 1920 elas duravam 2500 horas, e hoje ela dura em média 1000 horas. Porque isso? Não temos tecnologia para fazer uma lâmpada durar mais? ERRADO! Isso ocorre porque em 1920 os fabricantes fizeram um acordo para as lâmpadas durar no máximo 1000 horas, para que nós, consumidores, precisassem comprar mais.

Existe hoje nos EUA, uma lâmpada que está acesa há 110 anos! Não é à toa que temos a impressão que os produtos antigos duravam mais…

Além da história das lâmpadas, o documentário conta a história de impressoras, meias-calças e até mesmo do iPod, o player de música mais desejado do mundo. Veja abaixo esse sensacional documentário, acho que todos nós deveríamos assistir, tenho certeza que você não irá se arrepender.

  1. Eugene Says

    2 de agosto de 2013 em 10:09

    Conversa fiada. Tenho um Nokia 1100 aqui em casa que pertencia a Noé e funciona perfeitamente. A bateria dura quase uma semana de uso e umas duas semanas sem relar nele. Uso como despertador. A Nokia não conhece a palavra “Obsolência Programada”.

  2. William Rodrigues

    24 de julho de 2013 em 22:19

    Interessante

  3. Marcio Claweland

    3 de abril de 2013 em 01:05

    Alguém parou para pensar que a tal obsolescência programada produz mais do que o mundo consegue reciclar? Que esse compra-quebra está entulhando o mundo? Será que ninguém percebe que isso foi estendido aos seres humanos? Como está a acontecer no Hospital Evangélico em Curitiba pelas mãos da medicina?! Que isso é prática comum em UTIs de todo o mundo?! SPP – se parar parou – ou seja, caso o seu coração tenha uma parada dentro da UTI ninguém ira te reanimar, nenhum enfermeiro, nenhum médico, sua data de validade expirou… você é um produto, você só tem vida enquanto produz algo. Sua mãe, seu pai, sua irmã, seu irmão, sua filha, seu filho, até o seu gato ou o seu cachorro, vocês todos só valem se forem produtivos ou se tiverem muito dinheiro. “O dinheiro não traz felicidade, só compra a sua liberdade, só”. “Liberdade é que traz felicidade”. Somos todos escravos no Egito, tememos a liberdade, tememos o deserto… somos escravos cobertos com nosso próprio sangue… Tus és escravo. Tu és mula. Da tua carne as bestas se fartarão…

  4. Gabriel

    4 de janeiro de 2013 em 20:59

    Sempre acesso o minilua, mas nunca comentei antes. Porém este tópico está enganado. A obsolecencia programada é uma programação de produção das insdustrias para se manter no mercado. Nesta postagem apenas se falou de “prazo de validade” de produtos, lampadas, etc. Um exemplo de obsolecencia programada são o que a industria da informatica pratica. Ela lança um computador, (geralmente já tem projetos e modelos muito mais avançados em sua posse) este computador tem sua obsolecencia programada em 2 a 3 anos, que é o periodo que surge outro mais veloz e com peças diferentes. a partir desse lançamento ele produzem peças para o antigo apenas por mais 2 anos, de forma que este em 5 anos em média se torna obsoleto, lhe obrigando a adquirir um mais novo.

  5. Hatchling Killer

    13 de julho de 2012 em 21:57

    meu notebook começou a dar problemas repetidos e semelhantes (porem diferentes) e com pares de defeitos identicos, ou seja, na ordem de ocorrencias temos: Defeito A, Defeito A, Defeito B, Defeito B, Defeito C, Defeito C ambos os problemas tem os mesmos sintomas, que são: o windows trava na inicialização, e fica naquela telinha de “carregando o windows” > o primeiro par de defeitos deu pra corrigir com o recovery ja instalado no pc > o segundo par de defeitos, o recovery nao entrava, que nem o windows, travava na tela de carregar entao para fazer o recovery funcionar eu tive que reinstalar o windows e depois fazer backup das minhas informações para recuperar o windows > o terceiro par de defeitos foi o pior deles, nao dava nem pra reinstalar o windows, tentei de tudo, coloquei cd de recuperação, tentei entrar com ate com o “mini xp” que tinha no cd mas nao entrava a solução do primeiro desse par foi levar a um tecnico, a partição do C: foi apagada mas o resto preservado o problema e que agora apareceu o segundo defeito desse par, identico ao primeiro, e como o tecnico nao contou pra mim qual era e como resolveu, nao sabia como resolver, mas dando uma olhada no meu pc eu vi que a tabela de partições estava com defeito, mas nao consegui resolver, resultado: para o tecnico denovo. Ah, e tambem a impressora daqui de casa so ta imprimindo 2 das 3 cores coloridas, mesmo com o cartucho totalmente carregado a cor magenta nao esta sendo impressa sera que os dois problemas podem ser por causa dessa obsolencia programada?

  6. steeltalons

    8 de março de 2012 em 00:54

    programados para quebrar… meu pai dizia isso a 15 anos atrás para mim, só hoje que confirmam? que demora.

  7. Alisson Malone

    6 de março de 2012 em 00:33

    Bom,então essa obleprog não afetou minha philco de 14 polegadas datada do ano de 2003,e olha que ela já sobreviveu a um curto circuito (que eu provoquei rsrsr) e a uma crise de alta tensão que teve aqui onde moro a alguns anos,muitas pessoas perderam tvs,som,etc,mas minha velha ta aqui.

    E o único problema que ela apresenta atualmente,começou ano passado,o botão de desligar as vezes aumenta o volume,nada mais.

    Se depender da minha TV,a philco ainda vai penar muito pra que eu gaste em reposição muhahahahah, bando de muthafukerss !!

  8. Lady Sally Bieber

    4 de março de 2012 em 15:46

    Tenho um pc HP que quebrou 3 dias depois de acabar a garantia, mais foi a fonte interna

  9. Kurama Youko

    4 de março de 2012 em 14:29

    é igual o caso da política, eles não mudam porra nenhuma no país pra ter problemas como: violência, saúde, pobreza, etc…
    porque se não tiverem nada disso, as pessoas não teram como votar neles e assim eles não ganharam os seus 15 salários e um monte de benefícios…
    na boa, se eles quisessem mudar o Brasil mesmo já teriam o feito, eles não fazem isso de propósito, a única solução seria se todos eles fossem mortos ou se o Brasil fosse socialista…
    #fato

  10. Weon Kenedi

    4 de março de 2012 em 14:10

    Que beleza….

    É por isso que meus fones de ouvido mal duram 1 mês….

    Tá explicado.

  11. O Astro (Alone)

    4 de março de 2012 em 13:48

    Tem um erro gramatical  você leva para “concertar”, concertar vem de concerto, que é relativo a música !

  12. Archimedes

    4 de março de 2012 em 13:31

    Essa fala é minha “Eureka”.

  13. Pedro

    4 de março de 2012 em 12:43

    “Além da história das lâmpadas, o documentário conta a história de impressoras, [b]meias-calças[/b] e até mesmo do iPod”

    em um teste de QI, a pergunta seria, qual elemento não pertence a este conjunto….

  14. owwwt *

    4 de março de 2012 em 08:38

    Ta mais fácil viver na floresta
     isso se já não tiverem inventado imposto pra índio também
    Ahh espera acabaram de me falar que os índios eles consideram na lei brasileira como incapaz, assim não podem ser presos nem pagar impostos
    [img]http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRShB2P14xRcctL-MAbupKiMGkoaI3ePcb8JzFjmG8fDKOJ-h8vBQ[/img]

    EU VOU SER INDIO
    FODA-SE ESSA MERDA

  15. White King John Harper

    4 de março de 2012 em 04:33

    Impressoras que dão problemas… Uma vez uns carasa se irritaram com isso e formaram um “grupo musical”… seu nome?
    INIMIGOS DA HP
    [img]http://shopping.tray.com.br/theme/4/img/loja/3422/ofertas/621950g.jpg[/img]

    • Weon Kenedi

      4 de março de 2012 em 14:09

      Vão estar na minha cidade semana que vem XD

  16. Mauricio P. Rodrigues

    4 de março de 2012 em 01:00

    Já tinha lido sobre esta lampada que tem mais de 110 anos aqui no minilua mesmo,na época que o site ainda se chamava megacubo (entro no site a vários anos,mais só comecei a comentar no ano passado)

  17. Alessandro Nilsen

    4 de março de 2012 em 00:18

    Isso é só uma estratégia para vender, pense comigo, se os produtos durassem para sempre, as fábricas produziriam uma certa quantidade e então, iriam à falência por falta de vendas.

    Testemunha: Minha irmã comprou um celular LG KF600, do começo da era do touchscreen, funcionou bem até um tempo, depois a tela quebrou e ele ficou inutilizado, não valia a pena consertar. Então, ela comprou outro, um LG GX500, também funcionou bem até um tempo, depois a bateria parou de carregar, trocamos a bateria e ele está funcionando até agora.

    Já eu, possuo um celular Motorola C150, daqueles celulares antigos bem robustos, nunca me deu um problema, a bateria é a original (a data impressa nela é 11/07/2005!), o carregador é o original também, tirando os botões que estão desgastados por causa do próprio uso, ele está 100%, já caiu no chão, e numa bacia de água (foi o da minha mãe, que é do mesmo modelo) e está funcionando! Não é atoa que as tirinhas atuais usam o Nokia 3310, estes celulares são feitos para durarem mesmo!

    Só para constar, ano passado achei um HP Jornada 720 no lixo, e para minha surpresa, ele estava funcionando, só tinha um parafuso que segurava a tela frouxo, estava em ótimo estado, o touchscreen, o teclado e o slot de CompactFlash, além do case, estavam perfeitos. Usei ele por um bom tempo, até que me roubaram!! E ele estava com um cartão de 8GB dentro!! A data dele era de 2000, dava de assistir vídeos e ouvir música (com o TCPMP), hoje em dia, o equivalente seriam tablets e netbooks, meu tablet está com a tela toda riscada, creio que se eu deixar cair sem querer, ele vai pro balaio.

    As marcas mais genéricas são as piores (no paraguay: midi/foston/powerpack [marca do meu tablet]/bak e mox), mp9 por 80 reais, mas já sabe, uma hora a obsolescência programada vai tomar conta dele.

    ——

    Garanto que nem leu o comment né? #trollface

    • Mauricio P. Rodrigues

      4 de março de 2012 em 01:03

      Verdade,bom era os tijolão da nokia,aquilo sim era celular.

    • Rafael

      4 de março de 2012 em 00:42

      Li ‘-‘ 

      • Alessandro Nilsen

        4 de março de 2012 em 03:18

        obrigado 🙂

  18. Wesley P Alves

    4 de março de 2012 em 00:02

    malditos!!!!!!!!!!!!

    um dia eu me vingo desses FDP

  19. João Mantovani

    3 de março de 2012 em 23:27

    Bando de fdp -.-

  20. Nice! =) #Parei com o Minilua

    3 de março de 2012 em 23:15

    Eles querem nos roubar em tudo…
    [img]http://1.bp.blogspot.com/-tzeQGYde_uY/TsXLZOIXZ-I/AAAAAAAAB7I/iXTRX1wLiDU/s1600/agora-a-porra-ficou-s%25C3%25A9ria-2-biscuita.png[/img]

  21. Vic Rattlehead

    3 de março de 2012 em 22:48

    Capitalismo, escravizando o consumidor através da obsolência programada!

  22. Rafael

    3 de março de 2012 em 22:48

    Cara, melhor superfaturar nos produtos e fazerem eles na duração máxima, o meio ambiente agradece (y)

  23. LORD FENRIR,O SENHOR DOS LOBOS

    3 de março de 2012 em 21:59

    Nao sei se a estrategia e muito boa….

    se o produto ficar quebrando toda hora,vai chegar uma hora que o dinheiro do consumidor vai acaba e ele vai perder a paciencia de ficar substituindo e,portanto,o produto vai ficar com ma fama.

    Ah nao ser que a pessoa seja rica!……..ou muito troxa….

    • Rafael

      3 de março de 2012 em 23:10

      Se a estratégia não fosse boa, não seria usada em 99% dos produtos. Não tem como fugir. Má fama já tem todas as marcas, de uma ele vai ter que comprar.

      • LORD FENRIR,O SENHOR DOS LOBOS

        4 de março de 2012 em 00:46

        Que vai ter que comprar isso e,mas tipo,se o produto ficar dando problema,tipo,sei la,de 6 em 6 meses,depois que ja foi levado tantas vezes na manutenaçao,a pessoa seria muito imbecil de comprar da mesma marca sabendo que nao tem boa duraçao.

        Acho que o melhor mesmo e pesquisar a marca que dure mais.

        • Rafael

          4 de março de 2012 em 12:57

          Mas infelizmente a marca que dura mais não dura tanto quando deveria…

    • Vic Rattlehead

      3 de março de 2012 em 22:37

      Mas tipo, esse negócio de obsolência programada não é algo que acontece em um espaço de tempo muito curto (a menos que seja em um produto descartável). Isso é apenas um artifício que as empresas usam para garantir que o seu produto seja sempre comercializado. Imagina se todo mundo tivesse, em suas casas, um produto que nunca parasse de funcionar. As empresas que fabricam esse tal produto iriam ter seus lucros bastante reduzidos, que, por sinal, é um grande pecado no mundo capitalista.

  24. Douglas Sousa

    3 de março de 2012 em 21:00

    Isso já é velho pra mim, to fazendo logística e isso realmante é uma das jogadas de marketing…

  25. maah

    3 de março de 2012 em 19:59

    Que fulerageem eles fazem com nós consumidores, bando de fulero

    • EXL Sérgio

      3 de março de 2012 em 20:07

      kkkkk indignada! rs.

      • maah

        3 de março de 2012 em 20:12

        ahaam ;

        • EXL Sérgio

          3 de março de 2012 em 20:15

          Quanto tempo nordestinazinha =p’

          • maah

            3 de março de 2012 em 20:21

            né mt tempo mesmo muiito tempo

          • EXL Sérgio

            3 de março de 2012 em 20:27

            pois é..
            Aproveitando a ocasião, como vai você? xD

          • EXL Sérgio

            3 de março de 2012 em 20:56

            Vácuo *-*

  26. Anderson Borges Nunes

    3 de março de 2012 em 19:57

    Tem informações mas pertinentes no minilua do que no Jornal Nacional!

    • Aleister Crowley

      3 de março de 2012 em 20:19

      Jornal Nacional? Ele ainda existe?
      o_O

      • Douglas Sousa

        3 de março de 2012 em 21:01

        cara, só to respondendo o seu comentário pra ter o privilégio “ficcional” de falar com o Crowley

        hehe

        • Aleister Crowley

          3 de março de 2012 em 21:03

          Tudo bem, tenho alguns fãs por aqui. Eu sou um deles. 🙂

  27. Roberto Cruz

    3 de março de 2012 em 19:53

    Será que não tem esse software de zerar o contador para computadores, supondo que computadores também tem um chip de controle? õ-o

  28. Natali Pinho

    3 de março de 2012 em 19:50

    Ninguém merece cara, por mim essa porra desse planeta morre logo !
    Ta vendo que não tem mais nada que preste aqui .

    • Kurono Kei

      4 de março de 2012 em 00:48

      Claro que ainda tem coisas que prestam. Você é uma delas, sua linda!

    • Aleister Crowley

      3 de março de 2012 em 20:36

      Exagero mode on, né?
      Quanta revolta…

      • Natali Pinho

        5 de março de 2012 em 19:44

        Não é exagero, se você parar pra vê as coisas como realmente eles são , vai ver que a gente consome muito mais do que deveríamos.
        E a gente não se importa, a gente não vai parar até que tudo acabe … 
        A gente pode até dizer ” nossa eu me importo com a natureza e blá blá blá ”
        Mas hoje em dia, não tem nada que a gente faça que não faça mal a natureza OMG !
        Um dia desses estava tomando banho pensando no que poderia fazer pra melhorar, mas eu estava gastando a aguá !!! ¬¬’
        Até usar um desodorante aerosol acaba com a natureza … :'(

    • Jonasdmm

      3 de março de 2012 em 20:29

      pra que tanto ódio nesse coraçãozinho humilde ? 

      • Natali Pinho

        5 de março de 2012 em 19:46

        Cansei de tudo já .

  29. Paulo Lopes

    3 de março de 2012 em 19:47

    Eu tinha um leitor de mp3 de 8Gb no mês em que a garantia acabou ele avariou. Azar? Não me parece. -.-

  30. Igor Neres

    3 de março de 2012 em 19:45

    E o tenso é que não podemos fazer nada :X

  31. Kenshi Himura

    3 de março de 2012 em 19:39

    Eu nao entendo meu cao esta morrendo com um ferimento sem cura e acesso o minilua e simplismente fico mais feliz . OBRIGADO !

  32. Connor

    3 de março de 2012 em 19:30

    Mas que filha da putagem.
    Irei matar o filha da puta que féis isto.

  33. yurimatsury

    3 de março de 2012 em 19:29

    bugo, as respostas estão vindo para baixo vish

    • Aleister Crowley

      3 de março de 2012 em 19:49

      Tbm notei isso…

      • Jonasdmm

        3 de março de 2012 em 20:28

        EU TM U.U

  34. yurimatsury

    3 de março de 2012 em 19:28

    52 minutos? eu já canso de ver video de 10 minutos, imagina 52, só filme mesmo

  35. yurimatsury

    3 de março de 2012 em 19:25

    eles só podem estar de brincadeira ….. ate meia-calça?!!!! fala serio, nem a pa* que eles iam aceitar comprar produtos assim, eu não compraria

  36. Nosferatu Alucard

    3 de março de 2012 em 19:24

    é só a pilantragem
    #vampirobebao 

  37. Derpino

    3 de março de 2012 em 19:17

    bando de FDP!

    • -Tassio- (alone) in the dark

      3 de março de 2012 em 19:22

      pra que tanto odio no seu coraçaozinho de rabisco?

      • Derpino

        3 de março de 2012 em 19:55

        dinheiro de rabisco não nasce em arvore

        • -Tassio- (alone) in the dark

          3 de março de 2012 em 19:59

          vida de rabisco nao eh facil 

  38. Fernanda Scherzinger.

    3 de março de 2012 em 19:09

    52 minutos ? 
    Porra u.u 

    • camus de aquário

      4 de março de 2012 em 10:37

      me chama de camus e pega no meu esquife
      #cantadasdepedreiro

    • Jonasdmm

      3 de março de 2012 em 20:26

      vc não é farofa , mas eu quero te passar a linguiça !
      #sualinda

  39. Rogérioo

    3 de março de 2012 em 19:03

    52 minutos de vídeo,do jeito que minha net é,vou colocar o vídeo pra carregar hoje e só vou assistir sábado que vem.

    • Aleister Crowley

      3 de março de 2012 em 19:06

      Quantos mega?

      • Rogérioo

        3 de março de 2012 em 19:09

        Não chega nem no super…Quanto mais mega rsrs

  40. Dattebayo

    3 de março de 2012 em 18:59

    Realmente antigamente os produtos duravam mais tempo e hoje em dia fazem tudo uma porcaria embora os preços tenham caido bastante mas nós (consumidores) não temos opções, ou compramos ou ficamos sem.

    • Jonasdmm

      3 de março de 2012 em 19:01

      isso q é fod.a

  41. Kouta H!'

    3 de março de 2012 em 18:56

    Só vou ver esse vídeo, quando não ter mais nada de bom pra fazer =/

  42. Micigno Asliz

    3 de março de 2012 em 18:50

    Já li essa história a um bom tempo atrás e sempre que leio de novo me surpreendo. Eu pelo menos não costumo ter tantos problemas com produtos. Por algum motivo, normalmente as coisas que compro duram bastante, como fones de ouvido, celulares e afins sendo que na mão de outras pessoas sempre dão defeito com menos de 2 meses. o_o’

    • Jonasdmm

      3 de março de 2012 em 18:56

      tipo nas minhas mãos , meu pai diz que tenho mãos de piro## , onde toca fode tudo !

      • Aleister Crowley

        3 de março de 2012 em 19:05

        kkkkkkkk

  43. Kairos

    3 de março de 2012 em 18:46

    EITA PORRA! 52 MINUTOS!!

  44. Luana Scherzinger

    3 de março de 2012 em 18:40

    :O que absurdo! 

    • Fernanda Scherzinger.

      3 de março de 2012 em 19:43

      Scherzinger também ? 
      Que coincidência hein ? u.u 

      • Kurono Kei

        4 de março de 2012 em 00:44

        Coincidência foi te achar aki. Sua linda!

        Pedreiro mode: on²

    • Connor

      3 de março de 2012 em 19:37

      Absurdo é sua beleza.
      #Sualinda
      Pedreiro mode:On

  45. Tsukamoto Yakumo

    3 de março de 2012 em 18:38

    poxa o pior que é verdade tinha duas geladeiras aqui em casa, uma mais velha(da época do meu nascimento) e outra mais nova (de uns três anos atras), a mais velha tá durando 14 anos sem problemas e a mais nova a porta ficou com defeito.

    • Wagner

      3 de março de 2012 em 18:56

      É bem assim mesmo… Eu tinha um celular que até da escada ele já caiu… Mais de 15 degraus… Ele nem arranhou
      Teve outro que fui apagar uma letra da menagem que eu ia mandar e daí apagou a tela… Ele levou a sério o botão de apagar O.o

      • -Tassio- (alone) in the dark

        3 de março de 2012 em 19:01

        meu tio tem um que ele achou no meio da rua, um dia dps ele derrubou do 2 andar e um carro passou por cima, e so arranhou a pintura

        • Serj Tankian

          3 de março de 2012 em 19:35

          N EXAGERA…

          • -Tassio- (alone) in the dark

            3 de março de 2012 em 19:37

            eh serio, axo que o unico problema foi o toque que praticamente ficou sem prestar

          • Seth .

            3 de março de 2012 em 19:37

            nada e impossivel pra um nokia

          • -Tassio- (alone) in the dark

            3 de março de 2012 em 19:39

            era um nokia mesmo ‘-‘

          • Seth .

            3 de março de 2012 em 19:49

            viu os nokias sao o motivo de usar celular na escola ser proibido isso e uma arma

      • Wagner

        3 de março de 2012 em 18:59

        mensagem****

    • Dinha Esteves

      3 de março de 2012 em 18:41

      é sempre assim….

  46. Aleister Crowley

    3 de março de 2012 em 18:36

    Caramba…
    Então não é minha culpa os fones de ouvido pararem de funcionar de um a seis meses depois q eu compro…

    • Jonasdmm

      3 de março de 2012 em 18:39

      detalhe , só um lado ! LOL

      • Aleister Crowley

        3 de março de 2012 em 18:41

        Geralmente o right.

        • Jonasdmm

          3 de março de 2012 em 18:44

          o meu sempre é o direito , ae eu boto o esquerdo no ouvido direito LOL

          • Hibari Kyoya

            3 de março de 2012 em 18:46

            right é direito

          • Aleister Crowley

            3 de março de 2012 em 18:51

            Obrigado. Japinha sempre são inteligentes (é o q eu ouvi falar…).

          • Aleister Crowley

            3 de março de 2012 em 18:52

            Olha o erro de concordância… aff.

          • Jonasdmm

            3 de março de 2012 em 18:53

            mas foi oq eu disse , o meu sempre quebra o direito , oq eu falei de errado ?

          • Aleister Crowley

            3 de março de 2012 em 18:55

            Não, eu me corrigi. Mas estava certo.

          • Jonasdmm

            3 de março de 2012 em 18:48

            foi oq eu disse , é sempre o direito que quebra [img]http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcScq2it55UxA01Bzz1L3nslLHcbDt6zKMsbyKT8Glu4mkZQiYSo[/img]

          • Kurono Kei

            4 de março de 2012 em 00:37

            O meu foi o esquerdo lol

          • Aleister Crowley

            3 de março de 2012 em 18:46

            Acho q right é direito… é q só aparece a letrinha R e L.

  47. Hibari Kyoya

    3 de março de 2012 em 18:33

    “você pensa que a tinha do cartucho acabou”,não seria tinta?

  48. Doppelganger copycat

    3 de março de 2012 em 18:30

    afff isso ja é velho

    num é atoa que tudo hoje em dia é mais fragil, é mais fragil exatamente pra quebrar e vc comprar outro

    “investe em tudo de bom e atrativo no produto, menos na durabilidade, assim o cliente quebra mais rapido e facil e compra outro” eta capitalismo maldito

  49. Leonardo Prado

    3 de março de 2012 em 18:28

    filhos da puta

  50. -Tassio- (alone) in the dark

    3 de março de 2012 em 18:27

    ja tenho uma desculpa pra nao imprimir os trabalhos pra escola

    • Dattebayo

      3 de março de 2012 em 19:02

      *chegando na fessora*
      – Poxa professora, eu não pude imprimir meu trabalho por causa da maldita obsolescência programada kkk

      • -Tassio- (alone) in the dark

        3 de março de 2012 em 19:04

        do jeito que os professores gostam de mim, eles iam me tirar de sala dizendo que eu chamei eles dos piores palavrões possiveis

        • Dattebayo

          3 de março de 2012 em 19:08

          Dai chama sua mãe na escola
          – Seu filho me chingou com um palavrão muito feio
          – Mas mãe eu só falei pra ela sobre a obsolescência programada
          – Que coisa feia heim filho, ta de castigo, 1 mês sem internet
          – Okay =(

          • -Tassio- (alone) in the dark

            3 de março de 2012 em 19:10

            ela diz que eu nao posso usar o pc
            ai eu entro pelo iphone…

          • Dattebayo

            3 de março de 2012 em 19:12

            – Que coisa feia heim filho, ta de castigo, 1 mês sem internet e sem iphone*
            – Okay =(
            kkk

          • -Tassio- (alone) in the dark

            3 de março de 2012 em 19:16

            vish ‘-‘
            ainda bem que as novelas da globo tem mais cenas de sexo do que um video do red tube, da pra se salvar por um mes

    • Hibari Kyoya

      3 de março de 2012 em 18:37

      isso mesmo,ai depois te obrigam a fazer a mão

      • -Tassio- (alone) in the dark

        3 de março de 2012 em 19:02

        ate agora, meus professores so pediram impresso ou gravado em um CD, e dizem se for a mao eles nao aceitam

      • Jonasdmm

        3 de março de 2012 em 18:38

        ou dá zero logo , no meu caso !

    • Jonasdmm

      3 de março de 2012 em 18:37

      eu: professora , a culpa não é minha , é que a minha impressora ja tá fora da validade entende..

  51. Iron Man

    3 de março de 2012 em 18:26

    Exemplo bem conhecido é tela de LCD que dura no máximo 10 anos.

    • Iron Man

      3 de março de 2012 em 18:28

      Quem contou isso pra min foi meu professor de quimica que tem que tem mestrado, doutorado ,PHD MBA, a porra toda.

  52. Renan Silva

    3 de março de 2012 em 18:25

    Aposto q não viram o Vidio antes de comentar!
    asuhaushaushu

    • Kurono Kei

      4 de março de 2012 em 00:31

      Você devia apostar na mega-sena. Ganhou a aposta aki!

    • Aleister Crowley

      3 de março de 2012 em 18:40

      Ganhou a aposta.

  53. Lucas Rodrigues

    3 de março de 2012 em 18:24

    foi-se o tempo em q o sapato durava 1 ano *_* agora dura 1 mes, isso qndo eh de marca boa HSUasHUASUHA

    • Hibari Kyoya

      3 de março de 2012 em 18:30

      é,tem um chip que faz o sapato rasgar depois de um mês

    • Wagner

      3 de março de 2012 em 18:27

      Meu tênis é de marca boa =)
      Quando tiro ele dá pra ver a marca que ele deixa no calcanhar XS

      • Iron Man

        3 de março de 2012 em 18:30

        Pow quem lembra do “kichute” ou do “olimpikus preto” que duravam séculos.

        • Jonasdmm

          3 de março de 2012 em 18:32

          ainda tem o olimpikus aki kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Iron Man

          3 de março de 2012 em 18:31

          O antigo olimpikus preto é feito de couro de elefante e sola de kevlar

  54. jeff zika Mc

    3 de março de 2012 em 18:22

    Sera que meu iogurte que ta na geladeira venceu ? a validade era até  do mês passado 

  55. Super

    3 de março de 2012 em 18:20

    maldito marketing!!! 

  56. Hibari Kyoya

    3 de março de 2012 em 18:19

    Já era de se esperar,o mundo hoje é formado por ganancia,o ciclo da vida é formado a base de dinheiro!!!

    • Jonasdmm

      3 de março de 2012 em 18:25

      eu tô é com sono *-*

      • Aleister Crowley

        3 de março de 2012 em 18:39

        Uma hora dessa?

        • Jonasdmm

          3 de março de 2012 em 18:41

          é , sei lah porque *-*

          • Aleister Crowley

            3 de março de 2012 em 18:44

            Vish…
            Vai ver não dormiu direito à noite…

          • Hibari Kyoya

            3 de março de 2012 em 18:44

            Deve ser normal pra um coelho

          • Aleister Crowley

            3 de março de 2012 em 18:48

            Ele é um esquilo ¬_¬

          • Jonasdmm

            3 de março de 2012 em 18:45

            sou um esquilo ¬_¬

          • Hibari Kyoya

            3 de março de 2012 em 18:49

            kkkkkkk,foi mal cara,é que não da pra ver muito bem a parte das orelhas na foto

          • Jonasdmm

            3 de março de 2012 em 18:52

            de boa , a maioria confunde !

          • Jonasdmm

            3 de março de 2012 em 18:59

            como ousa me confundir com um coelho ? 
            [img]http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRPCe45QYnqh6h99-jmkY-6sgtq6yl5OawSpAlaR5oiKKCScPNDIA[/img]

  57. Jefferson Benevinuto

    3 de março de 2012 em 18:18

    Obsolescência Programada deve estar no modo “on” do Explore faz tempo =/

    • Eu

      3 de março de 2012 em 18:21

      Com certeza

  58. Perry

    3 de março de 2012 em 18:18

    Interessante isso, minha professora estava falando sobre isso na escola, essa semana ainda. Eu sempre desconfiava de algo do tipo. 
    Ela citou a história da Gillette (Não me lembro bem se era dessa marca).

    • Vic Rattlehead

      3 de março de 2012 em 22:08

      Uhum… Interessante mesmo…
      Deve, realmente, ter sido da Gilette que a sua professora falou, pois o dono ficou rico vendendo lâminas de barbear descartáveis, que, caia entre nós, usa bastante esse conceito de obsolência programada, uma vez que um produto descartável perde a funcionalidade em um espaço de tempo muito curto, obrigando o consumidor a comprar um novo frequentemente.

  59. Super

    3 de março de 2012 em 18:17

    antigamente os produtos duravam mais

    • Claudinei Ruiz

      26 de agosto de 2014 em 12:49

      Realmente, antigamente as coisas eram feitas para durar, tiro como exemplo aqui em casa: tem um guarda-roupas no meu quarto que era basicamente dos tempos dos meus avós (1950 para trás), e naquele tempo nos mudávamos mais que trocar de roupa, este guarda-roupas está intacto, perfeitinho e firme. há pouco mais de 10 anos compremos um que numa única mudança que fizemos já está todo molengo (se tiver que mudar de novo, acho que deverá ser jogado fora, não vai mais prestar) quanto que o que já tem mais de 50 anos aguentará muito mais.

    • Seth .

      3 de março de 2012 em 19:15

      [img]http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR1yjRvfAw-eAuDFTquKwLlQ2wGW_d0I9OqLmP28mKzQ6VRzmd1-w[/img]  
      esse aqui vai durar pra sempre

      • Derpino

        3 de março de 2012 em 19:26

        esse ai se parar de funcionar vc pode usar pra outras coisos, como martelo por exemplo

        • Seth .

          3 de março de 2012 em 19:31

          ele e o motivo pra proibirem celular nas escolas 

          • Derpino

            3 de março de 2012 em 21:24

            se vc tacava no mulek doía mais que tacar um tijolo

          • Kurono Kei

            4 de março de 2012 em 00:29

            Se você bater dois desses vai criar uma reação sub-atômica que gera 10¹²³²¹²³ a energia de uma bomba atômica que destrói toda a via láctea!

        • Derpino

          3 de março de 2012 em 19:28

          deu bug nas respostas de comentário?

  60. Beeah

    3 de março de 2012 em 18:17

    Nossa…

    • Jonasdmm

      3 de março de 2012 em 18:21

      nossa assim vc me mata !
      impressora, impressora !

      • camus de aquário

        3 de março de 2012 em 19:35

        beeah,
        tu viu o q vc fez?
        vc transformou uma marmota em uma marmota retardada

        • Jonasdmm

          3 de março de 2012 em 20:33

          e não não sou retardado , eu sei que a piadinha foi horrivel ! , mais não precisa ofender !

          • Kurono Kei

            4 de março de 2012 em 00:26

            Sorte sua que não é o Fore (Sasuke Emozão das Galáxias)! O cara me xingou pacas por causa de uma piada parecida (e por que ele não sabe inglês claro).

        • Jonasdmm

          3 de março de 2012 em 20:24

          poque ningem sabe que sou um esquilo ¬_¬ 
          só o Mr.crowley sabe dizer u.u

        • Aleister Crowley

          3 de março de 2012 em 19:53

          É um esquilo.

  61. Dante

    3 de março de 2012 em 18:16

    Pelo o que eu entendi isso é tipo um prazo de validade, mas não só para alimentos, para tudo, lol

    • Jonasdmm

      3 de março de 2012 em 18:19

      mãe , compra um celular novo pra mim , este aqui ja venceu o prazo !

      • Dante

        4 de março de 2012 em 15:07

        KKKKKKKK o meu ja ta vencendo, qnem a maldição do johnny blaze  que venceu e ele teve q pegar um novo com o danny lá kkkkkk xD

  62. Felipe

    3 de março de 2012 em 18:16

    52 minutos? nem fudendo que vou assistir.

    • Lucas Maciel

      4 de março de 2012 em 00:14

      Claro que nao vai. É mais fácil ser alienado né?!

      • Felipe

        4 de março de 2012 em 00:16

        Só pq não quero assistir um documentário de 52 minutos pelo Youtube não quer dizer que sou alienado.

    • Derpino

      3 de março de 2012 em 20:10

      52?? ahan claudia, sentá lá

    • Aleister Crowley

      3 de março de 2012 em 18:37

      Pensei a mesma coisa…

      • Ruby Demon

        3 de março de 2012 em 19:26

        Pois é, preguiça… ler o texto já tá de bom tamanho 

        • Aleister Crowley

          3 de março de 2012 em 19:52

          Oi Ruby!
          Agora só falta o Bob…

  63. Washington Oliveira

    3 de março de 2012 em 18:16

    Cara isso existe faz tempo.

  64. Serj Tankian

    3 de março de 2012 em 18:15

    nossa,entm eu vou ter q ficar pagando 50 mil reais pra apple quase todo ano?mas enemq 

  65. Zóio verde

    3 de março de 2012 em 18:14

    Agora tudo faz sentido…

  66. Wagner

    3 de março de 2012 em 18:13

    Documentário meio longo esse hein…
    E eu não sabia sobre a Obsolescência Programada…

    • Kurono Kei

      4 de março de 2012 em 00:23

      Pior é que se você parar pra prestar atenção, até você mesmo deve já ter dito alguma vez na vida que as coisas de antigamente duravam mais. Meu pobre Galaxy 5 já torro a  bateria com 5 meses de uso.

      • Wagner

        4 de março de 2012 em 09:44

        Vou até avisar meu irmão… Ele tem um…

        • Kurono Kei

          4 de março de 2012 em 14:21

          Fica tranquilo. O meu tem Cyanogenmod ao invés do Android Froyo e WiFi tether!

          • Kurono Kei

            4 de março de 2012 em 14:25

            Se o dele não tiver, dá pra fica sossegado com isso.

  67. Dinha Esteves

    3 de março de 2012 em 18:13

    Se aproveitam de nós 🙁

    • Connor

      3 de março de 2012 em 19:43

      Pode se aproveitar de mim que eu to nem ai.
      Me chama de Ezio e pega na hidden blade
      Pedreiro Mode:ON

      • Dinha Esteves

        4 de março de 2012 em 16:33

        seu tarado ;@

        • Connor

          4 de março de 2012 em 16:34

          Brinks

    • Stefane Silva

      3 de março de 2012 em 19:34

      verdade ne

      • Connor

        3 de março de 2012 em 19:45

        Meu Deus.
        As gostosas invadem o Minilua.
        Me chama de Ezio e pega na minha hidden blade.

        • Felipe

          3 de março de 2012 em 20:57

          é cilada Bino

    • Felipe

      3 de março de 2012 em 18:17

      Vc se aproveita de mim e não reclamo.

      • Jonasdmm

        3 de março de 2012 em 18:23

        nossa esse blog tem muito forever alone kkkkkk 

        • Felipe

          3 de março de 2012 em 18:29

          Antes meu nick era (alone) raito

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:35

            Tirou a foto do Raito :@

          • Felipe

            3 de março de 2012 em 18:36

            O que que tem? 

          • Iron Man

            3 de março de 2012 em 18:40

            Tah fudido U.U

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:44

            que isso rpz O.O

          • Felipe

            3 de março de 2012 em 18:48

            é uma frase

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:49

            aaah olha o tipo de coisa que ele disse u.u

          • Felipe

            3 de março de 2012 em 18:51

            Uma frase com duas palavras.

          • Jonasdmm

            3 de março de 2012 em 18:42

            vc também é (alone) cara , pode falar nada do pobre coitado não ! kkkk

          • Iron Man

            3 de março de 2012 em 18:38

            deixou de ser alone?
            kkkkk…

          • Felipe

            3 de março de 2012 em 18:41

            Pior que não, estou cada vez mais como uma frigideira.

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:46

            vc n eh aloneeeee u.u vc eh meu escravo :@

          • Felipe

            3 de março de 2012 em 18:50

            awwwwwnn *—*

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:38

            Eu não permito!

          • Felipe

            3 de março de 2012 em 18:40

            aaaaahhhhh, por que?

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:43

            Pq não, o raito é maravilhoso *-*

          • Yagami Light

            3 de março de 2012 em 19:52

            Muito obrigado, bela dama.

          • Dinha Esteves

            4 de março de 2012 em 16:33

            *-*
            por nada kk

          • Felipe

            3 de março de 2012 em 18:44

            E eu não sou, não é justo ser algo que não sou.

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:45

            ;@ vc é sim.. pq não coloca foto sua? O.O
            vc é legal, inteligente e td mais = o raito.

          • Felipe

            3 de março de 2012 em 18:47

            Se eu colocar uma foto minha, aí mesmo que eu viro o Raito, matando as pessoas de ataque cardíaco por susto.

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:48

            kkkkkkk seu bobo nada a ver… para de pensar assim!
            vou sair agoraa.. xau, boa noite escravo, pode descansar por enquanto.. bj

          • Felipe

            3 de março de 2012 em 18:50

            Tchau minha musa, bj

          • Felipe

            3 de março de 2012 em 18:52

            Vou sair tbm, flw pessoal.

        • Zóio verde

          3 de março de 2012 em 18:27

          Nem é isso,a gente só tá brincando…

          • Jonasdmm

            3 de março de 2012 em 18:30

            kkkkkkkkkkk solte seu forever alone interior ! kkkkkkkkkkk

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:28

            kkkkk não quer admitir que é forever alone(brinks xD)

      • Dinha Esteves

        3 de março de 2012 em 18:23

        Claro, vc é meu escravo, isso é diferente… O governo se aproveita de nós seres humildes e sem mto $ 🙁

        • Felipe

          3 de março de 2012 em 18:26

          Eu sou escravo, não recebo, então não tenho dinheiro.

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:27

            Mas vc tem um lar, mora cmg e recebe alimentação e etc.. então n tem pq reclamar ò.ó

          • Zóio verde

            3 de março de 2012 em 18:30

            Então ele tá + pra animal de estimação q escravo
            kkkkkkkkk

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:32

            D: não fale isso, tadinho..

          • Felipe

            3 de março de 2012 em 18:32

            É que sou o escravo sexual dela kkkk

    • Wagner

      3 de março de 2012 em 18:15

      E agora, quem poderá nos defender? =(

    • Zóio verde

      3 de março de 2012 em 18:15

      Posso me aproveitar de vc tbm?
      kkkkkkkkkk

      • Jonasdmm

        3 de março de 2012 em 18:17

        LOL vegeta pedreiro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Dinha Esteves

        3 de março de 2012 em 18:16

        omg kkkkkkkkkk
        tinha que ter alguém pra se aproveitar do meu comentário inocente neh? hunf’

        • Zóio verde

          3 de março de 2012 em 18:19

          kkkkkkkk
          Vc praticamente pediu pra receber uma cantada falando desse jeito…

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:21

            nem pedi kkkk
            vc sabe o q eu quis dizer né( eu acho…) 

          • Zóio verde

            3 de março de 2012 em 18:23

            Claro q entendi

          • Kurono Kei

            4 de março de 2012 em 00:19

            Entendo sua posição Príncipe. Também não resisti no post da CP do minilua!

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:26

            aah tá rsrs
            Vc está fazendo o Minilua voltar a era dos pedreiros é? kkkkkkkkkk

          • Zóio verde

            3 de março de 2012 em 18:28

            Não,eu nem sou tão bom assim com cantadas…

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:32

            kkkkk percebi, tem q ser mais romântico…

          • Felipe

            3 de março de 2012 em 18:28

            (Aí vem aquela velha cantada)
            Me chama de pedreiro que eu construo o nosso amor.

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:30

            Até vc? nussa D:

          • Iron Man

            3 de março de 2012 em 18:34

            Tres vezes ? 
            Foi potente essa cantada.
            teve uma reação tripla de espanto!

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:37

            é.. to ficando constrangida já …

          • Felipe

            3 de março de 2012 em 18:31

            Eu não pude me conter, é que e você fosse um arquivo de extensão, seria HOT.

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:33

            Vc e o vegeta andam praticando cantadas é? to ficando com medo…..

          • Felipe

            3 de março de 2012 em 18:35

            Não precisa ter medo, é que vc não é jornal, mas é Fantástica.

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:29

            Até vc? nussa D:

          • Dinha Esteves

            3 de março de 2012 em 18:29

            Até vc? nussa D:

  68. Sherlock Holmes

    3 de março de 2012 em 18:13

    Quem diria..Minha impressora vivia dando problema..Mas era cartucho mesmo.

  69. Philipe Souza

    3 de março de 2012 em 18:12

    LOL 28 segundos antes de mim

245 Comentários
mais Posts
Topo