De onde surgiram os símbolos matemáticos?

Se existe uma linguagem na qual quase todos os humanos são letrados, essa é a matemática. A matemática é a única linguagem que não deixa espaço para a interpretação e é com ela que nós conseguimos descrever os fenômenos que ocorrem a nossa volta, por isso, essa linguagem é perfeita para descrever nosso Universo. Mas de onde será que surgiram alguns dos símbolos que usamos nessa poderosa linguagem?




Adição

addition-icon-73843

O símbolo de “mais” surgiu por volta do século XV. Antes disso, o que era usado para adição era a palavra em latim ‘et’ que significa ‘e’. Antes disso, os gregos usavam a letra Psi para representar a adição de dois ou mais números. Outros povos utilizaram outros símbolos durante a história. Mas a origem do + é uma abreviação da palavra ‘et’ de origem no latim.




Subtração

subtraction-symbol_318-9746

O símbolo de “menos” possui uma história bem mais obscura. Ninguém sabe exatamente se ele surgiu no Egito ou se foi criado na Grécia. Segundo alguns documentos da época, os gregos usavam um símbolo similar a letra T para representar a subtração. Acredita-se que com o passar do tempo, o T perdeu sua barra vertical e restou apenas o “-” que todos conhecemos.




Multiplicação

multiplication-symbol_318-58933

A origem do símbolo de multiplicação é bem conhecida. Ele foi criado por William Oughtred em 1631, quando ele publicou o estudo chamado “Clavis mathematicae”, onde todos os conhecimentos de álgebra e aritmética de sua época foram compilados. Junto com sua publicação, ele apresentou o conceito de multiplicação direta e foi lá que o ‘x’ foi apresentado ao mundo.

Mas como o X era muito usado como a variável de uma equação, o símbolo acabou evoluindo e foi transformado em um simples ponto.




Divisão

how-to-divide

O símbolo de divisão clássico, aquele com um traço e um ponto acima e outro abaixo é chamado de obelus. Ele representa, literalmente, a divisão com a linha separando os pontos. A primeira vez que se tem registro dele sendo usado como símbolo para a divisão matemática foi em 1659 no livro Teutsche Algebra.

  1. Fernando Soares de Oliveira

    17 de fevereiro de 2016 em 03:16

    Pra quem faz engenharia o símbolo da divisão é usado como / ou _

  2. .

    8 de fevereiro de 2016 em 17:43

    Pensei que eram simbolos mais antigos… algo do tipo antes de cristo. ótimo post. acessem http://berithbaal.blogspot.com.br

  3. .

    8 de fevereiro de 2016 em 17:41

    Pensei que fossem símbolos mais antigos. Sem dúvida já havia uma simbologia para as operações matemáticas há muito tempo, o resto foi somente aperfeiçoamento. ótimo post!

    visitem http://berithbaal.blogspot.com.br

  4. .

    8 de fevereiro de 2016 em 17:40

    Pensei que fossem símbolos mais antigos. Sem dúvida já havia uma simbologia para as operações matemáticas há muito tempo, o resto foi somente aperfeiçoamento. ótimo post!

    Se possivel visitem http://berithbaal.blogspot.com.br

  5. Pedro Farias

    8 de fevereiro de 2016 em 10:36

    (÷) Tanto tempo que te conheço e nunca soube que seu nome era Obelus o.0

    • Luciano Carlos

      9 de fevereiro de 2016 em 10:57

      Olha, meu professor de matemática, cátedra da Federal, disse que os sinais de adição e subtração surgiram com os árabes. Os vendedores assinalavam um tração na saca de grãos toda vez que se retirava uma porção. Quando a porção era reposta, eles cortavam o tração. Ou seja, ao se retirar usavam um trasso (-): subtração; ao se repor cortavam esse mesmo traço (+): adição.

  6. arnold shua shua e nega

    7 de fevereiro de 2016 em 23:11

    Para mim surgirão da lousa, quando minha Professora escreveu lá

    • Wyvern Björk

      8 de fevereiro de 2016 em 17:10

      Não entendi, “estes sinais vão surgir da lousa”? Você ainda não os viu? =s

    • arnold shua shua e nega

      7 de fevereiro de 2016 em 23:12

      Agora eu percebi que eu nunca havia escrito a palavra “lousa” antes, nem ao menos tinha visto ela escrita.

  7. Joel Alvarenga

    7 de fevereiro de 2016 em 20:38

    O “.” é utilizado para se obter um produto escalar, enquanto o “x” é utilizado quando se quer obter um produto vetorial.

10 Comentários
mais Posts
Topo